Visto - Programa de Isenção (Visa Waiver Program)

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais recente para a mais antiga

Índice  

Carla / Rosa

mensagem postada em 02/10/2009 - 10:10:56hs

Olá Carla / Rosa, tudo bem?

Vou expressar minha opinião, ok? Pra quem tem dupla cidadania (o que é o nosso caso), pra sair do país nós apresentamos o passaporte brasileiro pois deve também constar na PF que estamos saindo do país. Quando chegamos nos EUA, entramos com o europeu pois temos o VWP e não necessitamos do visto para entrada.
Ao retornar ao Brasil, apresentamos o brasileiro para não darmos entrada como estrangeiro.

Mas pelo fato do caso do passaporte espanhol ter o sobrenome do meio como o último e no Brasil ser o contrário, gera essa "confusão".

Abraço!

Rosa / Daniel

mensagem postada em 02/10/2009 - 01:10:06hs

Amigos obrigada pela ajuda! Hoje pela manhã consegui falar com a polícia federal no aeroporto de guarulhos, e desta vez muita bem atendida... Com certeza temos sim que apresentar o passaporte brasileiro ao sair, mas perguntei ao agente se teria problema o fato do boarding pass e passagem estarem com nome diferente, o espanhol ( que no meu caso acrescenta nome e da minha irmã por ser casada altera...), e ele me respondeu que não. Me falou com segurança. Ele disse para mostrarmos aqui no Brasil os dois e não teremos problema. Vou agir assim... passagem aerea com o nome em espanhol, mesmo não tendo a Delta airlines me dado essa segurança. Liguei inúmeras vezes e tive todas as respostas possíveis...rsrsrs.
Bem quanto ao passaporte, o que está sendo expedido é realmente o E-Passaporte. Me informei esta semana pessoalmente no Consulado Espanhol quando fui retirar o meu. Possui todas exigências do governo americano. Estou tranquila quanto a isso. O chip, segundo me explicaram, é finissimo e fica inserido na capa do passaporte(não se pode ver), e há na capa externa o simbolo internacional de que se trata de um E-Passaporte(uma espécie de quadradinho com uma bola no meio...rsrs... na interntet se pode achar uma foto sobre e-passaporte) Inclusive já obtive a autorização on line para viajar (ESTA), como bem explicado nos relatos deste tópico. Assim que passar, e espero que "ilesa", por essa situação vou relatar tudo aqui para que outras pessoas possam ficar mais tranquilas do que eu... Abraços

Carla/Daniel

mensagem postada em 02/10/2009 - 05:10:26hs

Eu também liguei para a policia federal e eles também me falaram (como para você da primeira vez) que não era necessário o passaporte brasileiro. Engraçado , sempre soube que era necessário....Não que eu não vá mostrar o passaporte na policia mas, na Delta (também comprei lá), eu evitarei ao maximo. Afinal eles não tem o poder de policia rsrsrs. Se a policia federal não está fazendo questão , não sei porque eles tem quem fazer.
O problema é justamente quando eles cadastram os viajantes do voo.Essa lista vai parar na imigração americana , e é lá que tem que "bater" com o passaporte apresentado. Como eu já disse antes, aqui é mais fácil conversar do que lá...

Carla , eu tive as maiores dúvidas sobre o e-passport.Você acredita que eu liguei para o consulado daqui do Rio várias vezes. Chegaram a dizer que não era e-passport; que não sabiam se tinha chip ou não; que os EUA estavam fazendo novas exigências e era melhor ir ao consulado americano (como se fosse fácil)etc...
Que bom que aí em SP eles são mais solícitos e bem informados.
Quando você vai?
Por favor , não se esqueça de postar aqui , neste tópico mesmo, as sua experiência. Acredito que será bem útil para espanhóis ou pessoas de outra nacionalidade que "troque os sobrenomes" rsrsrsr

Abs Rosa

Rosa

mensagem postada em 05/10/2009 - 11:10:28hs

Rosa fique tranquila que assim que retornar vou postar aqui o que de fato ocorreu. Viajo dia 06 de novembro e já fiz minhas reservas com o nome em espanhol. Quanto ao passaporte não se preocupe. É mesmo um E-Passaport. Tem o símbolo internacional na capa e foi confirmado pelo consuladio espanhol. Para sanar qualquer dúvida que lhe reste, vá até o site da embaixada americana aqui do Brasil. Está tudo super explicado lá. Qualquer novidade posto aqui!
Abraços

mensagem postada em 06/10/2009 - 11:10:53hs

O que eu vou falar aqui já deu confusão em outro tópico..

Eu tenho passaporte português e ano passado fui com ele para os EUA. Na PF Brasileira mostramos o Brasileiro e na imigração americana o Portuga, nenhum problema para entrar, me deram 3 meses e tudo tranquilo.

Só me perguntaram se eu tinha visto válido no passaporte brasileiro, como não tinha ficou no Português mesmo.

Na hora do check-in de volta na AA, a atendente queria minha passagem de volta para os EUA. Ora, estou voltando e não "indo"... confusão total, até que eu tive que mostrar meu passaporte Brasileiro para que ela me "liberasse".

Desde esse dia voltei decidido a tirar meu visto americano, que tinha vencido em 2005, pois não tenho a menor paciência para explicar a pessoas burras a minha situação sem precisar.

Voltei, agendei a entrevista, na hora da entrevista o cara la olhando meus papeis falou.. "Seu ultimo visto valido venceu em 2005, e sua ultima entrada foi em......... Agosto de 2008" e fez aquela cara de que algo está errado!

Eu me antecipei e disse: "Nessa ultima viagem eu fui com meu passaporte português", o cara fechou meus papeis na hora, olhou nos meus olhos e perguntou: "Se você tem um passaporte que não precisa de visto, para que voce quer visto?"

Eu respondi: "Eu tenho esse passaporte por causa do meu pai que é português e se eu morasse lá com ele acho que teria todo o direito de usa-lo, mas eu sou Brasileiro, nascido e criado aqui, e acho que devo usar o passaporte Brasileiro."

Ele sorriu e disse "gostei muito da sua resposta, vá pagar a taxa do sedex e você receberá seu passaporte em breve. Bom dia"

E a partir desse dia só utilizo 1 passaporte e sinceramente não vi a menor diferença de tratamento na imigração americana.

Se você tem passaporte europeu eles não vão lhe negar o visto, pois você entraria com o outro de todo jeito..

Joaquim

mensagem postada em 06/10/2009 - 01:10:56hs

Isto só confirma o que eu acho. Todo o problema é criado na Cias aéreas. Agora me diga uma coisa. O qua a AA tem com isso? Vamos supor que você fosse só português e morasse aqui. Você não teria o passaporte brasileiro. E então? Não poderia voltar?
Os meus pais eram espanhóis e moravam no Brasil. Não tinham o passaporte brasileiro. Se fosse pela AA então não poderiam ir ao EUA? Teriam que ir para a Espanha? Concordo com você e acho que as Cias precisam de pessoal mais qualificado.
Só não penso em colocar visto no brasileiro. Toda a minha família é espanhola, até tatatatataravó dos dois lados . Nasci aqui mas considero que tenho todo direito de usar minha cidadania. Mas isso é bem pessoal...
De qualquer forma obrigada pelo seu relato. Acredito que será útil.
Abs
Rosa

P/ Rosa

mensagem postada em 06/10/2009 - 02:10:30hs

Sim Rosa, concordo que não faz o menor sentido e como tenho a cabeça meio quente com burrices, achei melhor tirar o visto para não correr riscos em brigas com funcionários(as) das cias aéreas americanas.. kkkkkk.

Conheço varias pessoas que foram com passaporte europeu e nunca tiveram problemas.

Meu caso com certeza foi isolado.

Urgente: Duvida Passaporte Filho

mensagem postada em 07/10/2009 - 02:10:04hs

Pessoal, vou aos EUA em Novembro e meu filho de 5 anos e minha esposa possuem passaportes espanhóis.Lemos no site de imigração americana que para alguns paises europeus (Andorra, Brunei e San Marino) seria obrigatorio que o passaporte tenha mais 6 meses de validade após a data de volta dos EUA e ficamos em duvida se isto pode ser um problema para o passaporte espanhol também, pois o passaporte do meu filho vencerá em 16/4/2010, ou seja, será valido por apenas 4 meses e meio após nossa volta ao Brasil. Fomos ao consulado espanhol para renová-lo e eles nos informaram que emitiriam um novo para ele, mas com a mesma data de validade, o que não resolveria a questão.
Será que posso ter algum problema com o passaporte dele na entrada nos EUA ? Estamos muito preocupados e agradeceria muito se alguém pudesse nos ajudar ...

Muito obrigado.

Cassiano

mensagem postada em 07/10/2009 - 10:10:33hs

Meu filho e eu temos o passaporte espanhol mas não sei se ele tem que estar válido por 6 meses. Acho que não, pois o visto colocado no passaporte brasileiro vale até a data de expiração.De qualquer forma não entendi o consulado espanhol só renovar até a data que já esta válido. Tem certeza? Temos que esperar o passaporte vencer para renovar? No consulado espanhol não souberam te informar sobre os 6 meses?
Veja também os detalhes, já colocados aqui neste tópico, sobre a necessidade de ser um e-passport (tem alguns requisitos de acordo com a data de emissão do passaporte).
Você também podia ligar para o consulado americano e perguntar. Aqui no Rio o telefone é 3823-2000, mas para falar com uma pessoa (sem ser atendimento eletronico), tem que ligar enter 13h e 14h.

Abs
Rosa

Daniel

mensagem postada em 15/10/2009 - 07:10:43hs

Sem querer abusar (mas já abusando), será que você me daria uma luz no preechimento do ESTA .
Por ex:
Os meses colocamos numeros ou escrevemos os nomes (ex 07 ou jul)
O sexo é so a letra (f e m) ou escrevemos. No caso de escrever tem que female ou male ?
O códogo do pais é 55?
O nome do pais emissor é em inglês? Spain?
O que é operadorde viagem? A delta ?
E finalmente... As respostas são todas NÃO não é?rsrsrsrsrsrsrs

Novamente,desculpe o abuso.

Abs
Rosa

Em Tomorrowland no Magic Kingdom entre o Mickey's Star Traders e o Cosmic Ray's Starlight Café é possível encontrar uma lata de lixo motorizada que foi batizada como PUSH.