Planejamento - Menor Desacompanhado e Autorização

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais recente para a mais antiga

Cartilha de Viagem de Menor ao Exterior - link.
Manual de Viagem de Menores Brasileiros ao Exterior - link.
Formulário Padrão de Autorização de Viagem Internacional - link.

leia essas informações

Índice  

Michele Aparecida da Silva Martinez

mensagem postada em 02/03/2013 - 10:03:53hs

Michele e Vanessa fiquem tranquilas que o procedimento é a coisa mais simples do mundo.

Existem duas formas de um passageiro embarcar para o exterior sem a companhia dos pais, ou de um deles:

1 - O juiz emitindo um alvará autorizando (acontece muito quando o pai some, não tem mais acesso a uns dos pais ou em casos de brigas familiares)

2 - Por meio da autorização de viagem que tem um modelo no site da Policia Federal, que eh a forma mais simples e rápida.

Qualquer dúvida pode me perguntar, pois trabalho com grupos de jovens que vão aos EUA, e isso é bastante comum no meu dia a dia

Walter Marinho

mensagem postada em 02/03/2013 - 10:03:22hs

Oi Walter, obrigada pela sua atenção... Vou fazer então a autorização do site. Tenho mais duas dúvidas: quantas vias são realmente necessárias? É preciso levar uma carta em inglês? E na volta, apresento alguma coisa? Iiii foram 3, srrrsrsr. Agradeço se puder me ajudar.

Abraços

Walter Marinho

mensagem postada em 02/03/2013 - 11:03:51hs

Agradeco a atencao....

Entao somente a via da PF neh?....nao preciso de autorizacao de juiz mesmo?....os pais dele sao separados....tem algum problema?....ja que ambos concordam com a viagem...

Outra coisa....quais documentos dele eu levo?....e tenho q levar documentacao dos pais dele tbm?....

Desculpe tantas perguntas...kkkk

Obrigada!!

Vanessa S Spina

mensagem postada em 04/03/2013 - 04:03:39hs

Vanessa so precisa fazer aquele modelo da PF (lembre-se que são duas vias desse formulario), fique tranquila que não precisa de autorização de juiz.

Não tem problema nenhum os pais serem separados. eles estando de acordo com a viagem e assinando não vai te dar nenhum problema.

O que vc deve levar

As duas vias do formulario da PF devidamente preenchido (evite fazer a mão) assinado pelos pais biologicos e reconhecer a firma da assinatura deles nas duas vias, duas copias do RG do passageiro autenticado. Apenas isso.

Não precisa levar nada dos pais, pois no RG ja vai ter a filiação do menor

Não se preocupe que eh super simples

Walter

mensagem postada em 04/03/2013 - 05:03:13hs

Agora lendo seu post me bateu a dúvida, por que devemos evitar escrever a mão? Eu usei esse modelo http://www.cnj.jus.br/images/programas/viagemaoexterior/cartilha%20viagem%20de%20menor%20ao%20exterior%20v2.pdf, e nele é impossivel escrever no computador, então achei que o correto seria imprimir e escrever a mão, até ja assinei no cartorio.
Agora fiquei preocupado

Michele Aparecida da Silva Martinez Parente

mensagem postada em 04/03/2013 - 05:03:02hs

Oi Michele, desculpa a demora para responder

Vamos la quanto as suas dúvidas:

Se faz necessários 2 vias
não precisa levar carta em inglês
Na volta não vão te pedir nada.

Qualquer outra duvida me avise

Marcelo L Dos Santos

mensagem postada em 04/03/2013 - 05:03:32hs

Marcelo por dois motivos deve evitar fazer a mão

Primeiro fica mais organizado
Segundo muitas vezes fica ilegivel alguns nomes, principalmente de médicos... kkkk
Por isso para não ter qualquer duvida no embarque, por causa de nomes ilegiveis e consequentemente problemas no embarque. Mas apenas isso, por lei pode ser a mão ou digitado. So faça com letras de forma e legivel.

Por isso que aqui na empresa, nossos grupos de adolescentes, fornecemos um formulario onde vc pode digitar no formulário, pois ja tivemos problemas com algumas caligrafias de certos pais.

Vanessa Spina - Resposta !

mensagem postada em 04/03/2013 - 08:03:45hs

Vanessa querida , boa noite !

Primeiramente , me perdoe por ter respondido somente agora ...eu estudo ...casa , e ainda resolvi voltar em Orlando em Outubro , então já viu né ???? Rssrrs ....

Vou tentar responder às suas perguntas :

Sim....meu coração só ficou tranquilo no outro dia ...rsrsrs

Vc sabe se para a solicitacao de visto ela compareceu?....ou pode ser o responsavel dela?.... Resposta - Ela não compareceu ! Ela mora em Belo Horizonte , e como lá não tem Consulado , e sim um posto do consulado americano , eles liberam crianças até 15 anos da entrevista ! A mãe ( minha amiga ) que foi solicitada a comparecer em uma entrevista no posto do consulado em Belo Horizonte !

E qto a carta do avo.....que carta eh essa?.... Resposta - Como eu e minha amiga resolvemos contratar um despachante de vistos de confiança , a despachante providenciou uma carta "Custeio" informando que o avô era quem estava presenteando a neta ( e foi verdade )

Fique a vontade para perguntar ...

Vai dar tudo certo !!!

Beijos

cissa

mensagem postada em 05/03/2013 - 01:03:23hs

Oi amore....que delicia!!!!!....

Obrigada por responder viu!!!.....o tempo tah voando neh....daqui a pouco chega nossa vez!!!....

Ele ja fez o passaporte, e assim que renovar meu visto ( fim de abril ), ja dou entrada no visto pra ele....assim ele levara a carta de custeio ja atualizada....

De novo obrigada pela atencao que vc sempre me deu, e ve se manda noticias....ja que vc ira antes novamente....

Bjao Cissa....ate mais!!!

Viajando com um dos pais

mensagem postada em 11/04/2013 - 09:04:02hs

Pessoal,

Preciso de uma ajuda. Minha filha vai para Orlando com o pai no final do mês e eu já vou estar nos EUA a trabalho. Vi que tenho que fazer uma autorizacao com o modelo da PF para ele ir com ela. Chegando lá na imigração tem que ter algum documento em ingles para ele apresentar? Detalhe que meu marido não fala inglês!! rsrsrs

Em Tomorrowland no Magic Kingdom entre o Mickey's Star Traders e o Cosmic Ray's Starlight Café é possível encontrar uma lata de lixo motorizada que foi batizada como PUSH.