Planejamento - Vacina - Febre amarela

 
Tópico Aberto

 
 
ORDENAR MENSAGENS: da mais recente para a mais antiga
 
Índice  
 
 
Lu & Dan - reações da vacina

 mensagem postada em 04/08/2008 - 02:08:54hs
 
 

Eu e minha esposa fomos em março deste ano e não tivemos nenhuma reação a vacina, apenas o local da aplicação fica um pouquinho dolorido por uns dias.
A propósito....em nenhum momento nos pediram o comprovante de vacinação no Panamá, mas por via das dúvidas é bom tomar a vacina sim até mesmo porque ficamos protegidos por 10 anos contra a febre amarela.

 


 
VACINA CONEXÃO PANAMÁ

 mensagem postada em 05/08/2008 - 02:08:33hs
 
 

Amigos, mandei um e-mail a ANVISA para tirar as dúvidas e a resposta foi a seguinte:

"Prezada Sra. Silze Mello,

De acordo com as informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Panamá está entre os países que exigem a vacina contra febre amarela de viajantes procedentes de áreas com risco de transmissão da doença – caso do Brasil..."

"Esta lista não faz referência às escalas ou conexões. Dessa forma, orientamos, para evitar possíveis transtornos, a vacinação contra febre amarela e a obtenção do CIVP.

A vacina contra febre amarela está disponível gratuitamente nos postos de vacinação instalados em diferentes unidades de saúde das Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde. Nestes postos o viajante receberá o Cartão Nacional de Vacina, válido em todo território nacional.

Para a emissão do CIVP, será necessário que a senhora dirija-se a um Centro de Orientação ao Viajante da Anvisa apresentando:
· O Cartão Nacional de Vacinação preenchido corretamente com: data da administração da vacina, lote da vacina, assinatura do profissional que realizou e identificação da unidade de saúde;
· Documento de identidade oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de motorista válida, etc);
Antes de procurar estes Centros de Orientação ao Viajante da Anvisa, recomendamos o acesso ao link http://www.anvisa.gov.br/viajante para realizar seu cadastro, agilizar seu atendimento e obter informações sobre os cuidados com sua saúde durante a viagem.



 


 
Vacina

 mensagem postada em 07/10/2008 - 11:10:28hs
 
 

Ja fui 2x para Orlando pela Copa Airlines e nunca me pediram o certificado de vacinacao. Na conexao no Panama voce fica livre na zona de embarque e ao embarcar so verificam sua passagem e bagagem de mao as vezes. Na duvida melhor tomar, mas nunca me pediram!

 


 
Juliana

 mensagem postada em 06/11/2008 - 08:11:25hs
 
 

Olá!! Se vc observar alguns posts abaixo, verá um que coloquei em agosto qdo pedi informação a ANVISA sobre o assunto. Veja que o que ocorre é na verdade uma falta de informação precisa, objetiva e direta. Portanto, sendo o Panamá país incluído na lista e nessa lista não há destinção entre escala, conexão ou tempo real de permanência, o melhor é previnir e não correr o risco de estragar sua viagem por uma coisinha tão pequena.

abçs...

 


 
Juliana

 mensagem postada em 07/11/2008 - 09:11:36hs
 
 



Juliana esta é uma mensagem que eu copiei do site da COPA, embaixo no lado esquerdo, no tópico NOTÍCIAS, vai lá e dá uma olhadinha....

Vacinação contra febre amarela não é obrigatória en Panamá
quinta-feira, 16 de outubro de 2008

O Ministério da Saúde da República do Panamá confirma, em um comunicado datado de 16 de outubro de 2008, que a requisição de vacina contra a febre amarela – que entraria em vigor em 1º de novembro de 2008 – é agora uma recomendação e não uma exigência.

Pelo exposto anteriormente, reiteramos que não é necessário apresentar nenhum certificado de vacinação contra febre amarela para entrar ou sair do Panamá.

 


 

 mensagem postada em 07/11/2008 - 10:11:21hs
 
 

Pois é, as informações que obtive da Copa foram estas, mas como não são informações oficiais do governo, fiquei um pouco com medo de ter problemas, mas acho que tá claro, né? Todos que postaram aqui falaram que nunca foi pedido o certificado de vacinação...
Obrigada pela ajuda de vocês.
Abraço

 


 
Ruth Levy - Febre Amarela - Bahamas

 mensagem postada em 01/12/2008 - 12:12:33hs
 
 

Ruth, para as Bahamas é necessário apresentar sim o cartão interncional de vacina da febre amarela.
Vá ao site da anvisa em
www.anvisa.gov.br/viajante e colha todas as informações necessarias.
Adriana

 


 
Vacina - É necessária?

 mensagem postada em 06/01/2009 - 02:01:20hs
 
 

Alguém que viajou de COPA nos últimos tempos sabe como está a situação da vacina? Liguei hoje para o posto da ANVISA (aeroporto POA) e me informaram sobre a desnecessidade da vacina em caso de não ser feita a imigração (conexão). Ela disse que há muita confusão a respeito e o próprio Consulado do Panamá prestou este esclarecimento a eles. Também me informou de que não haveria problema no retorno ao Brasil. Alguém tem mais informações?

 


 
Claudia B

 mensagem postada em 06/01/2009 - 05:01:42hs
 
 

Oi Claudia,
Eu fui para Orlando pela COPA em fevereiro de 2008 e estou indo agora de novo dia 25/01. Eu tenho a carteira de vacinação internacional, mas quando fui ninguém me pediu também.
O esclarecimento que recebi foi o seguinte: como já foi dito aqui, o comprovante de vacina somente é exigido se houver procedimento de imigração no Panamá.
Via de regra, isso não vai acontecer porque a conexão da COPA é rápida e super tranquila, além de pontual.
Entretanto, se houver, por qualquer motivo uma transferência do seu vôo para o dia seguinte, se você não tiver a carteira de vacinação, você não pode sair do aeroporto.
Eu penso que, se você tiver como tomar a vacina não será demais: uma porque você já fica imunizada, o que não é ruim; e duas porque, se houve algum imprevisto (o que não acredito, nem desejo), vc está garantida e poderá passar a noite em um hotel no Panamá.
Um beijo,

 


 

 mensagem postada em 06/01/2009 - 09:01:14hs
 
 

Obrigada pelas informações! Hoje liguei na Copa para confirmar novamente o vôo e me disseram que o Panamá não é mais área de risco/epidemia, algo assim, e que a vacina não era necessária.
Vou pensar sobre a vacina... fico com pena da minha filha pequena, porque dizem que é um pouco dolorida. Mas se precisar, vamos lá!

 


 
 
O Marrocos foi o primeiro país a reconhecer os Estados Unidos como país independente. No seu pavilhão no Epcot, mais especificamente no restaurante Marrakesh você encontra numa parede (área de espera) uma réplica de uma carta trocada entre o sultão Mohammed III e o presidente George Washington.