Planejamento - Vacina - Febre amarela

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Índice  

Escala em Bogotá

mensagem postada em 18/08/2012 - 04:08:18hs

Pessoal que viaja/viajou de Avianca/TACA passando pela Colômbia. Recebi há algum tempo uma mensagem da Avianca dizendo que agora há necessidade de apresentação do certificado de vacinação contra febre amarela para vôos para a Colômbia.

Fui procurar agora e não achei nada, mas acho que é prudente tomar, né?
Alguém que tenha ido recentemente sabe se preciso apenas do certificado nacional ou se tenho que pegar também o internacional?

Como faço pra saber onde tomar a vacina aqui no Rio?

Obrigada!

Vacinação

mensagem postada em 11/07/2012 - 04:07:37hs

Pessoal, a quem interessar, hj fui até a ANVISA pegar meu cartão de vacinação internacional, visto q tenho escala no Panamá e não quis arriscar, e o pessoal lá me alertou que mais importante q a vacina da febre amarela, no meu caso q só tenho escala e não pretendo sair do aeroporto, é a vacina do sarampo, pois apesar de não ter nenhuma exigência, nos EUA o sarampo não foi erradicado.

Vacina - Febre Amarela - COPA - Panamá

mensagem postada em 29/05/2012 - 12:05:09hs

Amigos,

Sugiro que leiam as experiências da nossa amiga "Sabrina M N" a respeito do Voo COPA escala Panamá na volta.

Tomei a liberdade de reproduzí-lo abaixo.

"Olá
Minha experiência com a COPA foi controversa. Na ida GRU-Panamá adorei, avião novinho com telas individuais, conteúdo atualizado, poltronas abertadas como toda economica. No trecho Panamá-Orlando, aeronave mais velha, telas a cada 3, 4 bancos, mas o voo é curto dá pra passar sem problemas. Foram pontuais e gentis.
Agora começa a controversa. Volta estressante, desorganizada, descaso com passageiros.... bom de Orlando/Panamá sem problemas, aeroporto do Panamá péssimo, feio, sujo, os bancos são nojentos, meu marido ficou cheio de picadas de pulga. Entramos na aeronave novinha para GRU, após 1 hora de atraso mandaram desembarcar pq a aeronave apresentou problemas, até aí ok acontece com qq uma, o problema foi o atendimento pós desembarque, nenhuma informação sobre o ocorrido, aeroporto todo fechado era 22:30 da noite muitas pessoas sem comer e nenhum lugar aberto, não serviram se quer um copo dágua, tinha crianças, idosos ...quando alguns passageiros começaram a reinvindicar uma posição, água, comida, sabe o que o único funcionário da COPA fez?? Chamou a polícia do aeroporto...tinham 6 policiais e 1 funcionário da COPA, ou seja, fomos tratados como criminosos. Aguardamos por mais de 3hs para então liberarem a aeronave, aí tiveram pessoas chorando com pânico de acontecer algo com o tal problema técnico...a viagem foi cansativa, triste.
Se voarei novamente COPA sinceramente não sei, acho que sempre vou buscar outras escolhas e ela ficará em último, porque o descaso foi muito grande.
Fica meu relato que pode ser considerado azar pois alguns amigos viajaram com ela sem problemas, mas pode ser também uma demonstração de uma empresa que está crescendo e que não tem estrutura para tal.
Abraços"

Karla Sambugaro / Vacina Febre Amarela

mensagem postada em 27/05/2012 - 03:05:49hs

Olá Karla, concordo com vc, se existe a possibilidade da doença tem q fazer a vacina sim, se existe uma exigência p/ quem vai ficar por um determinado período no local é pq existe esse risco, sendo assim não interessa se vai ficar por 10 horas ou 10 minutos, o risco é o mesmo. Já preenchi o cadastro da Anvisa, agora só falta tomar a vacina. Aliás o povo aqui em casa vai tomar também a do sarampo e já tomamos a da gripe A, pois não sabemos o q nos espera por lá.

Vacina - Febre Amarela - COPA - Panamá

mensagem postada em 27/05/2012 - 11:05:29hs

Pessoal,
A vacina é importante sim. A Febre Amarela é transmitida por mosquito, e mosquito existe em qualquer lugar. Já pensou estragar as férias por um mosquito? Não mesmo.
Quanto a conexão, "e se" acontece algum atraso? Uma manutenção de aeronave, clima e etc? Acredito que a prevenção é o melhor negócio.

A vacina não dói, só arde um pouquinho depois de já ter sido aplicada, é grátis, previne e é obrigatória sim. Vale por 10 anos. A turma aqui em casa já vacinou e já fizemos o cadastro no site da Anvisa.

Exigências Sanitárias
BRASIL:
Partida - País não possui nenhuma Exigência Sanitária.
PANAMÁ:
- * CONFORME PUBLICAÇÃO INTERNACIONAL TRAVEL AND HEALTH 2012 DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, EXIGE APRESENTAÇÃO DO CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO OU PROFILAXIA CONTRA A FEBRE AMARELA PARA VIAJANTES PROCEDENTES DE ÁREA COM RISCO DE TRANSMISSÃO DA DOENÇA
ESTADOS UNIDOS:
- País não possui nenhuma Exigência Sanitária.

Vou postar o link da Anvisa http://www.anvisa.gov.br/sispafra_web/default.htm

Abs

Eder

mensagem postada em 24/04/2012 - 08:04:36hs

Vamos embarcar de Copa de 5 de maio e tomamos a vacina. Infelizmente nao posso te dar esse feed back que precisa, mas se o pekeno melhor há tempo ( 10 dias ) acho que vale a pena tomar sim.

Me falaram que só passa a ser orbrigatório de ocorrer algum problema no Panamá e tiver que sair da área de embarque.

forte abraço e boa viagem

Dúvidas

mensagem postada em 24/04/2012 - 04:04:02hs

Essa questão de tomar ou não a vacina contra a febre amarela sempre causa dúvidas.
Viajamos dia 08/05 e meu filho iria tomar amanhã a vacina, porém, o pequeno pegou um baita resfriado e está com um pouco de febre e nesse caso não é recomendado que se tome a vacina.
Liguei no posto da Anvisa e o atendente me disse que no caso de viagem para os EUA com conexão no Panamá não é necessário a vacinação.
Liguei na Copa Air Lines e também me foi passada a informação de que a vacina não é obrigatória, porém é recomendada.
Resumindo ninguém garante totalmente se é obrigatório mesmo ou não.
A única informação confiável seria de alguém que tenha ido por esses dias e pudesse nos contar se em algum momento foi pedido a carteira internacional de vacinação.

Vacina Febre Amarela

mensagem postada em 14/04/2012 - 06:04:05hs

Pessoal,

Realmente não há necessidade de tomar a vacina amarela, mas temos que ter um precaução, pois se por acasa o voo atrasar e vc perder a conexão e ficar no Panamá e sair do aeroporto, vc não entra nos EUA sem a vacina!!!! Então, na dúvida, é melhor tomar!!! Eu já tomei!!! No Estado de SP o único lugar que dá a vacina aos sábados e ainda certifica internacionalmente é em São Caetano do Sul no Posto do Atende Fácil.

Re: Fernando Castilho

mensagem postada em 09/04/2012 - 10:04:29hs

Ótimo Fernando, bem embasado e direto. Realmente não é necessário, mas é uma dúvida de muitos e essa resposta é sempre importante ter ela de forma segura para todos.

Não, que seja problema tomar essa vacina, em muitos postos aqui no Brasil você tem acesso gratuito, mas a que necessita para orgãos internacionais é a que a ANVISA faz em alguns aeroportos, com a carteira de vacinação internacional ou certificado internacional.

Em resumo estas vacinas para zonas endêmicas de algumas doenças tem que ser levadas em conta, pois são bem chatas de atesta-las e consegui-las. Aqui no RJ só de ter que ir ao aeroporto para resolver esse assunto já desanima.

Abraços e obrigada pela informação.

Vacina - Febre Amarela

mensagem postada em 09/04/2012 - 09:04:32hs

Caros Amigos,

Viajarei para Orlando no dia 20 de abril pela Copa Airlines. Farei uma conexão no Panamá.

Minha dúvida era a mesma de muitos: Tomar ou não tomar a vacina da febre amarela.

Inicialmente liguei para a Copa Airlines e fui informado que não seria necessário tomar a vacina. Porém solicitaram que entrasse em contato com o Consulado do Panamá.

Liguei hoje para o Consulado do Panamá (21-2255 9085) e obtive a confirmação que não seria preciso tomar a vacina, desde que a minha permanência no aeroporto não ultrapasse 8 horas. Também recomendaram que ligasse para a companhia aérea, pois algumas exigem a vacina independente do tempo de pernanência.

Sendo assim, pessoas que viajarão pela Copa Airlines fazendo conexão no Panamá e esta conexão não dure mais de 8 horas, a vacina para febre amarela não é obrigatória.

Segue abaixo o link do Consulado Geral do Panamá:
http://www.panaconsul.com.br/

Na atração Carrossel do Progresso você encontra o cão Rover - tão querido por Walt - que também pode ser visto na Mansão Mal-Assombrada, junto do zelador e também nos Piratas do Caribe, com as chaves a boca, próximo a alguns prisioneiros.