Visto - Programa de Isenção (Visa Waiver Program)

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais recente para a mais antiga

Índice  

LUCIANA

mensagem postada em 03/11/2009 - 10:11:03hs

Luciana, qual a data da emissão dos passaportes italianos dos seus filhos?
Se esses foram emitidos antes de 26/10/2005 e são de leitura ótica, mesmo que não tenham a foto digital, não há necessidade de se tirar o visto.
Veja no link: http://www.embaixada-americana.org.br/index.php?action=materia&id=2179&submenu=107&itemmenu=86

A TODOS - Só para esclarecer uma coisa e para que não haja confusão: se alguém possui um passaporte europeu que se enquadra nos requisitos para que se utilize do VWP, o consulado americano e/ou a Embaixada americana não vai conceder o visto nesse passaporte, como bem esclareceu o Daniel abaixo. Simplesmente pq nesse caso, apenas há a necessidade de preencher o ESTA pela internet. Se alguém for usar um passaporte europeu que não preenche os requisitos do VWP, daí sim o visto americano será concedido no passaporte europeu. Daí fica a critério de cada um utilizar o passaporte europeu antigo ou o brasileiro para se tirar o visto. Entendo que realmente mesmo nesse caso, seria mais fácil conseguir o visto no passaporte europeu antigo (desde que válido, óbvio), pois a exigência de visto nesse caso para cidadãos europeus somente se dá em razão de questões de segurança quanto ao passaporte antigo, já que europeus não precisam de visto para os EUA. Se for tirar o visto com o passaporte brasileiro, entra a obrigatoriedade do visto e toda aquela questão discricionária do agente consular, com a comprovação de renda, objetivo da viagem, comprovação de vínculos e etc.

Luciana

mensagem postada em 03/11/2009 - 11:11:56hs

Olá Luciana,

Entendo a sua preocupação. Realmente é uma situação complicada pois os passaportes foram emitidos num período que mudaram os requisitos para serem aceitos no VWP.

Porém, conforme o post do Raphael, no site da embaixada americana diz o seguinte:

Conforme o VWP, o que preciso para entrar nos Estados Unidos?
Conforme o VWP, para entrar nos EUA os visitantes dos países participantes precisam:
ser cidadãos de um país do Programa de Isenção de Vistos;
ter um passaporte de leitura ótica . Dependendo da data de emissão do passaporte outros requisitos devem ser observados:
1- Passaporte de leitura ótica emitidos / renovados / extendidos antes de 26/10/2005 - não existem novos requisitos
2- Passaportes de leitura ótica emitidos / renovados / extendidos entre 26/10/2005 e 25/10/2006 devem possuir fotografia digital na página de dados biográficos ou um chip integrado com as informações da página dos dados3- Passaportes de leitura ótica emitidos / renovados / extendidos em ou após 26/10/2006 devem conter um chip integrado com as informações da página dos dados.
--------------------------------------
Os seus passaportes foram emitidos em Abril de 2006, correto? Então nesse caso aplica-se a regra que está no item 2 acima.

O passaporte deve conter a foto digital ou o chip integrado na capa (e-passport).

No seu post vc coloca que não tem a foto digital, correto? Daí te pergunto: Tem o chip na capa (o chip é um sinal retangular com uma bolinha dentro)... rssss

Se tiver vc poderá entrar com esses passaportes sem a necessidade de visto.

Qualquer dúvida, pode perguntar, ok?

Abraço!

Joaquim, Daniel e Raphael

mensagem postada em 03/11/2009 - 03:11:47hs

Oi gente!!! muito obrigada pelos comentários de vocês... não imaginam como é bom poder desabafar com alguém; he,he,he!!

Os passaportes dos meus filhos são de 04 de Abril de 2006, válidos até 04 de abril de 2016. Eles tem a leitura óptica, porém a foto não é digital e não possuem chip (estive hoje de manhã novamente no consulado para confirmar). Sendo assim, depois dos comentários de vocês e de conversar com o meu marido resolvemos pedir o visto no passaporte italiano, uma vez que o meu passaporte português e o italiano do meu marido são de chip. Acredito que desta forma será uma questão mais burocrática junto ao consulado americano...

Agora, a funcionária do consulado italiano comentou que esta "facilidade" do VWP para a comunidade européia deve acabar em breve, pois os EUA estão com um lobby muito grande visando a instituir a necessidade de visto também aos cidadãos europeus. Não sei se vai vingar, mas é bom aproveitarmos enquanto dá, né!!!

Abs e obrigada, Luciana.

mensagem postada em 03/11/2009 - 03:11:40hs

Sim, você apresentará o passaporte Brasileiro na
saída do Brasil. (pq não pode sair do país como
Estrangeiro
sem ter entrado como tal..)

Na volta você pode apresentar o passaporte europeu,
mas ai vai ter visto de permanência no país e etc..

Então o mais facil é apresentar o Brasileiro em
ambas, já que vai estar com ele mesmo...

E ao chegar aos EUA, o agente consular vai
perguntar "voce tem visto válido no passaporte
Brasileiro?", com a resposta sendo "Não", ele
resolve com o europeu mesmo e lhe dá 3 meses.

Foi assim comigo.

Luciana

mensagem postada em 03/11/2009 - 04:11:30hs

Olá Luciana,

Apenas complementando o post do Joaquim.

Na saída e entrada do Brasil - Apresente o passaporte brasileiro. Se questionarem sobre o visto (na saída) apresente o europeu.

Na entrada e saída dos EUA - Apresente o passaporte europeu. Se questionarem sobre o passaporte brasileiro, apresente-os.

Na imigração lá ocorreram duas situações diferentes: uma vez não me pediram o pass. brasileiro. Já na segunda pediram.

Abraço e boa sorte!

mensagem postada em 03/11/2009 - 10:11:03hs

No meu caso, nessa última viagem, na imigração de Miami o oficial pediu também meu passaporte brasileiro. Por isso é imprescindível sair do Brasil com o passaporte brasileiro em dia para mostrá-lo na Polícia Federal aqui (na saída e no retorno ao Brasil) e eventualmente na imigração americana.

Como já relatei aqui no VPO, acredito que me pediram o brasileiro pq além do oficial ter visto no passaporte italiano que eu era nascido no Brasil, ele viu que eu visitei alguns países "suspeitos" (África do Sul, Indonésia e etc) e por estar naquela faixa etária de imigrante ilegal (tenho 27 anos), viajando com a namorada e etc...
O gringo me perguntou o por quê de não estar viajando com o brasileiro e sim com o italiano. Eu respondi que fui na consulado americano em São Paulo e me informaram que por eu possuir o passaporte italiano que preenchia os requisitos do VWP, não precisaria do passaporte brasileiro. Ele também me perguntou pq na minha última visita aos EUA eu tinha usado o passaporte brasileiro. Respondi que naquela época eu ainda não tinha o passaporte italiano e que após a tirá-lo, eu passei a utilizá-lo nas minhas viagens.
Daí ele pediu para ver o passaporte brasileiro, mas acredito que foi para checar se eu realmente não tinha visto no passaporte brasileiro ou se eu já tinha tido o visto recusado no passaporte brasileiro e por isso estava usando o italiano naquela oportunidade.
Como alguém disse abaixo, talvez vc tenha que responder algumas questões há mais do que se tivesse usando o brasileiro, mas nada de anormal, tudo tranquilo. Alguns oficiais ainda não entendem bem como tantos brasileiros usam passaportes europeus e têm dupla nacionalidade, mas a situação é muito comum por lá.

Luciana

mensagem postada em 04/11/2009 - 08:11:46hs

Como todos já disseram abaixo, para sair do Brasil você pode apresentar o passaporte brasileiro ou apresentar a identidade (por já possuir o passaporte italiano). Mas por garantia, até porque pode ocorrer algum imprevisto como os colegas citaram, é bom ter o brasileiro também, mas lá na imigração apresente apenas o italiano, só apresente o brasileiro se eles pedirem. Boa Viagem!!!!

Obter o ESTA (Sistema Eletrônico para Aut. Viagem)

mensagem postada em 18/11/2009 - 07:11:31hs

E aí gente. Estava lendo o tópico aqui e fiquei com uma dúvida. Anter de fazer a pergunta comunico que meu passaporte italiano será emitido no mês que vem (12/2009), sendo assim já virá com todas as especificações (foto digital e chip). Minha dúvida é: O risco de me ser negado o Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA) é grande? Ou não? Pois estou no interior de minas, e no site esles solicitam nosso endereço. Desde já agradeço a todos.

Otávio

mensagem postada em 18/11/2009 - 08:11:59hs

Olá Otávio, tudo bem?

O processo de emissão da ESTA é bem simples. As informações que tenho é que é recomendável emitir a ESTA com até 72 horas antes da viagem.

O texto abaixo é da página de ajuda do site:
Na maioria dos casos, o Sistema Electrônico de Autorização de Viagens dará imediatamente a resposta. Nos casos em que é necessário mais tempo para determinar a situação, a resposta será dada no prazo máximo de 72 horas. Serão dadas informações para verificar a situação, caso receber uma resposta pendente. As três respostas possíveis são:

Autorização Aprovada. Está autorizado a viajar para os Estados Unidos ao abrigo do Programa de Isenção de Visto. Esta resposta não garante a sua entrada nos Estados Unidos da América; um oficial da Alfândega e Segurança de Fronteiras na entrada fará a determinação final.

Viagem Não Autorizada. Não está autorizado a viajar ao abrigo do Programa de Isenção de Visto. Poderá obter um visto do Departamento de Estado para a sua viagem. Por favor, visite a Página Web do Departamento de Estado dos Estados Unidos em www.travel.state.gov para obter informações adicionais sobre como requerer um visto. Esta resposta não significa que não possa entrar nos Estados Unidos. Só o impede de viajar sob o Programa de Isenção de Visto.

Autorização Pendente. O seu pedido de autorização está a ser revisto, pois uma determinação imediata não foi possível. Esta resposta não indica resultados negativos. A determinação estará disponível no prazo máximo de 72 horas. Volte a esta página e escolha Update ou Verifique a Situação da Autorização Anteriormente Apresentada para Viagem para os Estados Unidos. Será exigido o seu código, número de passaporte e data de nascimento para verificar a situação do seu pedido.

---------------------------------

Quanto à sua dúvida sobre o endereço, não é solicitado o endereço no país que vc reside, e sim nos EUA, se vc tiver (não são campos obrigatórios).

A página para emissão da ESTA é está abaixo:

link

Estou colocando pois já ocorreu uma dúvida de um colega aqui do VPO (nesse tópico, inclusive), que pelo site que estava vendo seria cobrada uma taxa para emissão da ESTA. Esse site é tipo de um despachante que cobra a emissão da ESTA.

Porém, ressalto que a emissão é gratuíta.

Qualquer dúvida, é só perguntar, ok?

Abraço!

Daniel

mensagem postada em 18/11/2009 - 08:11:58hs

Daniel, tudo bem? Por acaso você conhece alguém que não conseguiu essa autorização (ESTA). Pois, se me for negado eu tô frito. O Consulado Americano mais perto daqui fica no Rio, e é longe demais, fora o custo da viagem né. Obrigado.

O patriotismo de Walt sempre foi evidente em sua obra. Assim, no Magic Kingdom, existem inúmeras bandeiras asteadas nas lojas em Town Square e ao longo da Main Street U.S.A., mas elas foram impressas de maneira a - propositalmente - não terem o número correto de estrelas e listas, com o objetivo de assim não terem que ser retiradas toda noite, como é obrigatório para as bandeiras oficiais.