Planejamento - Menor Desacompanhado e Autorização

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais recente para a mais antiga

Cartilha de Viagem de Menor ao Exterior - link.
Manual de Viagem de Menores Brasileiros ao Exterior - link.
Formulário Padrão de Autorização de Viagem Internacional - link.

leia essas informações

Índice  

Gente - Obrigada a todos

mensagem postada em 22/11/2012 - 08:11:56hs

Meninas e Fabio :-)

Super obrigada 'a todas pelas informações...O formulário que ela preencheu foi este mais abaixo mesmo.. só que, ela também assinou.. hehehehe..

Passei tudo para ela, ela ficou de ligar na PF pra ver o que eles falam... vamos ver.

O problema é que aqui no Brasil eles pedem um monte de coisas, mas não dão informações precisas e claras sobre o que pedem.

Abraço,
Heloiza

Jack - Filha de Prima ...

mensagem postada em 07/01/2013 - 04:01:58hs

Jack,
Ela deverá ter a autorização de ambos os pais (se vivos) ou de quem detem legalmente a guarda dela, com firma reconhecida em cartório (tem o modelo de autorização no site da policia federal).
Creio que lá não terão problemas na imigração, desde que ela tenha o visto no passaporte e a autorização dos pais. Não esquece de levar também a carteira de identidade dela (para comprovação na hora da saída do Pais, pois os passaportes novos não tem o nome dos pais).
É bom mesmo se prevenir com toda a documentação exigida, ainda mais agora com a novela passando sobre o trafico de crianças e mulheres para o exterior...
SDS.
Roberval.

Roberval

mensagem postada em 07/01/2013 - 04:01:14hs

Obrigada

Na verdade iamos so meu marido, eu e filha de 12 anos, mais eu costumo dizer q destino é marcado. a filha dessa prima veio num aniversário ontem e ficou sabendo da viagem, a menina era louca para ir a disney e falou que deixaria a menina ir com agente, ai o detalhe eu comprei a passagem da tam tem 3 meses, a minha prima entrou no site da tam, comprou a passagem e o assento da menina ficou do meu lado.
Logico q estou preocupada, nao é minha filha, mais a alegria da menina era tanta.

Socorro! Autorização e Formulário 6059B

mensagem postada em 28/01/2013 - 11:01:36hs

Viajo sábado, estou com dúvidas na minha autorização, viajo sem meus pais, tenho 15 anos, vou com meu tio, devo fazer uma autorização em inglês? Se sim, qual modelo? Na autorização normal, devo colocar meu RG ou meu passaporte? Porque pede onde foi expedido e no passaporte não mostra isso. E no formulário de desembarque azul, vou ter que fazer um só para mim, já que não moro com meu tio e meu último sobrenome é diferente dele?

Diego - Autorização

mensagem postada em 29/01/2013 - 11:01:18hs

Utilizei a autorização para viajar com minha filha e colocamos o número do passaporte mesmo, como falado pelo Fábio.
Eu como sempre fico insegura, levo umas 3 vias pois eles retem no aeroporto uma (mas só para garantir mesmo). Como ela pode ter vpalida de até 2 anos, acabo não perdendo as outras vias caso não use.

Segue o modelo que utilizei para minha filha:

www.ttl.com.br/wp-content/themes/grau/images/modelo.doc

Fiquei na dúvida se poderia postar o link, mas acabei postando. Caso não possa, podem deletar, ou me avisar para que eu retire.

Patricia

mensagem postada em 30/01/2013 - 01:01:05hs

Vou viajar com meu enteado e com o pai dele, mas bate aquele receio quando vai chegando perto da viagem. Os documentos que estou dele são os seguintes: Registro, passaporte e 2 vias com autorização, preciso de algo mais?

Rafaela

mensagem postada em 30/01/2013 - 11:01:50hs

Olha, eu sou exagerada, prefiro pecar pelo excesso, então quando fui levei tudo que eu lembrei e que tinha em mãos...rs

Para a minha filha levei a certidão de nascimento, passaporte, autorização (por autenticidade em 2 vias) e RG (mesmo sabendo que não precisava). Por incrível que pareça, não ficaram com nenhuma via minha da autorização, mas sei que o comum é ficarem mesmo com uma (quando fomos para a Argentina ficaram com ela, acabei usando a mesma porque estava com 2 anos de validade).

Fiquei tensa até a hora de chegar no aeroporto de lá, sempre achando que iam me pedir mais coisas, mas deu tudo certo.

Duvida

mensagem postada em 05/02/2013 - 08:02:52hs

Pessoal.
Eu vim com a minha esposa e filha para Orlando, mas estou pensando em ficar alguns dias, neste caso a minha esposa retornaria com a minha filha sem mim. Para a viagem de volta as autoridades americanas e brasileiras fazem alguma restrição em não ter um dos pais?

Obrigado.

Luiz.

DÚVIDA MENOR DESACOMPANHADO

mensagem postada em 05/02/2013 - 09:02:27hs

Oi, Luiz Guilherme,

Uma amiga minha voltou com os filhos e sem o marido.Eu perguntei o que ela fez,
ela disse que nåo precisou de nada e que a exigência é só aqui no Brasil.
Tenta passar um email para o consulado americano para confirmar.
Eu viajo sempre com minha sobrinha e com autorizacão dos pais, na volta realmente nunca me pediram nada,na ida sim, ficaram até com uma via da autorizacão.

Márcia

Minha experiência- Menor desacompanhado - Janiero de 2013

mensagem postada em 18/02/2013 - 08:02:46hs

Queridos VPOenses , vou contar para vocês nossa experiência em levar a filha menor de 14 anos de uma grande amiga , para a Flórida conosco :

Meus queridos , começamos a planejar esta viagem uma ano antes , e a novela de tráfico de pessoas não estava passando ...rsrs

Deixamos para providenciar a autorização de viagem de Menor conforme resolução do CNJ -desacompanhado ao exterior no mês da viagem . 6 vias , autenticadas .Reconhecemos firma , tudo certinho . No mês da viagem surge aquele mal entendido em Miami da menor brasileira que ficou retida . Pronto ...fiquei louca . O avô da menor é advogado e nos orientou a providenciar uma tradução simples ( nada de Google rs) com os números dos passaportes , caso tivéssemos algum problemas com as autoridades americanas ...Levei foto dela bebê com a gente ( é amiga da minha filha da mesma idade ) , declaração de que ela estava matriculada no colégio , comprovantes de endereço dela , dos pais , identidades , tudo autenticado ..Prefiro pecar pelo execesso ! Rs.
Em Guarulhos, com a autoridade da polícia federal , foi super tranquilo ..mas tenso ..pois ela mora em Belo Horizonte , e nós em Recife ...afinal era uma menor com amigos .

Chegamos em Orlando dia 29/01/2013 ás 14:00 hrs pontualmente e só se via brasileiros ....

Na fila da imigração , o primeiro contato foi com uma colombiana super humorada , que nos orientou que a menor deveria preencher um formulário para ela somente . Ou seja , tinhamos colocado ela em nosso formulário , tendo em vista ser menor . A Colombiana disse: "Como ela é menor , mas já tem 14 anos , e sabe o que colocar na mala , um formulário para ela . Se ela tivesse 09 anos , passaria com vocês"

Até aí maravilha , fomos para a fila novamente e nos colocaram com um policial muito sério , que não falava nada de espanhol .

Ele perguntou para minha filha e para a menor que estava conosco quantos anos tinham ....Minhas pernas tremiam ..pois ele ficava olhando o passaporte das meninas o tempo todo ...Tudo estava certo , nada errado , mas os procedimento de 10 minutos parecem 12 horas....

Enfim, após esta tortura , passamos , mas eu fiquei o resto do dia com o coração disparado ....

Espero ter ajudado ...

Apesar dos 11 países que compõem o World Showcase ocuparem uma vasta área ainda existe espaço para mais 7 pavilhões.