Passaporte

 
Tópico Aberto

 
 
ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente
 
Índice  
 
 
Antonio Garcia

 mensagem postada em 06/05/2010 - 10:05:24hs
 
 

Obrigado pelo mais esse esclarecimento.

Vc tem inconveniencia em carregar 7 passaportes? E
eu que tenho que carregar 11 entao? (so a minha
esposa nao tem dupla nacionalidade, apesar de ser
descendente de japoneses tb...) rssss

Mas Antonio, vou fazer o seguinte. Vou tirar o
passaporte brasileiro para meus filhos. Porem na
hora de passar pelo check-in e imigracao vou mostrar
so o RG, pra ver se passa...
Caso perguntarem cade o passaporte, ai eu mostro...
Como minha viagem sera em OUT, te contarei se teve
ou nao problema.

 


 
Passaporte - dupla nacionalidade

 mensagem postada em 06/05/2010 - 07:05:04hs
 
 

Ok, não quero induzir ninguém a cometer um erro. A coisa está meio nebulosa, apesar da afirmativa categórica desses policiais.

Antes de conversas com esses dois agentes da PF, pesquisei o assunto na internet, com o objetivo de encontrar a LEGISLAÇÃO sobre o assunto. Até agora só encontrei o Decreto 1983/96, que é omisso nesse assunto de dupla nacionalidade. Mas encontrei o seguinte no site da embaixada brasileira na Dinamarca (https://gestao.abe.mre.gov.br/mundo/europa/reino-da-dinamarca/copenhage/servicos/passaporte):

O(a) cidadão(ã) brasileiro(a), de qualquer idade, deverá obrigatoriamente entrar e sair do Brasil com documento de viagem brasileiro (passaporte brasileiro), mesmo que tenha dupla nacionalidade.

Vc pode encontrar essa afirmação em muitos outros portais consulares do Brasil. Passei também essa informação para os policiais e mesmo assim mantiveram a posição deles, de que não seria necessário o passaporte brasileiro, apenas documento de identidade brasileiro.

A competência para "fiscalizar" essa entrada de passageiros no Brasil é da Polícia Federal. Por outro lado, já peguei erros nos sites do MRE relativos aos assuntos aduaneiros. Por isso, para mim, a questão não está definida.

Não é só a questão do valor, que é desprezível face ao valor total que a viagem vai custar, mas o incoveniente de ter uma pilha de 7 passaportes, no meu caso. Por favor, quem estiver inseguro, não hesite, tire o passaporte brasileiro. Não quero ser motivo de infelicidade para ninguém.

 


 
Antonio Garcia

 mensagem postada em 06/05/2010 - 05:05:24hs
 
 

Antonio,

Tenho passaporte portugues e sempre viajo com ele. Vim de Orlando agora em Abril.

Tem que levar os dois. O passaporte é o documento de entrada e saída de um país.

Bom, é assim que funciona...o numero do meu passaporte esta cadastrado na Federal, logo faz-se necessário mostrá-lo na saída do Brasil .

 


 
Antonio Garcia - DUPLA NACIONALIDADE

 mensagem postada em 06/05/2010 - 03:05:05hs
 
 

Que pena que a sua viagem e posterior a minha...
Ai saberia com certeza se vc conseguiu viajar somente com passaporte portugues + RG brasileiro.

Pois eu e meus filhos tb sao DUPLA (Brasil + Japao) e ate agora nas inumeras viagens que fizemos para exterior(Japao entao perdi a conta...) sempre levei os 2 passaportes (Brasil + Japao)... Pois sempre achei que e OBRIGATORIO ter os 2...

E como para viagem para Orlando desse ano o passaporte das criancas (4) estao todos vencidos, achei otimo o seu post informando que NAO PRECISA levar o passaporte brasileiro...

Tanto que comentei agora com a minha esposa, mas ela NAO QUER ARRISCAR... Levei ae bronca : Vai economizar R$600 e se nao conseguir viajar!!! rssssss

Por isso, vou esperar alguem que tenha dupla nacionalidade poste a experiencia apos viajar sem passaporte brasileiro... Pelo menos ate o JUL, onde aproveitando ferias escolares planejava levar meus filhos para tirar o passaporte brasileiro (japones nao precisa da presenca deles).



 


 
Antonio Garcia

 mensagem postada em 06/05/2010 - 02:05:41hs
 
 

Eu. meu marido e filhas temos o passaporte italiano que agora faz parte da comunidade europeia, e para sair do Brasil e para entrar, precisavamos do passaporte brasileiro, a não ser que para o passaporte português não precise, mas é bom se informar melhor, pois sabe como a informação nesses lugares do governo, cada um fala uma coisa.
Abs

 


 
Não consigo imprimir minha GRU

 mensagem postada em 06/05/2010 - 12:05:02hs
 
 

Bom dia Pessoal..
Alguem pode me tirar uma dúvida??
Estou a uns dois dias tentando preencher o formulario para um novo passaporte (p/ marido e filho), porem quando vo imprimir a GRU, diz que o POPUp esta bloqueado, MAS NAO ESTAAA.... tentei em 4 computadores diferentes e deu a msm coisa...
Alguem sabe me dizer se eh problema no site, ou os 4 computadores que tentei tirar estão loucos hehe...

Aguardo breve retorno
Karina

 


 
Passaporte português - dupla cidadania

 mensagem postada em 04/05/2010 - 09:05:16hs
 
 

Só para fechar o assunto que abri abaixo, porque pode ser dúvida de mais gente, hoje conversei pessoalmente com dois policiais federais conhecidos meus que trabalham nessa área de imigração, e ambos me garantiram que não é necessário ter o passaporte brasileiro, caso a pessoa já tenha o da outra nacionalidade (no meu caso, a portuguesa). Basta, de fato, apresentar o passaporte português junto com a carteira de identidade brasileira, quando da reentrada no Brasil. Bem, assim já vou economizar aprox. R$ 470,00 nos 3 passaportes brasileiros (meu e mais 2 filhos) que não vou precisar tirar e não vou precisar ficar carregando uma pilha de 7 passaportes.

 


 
Passaporte português

 mensagem postada em 03/05/2010 - 06:05:58hs
 
 

Estive hoje no Consulado Português no RJ, e perguntei
ao funcionário que me atendeu se eu, tendo dupla
cidadania, precisaria ter os dois passaportes (o
brasileiro e o português). Ele respondeu que não,
bastaria eu ter o português, e quando da minha
reentrada no Brasil, bastaria apresentar carteira de
identidade. Procede essa informação ?

Anteriormente já tinha colocado essa questão aqui no
forum e chegou-se à conclusão que seriam necessários
os dois. E agora diante dessa nova informação voltou
a dúvida. Bem, amanhã vou entrar em contato de novo
com a PF, para ver se pego um cara mais sabido do
assunto.

edit: dei uma googlezada e descobri no consulado do
Brasil em Paris:
"Se é cidadão brasileiro, nunca se esqueça de que
deverá sempre entrar e sair do território brasileiro
apresentando seu passaporte brasileiro válido, jamais
o de sua outra nacionalidade."
E no consulado do Brasil em Roma:
"Todo brasileiro é obrigado a entrar e a sair do
Brasil com passaporte brasileiro."

Não encontrei nenhuma referência na legislação.

 


 
Passaporte para o interior de Sao Paulo

 mensagem postada em 03/05/2010 - 04:05:47hs
 
 

Meu visto vence em agosto ,e meu passaporte agora em maio ,fui tentar ver uma data pra ir ate Araraquara que é mais perto pra mim ,agora e vi que so tem pra 28 de junho ...mais fala que se for urgente eu posso ir pessoalmente..mais nao é tao urgente assim ,so estou com medo que nao fique pronto ate o vencimento do visto ,ai nem irei so renovar ,e ira dar mais trabalho .
Gostaria de saber se alguem foi renovar o passaporte agora .qto tempo levou pra ficar pronto...Obrigada

 


 
Dica para agendamento de passaporte!!!

 mensagem postada em 23/04/2010 - 11:04:26hs
 
 

A dica é entrar no site da Polícia Federal as 18h de sexta-feira, pois é quando são atualizadas as listas, uma por vez. Mas seja muito rápido e vá tentando posto por posto, pois as vagas não duram mais do que 5 minutos. Consegui reagendar a minha de 31 de maio para 23 de abril no AlphaShopping. Quando meu marido tentou reagendar a dele já não tinha mais (coisa de 1 minuto depois...se tiver mais que um computador melhor...kkk), por volta das 18h15 ele conseguiu para o Shop. Eldorado em 19 de abril. Ele me contou que tinha gente que mesmo sem agendamento, conversando com jeitinho, estava conseguindo passar lá também...

 


 
 
Passando a loja localizada no Showcase Plaza olhe em direção ao Pavilhão do Marrocos, o que de longe parece um dos prédios daquele pavilhão, na realidade é o topo do Tower of Terror do Parque Disney's Hollywood Studios.