Junho 24, 2009 @ 12:00 am
 

Vivendo na Flórida - Introdução

 
 

Fonte: Viajando para Orlando

 
Inicialmente, quero agradecer ao meu grande amigo Luiz Carlos pela oportunidade de poder colaborar com o Viajando Para Orlando - que os usuários carinhosamente apelidaram simplesmente de VPO.

Como todos sabem, o VPO tem como objetivo principal, oferecer aos amigos e usuários todas as informações necessárias para que a sua viagem seja realmente a realização de um sonho. Coube a mim, o privilégio de comentar sobre o que é Viver na Flórida e isso é que a partir de hoje estarei tentando passar a vocês, o meu conhecimento e as experiências que acumulei durante esses vinte anos morando nesse estado maravilhoso que também apelidado pelos americanos de Sunshine State.

Bom, há exatamente vinte anos atrás, em conseqüência dos problemas políticos que o Brasil vivia, eu tive que tomar uma difícil decisão, ou seja, a de vir com toda minha família para os Estados Unidos, ou mais precisamente para Deerfield Beach na Flórida, onde vivo até hoje.

Naquela época o medo e as dúvidas de iniciar uma nova vida noutro país realmente me deixavam aterrorizado, principalmente por não dominar o inglês e também por ser pai de três crianças ainda em idade escolar.

Vinte anos depois, já com quatro netos maravilhosos, aquela idéia inicial de retornar ao Brasil, foi desaparecendo, e hoje, mesmo ainda não sendo um cidadão americano tenho o maior orgulho de dizer que estou Vivendo na Flórida e aqui que pretendo terminar os meus dias.

Dizem que se você for a Roma tem que conhecer o Papa, se for a França tem que conhecer Paris, e se você for a Flórida tem que conhecer Orlando e para conhecer muito bem Orlando o melhor caminho e este site.

Além de Orlando, que na verdade é uma das cidades mais badaladas, na Flórida, para quem não conhece: temos Miami, que muitos chegam até a pensar tratar-se da capital do estado, Jacksonville, Fort Lauderdale, Boca Raton, West Palm Beach, Tallahassee (que para quem não sabe é a capital do estado), Daytona Beach, Tampa e muitas outras cidades de grande importância, como a minha Deerfield Beach, que mesmo sendo uma das menores é onde estão localizadas as maiores empresas do estado como: Toyota, Publix e muitas outras.

O estado tem também um dos aeroportos mais movimentados dos Estados Unidos, assim como o porto de Miami.

Agora vou tentar passar aos amigos, o que sinto por estar Vivendo na Flórida, separando os pontos que considero mais importantes, em seções:

CLIMA:
Simplesmente maravilhoso, principalmente para os amantes de atividades junto ao mar, ou seja, curtir uma praia, passear de barco, pescar, ou simplesmente ir a um parque com a sua família, fazer um churrasquinho e curtir a vida ao ar livre. E para isso o estado oferece centenas de opções.

Imagino que muitos estejam rindo porque me esqueci de mencionar os furacões que nos afetam por seis meses todos os anos, mas se perguntarem para mim ou para outros residentes se desejamos nos mudar daqui por causa dos furacões pode ter certeza que a resposta será - "Não!", pois eles são fenômenos naturais e que por sorte e pela tecnologia existente podem ser detectados com muitos dias de antecedência, permitindo se necessário que todas as pessoas sejam retiradas das áreas de risco. Cidades inteiras já foram destruídas como foi o caso de Homested - no sul da Flórida, porém sem nenhuma vítima fatal, o que vem comprovar a eficiência dos órgãos responsáveis pela detecção desses fenômenos.

EDUCAÇÃO:
O sistema público de ensino também é excelente, desde o Elementary School até as universidades, os alunos têm a possibilidade de ingressar sem depender de exames vestibulares e com muita chance inclusive de conseguirem bolsas de estudo e/ou financiamentos.

As Escolas anualmente recebem uma classificação pelo governo e se o seu filho estiver numa escola que não recebeu nota "A" os pais tem o direito de colocá-lo noutra escola que esteja apresentando um melhor desempenho.

ESPORTE:
Na Flórida, como em todo os Estados Unidos, o esporte mais praticado é o Futebol Americano (Football), seguido pelo Baseball, Basquete, Hockey sobre gelo, e também o Futebol (Soccer). Os americanos também levam muito a sério o atletismo, a ginástica e outros esportes.

Infelizmente o nosso Futebol (Soccer) não tem a mesma projeção que os outros esportes, mas aos poucos esta se firmando, pois a equipe de futebol feminino já obteve várias conquistas importantes, e o masculino acabou de se classificar para a semi final na África do Sul, juntamente com o Brasil, deixando para trás equipes consideradas favoritas como Itália e o próprio Egito.

SUPERBALL:
Superball é a denominação que os americanos dão ao jogo final do Futebol Americano (Football), que decide o campeão a cada ano. Existem duas divisões, e o Superball é o jogo decisivo entre os vencedores de cada divisão, segundo informações fornecidas pela TV é o evento esportivo mais assistido em todo mundo, e a publicidade durante esse evento é a mais cara do mundo.

Devido à grande procura os ingressos para o Superball, são sorteados entre as pessoas que enviaram um cheque adiantado - com vários meses de antecedência - para aqueles que não são sorteados o cheque enviado é devolvido.

O Miami Dolphins, que nos últimos anos não vem conseguindo bons resultados, ainda mantém vários recordes, sendo que o mais importante fica por conta de ser a única equipe a ganhar o Superball sem perder nenhuma partida, além dos recordes de Dan Marino, que até hoje não foram batidos.

ASSISTINDO UM JOGO:
Assistir a um jogo de Football ou Baseball para o americano não e somente ir ao estádio, sentar e ficar esperando a hora do jogo iniciar. As famílias vão para o estádio bem cedinho para pegar um bom lugar no estacionamento, armam a sua barraca junto ao carro e passam o dia como se estivessem num parque, fazendo churrasco, mesmo que seja de hambúrguer ou hot-dog, e se divertindo com os vários shows que são apresentados fora do estádio.

Faltando apenas alguns minutos antes do inicio da partida, guardam tudo e só então é que entram no estádio para assistir a partida. Como todas as cadeiras são numeradas, não é necessário chegar com antecedência.

Além do jogo, é possível ainda curtir - nos intervalos - ao show das lindas garotas ("cheerleaders") sendo que em algumas equipes elas chegam a ser tão famosas quanto aos jogadores, como é o caso da equipe do Dallas Cowboys.

PRAIAS:
Mesmo sendo um estado pequeno, a Flórida tem lindas praias, tanto do lado Oeste (Golfo do México) quanto no Leste (Oceano Atlântico). Eu conheco pouco do lado Oeste, mas as praias são famosas por sua beleza natural e pelo pôr-do-sol. É muito comum essas praias ficarem lotadas a tardezinha, pois não são poucos que gostam de apreciar o pôr-do-sol.

As praias do lado Leste, já são bem mais movimentadas, principalmente as situadas no sul do estado, Miami Beach é uma das mais famosas e badaladas, com barzinhos, discotecas e restaurantes muito famosos.

Um pouco mais para o Norte, fica Fort Lauderdale, com suas praias muito espaçosas e urbanizadas, sendo que também oferece muita diversão e entreterimento noturno.

Subindo um pouco mais temos Pompano Beach, Light House Point, Deerfield Beach, que também tem uma praia pequena, mas considerada como uma das mais urbanizadas de toda a Flórida e assim segue até Jacksonville, onde existem praias ainda não urbanizadas.

Em certos pontos não se consegue chegar a praia, devido aos edifícios e casas que ficam em frente ao mar.

CANAIS DE NAVEGAÇÃO:
Na costa Leste da Flórida, existe um grande numero de canais de navegação, sendo que um deles vai desde Miami até o norte da Flórida. Junto a esses canais, existem milhares de casas, sendo que a maioria são de elevado valor, o sonho de todo residente da Flórida é realmente morar em frente a um Canal e ter um barco, o meu também, mas por enquanto é somente um sonho.

Durante todo o trajeto desses canais, eles são cortados por ruas ou avenidas e em cada uma dessas travessias existem pontes que se abrem por um determinado tempo, sempre que algum barco apresente uma altura superior a da ponte.

Existem tambem muitos restaurantes junto ao canal e o cliente tem a opção de ser servido no restaurante ou dentro do seu próprio barco.

Bem, por enquanto, eram essas as primeiras considerações que gostaria de fazer para iniciar a minha coluna, em breve estarei novamente aqui com novidades.
Outras Matérias

O VPO participou da coletiva do SeaWorld sobre o programa Curtir & Preservar

 

Na data de hoje (17 de março de 2017) o Viajando para Orlando participou da coletiva para a imprensa promovida pelo SeaWorld Parks & Entertainment com o objetivo de apresentar o seu novo programa denominado - Curtir & Preservar (para saber mais a respeito - 

 

Surgem rumores a respeito de um novo sistema de transporte por gôndolas em Walt Disney World Resort

 

Desde o dia 15 de fevereiro de 2017 muito tem se comentado nos sites especializados a respeito da intenção da Disney em implementar um novo sistema de transporte por gôndolas em Walt Disney World Resort. Segundo notícia publicada por Tom Corless no site

 

Dá para acreditar que a Disney irá encerrar a atração The Twilight Zone Tower of Terror do parque Disney California Adventure?

 

O Imagineiro Joe Rohde informou no blog oficial da Disney na data de 23 de julho de 2016 uma notícia que por certo agradou a todos os fãs do Universo Marvel, uma nova atração inspirada nos Guardiões da Galáxia ("Guardians of the Galaxy")...

 

A emoção da Família Galhano em visitar a Disney pela primeira vez

 

Orlando é uma cidade que inegavelmente se apresenta muito bem estruturada para receber os turistas. Todavia, ainda assim é necessário um pouco de planejamento, principalmente por aqueles estão viajando pela primeira vez ("marinheiros de primeira viagem") e que não optaram por excursão. A família do amigo Rodrigo Galhano teve a oportunidade de visitar a Terra da Magia pela primeira vez e,...

 

Você conhece o passeio Serengeti Safari do parque Busch Gardens? Gosta de girafas?

 

O Serengeti Safari muito possivelmente é um dos passeios guiados mais conhecidos e procurados por todos que visitam o parque Busch Gardens Tampa Bay. Para participar dessa experiência o visitante despende em média de US$ 29,00 a US$ 39,00 +...

 

Antonio Crescenti
publicado por
 

Antonio Crescenti

NULL

Voltar