Alfândega - Cota de Isenção

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais recente para a mais antiga

Bens de uso pessoal - Instrução Normativa RFB nº 1.059, de 2 de agosto de 2010 - link - art. 2º., §1º., "Os bens de caráter manifestamente pessoal a que se refere o inciso VII do caput abrangem, entre outros, uma máquina fotográfica, um relógio de pulso e um telefone celular usados que o viajante porte consigo, desde que em compatibilidade com as circunstâncias da viagem."
Além dos produtos enquadrados como de uso pessoal que observa o limite de quantidade, também é concedida a cota de isenção para outros até US$ 500,00.
Naquilo que o valor dos produtos que trouxer da sua viagem exceder a cota incide o imposto no percentual de 50% devendo o viajante preencher a DBA ("Declaração de Bagagem Acompanhada") e entregar na afândega na fila para aqueles que tem "Bens a Declarar".
Aqueles que cientes que os produtos que estão trazendo ultrapassam a cota de isenção e ainda assim optarem por não declará-los (fila "Nada a Declarar") estão sujeitos a multa (50% do valor dos bens que exceder a cota de isenção).
Informações relacionadas:
- Portaria COANA nº. 7.
- Resolução ANAC nº. 255.

leia essas informações

Índice  

Warning: strpos(): Empty needle in /srv/users/serverpilot/apps/viajandoparaorlando/public/includes/bb2html.php on line 40

mensagem postada em 28/07/2008 - 10:07:38hs

Fico até com medo dessa fiscalização, pois pretendo trazer várias coisinhas como perfumes, roupas, relógis, óculos, etc, e tenho medo que eles resolvam encrencar cmg, até pq moro em Belém e vou por Manaus, e já vi que essa fiscalização é bem rigorosa msm. Ai que medo! Por outro lado devo trazer um notebook, e não sei se eles desviarão a atenção pra ele... o que vcs acham?

Andrezza

mensagem postada em 28/07/2008 - 11:07:23hs

Pelo q ja andei lendo a alfandega de Manaus eh mais rigorosa que a dos demais aeroportos, principalmente em voos vindo de Miami. Portanto, vale ficar bem atento. Muitos dizem que declarar o notebook eh a melhor saida, pois eles focam muito nos eletronicos principalmente os Notebooks. Como muitos dizem tb que relaxe em relacao a perfumes, roupas, tenis...logico que tb nao deve-se abusar, como trazer 10 pares de tenis, 10 perfumes e por ai vai! Parece que prudencia eh a palavra chave em questao. To indo no fim de agosto e pretendo trazer algumas coisas(pequenas, nao penso agora em notebooks) e tb ando apreensivo com relacao a alfandega.
Bom, boa sorte pra vc e pra todos nós!

Alfândega

mensagem postada em 29/07/2008 - 03:07:21hs

Oi, gente...
Bom, moro em Manaus e já fui várias vezes à Miami, e realmete alfândega é bem rogorosa mesmo...o conselho é declarar o que de valor você está trazendo, pois se pegarem você terá que pagar 100% do imposto, creio que mesmo com imposto ainda vale a pena nossas compras. Daí é curtir essa terrinha maravilhosa sem medos de voltar.

Boa sorte à todos.

Carrinho de bebe

mensagem postada em 02/08/2008 - 07:08:57hs

Olá!!
vou em março/2009 para orlando e gostaria de trazer um carrinho de bebe e uma cadeirinha para carro.
Alguem sabe se terei problemas com a alfandega?
Como a caixa deve ser grande, terei que declarar de qualquer jeito? (alias... isso é necessario declarar??)

Obrigada

Alfândega

mensagem postada em 05/08/2008 - 07:08:20hs

Oi gente,
Acabei de voltar dos EUA e agora a bagagem de mão está sendo escaneada aqui no Rio e eles estão bem chatos. Dizem que estão escaneando a bagagem despachada tb.
Trouxe um laptop agora que custou $499,99, ou seja, não passava a cota, e mesmo assim tive que declarar. Claro que não precisei pagar nenhuma taxa.
Tive um amigo viajando comigo que teve que pagar a taxa, e vale a dica: Tenham reais. A taxa de conversão do dólar no banco para pagar a taxa é ridícula R$1,50 por dólar.
Estão parando várias pessoas e intensificando a fiscalização. E não estão facilitando quando a pessoa é pega com ítens acima de 500 dólares sem declarar. Estão cobrando a multa mesmo! Tinha uma menina chorando no aeroporto por isso.

GUARULHOS

mensagem postada em 05/08/2008 - 08:08:15hs

Lorraine, legal seu depoimento. Estarei voltando por Guarulhos daqui a 2 semanas, gostaria do depoismento de alguem que voltou de Miami/Orlando no ultimo mes e contasse como anda a ALFANDEGA de SAO PAULO.

Sandra

mensagem postada em 05/08/2008 - 09:08:50hs

Oi Sandra,
Não se preocupe pq funciona no final de semana sim. Cheguei num sábado pela manhã. O banco que tem é o Safra, e fica dentro do aeroporto mesmo, fora da alfândega. As pessoas deixam o carrinho com as malas na alfândega e vão até o banco fazer o pagamento. Depois é só voltar e entregar o pagamento para sair.
Qualquer outra dúvida, pode perguntar!

Claudia Dias

mensagem postada em 05/08/2008 - 10:08:12hs

Cada aeroporto age de um jeito...

Ano passado quando cheguei em São Paulo tive todas as minhas malas escaneadas pela alfandega.

Tinha na minha bolsa, filmadora, máquina fotográfica, Walk Talk, celular, relógios, óculos.

Passei nos bolso da minha blusa, 5 MP3...

Nada foi visto pelo scanner!

Lap Top não tem jeito tem que declarar!

Detalhe: Tive duas malas abertas pelo fiscal e estava cheia de coisas, não deu nada...

Beijos e boa sorte! Na alfandega a sorte é necessária...

Lorraine

mensagem postada em 05/08/2008 - 11:08:23hs

Oi Lorraine!

Eu tenho visto vários notebooks em promoção por 498,00 ou 499,00 dólares e pelo o que leio na configuração me atendem perfeitamente e estou pensando em trazer!
A minha dúvida é quanto às taxas... O valor final, com as taxas, vai exceder 500 dólares.
Você disse que não precisou pagar o imposto, mas o preço final (com as taxas) era 499,00???
Obrigada!
Fabiana

Fabiana

mensagem postada em 06/08/2008 - 01:08:18hs

Oi Fabiana,
O meu laptop foi US$499,99 sem imposto. Mas como eu comprei na Louisiana tenho as taxas devolvidas (Tax Free). Assim, a minha nota fiscal estava com o carimbo dizendo que eu tive tax free, por isso só coloquei mesmo o preço do laptop, sem taxas.
Só uma observação: Ng me pediu para ver a nota. O preço declarado foi o preço que eles aceitaram.

Enquanto você caminha pela casa da Minnie em Mickeys Toontown Fair ouça a sua secretária eletrônica, pois o Mickey e o Pateta deixaram mensagens para ela enquanto ela estava fora.