Visitantes portadores de necessidades especiais

 
 

Como não poderia deixar de ser a Disney não esqueceu dos seus visitantes portadores de deficiências físicas. Desta forma, todos os seus parques, hotéis, restaurantes, lojas e inclusive o seu sistema de transporte estão adaptados para servir os seus amigos especiais.

Você encontra no Guest Relations dos parques temáticos ou no Guest Services dos hotéis da Disney um folheto denominado Guidebook for Guests with Disabilities (“Guia para Visitantes Portadores de Deficiências Físicas”) que oferece instruções detalhadas a respeito dos serviços que lhes são oferecidos, por exemplo: informações sobre estacionamento, banheiros, telefones, transporte e procedimentos para embarque nas atrações.

No que tange ao estacionamento importante ressaltar que existem vagas específicas para visitantes portadores de deficiências físicas localizadas próximas à entrada dos parques e hotéis. Contudo, se faz necessário uma autorização de estacionamento válida, ou seja, nos parques, ao passar pelo guichê de pagamento é importante que solicite ao funcionário a competente autorização para que possa estacionar o veículo numa das vagas reservadas.

Com relação aos banheiros especialmente adaptados importante destacar que estão espalhados por todo o complexo Disney. A título de exemplo, seguem abaixo alguns locais nos parques temáticos onde estão disponíveis:

  • Magic Kingdom: no nível inferior do Cinderella's Royal Table (Fantasyland), em Mickey's Toontown Fair, próximo à Space Mountain (Tomorrowland), Pirates of the Caribbean (Adventureland), Splash Mountain (Frontierland) e Centro de Transporte e Ingressos de East Gate.
  • Epcot: no lado leste de Spaceship Earth (Future World), em frente ao Test Track (bloco leste - Future World), em frente a The Land (bloco oeste - Future World), próximo ao Pavilhão do Canadá, próximo ao Pavilhão da Alemanha, próximo ao Pavilhão do Marrocos e em frente ao barco Viking (Pavilhão da Noruega).
  • Disney's Hollywood Studios: Fantasmic! (Sunset Boulevard), próximo ao Soundstage 3 (Mickey Avenue), em frente ao Star Tours (Echo Lake), em frente a The Twilight Zone Tower of Terror (Sunset Boulevard) e em Rock 'N' Roller Coaster Starring Aerosmith (Sunset Boulevard).
  • Disney's Animal Kingdom: em Maharajah Jungle Trek (Asia), em Chester and Hester's Dinosaur Treasures (Dinoland U.S.A.), em frente ao Flame Tree Barbecue (Discovery Island), no Mombasa Marketplace (Harambe Village), na área de banheiros perto do Expedition Everest (Asia) e no Conservation Station (Rifiki's Planet Watch).

Todo o sistema de transporte da Disney também está adaptado para os portadores de deficiências físicas, sejam seus ônibus, monorails e barcos.

Para aqueles que necessitam do auxílio de um animal de serviço a Disney informa que tais amigos são bem-vindos em todo o seu complexo. Todavia, os animais devem sempre permanecer na coleira, bem como os visitantes devem seguir os mesmos procedimentos para entrada nas atrações adotados para os visitantes que utilizam cadeiras de rodas. Destaque-se que em algumas atrações não será possível ingressar com o animal, razão pela qual algum familiar ou amigo deverá permanecer com ele fora da atração.

Eis algumas atrações que não permitem o ingresso de animais de serviço, vejamos:

  • Magic Kingdom: Astro Orbiter, Big Thunder Mountain Railroad, Dumbo the Flying Elephant, Mad Tea Party, Peter Pan's Flight, Space Mountain, Splash Mountain, The Barnstormer at Goofy's Wiseacre Farm e The Magic Carpets of Aladdin.
  • Epcot: Body Wars, Mission: SPACE, Test Track e Soarin'.
  • Disney's Hollywood Studios: Rock 'n' Roller Coaster Starring Aerosmith, Star Tours e The Twilight Zone Tower of Terror.
  • Disney's Animal Kingdom: Affection Section, aviário do Maharajah Jungle Trek, aviário do Pangani Forest Exploration Trail, Dinosaur, Kali River Rapids, Primeval Whirl e TriceraTop Spin.

Interessante notar que existem nos parques da Disney áreas denominadas Break Areas dedicadas aos animais de serviço para que possam ingressar nos bastidores onde poderão fazer as suas necessidades. A esse respeito deve ser consultado o Guia para Visitantes Portadores de Deficiências Físicas - que como asseverado anteriormente pode ser retirado no Guest Relations dos parques - localização e procedimento.

Importante: Antes de ingressar na fila de qualquer atração os visitantes portadores de deficiências devem indagar aos “cast members” (denominação utilizada pela Disney para designar todos os seus funcionários) a respeito do procedimento adotado para o seu ingresso na atração.

Importante: Destaque-se ainda que os funcionários da Disney não são treinados, nem tampouco possuem permissão, para transferir “fisicamente” os visitantes de suas cadeiras de rodas. Desta forma, se o visitante não tiver condições de transferir-se sozinho, ser fará necessária a presença de algum parente ou amigo para lhe auxiliar neste procedimento sob pena de não poder participar da atração.

Na maior parte das atrações é permitido o ingresso do visitante que utiliza cadeira de rodas e do seu parente ou amigo que esteja lhe auxiliando sem a necessidade de submeter-se a fila.

Desta forma, mais uma vez enfatizamos a necessidade de se indagar – antes de entrar na fila – a qualquer funcionário da Disney responsável pelo funcionamento da atração que deseja prestigiar a respeito do procedimento de embarque.

A Disney sugere – fortemente (expressão constantemente utilizada pela Disney para enfatizar ou ressaltar algo) – que os visitantes com pouca resistência física utilizem cadeiras de rodas ou mesmo ECV’s (Electric Convenience Vehicle).

Guest Assistance Card é um benefício disponível a todos os visitantes portadores de deficiência física "não aparente", por exemplo: autistas, pessoas com problemas de coração, etc.

Para obter o cartão o visitante deve comparecer no Guest Relations do parque que está visitando e informar a respeito do seu problema.

Dica: Leve uma receita médica (se possível em inglês) consignando especificamente os cuidados de que necessita.

O cast member irá indagar a respeito do problema, informando a seguir todos os cuidados que serão tomados durante a sua visita, inclusive fazendo constar as instruções necessárias no decantado cartão para que todos os funcionários do parque tenham conhecimento, pois antes de ingressar em qualquer atração é necessário apresentar o Guest Assistance Card ao primeiro cast member que se apresentar.

O Guest Assistance Card possibilita uma enorme variedade de cuidados especiais, desde permitir que o visitante possa aguardar em áreas reservadas, até mesmo possibilitar o seu acesso a atração por meio de entradas auxiliares.

Frise-se que o objetivo do cartão não é o de permitir que o visitante entre nas atrações sem sujeitar-se as filas, mas sim de prover os cuidados necessários para o seu conforto e bem-estar.

Observação: Convidados com problemas de mobilidade que utilizem cadeiras de rodas, bengalas, muletas, ou mesmo que com "animais de serviço" não tem direito ao Guest Assistance Card, sendo possível, contudo, que indaguem diretamente aos "cast members" da atração que deseja visitar a respeito dos procedimentos aplicáveis ao seu caso específico (informação contida no "Guidebook for Guests with Disabilities" - folheto explicativo disponível no "Guest Relations" de todos os parques).

Para maiores informações consulte o site oficial da Disney ou envie um e-mail.

Você também pode ligar para:

  • 00 xx 1 - 407 - 939-6244 TTY: 00 xx 1 - 407-827-5141 (Informações Gerais).
  • 00 xx 1 - 407 - 939-7807 TTY: 00 xx 1 - 407-939-7670 (Reservas em Hotéis).

Voltar