Alfândega - Cota de Isenção

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais recente para a mais antiga

Bens de uso pessoal - Instrução Normativa RFB nº 1.059, de 2 de agosto de 2010 - link - art. 2º., §1º., "Os bens de caráter manifestamente pessoal a que se refere o inciso VII do caput abrangem, entre outros, uma máquina fotográfica, um relógio de pulso e um telefone celular usados que o viajante porte consigo, desde que em compatibilidade com as circunstâncias da viagem."
Além dos produtos enquadrados como de uso pessoal que observa o limite de quantidade, também é concedida a cota de isenção para outros até US$ 500,00.
Naquilo que o valor dos produtos que trouxer da sua viagem exceder a cota incide o imposto no percentual de 50% devendo o viajante preencher a DBA ("Declaração de Bagagem Acompanhada") e entregar na afândega na fila para aqueles que tem "Bens a Declarar".
Aqueles que cientes que os produtos que estão trazendo ultrapassam a cota de isenção e ainda assim optarem por não declará-los (fila "Nada a Declarar") estão sujeitos a multa (50% do valor dos bens que exceder a cota de isenção).
Informações relacionadas:
- Portaria COANA nº. 7.
- Resolução ANAC nº. 255.

leia essas informações

Índice  

Sheikra

mensagem postada em 11/02/2008 - 11:02:53hs

Ainda no aviao de volta voce recebera' um formulario para declaracao de bens que ultrapassem a cota individual de $500. Quando chegar, ja' em terra, voce entrara' na fila de quem tem o que declarar. O valor do Darf devera' ser pago no BB em dinheiro ou debito.
Bjkas e bom retorno!

camera dslr

mensagem postada em 11/02/2008 - 01:02:02hs

Boa tarde a todos, então eu tava querendo trazer uma camera DSLR da Sony, acredito que somente o valor dela seja aproximadamente uns us$ 650,00, será que eu consigo trazer ela sem declarar, pois posso falar que é minha de uso pessoal, porem não estarei levando nenhuma comigo para declarar no embarque aqui no brasil, será que tem problema???

Andre

mensagem postada em 12/02/2008 - 12:02:06hs

Nao declarar você até pode, nada te impede, mas se você for escolhido para verificação de bagagem você pagará 50% do imposto e ainda terá a multa de 50% por falsa declaração. Não adianta voce dizer que é para uso pessoal, se passou da cota então teoricamente voce deveria declarar. A unica excessão são roupas, sapatos etc. Se fosse do jeito que você falou, seria muito fácil concorda ?

Entao, custando 650 dolares, o imposto é sobre $150, 50% de 150 dolares dão $75 de imposto a pagar.

É mais questão de sorte mesmo. Voce pode nao declarar e não ser escolhido pelo agente da alfandega. Como serão no máximo 300 reais que voce pagará talvez vale a pena tentar a sorte.

Sheikra e Nancy

mensagem postada em 12/02/2008 - 10:02:55hs

Sheikra: So' debito automatico do BB. Parece que ha' um outro banco - acho que Real, mas nao tenho certeza.

Nancy: Itens de uso pessoal - tenis, roupas, perfumes, bolsas, sapatos, eles nao contam. Eletroeletronicos sao o grande foco deles.

Bjkas e boa viagem!

cota

mensagem postada em 14/02/2008 - 11:02:38hs

Oi, intao se for com um notebook na mao como se fosse ja pessoal eles vao parar ??
Uma pergunta talvez -- palavra censurada -- mas... se voce comprar pela Amazon por ex. e pedir pra eles fazerem alguma nota do equipamento com o preco mais barato... eles nao fazem para ficar com o preco na cota ?? Desculpe pela ignorancia
Agradeco

nota fiscal

mensagem postada em 14/02/2008 - 09:02:56hs

eu ouvi dizer que em algumas lojas eles fazem a nota fiscal com o valor menor do aparelho por causa da cota. por exemplo,eu quero comprar um xbox360, o modelo completo é $349,00 e o mais simples é $279,00, será que é possivel fazer a nota do modelo mais barato, pois os agentes da alfandega não saberão a diferença entre eles, se for só algumas lojas que fazem isso, tem como me indicar alguma de eletronicos.
Obrigado

Andre e Paulo

mensagem postada em 15/02/2008 - 10:02:51hs

Pelo que eu ouvi, só a Brasil Center faz esse "favor" de colocar o valor da nota mais baixo. Nas outras lojas eu acho isso muito difícil, pois os americanos parecem robôs, eles não fazem as coisas fora do padrão.
Quanto ao Xbox, eu acho que dá para passar sem apresentar a nota no máximo eles vão consultar na internet , eu fiz isso com o laptop, falei que tinha deixado a nota com minha esposa, e na declaração não coloquei o valor da taxa e nem do software de atualização.
Quanto a passar com o laptop na mão, eu acho que não é tão facil assim não, pois se eles notarem que o laptop é novo ai é que eles vão te parar.
Eu voltei em janeiro, não sei se foi sorte, mas eles não estavam parando quase ninguém, minha cunhada passou com o laptop numa boa, minha esposa passou com filmadora, câmera digital, wii, etc. Eu resolvi declarar, perdi uns 40 minutos na fila, e o fiscal me perguntou se era só o Laptop que eu iria declarar. Eu tenho a impressão de que quem estava declarando, eram pessoas com muitas coisas, por exemplo, mudança. Pois eram muitos volumes.
Obs. Eu passei pela alfandega de Guarulhos nas outras eu não sei informar.

Confianca e Brasil Courier

mensagem postada em 15/02/2008 - 03:02:42hs

Galera, sei que existe empresas que despacha pelo USA para o brasil por NAVIO, como essas 2 que citei ! Parece que sao 140 dolares uma caixa grande que vc pode colocar varias coisas, e eles demoram de 30 a 90 dias pra te entregar em casa no Brasil... Alguem sabe se alguma dessas empresas tem filial em Orlando e da pra usar ? ou se tem alguma outra que pode ser utilizada com o mesmo esquecma ?? Agradeco desde ja

Alfândega - Cota de Isenção

mensagem postada em 21/02/2008 - 08:02:15hs

Olá Galera, sou nova no site e estou precisando de ajuda. Estou indo para Miami e Orlando dia 28/fev (presente de última hora) com uma amiga e levarei uma máquina fotográfica, porém pretendo comprar um notebook de U$ 900 e uma máquina fotográfica de U$ 300, como devo proceder na alfândega, talvez minha amiga não compre muita coisa.

Abraços

ane

mensagem postada em 21/02/2008 - 09:02:32hs

a cota para compra de eletronicos e de US 500 e não pode somar a sua com a de outra pessoa. Se vc trouxer um laptop de 900 dolares, vc pode ter que pagar imposto sobre 900 - 500= 400 alem de tb pagar imposto sobre os 300 da camera já q vc utiizou toda sua cota no laptop.

O patriotismo de Walt sempre foi evidente em sua obra. Assim, no Magic Kingdom, existem inúmeras bandeiras asteadas nas lojas em Town Square e ao longo da Main Street U.S.A., mas elas foram impressas de maneira a - propositalmente - não terem o número correto de estrelas e listas, com o objetivo de assim não terem que ser retiradas toda noite, como é obrigatório para as bandeiras oficiais.