Martin Sklar

 
 

Vice presidente e diretor executivo de criação do Walt Disney Imagineering (WDI) Martin A. ("Marty") Sklar tem se mostrado o portador da tocha que mantém acesa a filosofia de Walt Disney desde quando passou a fazer parte da empresa exatamente um mês antes da inauguração da Disneylância (Califórnia) em 1955. Ele tem auxiliado a expressar e preservar o espírito de otimismo, felicidade, e esperança para o futuro através das atrações e exibições especiais dos parques da Disney ao redor do mundo.

Durante os seus primeiros anos na Disney, Marty não apenas aprendeu a filosofia de Walt, mas metabolizou e traduziu em material utilizado em publicações, na televisão e mesmo em filmes especiais. Entre eles, um filme de 20 minutos dedicado a informar a visão de Walt a respeito do EPCOT, seu Protótipo Experimental da Comunidade do Amanhã que tinha o objetivo original de tentar resolvar os problemas urbanos nas grandes cidades americanas.

Por aproximadamente 50 anos, a inspiração de Walt tomou conta de Marty. Ele conta, "...trabalhar com Walt é um 'teste de fogo' uma experiência que nunca ninguém jamais teve... ...Walt, estava sempre lançando novas idéias e aprimorando idéias de outros... ... estávamos constantemente abrindo novos caminhos para criar projetos nunca antes tentados no ramo..."

Nascido em New Brunswick, New Jersey, Marty cursou a Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) onde trabalhou como editor no jornal - Daily Bruin. Em julho de 1955, foi recrutado para criar o jornal - The Disneyland News - vendido na Main Street durante o ano em que o parque foi inaugurado. Após haver terminado a faculdade, Marty returnou ao departamento de publicidade e marketing da Disneylândia (Califórinia) Disneyland, criando a revista Vacationland.

Ele veio a integrar o WDI em 1961 para fazer parte de um grupo designado por Walt para desenvolver espetáculos e pavilhões - que seriam patrocinados por grandes empresas - General Electric, Ford, Pepsi-Cola/UNICEF e pelo Estado de Ilinóis para a feira denominada 1964-65 New York World's Fair. Desde então, Marty tem servido como representante da empresa junto a indústria americana no desenvolvimento e apadrinhamento (patrocínio) para as atrações dos parques da Disney ao redor do mundo.

Marty primeiro tornou-se um Imagineiro oficialmente em 1974 quando indicado para a vice presidência de conceitos e planejamento, função na qual iria reger o desenvolvimento do EPCOT - Walt Disney World Resort - Flórida. em 1979, ele foi nomeado vice presidente do departamento de desenvolvimento criativo, e posteriormente, vice presidente executivo em 1982. Ele passou a exercer as funções de presidente e vice presidente de 1987 até 1996, e permanece vice presidente até hoje.

Atualmente, como vice presidente, Marty segue liderando a equipe de Imagineiros, responsável pelos conceitos de tudo aquilo que vemos nos parques e resorts da Disney. Além disso a WDI é também responsável pela criação e desenvolvimento dos navios da Disney Cruise Line e conceitos para restaurantes, museus, hospitais, espetáculos e exibições.

Em 2001, a empresa honrou Marty Sklar com um prêmio especial pelos seus 45 anos de serviço e liderança. 

Em 2009 Marty foi premiado com o seu nome estampado numa das vidraças existentes na Main Street U.S.A. na Disneylândia (Califórnia).

Voltar