Notícias - Gripe Suína - AH1N1

 
Tópico Trancado

 
 
ORDENAR MENSAGENS: da mais recente para a mais antiga
 
Índice  
 
 
NOTICIA URGENTE

 mensagem postada em 02/08/2009 - 07:08:27hs
 
 

A Polícia Civil de São Paulo constatou a presença do medicamento Tamiflu - indicado para o tratamento da gripe suína -, entre outros, na bagagem da garota Jacqueline Ruas, 15 anos, que morreu na madrugada deste domingo durante o vôo que fazia o trajeto entre Orlando, nos Estados Unidos, e o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), havia também um xarope, um antiinflamatório e antibióticos, entre outros remédios. O Instituto Médico Legal de Guarulhos concluiu que a adolescente morreu de pneumonia. A menina teve parada respiratória durante um vôo da empresa Copa Airlines que saiu dos Estados Unidos em direção ao Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo. A adolescente voltava de uma viagem a Orlando, para visitar a Disney.

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública, o delegado Cristian Santana Lanfredi, que registrou a ocorrência, foi informado por uma representante da agência de turismo que transportava o grupo que foi à Disney que a menina foi medicada nos Estados Unidos e que também foi constatada pneumonia.

A empresa responsável pela excursão, a -- palavra censurada -- Turismo, informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a adolescente passou mal durante os passeios em Orlando. Ela foi encaminhada para um hospital americano com sintomas de gripe e náuseas e chegou a ser submetida a exames do vírus influenza A, que deram negativo.

Com o risco de gripe suína descartado, a brasileira foi liberada para seguir viagem pelos médicos americanos. Ainda de acordo com a assessoria, ela estava bem até o Panamá, sede da companhia Copa Airlines, onde a aeronave fez escala.

A adolescente estava em uma aeronave da companhia Copa Airlines e já chegou morta no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, por volta das 5h45 deste domingo, conforme a Infraero. O avião fez escala no Panamá, na América Central.

Por meio de nota, a empresa Copa Airlines informou que a adolescente chegou a ser atendida por dois médicos durante o voo, depois de a tripulação ser informada que a passageiria requeria assistência médica. O piloto da aeronave comunicou o fato ao aeroporto de Cumbica - destino do voo -, para que a passageira recebesse aassistência médica imediatamente após o pouso em São Paulo.

Ainda segundo a companhia, assim que aterrissou, a aeronave foi recebida por funcionários do posto médico do aeroporto, que notificou a empresa da morte da garota por meio de comunicado. Na nota, a Copa Airlines ainda lamenta o fato e diz estar prestando assistência aos familiares da passageira, em conjunto com as autoridades locais.

A excursão, com duração de 14 dias, saiu do Brasil em 20 de julho. As duas guias responsáveis pelo grupo prestavam depoimento à Polícia Civil no início da tarde deste domingo.
Redação Terra

 


 
Cancelamento

 mensagem postada em 02/08/2009 - 09:08:10hs
 
 

Depois de muito pensar, pesar os prós e os contras, decidimos adiar nossa viagem. Somos de Curitiba, estamos passando um inverno como há anos nao tinhamos, muito frio e chuva, mas muita chuva. E isso aumenta o grau de transmissao do virus da gripe. As escolas, universidades todas adiaram a volta as aulas. As noticias da gripe, simplesmente desapareceram dos noticiarios. Os boatos correm solto. Nao sabemos mais o que é verdade, ou boato surgido do medo que assola os Curitibanos.
Deixaremos para ir em maio do ano que vem, assim já estará terminando o inverno americano e poderemos participar da inauguraçao da atraçao do Harry Potter.
Um beijo e boa viagem a todos.
Família Ortiz

 


 
Familia Ortiz

 mensagem postada em 02/08/2009 - 10:08:48hs
 
 

Sinto muito pela decisão de vcs. Sei como é frustrante se preparar para viajar e depois ter que adiar. Estavamos pra viajar em abril, semana em que começou a gripe nos EUA, e cancelamos tudo poucas horas antes do embarque. No entanto, posso te dizer que a frustração passa e que nada paga nossa tranquilidade. Programei novamente nossa viajem para final de setembro e não exitarei se novamente achar mais conveniente não ir. Orlando e a Disney continuarão lá!
Não nos faltará oportunidade de voltar a terra da Magia...
Felicidades.

 


 
Acabo de voltar de lá...

 mensagem postada em 02/08/2009 - 10:08:51hs
 
 

Gente, chegamos fazem 5 dias... nenhum sinal da gripe. Nem lá, nem aqui. Lá está muito quente, ao contrário daqui que está muito frio (moro no sul). A gente cuidou bastante em não deixar nossa filha (4 anos) colocar a mão em nada, e muito menos levar a mão na boca. Se não tinha banheiro perto, a gente estava sempre limpando a mão com o álcool. Achei tudo muito tranquilo em relação à gripe por lá. Mas... chegando em SP já assusta. Todos os funcionários do aeroporto usando máscaras e luvas!
Graças a Deus nós estamos bem!

 


 
Falecimento

 mensagem postada em 02/08/2009 - 10:08:15hs
 
 

Acabo de ler a notícia sobre Jaqueline Ruas,a menina de 15 anos que faleceu neste domingo durante o voo que vinha de Orlando para São Paulo.Fiquei muito assustada pois poderia ter sido com qualquer um de nós.Foi passar 14 dias na Disney e volta morta, mesmo tendo sido medicada com Tamiflu e outros remédios segundo a redação do terra.Estar vivo já é um risco mas acho que devemos fazer uma reflexão sobre o acontecimento.

 


 
CALMA!

 mensagem postada em 02/08/2009 - 11:08:00hs
 
 

Acho que um caso isolado de morte vindo do exterior não serve como parâmetro para nada! Quantas pessoas desembarcam por dia vindas dos EUA? Quantas morreram?
Atualmente os casos novos no brasil tem sido transmitidos dentro do país em sua maioria!!!
Entrem no site do CDC americano e vejam que a mortalidade pela influenza está até mais baixa que no ano passado nas crianças.
Volto a frisar , a chance de pegar a gripe A, não deve ser diferente aqui ou lá, o grande problema é que adoecer(qualquer doença) em um país estranho ainda mais podendo ser seu filho pequeno chega a ser terrível.
Já é difícil aqui, imagina lá!!!
Abraços!!!

 


 
Lorayne e Ana Paula.

 mensagem postada em 03/08/2009 - 08:08:52hs
 
 

Também acho que o problema é mais grave no Sul do Brasil do que nos EUA, mas o clima em Orlando é tudo menos seco. Faz muito calor, é verdade, mas, enquanto estive lá, houve chuva todos os dias e creio que a umidade relativa do ar deve andar lá pelos 90%.

Casos em Orlando? Tem bastante. A Flórida tinha quase 3000 da última vez que foi divulgado, sendo uns 300 na área de Orlando e uns 1.250 na área de Miami. Mas faz umas duas semanas (na época em que eu estava lá) que os EUA não divulgam o número de casos por estado. O pico foi no meio de Maio, depois começou a diminuir e lá não está sendo considerado como uma ameaça séria, pelo menos até o próximo inverno.

 


 
Informações gerais

 mensagem postada em 03/08/2009 - 12:08:39hs
 
 

Já há alguns dias que a OMS declarou que os países não estão mais contabilizando caso a caso, mas sim realizando um balanço por período (não lembro direito, creio que semanal). Mesmo assim, caso alguém tenha interesse em colher mais informações a respeito da evolução da doença no mundo, recebi um e-mail do CROSP com uma série de sites que podem ser úteis. Disponibilizo a tabela abaixo:
Disque Saúde: 0800-61-1997

Portal Oficial sobre Influenza:
portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1534

SITES OFICIAIS NACIONAIS
Informações aos viajantes na Anvisa:
www.anvisa.gov.br/viajante

Ministério da Saúde:
www.saude.gov.br

Plano de Preparação para o Enfrentamento da Pandemia de Influenza (Nota Técnica – Influenza A(H1N1)/Ministério da Saúde):
portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/plano_flu_final.pdf

Secretaria de Vigilância em Saúde:
www.saude.gov.br/svs

Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde/SP:
www.cve.saude.sp.gov.br

Agência Nacional de Vigilância Sanitária:
www.anvisa.gov.br

SITES OFICIAIS INTERNACIONAIS
Organização Mundial da Saúde (em inglês):
www.who.int/csr/disease/swineflu/en/index.html

Organização Panamericana de Saúde (em espanhol)
new.paho.org/hq/index.php?lang=es

Espero que tais links possam ser úteis!!
Qto a mim, viajo dentro de 43 dias com meu marido e nossa filhota de 4 anos. No início (maio) cheguei a cogitar adiar a viagem, mas depois, com o passar do tempo e a evolução do quadro no mundo todo, resolvemos manter os planos e ir este ano. Tivemos aval do pediatra, que foi enfático ao afirmar que com os devidos cuidados (que, aliás, deveríamos seguir sempre, não somente por causa da pandemia da H1N1) o risco de contágio seria mínimo. Enfim, a quem resolveu manter os planos de viagem, bom divertimento!!! Aproveitem muito a estada!
Abs!!

 


 
P/ Isabela

 mensagem postada em 03/08/2009 - 01:08:18hs
 
 

Isabela, o ocorrido com a garota foi uma tremenda fatalidade. Aliás, é um caso que ainda deve ser mais esmiuçado, pois sequer foi divulgado se ela saiu 100% saudável daqui do Brasil. Enfim, lógico que é um relato triste, preocupante, mas não deve ser causador de "neuras".
Quanto ao clima, novembro é mais frio na Flórida, mas bem menos do que o inverno das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Tenho uma amiga que foi no Reveillon deste ano e chegou a frequentar praia em Miami e usou regata e bermuda nos parques; só à noite é que fica mais "friozinho", cabendo o uso de um moletom e calças compridas. Ou seja, não relaxando nos cuidados preventivos, não há razão p/ pânico...
Curta sua viagem, aproveite muito e não fique se preocupando em demasia por antecipação...
Abs!

 


 
Falecimento em voo

 mensagem postada em 03/08/2009 - 02:08:14hs
 
 

Com relação ao falecimento da adolescente em voo vindo da Disney, não creio que haja motivo para acreditar inicialmente que ela estivesse com gripe A. Acabei de ler em O Globo que ela estava com pneumonia e neste caso não é recomendado fazer-se voos de longa duração uma vez que há risco de uma mínima goticula de sangue se espalhar para o pulmão e gerar uma embolia pulmonar. Da mesma forma que quem está com trombose também não deve viajar longas distâncias com as pernas na mesma posição. Soube que sairá um laudo da pericia em 30 dias. Vamos aguardar para saber. Meus sentimentos a familia da menina.

 


 
 
Main Street U.S.A. foi inspirada na cidade de Marceline, Missouri, EUA, onde Walt Disney passou parte da sua infância.