Dicas para Mickeyros de Rodinhas

Pois é Mickeyro, como o título deste artigo já indica, hoje o papo é com você que usa rodinhas para se locomover!

 

Com você mesmo Mickeyro, não adianta disfarçar, assobiar, ficar olhando pro lado… êpa, êpa, êpa… e é com vocês também, que não usam rodinhas no dia a dia, mas que por estarem um pouco mais gordinhos, ou com as orelhinhas de Mickey mais grisalhinhas, já não agüentam mais a maratona de um dia inteirinho no parque.

 

Então preste atenção querido Mickeyro, pois vamos contar um pouco como funciona o esquema das atrações, como são os acessos nos parques, transporte… enfim, tudo aquilo que vai facilitar sua vida em Orlando. Você vai perceber que o fato de ter rodinhas não vai te impedir de fazer nada. Aliás, de certa forma, até ajuda, porque andar naqueles parques enoooormes a pé não é fácil, só de lembrar já dá ufa ufa na gente, né Cris?

 

Cris?
Criiiisss!!!!
Vrum, vruummm!!!
Você tá maluca??? Dando cavalo de pau com a cadeira do seu tio??
Vi, pra começar, não é cadeeeeira… quando ele está em Orlando ele costuma fazer um upgrade e alugar um veículo chamado ECV.
Desculpa aí Cris! Mas dá prá paraaar com essas manobras radicais mesmo assim! Vai acabar atropelando algum Mickeyro!
Calma Vi, tenho muita prática em dirigir o ECV da minha mãe e do meu tio porque muitas vezes sou eu quem manobro os veículos para eles quando vamos sair de carro, sabia? E quando vamos subir num ônibus da Disney manobro também, sabia? Monorail? É comigo mesmo!
Mas é uma exibida você hein Cris? Até parece que existe alguma dificuldade em andar com rodinhas em Orlando! Pára agora com essa cena de complexo de manobrista e vamos começar logo esse artigo que tem Mickeyro cochilando já!
Então vamos lá Vi!

 

Primeiro de tudo, é bom saber que todos os parques dispõem de aluguel de cadeiras de rodas e também de ECV (Electric Convenience Vehicle), que são aqueles veículos elétricos, que a própria pessoa dirige.

 

A quantidade de equipamentos disponíveis é limitada, portanto, se você está indo para Orlando em uma época muito concorrida, fique ligado para alugar a sua cadeira de rodas ou o seu ECV logo que chegar ao parque.

 

Nos 4 parques do Complexo Disney – Magic Kingdom, Epcot, Hollywood Studios e Animal Kingdom – você vai encontrar logo na entrada, uma pequena lojinha de conveniência, algumas vezes perto de onde ficam os armários (lockers) e nela você vai visualizar uma placa de sinalização dizendo ?Scooters and Wheelchair Rentals?.

 

Oba Cris!!! Lojinha!!!
Será possível Vi, você só pensa nisso?!
Não é verdade Cris! Você tá sendo injusta comigo…
Ai… tem razão Vi… desculpa… esqueci que você também pensa em comiiiida…
Muito engraçadinha Cris… melhor continuar com o artigo…

 

O custo dos equipamentos nos parques é tabelado, uma cadeira de rodas custa U$12,00/dia, e de um ECV U$50,00/dia, porém, para o ECV você ainda tem que deixar um depósito caução de U$20,00, que será devolvido no momento em que você retornar com o veículo.

 

Os equipamentos tem que ser devolvidos no mesmo local em que foram retirados, mas como o aluguel vale por um dia inteiro, se por acaso você mudar de parque, é só ir até o local de aluguel de equipamento no outro parque e apresentar o recibo válido para aquele dia, que o cast member irá te entregar uma nova cadeira sem nenhum custo adicional. Se você tiver alugado um ECV será necessário apenas fazer um novo depósito caução.

 

Para receber de volta esse depósito caução, é necessário apresentar o recibo do aluguel, então Mickeyro guarde este recibo em um local seguro hein?

 

Depois que você escolhe o equipamento, faz o pagamento, e recebe o recibo (ôps… recebe o recibo ficou esquisito…) o cast member faz uma placa de identificação com o seu nome para você colocar no seu novo meio de transporte.

 

 

Esta placa é importante, pois na entrada das atrações é comum você ver vááááárias cadeiras e ECVs estacionados, então essa plaquinha vai evitar que você pegue o equipamento de outra pessoa, sacou?

 

Já imaginou Mickeyro, você entra numa atração se chamando Cassinho José e sai como Úrsula Perkins?  Não dá né…. então cuide bem da sua plaquinha de identificação.

 

Para alugar um ECV, é necessário ter no mínimo 18 anos e assinar um termo de responsabilidade. Neste termo o Mickeyro tem que garantir, entre outras coisas, que não vai emprestar o veículo para outra pessoa e que, em hipótese alguma, vai levar algum ?carona? no seu veículo.

 

Nem que a Miss Piggy apareça na sua frente mostrando aquela perninha sexy e fazendo sinal de carona você deixa, hein Mickeyro?

 

 

Vi, que acontece com você hoje? Comeu Palhacitos é?
Cada piadinha de lascar!

 

Gente, isso é importante: a fim de evitar constrangimentos evite mesmo de carregar outra pessoa com você no seu veículo, mesmo que o seu filho seja bem pequeno, esteja cansado, ou até dormindo, não importa, ele não deve ser levado de ?carona? junto com você no ECV, OK?

 

Uma coisa importante: no Downtown Disney também tem esses veículos para locação e embora o valor do aluguel seja o mesmo dos parques, o depósito caução é de U$100,00, tanto para ECV como para cadeiras de rodas.

 

Outra coisa importante Mickeyro: nos 2 parques aquáticos do Complexo Disney, o Typhoon Lagoon e o Blizzard Beach, você não vai encontrar cadeiras de rodas ou ECV disponíveis para aluguel, mas é permitida a entrada com estes equipamentos.

 

Quanto aos parques da Universal, SeaWorld e Busch Gardens eles também oferecem esse serviço.

 

Cris, além dos parques, a Disney e a Universal oferecem outras facilidades para os Mickeyros de rodinhas?
Mas é claro Vi!! Eles pensam em absolutamente tudo!
E é isso que faz Orlando ser um lugar mágico e tão especial, né Cris!
É Vi, na Terra Encantada, todas as pessoas tem acesso a tuuudo, com muito conforto, praticidade e alegria!
Cris e o que você tá esperando prá contar esses detalhes pros Mickeyros? Chega de fazer suspense! Manda logo!

 

As facilidades começam nos hotéis. Todos os resorts do Complexo Disney e do Complexo Universal possuem quartos adaptados, é só solicitar um no ato da reserva.

 

Além disso, a acessibilidade é uma preocupação constante dos idealizadores desse Mundo de Sonhos, não só nos apartamentos como em todas as áreas dos hotéis.

 

Os corredores são largos, os elevadores amplos e sempre você vai encontrar rampas de acesso, portas adaptadas e banheiros especiais por todo o hotel.

 

Se você quiser alugar um EVC ou uma cadeira de rodas no próprio hotel, para poder usufruir dessa facilidade em todos os momentos da sua viagem, é só falar com um funcionário do Concierge ? que é aquele serviço que está no lobby do hotel destinado a fazer reservas, vendas de tickets, etc. – que eles irão te ajudar a alugar este equipamento com uma das várias empresas terceirizadas que prestam esse tipo de serviço.

 

 

Com um simples telefonema e um cartão de crédito em mãos você pode alugar esse serviço por todo o período da sua hospedagem. As vantagens de fazer isso direto do hotel são muitas:

  • você vai economizar tempo precioso nos parques, já que não vai precisar parar para alugar equipamentos;
  • não vai correr o risco de não ter mais cadeiras ou ECVs disponíveis para aluguel;
  • o valor do aluguel de cadeiras e ECVs por semana é mais vantajoso, pois, quanto maior o período menor o preço da diária;
  • você vai poder adicionar acessórios ao seu veículo, como uma capota, por exemplo. E pode ter certeza que nos dias de sol escaldante, a capota é um acessório imprescindível, pois vai proteger o seu querido cocuruto….
  • a diversidade de equipamentos disponível é bem maior, você pode escolher cadeiras maiores ou que suportem mais peso, etc.

 

Cris e como os Mickeyros vão fazer para retirar e devolver esses equipamentos? Os locais são distantes? E na hora do check-out então? Aquele monte de malas e mais a cadeira? Vai ser uma loucura…
Caaaalma Vi!! Não há com o que se preocupar, pois eles sempre pensam em tudo! Você não vai precisar fazer nadinha!
Como assim Cris?
 

A empresa responsável pelos equipamentos vai deixar a sua cadeira ou o ECV estacionadinho na entrada do hotel, no horário combinado, no mesmo local onde você deixa o carro com o manobrista, e já com uma plaquinha com o seu nome. Se for um ECV, a chave vai estar no guichê do manobrista ou no lobby do hotel.

 

No dia do seu check-out é só deixar o equipamento estacionado no mesmo ?bat-horário?, no mesmo ?bat-local? e deixar a chave no mesmo ?bat-guichê? que eles retiram o ?bat-equipamento?.

 

Santa Cadeira de Rodas Batman Cris!!
É mesmo Robin Vi!!
Êpa Batman Cris… seu cinto de mil e uma utilidades está aí com você?
Está sim Robin Vi, porque?
Então saca um ?bat-chocolatinho? prá mim faça-me esse ?bat-favor?…

 

 

 

Depois desse momento ?bat-abobrinha?, voltemos ao que interessa…

 

A acessibilidade também está presente nos transportes da Disney e da Universal, tanto os barquinhos, como os ônibus e o monorail são adaptados para Mickeyros de rodinhas.

 

Os estacionamentos dos parques também têm uma área adaptada chamada ?Disabled Parking?, para utilizar este local peça um cartão especial no guichê do estacionamento e cuidado Mickeyro, porque se você parar por engano em uma das vagas especiais, a multa é pesada.

 

 

Quanto ao estacionamento, achamos que a Universal teve uma excelente sacada, quando utilizamos o ?Disabled Parking? na nossa última visita aos parques da Universal notamos que todos os funcionários responsáveis por esta área específica usavam ?rodinhas?, e ninguém melhor do que eles, para entender todas as suas necessidades, não é Mickeyro?

 

Além de todas essas facilidades, a Disney também tem um mapa feito com muito carinho para quem usa rodinhas, ou tem alguma outra necessidade especial, é o ?Guidebook for Guests with Disabilities?. É só solicitar o seu nos resorts ou no guest relations dos parques.

 

Esse guia traz muitas informações importantes, como as atrações que você vai poder se aventurar com cadeiras de rodas ou com ECVs, (saibam que são muitas!), a localização dos banheiros adaptados, as entradas especiais, etc.

 

Falando nisso, você vai notar que muitas atrações dos parques têm uma entrada especial para os Mickeyros de rodinhas. Nestes casos, sempre terá um cast member pronto para indicar o caminho correto para você e o seu grupo seguirem.

 

Em certas atrações, não é permitida a entrada com o ECV, mas não se aflija, pois nestas rides, se você sentir necessidade, encontrará cadeiras de rodas disponíveis, sem nenhum custo adicional, para serem utilizadas dentro da atração.

 

Facinho, hein Mickeyro?

 

Bom, esperamos que essas dicas tenham ajudado você a entender que o Mickey está lá, de braços abertos e coração pulsando de emoção esperando para receber a sua visita!

 

Bom Batman Cris, hora de voltarmos para nossa ?bat-caverna?!!
É mesmo Robin Vi!! Temos mais ?bat-artigos? para escrever!! Vamos logo!!
Calma Batman Cris! Mais devagar… desde que viramos mulheres-morcegas estou me sentindo acabadona… esse negócio de dormir de ponta cabeça é novo prá mim…
Não se desespere Robin Vi!! Vamos voltar para nossa ?bat-caverna? de rodinhas!! Sobe aí!! Vruuumm… Vruuumm…
Santo batmóvel Batman Cris!!

 

Então, até a próxima Mickeyros! Um ?bat-beijo?prá vocês!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.