Alfândega - Relatos

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

O objetivo do presente tópico é o de servir de espaço para que possamos postar - relatos - sobre as nossas experiências com a alfândega (exclusivamente). Peço que questionamentos sobre a "cota de isenção" sejam reservados para o seu tópico específico - Alfândega - Cota de Isenção.

leia essas informações

Índice  

Relato Alfandega GRu - dia 25/04

mensagem postada em 28/04/2014 - 02:04:02hs

Olá, cheguei no Brasil no dia 25/04 as 05:00 da manhã, fui pro free shop e na saida tinha junto comigo umas 07 pessoas, dessas 7, somente 2 eles liberaram sem ter que passar no raio X . e olha que nem estava com muita mala, somente 1 mala grande e 1 de mão.
Passamos pelo Raio X e tudo Ok, minha irmã tinha 1 ipad na mochila e passou sem problemas
att/

Res: Processo de declaração

mensagem postada em 26/04/2014 - 11:04:09hs

Alguns cuidados:
- a etiqueta dos Mac's geralmente vem com a informação da configuração do equipamento (velocidade da CPU, quantidade de memória e de disco) junto do número de série do mesmo. Comprar um Mac "lotado" e declarar ele como "vazio" pode não ser boa idéia mas sim um risco. Eles também checam se o número de série do equipamento é o mesmo do documento apresentado;
- ao declarar, eles vão checar se o número de série que voce está declarando é o mesmo do equipamento;
- e como todo mundo diz: parece que tem algumas pessoas da RF que acompanham o fórum...

Valter

Pessoal, quem ja declarou alguma coisa que excedeu os 500 dólares recentemente?
Queria saber como é o processo, pois vou trazer um iMac de 27 polegadas dentro da mala. Passar no nada a declarar é muita cara de pau?
Ele vai me custar 2300 dólares, mas se eu for declarar acho que vou colocar como se tivesse custado 1800 (é o valor que está no site da apple, mas o meu vai ter mais memória e coisas do tipo), será que eles complicam com isso? (mensagem de Luis Fernando Dalla Lasta)

Processo de declaração

mensagem postada em 26/04/2014 - 09:04:09hs

Pessoal, quem ja declarou alguma coisa que excedeu os 500 dólares recentemente?
Queria saber como é o processo, pois vou trazer um iMac de 27 polegadas dentro da mala. Passar no nada a declarar é muita cara de pau?
Ele vai me custar 2300 dólares, mas se eu for declarar acho que vou colocar como se tivesse custado 1800 (é o valor que está no site da apple, mas o meu vai ter mais memória e coisas do tipo), será que eles complicam com isso?

Nanda - Conexão em Guarulhos de 1:30 horas

mensagem postada em 26/04/2014 - 01:04:34hs

Nanda,
Normalmente se faz a alfândega no primeiro local (aeroporto) em que o avião pousa no País. A menos que vc siga para o Rio (que também possui alfandega) no mesmo avião - nesse caso as bagagens ficam no avião e vc não desce em SP, fazendo a alfandega no Rio, seu destino Final.

Se vc descer em SP, ao recuperar suas malas, informe ao funcionario da receita que tem conexao e está em cima da hora (mostre as passagens) que normalmente eles liberam rápido ... Aí vc devolve as malas em um balcão que fica bem na saída do desembarque internacional, em GRU.
SDS,
Roberval.

Bom dia pessoal, estou meio perdida. Meu voo também terá uma conexão de 1:30h em Guarulhos chegando Às 5:00h da manhã. Na verdade quando percebi isso na passagem fiquei até feliz, visto que chegarei bem cedinho e acredito que a fiscalização seja menor. Já li muitos relatos de grávidas como eu serem paradas e taxadas no aeroporto do Rio, nosso destino final. Como minha passagem é promocional, acredito que terá alto custo trocar de conexão e também prefiro passar pela alfândega em Guarulhos que no Galeão... Será que não dára tempo? Quando perdemos o voo, há custos adicionais? Não entendo pq as Cias aéreas propõem essa conexão tão curta para passar na alfândega. Existe alguma possibilidade da alfândega ser no Rio no meu caso? Se alguém puder responder... Obrigadaaaaaaaa desde já galera! (mensagem de Nandabiomar)

Res: Res: Conexão em Guarulhos de 1:30 horas

mensagem postada em 26/04/2014 - 10:04:36hs

Bom dia pessoal, estou meio perdida. Meu voo também terá uma conexão de 1:30h em Guarulhos chegando Às 5:00h da manhã. Na verdade quando percebi isso na passagem fiquei até feliz, visto que chegarei bem cedinho e acredito que a fiscalização seja menor. Já li muitos relatos de grávidas como eu serem paradas e taxadas no aeroporto do Rio, nosso destino final.

Como minha passagem é promocional, acredito que terá alto custo trocar de conexão e também prefiro passar pela alfândega em Guarulhos que no Galeão...

Será que não dára tempo? Quando perdemos o voo, há custos adicionais? Não entendo pq as Cias aéreas propõem essa conexão tão curta para passar na alfândega.

Existe alguma possibilidade da alfândega ser no Rio no meu caso?

Se alguém puder responder...

Obrigadaaaaaaaa desde já galera!

Boa noite Marcelo,

Em 2012 eu tinha uma conexão de GRU para POA com 1h45, o avião atrasou implico na saída de Orlando para GRU e então perdemos o vôo. O pior que era o ultimo da noite, fomos levados a um hotel e pegamos o vôo só no dia seguinte, as 6h da manhã. Com isso o translado ao aeroporto nos buscou as 4h da manhã um vôo que seria tranquilo ficou super cansativo! Este ano, em fevereiro, fizemos o mesmo vôo porém eu escolhi o vôo noutro que sai de Orlando e peguei uma conexão de 2h25. Nossas malas saíram 40 min depois do desembarque, e tivemos que passar no Rx, aguardar na fila, depois redespachar as bagagens... Deu tempo mas sem sobra. Eu aconselharia vc a trocar está conexão.
Abraço
Clarissa

Boa noite pessoal.

Comprei minhas passagens para janeiro pela TAM, retornando com conexão em Guarulhos de 2:25 horas antes de seguir para o RJ.

Hoje recebi uma mensagem da TAM que o voo foi alterado, sendo que a alteração foi na conexão de retorno ao Brasil, onde agora terei apenas 1:30 horas em Guarulhos.

As perguntas que faço são simples: há riscos de eu perder a conexão para o RJ devido a alfândega ? Quanto de risco existe nisso ? Será que é melhor trocar o voo de volta ?

Alguém já passou por uma conexão curta dessa voltando de Orlando ?

Agradeço desde já.

Abraços.

Marcelo (mensagem de Marcelo Pego)
(mensagem de Clarissa Caldeira)

Res: Aeroporto CuritibaRes: Aeroporto Curitiba

mensagem postada em 21/04/2014 - 10:04:33hs

Oi Caroline!

Na próxima sexta embarco neste voo.
Quando comprei as passagens pela AA eu não sabia nada sobre este voo, pois ele ainda não estava em operação. (Comprei em outubro)
Vou te dizer: se arrependimento matasse...
Metade dos voos partiram com atrasos... de 1h, 2hs, 4hs!!! tanto que houve uma troca significativa no horário desse voo, vc viu?
Acho que li praticamente tudo a respeito desse voo...
O avião é um modelo 767-300, não é novo, não possui telas individuais... mas é o modelo que pode pousar nas pistas de Porto Alegre e Curitiba, devido ao tamanho!
Mas a parte mais chata realmente é a alfândega. Em Poa quase todos os passageiros estão indo para o raio X.
Neste sábado de feriadão estive no aeroporto, no horário que o voo chegou e só de curiosa fiquei cuidando o pessoal desembarcar.
Presenciei VÁRIAS pessoas saindo da sala de desembarque com a DARF. Muita gente reclamando!! Como estes aeroportos não recebem muitos voos internacionais, os fiscais \"fazem a festa\"!
Sinceramente, acho muito melhor encarar uma conexão em SP ou RJ.
bom, resumi o que sei até hoje... depois da minha viagem volto aqui para contar como foi.
Ahhh, tem um relato (o único que encontrei) deste voo no site da Clarissa Cabeda. procura por \"Viagem Vôo direto entre Porto Alegre e Miami\". ela conta como foi tudinho.

um abraço,

Aeroporto Curitiba

mensagem postada em 21/04/2014 - 07:04:35hs

Boa Noite
Não achei nenhuma descrição de como é a alfândega em Curitiba.
Como moro em Joinville/SC, estou analisando o voo da AA que desce em Curitiba, mas queria saber como é o processo. Se eles são rigorosos. Estarei indo com meu marido e filho.
Obrigada desde já

Luis Alfândega em BH ou SP?

mensagem postada em 19/04/2014 - 09:04:26hs

Oi Luís, bom dia!

Como já alguns colegas do grupo referiram as informações são desencontradas alguns tem experiências diferentes e quando eu fiz o vôo Miami/SP pela TAM mas tive conexão no Rio/GIG a alfândega foi no Rio mesmo.

Eu acredito que a alfândega é feita no primeiro território nacional que você pisa, mas para outras pessoas isto pode ter ocorrido diferente, talvez refletindo a "padronização" dos procedimentos aqui no Brasil.

Abçs,

Alessandra

Res: Alfandega GIG - 17/04

mensagem postada em 19/04/2014 - 09:04:09hs

Oi Luciana, bom dia!

Os relatos aqui realmente metem medo, mas por experiência própria o Galeão (GIG) no Rio é disparado o mais light.

No ano passado eu voltei por lá com 8 malas mas nós somos 5 pessoas ( 2 adultos 2 adolescentes e 1 criança) então o cara nem deu bola.

Aqui em Guarulhos não tem jeito: eles realmente estão pegando pesado, sempre pararam em todas as viagens ou eu ou o meu marido: em 2008 usei uma nova estratégia: pediram para meu marido entrar porque no RX viram o notebook que era daqui e da empresa:como estávamos na cota eu disse que ia entrar nem esperei resposta e entrei junto e com as crianças era cedo e estava vazio: depois de verificarem o notebook nacional comecei a abria as malas porém com as crianças tocando o terror, subindo em cima das esteiras e reclamando de banheiro, etc os fiscais praticamente empurraram a gente para fora e nem viram mais nada!

Nos outros aeroportos depende do humor , mas aqui em Guarulhos só se estiver muito cheio: os fiscais ficam como águias na fila já escolhendo a presa.

Abçs,

Alessandra

Alfandega GIG - 17/04

mensagem postada em 18/04/2014 - 10:04:13hs

Voltei hoje dos EUA. Passei na alfandega e não fui parada mas algumas pessoas foram, talvez pela quantidade e tamanhos gigantes de malas. Meu marido estava na frente com duas malas grandes e uma pequena e eu com duas malas grandes. O fiscal apenas perguntou de onde ele estava vindo, respondeu Charlotte e ele deixou passar. Depois me perguntou se eu estava com ele e também me deixou passar.
Fui fazer o enxoval do meu bebê e infelizmente não trouxe tudo que eu queria por ter lido vários depoimentos aterrorizadores aqui. Aconselho a não ficarem lendo isso um pouco antes da viagem para não fazerem a besteira que fiz, me deixei impressionar!
Abraços,
Luciana

Você sabia que a praça da atração Mission: Space (Epcot) é denominada Planetary Plaza?