Annette Funicello

 
 

Annette Funicello nasceu em 22 de abril de 1942 e faleceu no dia 08 de abril de 2013. Trata-se de uma talentosa atriz e também cantora muito conhecida por ter feito parte do elenco do "Clube do Mickey" ("The Mickey Mouse Club") que estreou aos 12 anos.

Desde pequenina Annette já tinha aulas de dança e também de música sendo que em 1955 foi descoberta por Walt Disney quando se apresentou como a "Rainha dos Cisnes" (Swan Lake) num recital no Starlight Bowl, Califórnia.

Após o Clube do Mickey, Annette foi a única Mousequeteira (Mousketeer) que manteve o seu contrato com a Disney e apareceu em programas de televisão como Zorro (1957), The Nine Lives of Elfego Baca (1958), e estrelou filmes como The Shaggy Dog (1959), Babes in Toyland (1961), The Misadventures of Merlin Jones (1964) e The Monkey’s Uncle (1965).

No começo dos anos 60, Annette estrelou filmes com Frankie Avalon que se passavam na praia como Beach Party (1963), Muscle Beach Party (1964), Bikini Beach (1964), Beach Blanket Bingo (1965) e How to Stuff a Wild Bikini (1965).

Ainda nesta época ela gravou várias músicas que chegaram até mesmo a figurar entre a parada das 40 mais tocadas como "Tall Paul", "First Name Initial", "How Will I Know My Love" e "Pineapple Princess". E sucessos como "Hawaiiannette" (1960), "Italiannette" (1960) e "Dance Annette" (1961).

Em 1987, Annette novamente se juntou a Frankie Avalon na produção da Paramount - Back to the Beach. Em 1989 e 1990, Avalon e Annette realizaram uma turnê cantando os seus maiores sucessos dos anos 60.

Infelizmente Annette morreu aos 70 anos no interior do hospital Mercy Southwest, em Bakersfield, Califórnia, em virtude de complicações da esclerose múltipla, doença que já lhe afligia desde 1987.

Comentando a respeito do seu falecimento assim se pronunciou Bob Iger, CEO da Walt Disney Company, "Annette foi e sempre será considerada uma das integrantes mais estimadas da família Disney, símbolo de Mousequeteira (Mousketeer), e uma lenda da Disney. Ele terá lugar para sempre nos nossos corações como uma das estrelas mais brilhantes de Walt Disney, que encantou gerações com sua personalidade alegre e seu talento infinito. Annette também era muito conhecida pelo fato de ser tão bonita por dentro quanto por fora, e enfrentou seus desafios físicos com dignidade, bravura e graça. Todos nós da Disney estamos juntos com a sua família, amigos e fãs de todo mundo para celebrar a sua vida extraordinária".

E Diane Disney Miller, filha de Walt Disney, acrescentou: "Todos que conheciam Annette a amavam e respeitavam. Ela era uma das mais belas pessoas que eu já conheci, e foi sempre tão gentil com todos. Ela também foi uma perfeita profissional e teve sempre enorme lealdade ao meu pai. Annette será sempre muito especial para mim e Ron". Marido de Diane, Ron Miller, que dirigiu a empresa na década de 1980 e trabalhou com Annette quando ele era um jovem assistente no Clube do Mickey recordou, "Ela estava sempre de bom humor e pronta para ajudar se precisasse entrar em ação quando algo inesperado acontecia".

O premiado compositor - e lenda da Disney - Richard Sherman, que, conjuntamente com o seu falecido irmão Robert, escreveram muitos dos maiores sucessos de Annette também se pronunciou, "o espírito de Annette, doce e despretensioso, o seu amor as pessoas, e sua capacidade de transpirar sentimentos bondade para todos que encontrava era parte de seu maravilhoso carisma. Porque as músicas que escrevemos para ela nos trouxe a atenção de Walt, Bob e eu sempre nos referimos a Annette como a nossa 'estrela da sorte'".