Embarque - Declaração de Bens

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais recente para a mais antiga

Índice  

Fabio Liporace

mensagem postada em 08/09/2010 - 01:09:16hs

Fábio me tira uma dúvida.
Vou levar a minha máquina, que eu não tenho Nota Fiscal. Se eu fizer a declaração de bens antes da lei, e na viagem apresentar ela, eles vão aceitar?

Viajo em outubro, quando a lei já estiver em vigor.

Fabio

mensagem postada em 08/09/2010 - 04:09:12hs

oi Fabio!

aproveitando a dúvida da Natacha.. eu viajo em Dezembro, quando a DST não mais 'existirá'. queremos levar o netbook da minha mãe para usarmos a internet de vez em quando. ela comprou lá ano passado, então o modelo é recente aqui, ficaria difícil de comprovar que é usado há 1 ano, até porque foi comprado lá nos EUA, tá todo em inglês. não temos a menooooor idéia de onde esteja a nota fiscal... como proceder?
a DST ainda vai estar disponível para esses casos?
obrigada!

Fabio

mensagem postada em 08/09/2010 - 06:09:17hs

é, realmente um mistério se nem Darth Fabio sabe a resposta! hahahahaha!!

bom, ficamos aguardando alguém do VPO que passar pela mesma situação nos contar como proceder.
até porque NF tem 'validade' a tinta é tão porcaria que em pouco tempo ela vai sumindo..tenho comprovantes bancários de janeiro que quase não se lê mais nada. Deve ter algum outro meio!

mas obrigada, vamos aguardar pra saber..!

mensagem postada em 09/09/2010 - 08:09:53hs

Pessoal, ATENÇÃO _ a declaracao de saida temporária, nao foi extinta!!! e NEM SERÁ !!!

A legislacao só foi aliviada para se adequar com algumas praticas que alguns fiscais ja vinham seguindo.

Se o equipamento é nacional vc nao precisa de DST.

Se for importado é bom ter a NF, mas muitos fiscais fazem sem DST. Só se o cara for chatolino. Vc pode dizer que alguem trouxe de fora e a pessoa trouxe dentro da cota dela.

Na maioria das vezes se o equipamento tem sinais claro de uso e idade, o fiscal vai até nao querer fazer a DST, pois se é visivel que o aparelho é usado, nao vao causar problema quando vc voltar com ele.

mensagem postada em 13/09/2010 - 09:09:59hs

Pessoal,

meu irmão foi na Receita Federal esse final de semana, para registrar a filmadora, celular, máquina... Enfim, vamos lá:
- Eles não registram celular;
- Eles só registram máquinas acima de 8 megapixels... Máquinas com megapixels inferior não precisam ser registradas;
- E, o próprio pessoal da Receita ainda não sabe o que acontecerá depois do dia 1º de outubro. Se essa declaração vai continuar valendo...

Mônica - e agora

mensagem postada em 23/11/2010 - 08:11:40hs

E agora é que ferrou tudo. Quem tem já tem a declaração, ela ainda é válida, mas quem não tem então o jeito é deixar os equipamentos aqui no Brasil, pois você não tem como comprovar que ele entrou legalmente no Brasil na viagem anterior.

Também estou com esse problema, pois comprei uma filmadora de 800 dolares nem maio e não registrei ela. Agora não posso levar a filmadora, pois corre o risco do fiscal argumentar que comprei a filmadora nessa próxima viagem.

Uma possibilidade, teria que checar, é você apresentar a nota-fiscal do aparelho junto com o passaporte com a data da viagem anterior e dizer que perdeu a declaração. Se bem que pela lei, nós somos obrigados a guardar por 5 anos os documentos oficiais. Na minha interpretação, isso poide significar que equipamentos com mais de 5 anos não deveriam ser problema na alfândega na volta.

Felipe - Adendo

mensagem postada em 05/02/2011 - 02:02:24hs

Somente um adendo, a DST (Declaração de SAída Temporária) foi descontinuada em 2011.
Em suma, a partir de 01/2011 quando se tratar de saída de bens, para que os mesmos não constem na cota na data do retorno basta levar as Notas Fiscais dos produtos em questão.
Não há necessidade de declarar mais nada na saída, apenas estar com as Notas Fiscais no regresso.

Abraços!

Esclarecimento (mais uma vez)

mensagem postada em 05/02/2011 - 02:02:08hs

A DST não existe mais. Não se declara a saída de bens!!! As antigas, poderão ou não, a critério do agente fiscal serem aceitas mas, se ele quiser, pode exigir prova na regular nacionalização (prova da entrada regular com o pagamento do imposto). Depende de sorte ou azar, infelizmente.

Quanto às câmeras, também a critério do fiscal, poderão fazer parte da cota de $500 já que todas filmam e filmadoras entram na cota!!!

Tenho certeza que a redação do Decreto foi dúbia de forma proposital e, infelizmente, tudo depende de sorte ou azar na hora da fiscalização!!!

Cassio e Juliano

mensagem postada em 06/02/2011 - 03:02:00hs

Não encontramos nada no site da Receita Federal dizendo que a DST não existe mais... inclusive ainda consta lá o modelo do formulário. Onde vcs conseguiram essa informação? Vcs tem certeza disso? Ficamos preocupados pois queremos levar nossa filmadora e máquina fotográfica para a próxima viagem... e ambas já irão comprometer de forma significativa nossa cota... será que levando a nota fiscal de compra seria o suficiente para comprovar que foram adquiridos em outra viagem? Se vcs tiverem algum endereço contendo maiores informações sobre essa mudança, por favor nos passem.
Obrigado ajuda!

Máquina fotográfica

mensagem postada em 06/02/2011 - 05:02:13hs

Oi Pessoal,
Minha sobrinha tá trazendo dos EUA uma Sony 10.1 mp, que eu comprei pelo amazon.
Com as novas regras, eu não preciso declarar esta máquina na minha próxima viagem p/ Orlando, é isto?
Posso entrar com ela sem declarar nada?
Quando eu fui, tinha que declarar se fosse de 10 mp pra cima.
Quem puder me responder, obrigada.
Viviane

Na Splash Mountain, quando o barquinho começar a subir a montanha, antes de fechar os olhos e se agarrar no barquinho, perceba um esquilinho que coloca a sua cabeça para fora e grita: "F.S.U.". Esta foi uma forma dos Imagineiros homenagiarem a Florida State University.