Viajando para Orlando

10 anos no ar!
Usuário:
Senha:
 
  recuperar senha
 
 

Matérias

O Fórum de Discussão e a sua moderação

por Luiz Carlos Pantoja Filho

 

 

Em dezembro de 2010, o Viajando para Orlando completou 06 (seis) anos no ar. Ao longo desse tempo, na qualidade de único moderador do nosso “Fórum de Discussão”, tenho notado que algumas questões a respeito do seu funcionamento e da aplicação de suas regras ainda não restaram bastante claras para alguns usuários, razão pela qual, resolvi narrar um pouco da minha experiência nesta seção do VPO para que fique registrado e sirva de orientação para todos aqueles que participam do site.

 

Inicialmente devo dizer que a ideia de criar um “Fórum de Discussão” surgiu da necessidade de disponibilizar aos usuários uma ferramenta, uma comunidade na qual todos que prestigiam o Viajando para Orlando pudessem interagir, tirar dúvidas, enfim, participar dos seus tópicos, relacionando-se com os demais usuários.

 

Para participar do “Fórum de Discussão” entabulei um sistema de cadastramento no qual o usuário para se registrar é apenas obrigado a fornecer um endereço de e-mail válido, nome, bem como eleger um nome de usuário, não sendo necessário informar o número da Cédula de Identidade, nem sequer a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas da Receita Federal.

 

No entanto, com o intuito de manter a fiel observância aos objetivos do site criei um regulamento - os termos de uso do “Fórum de Discussão” - o qual todos os usuários - no momento do seu cadastramento - são obrigados a anuir. Essas normas podem, inclusive, serem acessadas a qualquer momento através do seguinte endereço:
- http://www.viajandoparaorlando.com/forum/regras.php.

 

Assim, por tratar-se de um site particular, no momento do seu cadastramento, o usuário ao concordar com os seus termos de uso, firma um acordo no qual se compromete a observar as suas regras e, em contraposição, lhe é fornecido um nome de usuário e senha para que possa participar dos inúmeros tópicos existentes.

 

Conforme se observa, a participação no “Fórum de Discussão” do Viajando para Orlando não é livre e irrestrita, mas limitada a fiel observância das regras existentes. Não por outro motivo, reza a cláusula “17” o seguinte:

 

“O cadastramento no "Viajando para Orlando" é gratuito e aberto a todos os usuários, bem como o site é mantido por Luiz Carlos Pantoja Filho com o auxílio dos seus patrocinadores sendo regido pelo presente regulamento. Ao anuir ao presente termo está obrigado a respeitar integralmente estas regras sob pena de ter o seu cadastro bloqueado ou excluído pelo proprietário e moderador.”

 

No entanto, ao longo do tempo, por inúmeras vezes fui obrigado a intervir no “Fórum de Discussão” na qualidade de moderador, por conta de mensagens postadas que contrariavam o regulamento existente e que o usuário, autor da mensagem, deparando-se com a exclusão da sua postagem, insurgia-se contra tal medida, formulando a sua defesa com base no direito de “liberdade de expressão”.

 

Acontece que o Viajando para Orlando, como já bem o dissemos, não é público, mas sim particular, e regido pelas normas existentes. Neste sentido, sempre que advirto - por e-mail - algum usuário a respeito do descumprimento de alguma das regras que norteiam o “Fórum de Discussão” e sou questionado a respeito da falta de liberdade dentro do VPO, informo, na grande maioria das vezes, que devido ao meu empenho na execução do meu trabalho e amor que tenho ao site, encaro realmente o “Fórum de Discussão” como uma extensão da minha própria casa. E bem por isso, peço aos meus convidados que respeitem as minhas regras. Afinal, elas são conhecidas desde o primeiro contato do usuário com o site, logo no momento do cadastramento.

 

Desta forma, me causa espécie quando por vezes me defronto com usuários que, ao invés de se esmerarem em entender um pouco mais a respeito do Viajando para Orlando, preferem simplesmente - como se numa tribuna estivessem - clamar por “liberdade de expressão”, contra a “censura” e algumas vezes, até mesmo me tachando como “ditador”.

 

Entendo que todos tem o direito de se manifestar, mormente na atualidade em que qualquer pessoa pode transmitir, instantaneamente, o seu pensamento para milhares de outras através das inúmeras ferramentas amplamente colocadas à disposição dos internautas. Contudo, dentro do VPO, o conteúdo postado deve sim estar de acordo com o regulamento em vigor.

 

E para todos aqueles que, mesmo tendo anuído aos termos de utilização do “Fórum de Discussão”, eventualmente, passem a discordar da forma como exerço a moderação, o seu direito de excluir o seu próprio cadastro é respeitado e acredito que se afigura como a melhor expressão de liberdade. Já que, por certo, ninguém pode ser forçado a permanecer participando de um site no qual discorda veementemente da forma como é conduzido.

 

O “Fórum de Discussão” do Viajando para Orlando se apresenta apenas como mais uma ferramenta à disposição daqueles que buscam maiores informações sobre Orlando e seus parques temáticos. Na realidade, o site é composto de inúmeras seções fixas - acessíveis através do menu horizontal - onde discorro sobre o mais variados assuntos, além de artigos, das colunas, novidades e outros aportes.

 

Dessa forma, tenho convicção que mesmo para aqueles que não concordam com o regulamento do “Fórum de Discussão”, ainda assim é possível extrair conteúdo de outras seções e até mesmo do próprio fórum já que ele é visível para todos os usuários - cadastrados ou não - com exceção do seu tópico “Recados e Bate-Papo”.

 

Ainda com relação às regras do “Fórum de Discussão”, se eu pudesse resumir quais delas causam maior estranheza por parte de alguns usuários seriam duas: a primeira atinente a impossibilidade de divulgar produtos e/ou serviços tanto direta como indiretamente; e a segunda, a proibição de valer-se do fórum para reclamações contra empresas.

 

No que diz respeito a questão da publicidade, desde o surgimento do VPO o meu objetivo nunca foi o de transformá-lo num “balcão de negócios” e, não por outro motivo, apenas permito o patrocínio de uma única empresa por ramo de atuação (“exclusividade”), exatamente com a finalidade de melhor controlar a idoneidade e a forma com que referidas empresas atendem a todos os usuários do Viajando para Orlando.

 

O propósito da criação do VPO foi, desde o princípio, o de ajudar os amigos que planejam as suas férias em Orlando, jamais prejudicá-los com uma indicação de um patrocinador que também não se paute desta forma. Por conta disso, sob condição nenhuma, manteria uma empresa desonesta figurando como patrocinadora, nem tampouco quero ver nos diversos tópicos do “Fórum de Discussão” estampadas inúmeras propagandas, das mais variadas empresas, transformando o meu trabalho num “balcão de ofertas”.

 

Da mesma maneira me comporto com relação a divulgação de blogs no “Fórum de Discussão”, o que também fica condicionada a minha prévia análise a respeito da pertinência da sua publicação e adequação ao regulamento.

 

Já com relação às reclamações contra empresas - patrocinadoras ou não - esse tipo de manifestação também não é permitida no Viajando para Orlando, já que não é o seu objetivo, nem tampouco poderia eu atestar a perfeita identidade dos usuários, já que não solicito quando do cadastramento nem o RG, nem mesmo o CPF. Digo isso porque, não se descarta a possibilidade de um usuário, ou até mesmo um concorrente de uma determinada empresa, cadastrar-se com um “perfil falso” para assim - anonimamente - cumprir o seu intento de assacar inverdades ou mesmo tumultuar o fórum.

 

A bem da verdade, se fosse esse o meu objetivo, qual seja, o de permitir aos usuários do Viajando para Orlando formularem amplamente reclamações no “Fórum de Discussão”, por certo eu teria que promover a perfeita identificação de cada um, para somente então poder fornecer tal espaço, evitando assim qualquer problema com relação à responsabilidade advinda disso e ainda assim teria que moderar as reclamações postadas de modo a evitar os excessos, publicações difamatórias, dentre outras possibilidades. Essa não é a finalidade a que me proponho, isso nada tem a ver com a magia de Orlando.

 

Assim sendo, entendo que para reclamações relacionadas a empresas é mais apropriado que os usuários se valham dos meios pertinentes: no meio virtual, os sites especializados, e no mundo real, a própria empresa com que celebrou o negócio jurídico, as instituições de defesa dos direitos do consumidor (como o Procon - Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor), os Juizados Especiais e, em última instância, o Poder Judiciário.

 

Ainda tratando desse tema, apesar de não ser possível a divulgação no “Fórum de Discussão” de reclamações relacionadas a qualquer uma das empresas que patrocinam o Viajando para Orlado, eu peço encarecidamente a todos os usuários que sempre me mantenham  informado sobre eventuais problemas, o que poderá ser feito enviando um e-mail para  lcpantoja@gmail.com.

 

É do meu interesse estar ciente da qualidade dos serviços daqueles que figuram no meu website como patrocinadores. Estarei sempre fiscalizando os casos que me são apresentados, e até mesmo verificando a pertinência ou não da permanência de referidas empresas no Viajando para Orlando.

 

Por fim, quero agradecer a todos os leitores e frequentadores do Viajando para Orlando. Apesar do tema abordado no presente artigo não ser tão encantador, posto que unicamente relacionado a minha atuação na administração do “Fórum de Discussão”, acredito que tenha se prestado para esclarecer um pouco mais a respeito do nosso regulamento.

 

Login
*** para comentar é necessário prévio cadastro e as mensagens somente serão exibidas a após a moderação.