Planejamento - Vacina - Febre amarela

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Índice  

Vacina - É necessária?

mensagem postada em 06/01/2009 - 02:01:20hs

Alguém que viajou de COPA nos últimos tempos sabe como está a situação da vacina? Liguei hoje para o posto da ANVISA (aeroporto POA) e me informaram sobre a desnecessidade da vacina em caso de não ser feita a imigração (conexão). Ela disse que há muita confusão a respeito e o próprio Consulado do Panamá prestou este esclarecimento a eles. Também me informou de que não haveria problema no retorno ao Brasil. Alguém tem mais informações?

Ruth Levy - Febre Amarela - Bahamas

mensagem postada em 01/12/2008 - 12:12:33hs

Ruth, para as Bahamas é necessário apresentar sim o cartão interncional de vacina da febre amarela.
Vá ao site da anvisa em
www.anvisa.gov.br/viajante e colha todas as informações necessarias.
Adriana

mensagem postada em 07/11/2008 - 10:11:21hs

Pois é, as informações que obtive da Copa foram estas, mas como não são informações oficiais do governo, fiquei um pouco com medo de ter problemas, mas acho que tá claro, né? Todos que postaram aqui falaram que nunca foi pedido o certificado de vacinação...
Obrigada pela ajuda de vocês.
Abraço

Juliana

mensagem postada em 07/11/2008 - 09:11:36hs

Juliana esta é uma mensagem que eu copiei do site da COPA, embaixo no lado esquerdo, no tópico NOTÍCIAS, vai lá e dá uma olhadinha....

Vacinação contra febre amarela não é obrigatória en Panamá
quinta-feira, 16 de outubro de 2008

O Ministério da Saúde da República do Panamá confirma, em um comunicado datado de 16 de outubro de 2008, que a requisição de vacina contra a febre amarela – que entraria em vigor em 1º de novembro de 2008 – é agora uma recomendação e não uma exigência.

Pelo exposto anteriormente, reiteramos que não é necessário apresentar nenhum certificado de vacinação contra febre amarela para entrar ou sair do Panamá.

Juliana

mensagem postada em 06/11/2008 - 08:11:25hs

Olá!! Se vc observar alguns posts abaixo, verá um que coloquei em agosto qdo pedi informação a ANVISA sobre o assunto. Veja que o que ocorre é na verdade uma falta de informação precisa, objetiva e direta. Portanto, sendo o Panamá país incluído na lista e nessa lista não há destinção entre escala, conexão ou tempo real de permanência, o melhor é previnir e não correr o risco de estragar sua viagem por uma coisinha tão pequena.

abçs...

Vacina

mensagem postada em 07/10/2008 - 11:10:28hs

Ja fui 2x para Orlando pela Copa Airlines e nunca me pediram o certificado de vacinacao. Na conexao no Panama voce fica livre na zona de embarque e ao embarcar so verificam sua passagem e bagagem de mao as vezes. Na duvida melhor tomar, mas nunca me pediram!

VACINA CONEXÃO PANAMÁ

mensagem postada em 05/08/2008 - 02:08:33hs

Amigos, mandei um e-mail a ANVISA para tirar as dúvidas e a resposta foi a seguinte:

"Prezada Sra. Silze Mello,

De acordo com as informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Panamá está entre os países que exigem a vacina contra febre amarela de viajantes procedentes de áreas com risco de transmissão da doença – caso do Brasil..."

"Esta lista não faz referência às escalas ou conexões. Dessa forma, orientamos, para evitar possíveis transtornos, a vacinação contra febre amarela e a obtenção do CIVP.

A vacina contra febre amarela está disponível gratuitamente nos postos de vacinação instalados em diferentes unidades de saúde das Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde. Nestes postos o viajante receberá o Cartão Nacional de Vacina, válido em todo território nacional.

Para a emissão do CIVP, será necessário que a senhora dirija-se a um Centro de Orientação ao Viajante da Anvisa apresentando:
· O Cartão Nacional de Vacinação preenchido corretamente com: data da administração da vacina, lote da vacina, assinatura do profissional que realizou e identificação da unidade de saúde;
· Documento de identidade oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de motorista válida, etc);
Antes de procurar estes Centros de Orientação ao Viajante da Anvisa, recomendamos o acesso ao link http://www.anvisa.gov.br/viajante para realizar seu cadastro, agilizar seu atendimento e obter informações sobre os cuidados com sua saúde durante a viagem.

Lu & Dan - reações da vacina

mensagem postada em 04/08/2008 - 02:08:54hs

Eu e minha esposa fomos em março deste ano e não tivemos nenhuma reação a vacina, apenas o local da aplicação fica um pouquinho dolorido por uns dias.
A propósito....em nenhum momento nos pediram o comprovante de vacinação no Panamá, mas por via das dúvidas é bom tomar a vacina sim até mesmo porque ficamos protegidos por 10 anos contra a febre amarela.

Reações da vacina...

mensagem postada em 04/08/2008 - 02:08:44hs

Pessoal, sabemos que toda vacina pode causar alguma reação... Alguém teve febre, dores, ou algum problema devido a vacina? Vamos pela Copa em setembro e a agência de turismo nos aconselhou a tomarmos a vacina...

Abraço!

Que alívio!!!

mensagem postada em 05/05/2008 - 08:05:29hs

Caras Cris e Mariana, obrigada pelas informações e eu ainda tenho outras.

Em Congonhas diferente de Cumbica a atendente da Anvisa disse ser necessária a vacina.

Para tirar todas as dúvidas e me acalmar liguei na Copa Airlines e a atendente me garantiu NÃO ser necessária a vacinação para conexões aos EUA apenas se for desembarcar no Panamá.

Como boa brasileira que confia desconfiando vamos todos hoje tomar a vacina menos o meu marido que já tomou e como a conexão na ida é muito curta não acredito que vai dar tempo de alguma solicitação.Na volta os dez dias já estarão valendo.

Um abraço a todos

A estátua de Walt Disney segurando a mão do Mickey (The Partners Statue - Magic Kingdom) foi criada por Blaine Gibson. O artista ao esculpir o rosto de Walt buscou representá-lo sorrindo observando as pessoas felizes desfrutando o parque.