Escolha uma Página

Dave Smith o maior arquivista da Disney

  • Artigos
  • Dave Smith o maior arquivista da Disney

Dave Smith, fundador do Walt Disney Archives faleceu em Burbank, Califórnia, no dia 15 de fevereiro de 2019.

Com 78 anos, Dave dedicou a sua carreira de quatro décadas trabalhando na The Walt Disney Company arduamente para preservar os preciosos tesouros da Disney, seja do cinema, televisão e parques temáticos.

Em 2007 foi nomeado “Lenda da Disney” (Disney Legend) e sempre foi amado por fãs de todo o mundo por seu amplo conhecimento da rica história da empresa que ele compartilhou em livros e também através da sua popular coluna “Ask Dave“.

A respeito do passamento de Dave assim se pronunciou Bob Iger, presidente e diretor da empresa,

“Eu estou profundamente triste em saber da morte de Dave Smith…”

“Ele era o herói não reconhecido da história da Disney que, como nosso primeiro arquivista, passou 40 anos resgatando inúmeros documentos e artefatos da obscuridade, investindo horas intermináveis ​​restaurando e preservando essas peças de valor inestimável de nosso legado e colocando-as em contexto para contar nossa história. Dave era uma verdadeira lenda da Disney, e somos gratos a ele por construir uma conexão tão duradoura e tangível com nosso passado que continua a inspirar nosso futuro ”.

Bob Iger (The Walt Disney Company)

Dave foi contratado em 1970 pelo irmão de Walt – e co-fundador da The Walt Disney Company – Roy O. Disney, e sua primeira responsabilidade foi catalogar cada item dentro da suíte de Walt, que ficou intocada após a passagem de Walt quatro anos antes.

Graças às anotações e registros meticulosamente detalhados de Dave, foi possível restaurar a suíte em 2015, e hoje os funcionários da Disney podem visitar e inspirar-se nesse espaço notável. Durante seu período como arquivista-chefe da Disney, Dave expandiu os arquivos de um simples departamento de uma pessoa para um modelo entre os arquivos corporativos.

Ele era considerado pelos fãs e historiadores como a autoridade final em assuntos da história da Disney, e era um membro ativo da Sociedade de Arquivistas da Califórnia.

Ele serviu de 1980 a 2001 como Diretor Executivo da Manuscript Society, uma associação internacional de colecionadores, distribuidores, bibliotecários, arquivistas e outros interessados ​​em material manuscrito.

Nascido e criado em Pasadena, Califórnia, filho de bibliotecários e educadores, Dave ganhou um diploma de bacharel em História e mestrado em Biblioteconomia da Universidade da Califórnia, em Berkeley.

Antes de trabalhar para a Disney, ganhou experiência em bibliotecas e arquivos trabalhando no Departamento de Manuscritos da Biblioteca Huntington em San Marino, Califórnia, estagiando na Biblioteca do Congresso em Washington, D.C., e servindo na equipe da Biblioteca de Pesquisa da U.C.L.A.

Dave escreveu extensivamente sobre a história da Disney, com colunas regulares em publicações e sites de fãs da Disney, além de autoria, coautoria e edição de numerosos artigos e livros sobre a história da Disney, incluindo Disney encyclopedia Disney A to Z, Disney: The First 100 Years, The Quotable Walt Disney, Disney Trivia from the Vault, e The Ultimate Disney Trivia Books 1, 2, 3 e 4..



Em outubro de 2007, Dave foi homenageado com o prestigioso Prêmio Disney Legend.

Morador de Burbank, na Califórnia, Dave se aposentou em 2010 depois de seu 40º aniversário com a The Walt Disney Company e continuou trabalhando pelos nove anos seguintes como consultor da empresa, com o título de chefe arquivista emérito.

Luiz Carlos Pantoja Filho

Luiz Carlos Pantoja Filho

Proprietário e Webmaster

Criador e Webmaster do site Viajando para Orlando (carinhosamente conhecido como VPO), advogado, apaixonado pela obra de Walter Elias Disney e pelos parques de Orlando, pai da Manuella, marido da Greicy Pantoja...


%d blogueiros gostam disto: