Planejamento - Menor Desacompanhado e Autorização

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais recente para a mais antiga

Cartilha de Viagem de Menor ao Exterior - link.
Manual de Viagem de Menores Brasileiros ao Exterior - link.
Formulário Padrão de Autorização de Viagem Internacional - link.

leia essas informações

Índice  

Heloiza

mensagem postada em 20/11/2012 - 03:11:40hs

Vamos as considerações rsrsr a palavra e.x.p.e.dida não pude escrever devido regras do forun, por favor tire os pontos.....dizem q a foto acima do lado direito da autorização não é mais necessario...eu colei e percebi q oagente olhou a foto e a cara dos meus filhos por 3 vezes ...na duvida coloque a foto... Qualquerduvida me pergunte bjosssss

Fabio

mensagem postada em 20/11/2012 - 03:11:26hs

Um gasto a menos.....é q sou meio encanada c detalhes ...vai que bem na minha vez alguém peça ...é mais precaução mesmo...mais q o agente olhou a foto ele olhou...vai ver q ele olhou tanto por que não precisava mais rsrsr abç

Retorno ao Brasil

mensagem postada em 20/11/2012 - 09:11:16hs

Pessoal,

No site da PF faz referencia somente a autorização da saida do Brasil do menor desacompanhado de um ou ambos os pais.

E na volta ao Brasil, como é no embarque nos EUA? Eles tambem pedem para mostrar essa autorização?

No meu caso embarcaremos todos juntos, eu, meu marido e minhas filhas, mas na volta, meu marido voltara em outro voo e eu estarei sozinha com minhas filhas.

Abraços

Erica

Erica

mensagem postada em 20/11/2012 - 09:11:31hs

Oi...nos EUA, não foi me pedido nada nem na ida e nem na volta...aki no Brasil na volta tbem não , somente na ida mesmo....mais é de se pensar e continuar a perguntar, pois e se me parassem na volta aki no Brasil (ex para avaliar excesso de bagagem) a autorização estava c eles lá no guiche da policia federal...realmente é uma duvida..eu por via das duvidas faria a autorização..mais vamos ver as vezes alguém já passou por esta situação e saiba lhe responder melhor...abç

Olá!

mensagem postada em 22/11/2012 - 11:11:38hs

Viajei em maio com minha filha de 7 anos e adaptei a autorização. Não tive problema algum. Na volta não pedem nada! Inclusive pedi ao fiscal para deixar ela sair, pois o pai estava do lado de fora e eu estava na fila do raio-x. Xerocopiei e autentiquei o passaporte meu, do meu marido e da nossa filha. A cópia dela, junto com a autorização, ficaram retidas na PF. As outras cópias e a segunda via da autorização foram devolvidas. Por via das dúvidas, é sempre bom ter o documento dos pais xerocopiados e autenticados. Nunca se sabe e o que é demais, não prejudica!
Ano que vem vou levar minha sobrinha, menor de idade, e já providenciei, junto aos pais dela, a tal autorização, um monte de cópia de documento, etc etc... Há alguns tópicos atrás eu postei o modelo de autorização. Copiem, ipse literis, o modelo da PF, pois tem um parágrafo que é obrigatório constar na autorização.

Mas, tenho uma dúvida: como vou pela COPA, teremos que fazer escala no Panamá.
Alguém sabe dizer se no embarque para Miami precisa da autorização também??? Nunca fiz escala e, muito menos, com sobrinhos menores...rs.

Abrç
Tania

Autorização para viagem

mensagem postada em 22/11/2012 - 01:11:36hs

Ano passado levei meus filhos e fui sozinha. Levei a autorização do pai deles em 4 vias, todas originais e autenticadas em cartório por semelhança. A autorização era de um site da PF, peguei no mesmo site a autorização para fazer os passaportes e para viagem internacional, não continha aquele paragrafo que foi citado aqui embaixo. Tinham dito que precisava de uma autorização para cada escala, mas pra mim só pediram na saída no aeroporto de Porto Alegre, não pediram nem em Lima- Peru nem em Miami.
Detalhe importante: leve certidão de nascimento ou carteira de identidade, pois no passaporte não consta a filhiação. Na hora de sair do país quase me barraram pq não tinha autorização de viagem da minha filha menor (que veio de inseminação e não tem pai registrado), tive que ir na PF do aeroporto e pegar uma autorização lá, onde eles olharam no sistema e confirmaram a informação.
Espero ter ajudado!

Autorização conforme Resolução do CNJ

mensagem postada em 22/11/2012 - 06:11:36hs

O reconhecimento de firma, segundo informações da PF (tenho um amigo que trabalha lá), pode ser por autenticidade ou semelhança. Importante tirar cópia do passaporte dos menores e autenticar em cartório, pois ficam retidas na PF do aeroporto uma cópia do passaporte e um original da autorização. Todos as outras cópias, tais como passaportes meu e do meu marido, também autenticados, eles devolveram depois de verificar. É super tranquilo! SEgue, exatamente, a autorização que entreguei:

AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM INTERNACIONAL PARA CRIANÇA E ADOLESCENTE
(Resolução 131/2011-CNJ)
(Válida até 02/05/2014)

Eu, xxxxxxx, portador do Passaporte nº xxxxxxxx, -- palavra censurada --do pela DPF/NRI/RJ, data de -- palavra censurada --ção xxxxxx, residente à Rua xxxxxxx, tel. de contato xxxxxx, na qualidade de pai, AUTORIZO que a menor xxxxxxx, nascida em xxxxxx, sexo feminino, natural do Rio de Janeiro – RJ – Brasil, Passaporte nº xxxxx, -- palavra censurada --do pela xxxxx, em xxxxx, viaje com destino ao exterior (Estados Unidos da América), na companhia de sua mãe, xxxxxx, portadora do Passaporte nº xxxxx, -- palavra censurada --do pela xxxxxx, em xxxxx, residente à Rua xxxxxx.

Observação: Salvo se expressamente consignado, as autorizações de viagem internacional expressas na Resolução 131/2011 – CNJ não se constituem em autorizações para fixação de residência permanente no exterior, os termos do art. 11 da Resolução.

Local/data: ____________________, _______de ___________________de 2012.

Assinatura: ________________________________________________________
Reconhecer firma por autenticidade ou semelhança (Art. 8º, § 1º da Resolução 131/2011-CNJ)

Tem que ter os termos acima e, obrigatoriamente, a observação transcrita acima da data. Só isso! Já fiz uma, inclusive, para minha sobrinha, que viajará comigo ano que vem.
Abç

Tania

mensagem postada em 22/11/2012 - 06:11:09hs

Oi...muito estranho isso de ficar retido a copia do passaporte..agora em jul12 fui sem me marido fiz exatamente como o documento q transcrevi abaixo (seguindo o q o agente de viagem me oriento) e não ficou copia do passaporte de nenhum dos meus filhos...será q em São Paulo è diferente do Rio? Bjoss

Renatinhaa

mensagem postada em 22/11/2012 - 07:11:20hs

Não sei dizer se tem diferença!!! A cópia do passaporte dela estava grampeada junto à autorização. No sistema da PF tem todos os dados dos passageiros. Acredito que eles conferiram tudo e resolveram ficar por precaução. SEi lá!!! VAi entender... Mas é melhor garantir do que passar sufoco. Tiro cópia de tudo e coloco dentro de uma pastinha, que fica o tempo todo comigo, até chegar no hotel. Lembro que pedi pro meu marido não arredar pé do lado de fora enquanto a gente não estivesse liberada. Assim que liberou, liguei pra ele e relaxei...
Abrç

Tania

mensagem postada em 22/11/2012 - 07:11:20hs

Sei lá ..aki tem tanto papel pra se fazer rsrs...e eu q são 2 ..sò o meu pequeno já vai p o terceiro passaporte e o visto está no primeiro ...pra q tanto passaporte rsrsr.
Agora eu sou encanada tbèm mesmo falando q não precisa da foto eu colo ..e eu já fiz junto c esta autorização q transcrevi mais 3 , vai q meu marido não possa ir de ultima hora já está tudo pronto..por isso copiei direitinho q tem validade de 2 anos rsrs mais vou te falar uma coisa q dá um medinho q eles vão encrecar dá mesmo.
Hã minha mãe qdo foi sozinha c meu maior assinamos eu e o meu marido mais esta mesma autorização q transcrevi sem a copia do passaporte...vai endenter
Uhhhhhhh ta chegandoooooooooo bjossssssss

No Magic Kingdom, você pode observar que no início da Main Street U.S.A. os lampiões são a gás e conforme você anda na direção do Castelo da Cinderela eles passam a ter lâmpadas elêtricas, com o objetivo de demonstrar o progresso.