Planejamento - Menor Desacompanhado e Autorização

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Cartilha de Viagem de Menor ao Exterior - link.
Manual de Viagem de Menores Brasileiros ao Exterior - link.
Formulário Padrão de Autorização de Viagem Internacional - link.

leia essas informações

Índice  

Novo modelo de passaporte brasileiro.

mensagem postada em 04/12/2014 - 08:12:28hs

Boa noite, galera.
Vocês estão sabendo do novo modelo de passaporte? Pois é..fiquei sabendo hoje quando estive na PF com a minha afilhada de 6 anos que viajará comigo, sem os pais.

Levamos a autorização normal que os pais devem apresentar para autorizar o menor a tirar o passaporte, mas quando chegamos lá, a atendente perguntou para a minha irmã e para o marido dela, se eles queriam que o passaporte já saísse com autorização para a menor viajar sem um dos pais, ou sem ambos. Como ela vai viajar só comigo, eles optaram por autorizar a viagem sem nenhum responsável. Ela então, jogou fora a autorização que tínhamos levado e imprimiu uma outra, que libera a menor pra viajar desacompanhada e disse que agora não será mais necessária autorização nenhuma, pois já vem impressa no passaporte. Não é mais necessária toda aquela burocracia de preencher autorização e reconhecer firma para o menor viajar sozinho, essa que vem no passaporte já basta.

Cheguei em casa e fui, imediatamente, para o santo Google pesquisar sobre o assunto, e é isso mesmo. Parece que estes passaportes "novos" começaram a sair em novembro, se não me engano.Bem recente.

Outra coisa que descobri, foi: o novo modelo vem com a filiação impressa, também, dispensando a apresentação do RG do menor na hora de embarcar.

Mesmo assim, fiquem atentos. Por precaução, pedirei para a minha irmã e o marido fazerem uma autorização à moda antiga, vai que...... rsrs. EUA não é brincadeira,né?Qualquer motivo, é motivo.

Então,amigos, fiquem atentos às novas mudanças. Pesquisem e se informem.

Um abraço.

Res: HELP ME PLEASE!!!

mensagem postada em 12/11/2014 - 10:11:14hs

Meus sobrinhos de 19 anos e 17 anos vão viajar sozinhos para Miami em Março de 2015. Algumas dúvidas:
Eles poderão ter algum problema na imigração por estarem sozinhos? É a 2ª vez que vão ao EUA. A primeira foi em 2011 e estavam acompanhados mim (os tios).
Onde ficar já que os hotéis só aceitam para o check in maiores de 21 anos?
Os hostels e os flats têm essa restrição tb? Por favor, me ajudem! Eles já compraram as passagens. O de 19 anos terá as suas primeiras férias de trabalho (Ele trabalha desde os 18 anos) em Março e está super ansioso pela viagem com o próprio dinheiro. (mensagem de Márcia Carvalho)

Márcia,

Receio que sim !
A maioridade nos estados unidos se dá aos 21 anos, como vc sabe.
Assim, pelo fato de estarem sozinhos, os oficiais da imigração tendem a ser mais rígidos no interrogatório de entrada, mesmo eles tendo vistos, exatamente pela dificuldade em hospedarem-se em hotéis.
Seria bom consultar a uma agencia de viagem séria se existe algum hotel que aceite menores de 21 desacompanhados.
Também não poderão alugar carros. O menor de 17 anos precisará de autorização judicial uma vez que não estará acompanhado de um ou ambos os Pais.
Para entrarem nos EUA precisarão de um responsável por eles.
Para mais informações, por favor veja este LINK
SDS,
Roberval.

PS.:
O Site da embaixada diz:
Os menores podem ser capazes de viajar para outro país, sem qualquer um de seus pais. No entanto, podem exigir uma carta de consentimento por escrito com firma reconhecida de ambos os pais. Menores interessado em viajar sem os pais devem entrar em contato com a embaixada para tratar de questões de admissibilidade. A lista de exigências da embaixada e entrada podem ser obtidas no site do Departamento de Estado , ou ligar para a embaixada em particular por telefone.

HELP ME PLEASE!!!

mensagem postada em 12/11/2014 - 09:11:09hs

Meus sobrinhos de 19 anos e 17 anos vão viajar sozinhos para Miami em Março de 2015.
Algumas dúvidas:

Eles poderão ter algum problema na imigração por estarem sozinhos? É a 2ª vez que vão ao EUA. A primeira foi em 2011 e estavam acompanhados mim (os tios).

Onde ficar já que os hotéis só aceitam para o check in maiores de 21 anos?

Os hostels e os flats têm essa restrição tb?

Por favor, me ajudem! Eles já compraram as passagens. O de 19 anos terá as suas primeiras férias de trabalho (Ele trabalha desde os 18 anos) em Março e está super ansioso pela viagem com o próprio dinheiro.

Res: Autorização para menor - Sarah e Alessandro

mensagem postada em 18/09/2014 - 10:09:43hs

Obrigada pelas respostas. Só mais uma dúvida: ela irá viajar comigo, preciso assinar a autorização também? Ou apenas o pai? (mensagem de Sarah Silva)

Se ela vai contigo, não. Somente o genitor que ficar no Brasil deve autorizar a saída do menor ... Não esquece das copias da autorização (uma fica na Pol.Federal ao sair do Brasil) e do reconhecimento da firma em cartório, além de levar a Carteira de Identidade dela para comprovar o nome dos Pais.
SDS,
Roberval.
(mensagem de roberval taylor)

Olá Sarah e Roberval

Costumamos levar nossos netos a Orlando. Só complementando, a assinatura deve ser feita e reconhecida no cartório, por autenticidade.
A carteira de identidade é muito importante, pelo motivo que o Roberval citou. Nas 2 primeiras viagens levamos só as certidões de nascimento, mas aí demoramos muito na PF. A carteira de identidade acelera o processo porque comprova a filiação e também possui o retrato da criança.

Abs,
Maria Teresa

mensagem postada em 18/09/2014 - 11:09:23hs

Obrigada pelas respostas. Só mais uma dúvida: ela irá viajar comigo, preciso assinar a autorização também? Ou apenas o pai? (mensagem de Sarah Silva)

Se ela vai contigo, não. Somente o genitor que ficar no Brasil deve autorizar a saída do menor ... Não esquece das copias da autorização (uma fica na Pol.Federal ao sair do Brasil) e do reconhecimento da firma em cartório, além de levar a Carteira de Identidade dela para comprovar o nome dos Pais.
SDS,
Roberval.

mensagem postada em 18/09/2014 - 08:09:19hs

A autorização pode ser digitada ou deve ser escrita à mão?
(mensagem de Sarah Silva)

Sarah, tanto pode ser digitada quanto escrita à mão. É indiferente.
(mensagem de Alessandro Barroso Benevides)

O importante é levar cópias da Autorização e que ela esteja com a assinatura dos pais ou responsáveis Autenticada em Cartório !! Uma cópia fica na PF, na saída do Brasil.
Os nomes do Pai e Mãe devem constar na Carteira de Identidade no menor, uma vez que o novo passaporte não tem essa informação.!!
SDS,
Roberval.

Autorização de viagem

mensagem postada em 19/07/2014 - 10:07:55hs

O preenchimento desse docto é simples, o mais complicado é a autenticação do resto super simples.
O detalhe é que os menores TEM que levar o RG na hora do embarque, o nome do PAI e da MÃE tem que estar preenchido no formulário igual ao RG.

Uma copia fica na imigração de saída e outra o viajante leva com ele.

Qlq duvida que puder ajudar é só pedir

Res: Formulário CNJ

mensagem postada em 18/07/2014 - 05:07:00hs

Olá, também estou com esta dúvida pois agora em setembro viajo com meu filho de 14 anos.

O formulário que eu imprimi 2 vias foi o do site da PF pois era o único que eu tinha conhecimento, o encontrei enquanto estava em processo de tirar passaporte. Mas fiz uma busca agora por este formulário CNJ e descobri que eles são idênticos no que tange aos campos a serem preenchidos mudando somente os logos, já que no da PF não tem nenhum.

Hoje eu fui ao cartório que temos firma aberta com as duas vias preenchidas e assinadas pelo pai do meu filho, fiz a autenticação e gostaria de saber se isso somente já basta ou se terei que imprimir esse CNJ.

Agradeço a quem puder ajudar

Jucelia, estou na mesma situação sua, e pelo que li, falaram para minha pessoa e compreendi, é só o formulário do CNJ mesmo (vi no site do CNJ, PF e TAM).
O que providenciei, na verdade, foram duas vias do formulário, porque se lembro bem (já faz algum tempo que pesquisei e resolvi isso), uma via fica com a PF !
(mensagem de Luciara77)

Res: RESTRIÇÕES VIAGEM DE MENOR

mensagem postada em 07/07/2014 - 02:07:17hs

Olá, meu nome é André e preciso da ajuda de vocês urgente. Tenho 14 anos, assim sou um menor e viajarei sozinho para os EUA. Tenho tudo certinho as 2 copias da autorização de viajem de menor mas estou com duvida em um aspecto. Eu viajarei sozinho, só que a pessoa que sera responsável por mim durante a viajem viajara no mesmo horário só que em voos diferentes e chegaremos no mesmo horário, assim, irei fazer a imigração junto com esta pessoa. Minha pergunta é se preciso de algum formulário ou autorização falando que essa pessoa seda responsável por mim durante a viajem, e se terei que mostrar na imigração etc. ESPERO UMA RESPOSTA O MAIS RAPIDO POSSÍVEL, OBRIGADO (mensagem de André Porto Alegre)

André,
Neste caso acho que será necessário a contratação de serviço de acompanhamento de menor pela cia aérea, pois o responsável por vc teria que ir no mesmo vôo.
Podem acontecer atrasos e vc não poderá ficar sozinho na área de imigração, sem um responsável ... Convém verificar junto ao juizado de menores de sua cidade.
Bjs Alice.

Veja também: LINK e mais este site: LINK

RESTRIÇÕES VIJEM DE MENOR

mensagem postada em 07/07/2014 - 12:07:29hs

Olá, meu nome é André e preciso da ajuda de vocês urgente. Tenho 14 anos, assim sou um menor e viajarei sozinho para os EUA. Tenho tudo certinho as 2 copias da autorização de viajem de menor mas estou com duvida em um aspecto. Eu viajarei sozinho, só que a pessoa que sera responsável por mim durante a viajem viajara no mesmo horário só que em voos diferentes e chegaremos no mesmo horário, assim, irei fazer a imigração junto com esta pessoa. Minha pergunta é se preciso de algum formulário ou autorização falando que essa pessoa seda responsável por mim durante a viajem, e se terei que mostrar na imigração etc. ESPERO UMA RESPOSTA O MAIS RAPIDO POSSÍVEL, OBRIGADO

Originalmente a entrada principal do pavilhão mexicano (Epcot) era pela lateral direita da pirâmide, mas foi alterada para frente, pois os visitantes confundiam-se.