Alfândega - Relatos

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

O objetivo do presente tópico é o de servir de espaço para que possamos postar - relatos - sobre as nossas experiências com a alfândega (exclusivamente). Peço que questionamentos sobre a "cota de isenção" sejam reservados para o seu tópico específico - Alfândega - Cota de Isenção.

leia essas informações

Índice  

Res: BSB ALFANDEGA

mensagem postada em 21/06/2015 - 05:06:59hs

José Elias, a nova área de alfândega do aeroporto de BSB já está toda pronta e com isso estão apertando na fiscalização. Cheguei na semana passada e fiquei um pouco assustado com a forma como eles estão agindo.
Havia um fiscal com cara de poucos amigos - na verdade ele se esforçava para passar a impressão de mau. As vezes era arrogante, mas como não queria problema com a autoridade, deixei passar.
De fato, eles estão conferindo todos os dados dos passageiros com informações no computador: quanto tempo durou a viagem, se foi lazer ou negócios, se costuma ir com frequência para a cidade de onde está retornando, quantidade de malas, etc. A maioria das pessoas era encaminhada para o raio x e algumas são encaminhadas para um inspeção. Havia um rapaz na minha frente com poucas malas (duas médias se não me engano) tão nervoso que o fiscal o encaminhou para a revista. Isso deixou ele mais nervoso ainda. Eu estava com uma média de 2/3 malas por pessoa, mas sem qualquer item que ultrapassasse a cota. Estava tranquilo e fui uma das poucas pessoas do voo que foi liberada direto. Não tinha nada a temer e tinha acabado de voltar de uma outra viagem a Washington. Mas me chamou a atenção.
Ainda em Orlando, encontrei brasilienses que estão acostumados a trazer compras para revender em Brasília. Eles falaram que as pessoas pegas ou passageiros frequentes já estão fazendo parte de uma lista negra, o que faz com que obrigatoriamente algumas pessoas já sejam encaminhadas para inspeção. Disseram que eles estão montando um cadastro conforme o perfil dos passageiros e que com o tempo as informações estarão tão apuradas que dificilmente alguém passará direto caso tenha algo a declarar. Isso tudo relacionado ao aeroporto de BSB.
Enfim, pelo o que eu pude comprovar, faz sentido. A tendência é apertar cada vez mais para os turistas que querem apenas pagar o preço justo. Abs.

Res: GIG 13/06

mensagem postada em 20/06/2015 - 03:06:04hs

Também já passei por essa situação de ver os fiscais da Receita se achando deuses ou superiores a todas as pessoas.

Na primeira vez que eu fui parado, o fiscal falou que eu tinha de chamá-lo de "Senhor", pois ele era autoridade no local. Disse a ele que, pela equiparação de cargos públicos, ele quem deveria me chamar de "senhor" já que eu tenho cargo público de mesma hierarquia de um Auditor da Receita Federal, pois ele era fiscal e não Auditor e, assim, ele ficou ainda mais nervoso!! Ele já havia feito a notificação e a GRU (Guia de Recolhimento) e, caso ele tentasse refazê-la com o intuito de me prejudicar, avisei que daria voz de prisão nele, pois o enquadraria como abuso de autoridade.

Infelizmente temos pessoas que tentam estar acima das leis e, por vezes, quando o cidadão de bem desconhece a norma jurídica, as atitudes deles tendem a piorar.

Eu, como sou bastante sortudo, também fui selecionado na minha segunda viagem aos EUA e tive de pagar novamente os impostos, sendo que, dessa vez, o Fiscal foi extremamente educado e eu entendia que estava à margem da Lei e, assim, deveria pagar os impostos.

GIG 13/06

mensagem postada em 16/06/2015 - 08:06:26hs

Cheguei no Rio dia 13, vôo direto de Miami. Tinha um fiscal mandando muitas pessoas para o raio X. Eu e meu marido estávamos com 2 malas cada e também com mala de mão e mochila . Passamos no Raio X e tivemos que abrir as malas. Nós tínhamos bastante coisas mas coisas baratas, tipo, roupinhas de neném , brinquedinhos etc . Eu , graças à Deus , estava com as notas. Tinha uma senhorinha, por volta de 70 anos que estava abrindo as malas com o fiscal que estava também conosco. Ela tinha uma mala grande, uma de mão e um saco plástico, pelo que pude observar a senhorinha não estava trazendo nada demais. O fiscal remexia as coisa e ia tirando as vitaminas dela que estavam embrulhadas nas roupas e fazendo o maior terror. Ela toda humilde dizendo que era tudo pra ela e ele respondendo que não interessava. Daí ele olhou pra mim e falou pra abrir minhas malas . Falei que estava tudo destrancado e inclusive eu já estava com asnotas na mão. Ele me mandou levar as notas e foi somando tudo com as taxas. Eu que fico super nervosa com toda essa invasão, estava tranquila é muito segura, tinha visto toda a humilhação da senhorinha e pensei: esse homem que pensa ser o rei não é melhor que eu, então continuando a ser educada mas sem ser humilde ,respondia tranquilamente as perguntas dele. Nesse ínterim ele olhou pra senhorinha que estava esperando e viu ela tirar etiquetas de uma blusinhas, ele fez um escândalo, dizendo que era crime, que ia chamar a polícia federal e que idoso ia pra cadeia também. A senhora chorava muito e se tremia toda, não sei como ela não teve um treco.ele mandou ela ficar quieta com o policial e retornou pra mim. As minhas notas , junto com as do meu marido deram U$ 1130 e ele perguntou se era só aquilo, eu respondi que ele podia olhar daí falou pra irmos embora. Conclusão , nunca tinha precisado mostrar notas, só mostrava na época que não tinha raio X e só mostrava de eletrônicos. Agora eles somam TUDO. A falta de humanidade com a idosa , que pelo que observei só tinha algumas compras pessoais, me chocou, NUNCA tinha visto nada igual.

Viracopos 13/06

mensagem postada em 15/06/2015 - 11:06:55hs

eu fui penultimo a passar na fila, bom..
a galera é beeem tranquila, acho que todos passaram as malas no raio x, pq tinha uma fita tampando a parte pra passar direto, eles não vão te acusando, te fazem umas perguntas e tal pra ver se pegam a pessoa na mentira ou algo do tipo, vi uma mulher com uma guitarra, dai perguntaram pra ela se alguém que tava com ela era musico, ela falou que não, dai perguntaram "mas ela é nova? vcs compraram na viagem ou era usada? dai a mulher falou que comprou na viagem, perguntaram o valor e ela falou que foi uns 800 dólares, dai mandaram ela ir declarar o produto e pagar o imposto, outra pessoa que foi mandada trouxe um iphone lacrado e ficou meio que retrucando, o cara falou que se fosse fora da caixa não teria problemas, mas ela trouxe lacrado e isso ja faz o produto entrar na cota...
quando passei minhas malas fiquei com um cagaço, tava com um mac na mochila e tal, e minha namorada tava com uma câmera filmadora, passou e ninguém falou nada, mas so estavam os caras da empresa terceirizada olhando, ninguém da receita olhou na tela na hora, vi uma mulher espertinha tbm aparecendo e falando "eu ja passei por ai e agora" dai falaram pra ela ir reto KKKKKK, como que ela iria ter passado por la e dado a volta e entrado de novo na parte do raio x? Uma mala minha foi extraviada e hoje a copa me ligou dizendo que já passaram pela receita e que vai vir no primeiro voo pra bsb que é aonde moro, dai busco no aeroporto xD

Viracopos - 02/06

mensagem postada em 15/06/2015 - 09:06:12hs

Cheguei no voo da azul às 09:00 (estava atrasado). As malas demoraram de chegar e vi que já tinham dois fiscais de olho nas esteiras. Quando as nossas malas sairam, a fila do 'nada a declarar' estava bem grande, então já imaginei que eles estavam mandando bastante gente para o raio-x. Não deu outra. Na nossa frente tinha uma família de 4 pessoas com muitas malas, mas que não foram paradas. E um homem sozinho com somente uma mala e que foi parado. Nós estávamos com uma mala grande, uma média e uma mochila cada. A fiscal perguntou se éramos um casal e de onde estavamos vindo e nos deixou passar.

Guarulhos 13/06/15

mensagem postada em 14/06/2015 - 11:06:34hs

Cheguei em Guarulhos voo Miami-São Paulo 13/06 as 18:30 hs.Parece que só tinha esse voo chegando. Passei tranquila com uma mala grande e uma de bordo.
O que ouvi dizer foi que estavam parando quem tinha muitas malas.
Vi gente com carrinho de nenem, bebe conforto etc na esteira.Mas não vi na hora que essas pessoas foram passar na alfândega.

Galeão 31/05

mensagem postada em 01/06/2015 - 12:06:06hs

Cheguei ontem por volta das 8 da manhã e a fila da alfândega dava voltas no aeroporto. Enorme! Tinha um fiscal que olhava o passaporte e a passagem e mandava 99% das pessoas para o raio X. Não estávamos com muitas malas e mesmo assim fomos encaminhados para o raio X. Passamos e fomos embora sem maiores problemas.

Viracopos - Campinas - 31/05

mensagem postada em 01/06/2015 - 10:06:35hs

Pessoal,

Cheguei ontem as 7h30, e só tinha o meu voo. 2 policiais já observavam as chegadas das malas próximo a esteira de bagagem. Como eu estava sozinha e apenas com uma mala grande e uma mala pequena de mão não fui encaminha para o raio x, mas muitas pessoas foram.

Res: Relato Alfândega 23/05 - Guarulhos

mensagem postada em 26/05/2015 - 03:05:12hs

Thiago, não acho que seja assim, não!
O quesito sempre será o humor do fiscal...

Voltei dia 17/05 num voo da AA que chegou às 8h30, vindo direto de Miami.
Só tinha nosso voo esta hora, e todo mundo estava passando direto, não vi ninguém ser mandado pro raio-x.

Pelo que andei percebendo na maioria dos aeroportos quem volta pela copa tem uma fiscalização mais branda do que quem pega voos diretos da delta e AA , acho que é pq eles param no panamá e lá tem gente de outros países embarcando de volta pro brasil
(mensagem de Thiasgo)

(mensagem de Fernanda Galina)

Sim, o bom humor do fiscal é um quesito importante, mas de tudo que li e pelo que já passei tbm percebi que voos diretos eles arrocham bem mais, nos da copa que desci nas 3 vezes ninguém foi parado nem nada, isso em brasília aonde a fiscalização é a mais pesada de todas

Res: Relato Alfândega 23/05 - Guarulhos

mensagem postada em 26/05/2015 - 03:05:50hs

Thiago, não acho que seja assim, não!
O quesito sempre será o humor do fiscal...

Voltei dia 17/05 num voo da AA que chegou às 8h30, vindo direto de Miami.
Só tinha nosso voo esta hora, e todo mundo estava passando direto, não vi ninguém ser mandado pro raio-x.

Pelo que andei percebendo na maioria dos aeroportos quem volta pela copa tem uma fiscalização mais branda do que quem pega voos diretos da delta e AA , acho que é pq eles param no panamá e lá tem gente de outros países embarcando de volta pro brasil
(mensagem de Thiasgo)

Você sabia que a praça da atração Mission: Space (Epcot) é denominada Planetary Plaza?