Alfândega - Relatos

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

O objetivo do presente tópico é o de servir de espaço para que possamos postar - relatos - sobre as nossas experiências com a alfândega (exclusivamente). Peço que questionamentos sobre a "cota de isenção" sejam reservados para o seu tópico específico - Alfândega - Cota de Isenção.

leia essas informações

Índice  

Res: Guarulhos - Terminal 3

mensagem postada em 26/06/2014 - 11:06:06hs

Na minha última viagem para Orlando, voamos United Airlines, e no terminal que desembarcamos em guarulhos (não sei o número) todo mundo teve que passar as malas no raio x.

Não trouxe eletrônico, só um celular que estava na cota, me mandaram passar... Mas tinha muita gente parada com as malas abertas... Tinha um senhor lá que não sei como as coisas iam caber novamente na mala dele... Devia ter mais de 7 pares de tênis... Blusas, nossa, tinham pilhas... Ele estava meio desnorteado...

Espero ter ajudado

Res: Res: Res: Guarulhos - Terminal 3

mensagem postada em 26/06/2014 - 10:06:49hs

Olá Danielle,

As empresas que estão operando neste terminal são:

Air China e Air Canadá
Emirates
TAP
Swiss
Lufthansa
Unit. Airlines
Turkish

E quais sao as empresas que estao desembarcando neste terminal? (mensagem de Danielle M. M. Campos)

GRU 21JUN

mensagem postada em 25/06/2014 - 01:06:47hs

Retornei por GRU, chegamos dia 21JUN (sab) por volta de 9h30 (nosso voo atrasou 2h). Viemos de AA e desembarcamos pelo terminal 2. Fila imensa, quando passamos da imigracao nossas malas ja estavam fora da esteira. Passamos no DutyFree e quando saimos a maioria do pessoal ja tinha ido embora. Saimos atras de uma moca que estava sozinha com o carrinho cheio..... acho que foi a sorte. A agente da PF mandou a moca para o RX e nos passamos direto. Estava eu e uma amiga.
Estava acompanhando alguns grupos no face e falaram que semana passada muitos dias teve gente do voo inteiro passando no RX. Acho que foi sorte entao.
Ah, eu estava com 2 malas + bolsa pqna + mochila e minha amiga 2malas + bolsa+ mochila + caixa do dutyfree.

Res: Menor expediente

mensagem postada em 20/06/2014 - 08:06:58hs

Alguém aqui sabe se é verdade que em dias de semana o expediente é reduzido ou se tem menos fiscais trabalhando? Ou não tem nada a ver. Obrigado... (mensagem de Luis Eduardo Pilar Santos)

Luis,

Acho que esta informação que te deram não tem procedência !
Os fiscais trabalham em turnos, então não há que se falar em expediente reduzido ok ? Boa viagem. SDS,
Ayrton.

Res: Res: Alguém por Brasília?

mensagem postada em 20/06/2014 - 11:06:04hs

Cassio,
A Alfândega de Brasilia (talvez por terem poucos voos internacionais descendo aqui e em horários diferentes) é uma das mais rigorosas. Sempre tem pelo menos 3 fiscais (auditores da receita) e costumam mandar todos para o Raio X.
Os dois telefones celulares, se estiverem em uso (um por cada pessoa) são considerados de uso pessoal e ficam fora da cota.
Se tiver apenas esses 470 de eletrônicos e não tiver comprado muita roupa, tênis, perfumes e outros itens que chamam a atenção (em quantidade alta), acho que dá para passar no "Nada a Declarar", pois teoricamente vcs estariam abaixo da cota.
Verifique também nas malas da esposa e sobrinha se não tem mais eletronicos, que passem das cotas delas (US$ 500).
Abraço e boa sorte.
Ayrton.
(mensagem de Ayrton Horikawa)

Ayrton,
Mais uma vez muito obrigado pelas informações. Seguindo o dito por você, cheio que não teremos problemas no desembarque. Obrigado.
Abraços,
Cássio.

Res: Alguém por Brasília?

mensagem postada em 20/06/2014 - 09:06:52hs

Amigos, estarei chegando por Brasília no domingo (22/06/2014) e gostaria de saber se alguém chegou por lá esses dias e poderia dar alguma idéia de como as coisas estou por lá. Estaremos eu, minha esposa e uma sobrinha cada um com duas malas. Numa das minhas terá equipamentos de informática (placa mãe, processador, fonte e placa de vídeo) no valor total de U$ 470.00. Na mesma nota destes equipamentos estarão os celulares comprados por esposa e sobrinha (U$ 199.00 e U$ 350,00). Sabem se poderei ter algum problema quando chegar. Ressaltando que ambas já estarão usando os respectivos aparelhos. Mais uma vez obrigado pela ajuda.
Cássio. (mensagem de Cassio Britto)

Cassio,
A Alfândega de Brasilia (talvez por terem poucos voos internacionais descendo aqui e em horários diferentes) é uma das mais rigorosas. Sempre tem pelo menos 3 fiscais (auditores da receita) e costumam mandar todos para o Raio X.
Os dois telefones celulares, se estiverem em uso (um por cada pessoa) são considerados de uso pessoal e ficam fora da cota.
Se tiver apenas esses 470 de eletrônicos e não tiver comprado muita roupa, tênis, perfumes e outros itens que chamam a atenção (em quantidade alta), acho que dá para passar no "Nada a Declarar", pois teoricamente vcs estariam abaixo da cota.
Verifique também nas malas da esposa e sobrinha se não tem mais eletronicos, que passem das cotas delas (US$ 500).
Abraço e boa sorte.
Ayrton.

Res: Res: Res: Volta

mensagem postada em 20/06/2014 - 08:06:10hs

Estava enganada mesmo, mas encontrei a regulamentação:

"Brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil que permaneceu no exterior por mais de um ano

Além da isenção de caráter geral para bagagem acompanhada , que é concedida a qualquer viajante, o brasileiro ou o estrangeiro residente no País, que tiver permanecido no exterior por período superior a um ano e retornar em caráter definitivo, tem direito também à isenção relativa aos seguintes bens, novos ou usados :

Móveis e outros bens de uso doméstico; e

Ferramentas, máquinas, aparelhos e instrumentos, necessários ao exercício de sua profissão, arte ou ofício individualmente considerada ( deve ser comprovada a atividade desenvolvida pelo viajante no exterior ).
A permanência no exterior deverá ser comprovada por meio de documentação idônea, tal como: passaporte, prova de freqüência à universidade, contrato de trabalho ou de aluguel, entre outros.

Para fazer jus a esta isenção o viajante deve ter permanência no Brasil inferior a 45 (quarenta e cinco) dias nos 12 (doze) meses anteriores ao regresso.
"

Na sua situação, se tentar usar o tempo de permanência a seu favor (ainda que seja o tempo que você ia ficar), acho que não vai colar. A regulamentação é bem específica então na hora de comprovar o tempo que você ficou lá, até com o passaporte, pode te complicar pois certamente o fiscal vai pedir para checar a data da sua entrada nos EUA. Isso, claro, se você for parado.

Se você estiver voltando agora por esses tempos de Copa do Mundo e/ou com malas muito grandes, que chamem muito a atenção por você estar sozinho, sugiro que se prepare e faça uma reserva para pagar o imposto, pois o aeroportos em geral estão bem rigorosos em função dos turistas.

Um abraço!

Res: Volta

mensagem postada em 19/06/2014 - 10:06:18hs

Pessoal, venho acompanhando e resolvi criar uma conta para falar de uma experiência durante a copa e pedir uma ajuda.

Estou no programa Ciências sem Fronteiras, estou a 4 meses aqui em Michigan e estou voltando agora pois consegui atestado de depressão profunda.

Pois bem, minha amiga estava na mesma situação que eu e passou pela alfândega de POA sem passar pelo Raio X com 4 malas.

E agora eu estou voltando, porem queria saber se eles olham o passaporte para ver quanto tempo permaneci ou não, pois era para mim ficar 1 ano e meio aqui, e iria pegar atestado de residente aqui, e poderia passar tranquilo. E comprei coisas pro meu trabalho(eletrônicos, para gravar voz, miragem e tudo mais) e passa muito de $500, porem tenho esses fatos a meu favor.

Sei que é sorte e tudo mais, mas pelo que vi em guarulhos não está tão mais fácil de passar abatido devido a nova construção que fizeram. Será que guarulhos ainda é o lugar mais seguro? (mensagem de Luis Eduardo Pilar Santos)

Salvo engano, essa "isenção" só vale quando você fica tempo superior a 6 meses no exterior, menos que isso está sujeito às taxas como qualquer turista comum.
Te desejo sorte.

Alguém por Brasília?

mensagem postada em 19/06/2014 - 09:06:31hs

Amigos, estarei chegando por Brasília no domingo (22/06/2014) e gostaria de saber se alguém chegou por lá esses dias e poderia dar alguma idéia de como as coisas estou por lá.
Estaremos eu, minha esposa e uma sobrinha cada um com duas malas. Numa das minhas terá equipamentos de informática (placa mãe, processador, fonte e pla a de video) no valor total de U$ 470.00. Na mesma nota destes equipamentos estarão os celulares comprados por esposa e sobrinha (U$ 199.00 e U$ 350,00). Sabem se poderei ter algum problema quando chegar. Ressaltando que ambas já estarão usando os respectivos aparelhos.
Mais uma vez obrigado pela ajuda.
Cássio.

Res: GRU - Terminal 2 - 10/06

mensagem postada em 19/06/2014 - 01:06:36hs

Ontem o voo da TAM desembarcou no terminal 2.
Na alfandega a pessoa estava verificando o passaporte de todo mundo.
O senhor na minha frente foi enviado para a salinha.

No meu caso perguntou quantos dias eu tinha estado fora (1 semana) e olhou o passaporte (cheio de carimbo) aí me mandou para a salinha.

Foi minha primeira experiência, mas fui para a sala, coloquei as malas no raio-X, e peguei do outro lado. Ninguém falou nada, aí eu perguntei se tinha que ficar esperando e falaram que podia ir embora.

(mensagem de Wilton)

E como estava a sua mala? Muita coisa? Algum eletrônico? Acima ou abaixo de 500$?

A Fountain of Nations contém água dos mais variados rios e mares ao redor do mundo, tendo sido acidionadas quando da inauguração do Epcot, em um gesto de paz e união dos povos.