Planejamento - Dinheiro, Cartão, Travel Check e Cartão Pré-Pago Internacional

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Este tópico se presta para que os usuários possam trocar informações e sanar dúvidas sobre a utilização de dinheiro, cartão de crédito, travel check e VTM, mas não para a divulgação de produtos ou cotação de preços.
Quanto ao cartão pré-pago internacional, tendo em vista a proibição da citação de empresas ("3.1") bem como reclamações ("3.3"), antes de adquirir tal produto não deixe de verificar os comentários postados pelos internautas no site Reclame Aqui - link.
Não é permitida a citação de empresas de câmbio no presente tópico em obediência ao nosso regulamento (3.1).
Para informações a respeito da cotação do dólar valham-se de outros veículos de informação como UOL, Terra, ou qualquer outro de sua preferência. Evitando utilizar o presente tópico apenas para tal finalidade.
Destaco ainda que o nosso fórum não se presta para qualquer discussão relacionada a política econômica, partidos políticos e assuntos análogos.

leia essas informações

Índice  

Res: Mayra - : Dolar para leigos

mensagem postada em 10/03/2015 - 04:03:44hs

Ousando discordar parcialmente do Roberval, minha opinião é de que pode valer à pena esperar um pouco mais. Veja, não é por nada concreto, é palpite mesmo. Estou fazendo o mesmo, pois viajo no início de abril e ainda não comprei nada de dólar. Pode ser que suba mais e eu me dê mal. Mas pode ser que caia um pouco e aí eu compro. Até ontem estava no topo, normalmente após uma grande alta como esta há um recuo (que pode ser amanhã ou daqui a um mês).
Enfim, vou esperar um pouquinho para não comprar no topo, mas é só um palpite porque ainda há algum tempo antes de embarcar.
Abraço

Mayra - : Dolar para leigos

mensagem postada em 10/03/2015 - 04:03:10hs

Pessoal viajo para Orlando dia 27/03 e estou desesperada como muitos por conta dessa alta do dólar. Como sou leiga no assunto, fica sempre aquela insegurança, comprar ou esperar mais um pouco. Hoje liguei na casa de câmbio e eles fizeram o dólar a R$ 3,31 em espécie. Como a previsão é que ele continue em disparada e minha viagem é agora no final do mês, acho que não vou conseguir até lá uma cotação melhor né? O que vocês acham? (mensagem de Mayra Costa)

Mayra,
Como você está indo daqui a duas semanas, não tem outra saída a não ser adquirir logo os dolares em espécie para utilizar lá !!
SDS,
Roberval.

Res: Dolares - Receita Federal

mensagem postada em 10/03/2015 - 01:03:46hs

Oi Wilton,

Viajei ano passado e tive essa mesma dúvida sua. O cara que me atendeu na casa de câmbio disse que o importante é o recibo. Se tiver o recibo, vale o valor da taxa na hora da troca (que consta no recibo), se não tiver, eles vão considerar a taxa do dia.

mensagem postada em 10/03/2015 - 01:03:27hs

Fernando

A saida de R$ 10.000,00 do Brasil é por pessoa certo ?
Sendo assim, como irei minha irmã, eu e minha sobrinha, se eu e minha irmã levarmos U$ 3.000,00 cada, não chegaria nos R$ 10.000,00 (espero).
E ao chegar nos EUA, como somos uma família, somando, dá U$ 6.000,00 e não dá problema.

Está certa a minha descrição?

Obrigado.

mensagem postada em 10/03/2015 - 01:03:07hs

Se você sair do Brasil com menos de R$ 10.000,00, não precisa declarar,

Se você sair do Brasil, com mais de R$ 10.000,00, vai ter que declarar.

Se você sair do Brasil com USD 5.000,00 comprados a uma taxa de R$ 2 pra cada USD 1,00 não vai precisar declarar, pois o montante da R$ 10.000,00. Porém, se passar na Receita e "pegarem" você com esse dinheiro e você não tiver os recibos de compra, eles vão converter com o câmbio do dia. E ai, pode dar menor que R$ 10.000,00, ou maior que R$ 10.000,00.

Portanto, no dia de sua viagem veja quanto tá a taxa de câmbio. Se o total após convertido a taxa do dia tiver muito abaixo de R$ 10.000,00, não tem com que se preocupar.

Se tiver próximo, é bom você levar os recibos. Se você não tiver os recibos, terá que torcer para que a taxa não varie mais e ultrapasse o valor de R$ 10.000,00. Lembro que a não-declaração de valores acima de R$ 10.000,00 pode ser considerado evasão de divisas

Entendeu?

DECLARAÇÃO DE PORTE DE VALORES

É a declaração que deve ser feita por viajantes que vão entrar no País ou dele sair portando em dinheiro, cheques ou cheques de viagem, em seu total, valor superior ao limite estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional. O limite atual é de R$10.000,00 (dez mil reais) ou o equivalente em moeda estrangeira.

QUEM DEVE APRESENTAR A DECLARAÇÃO

Todo viajante que deixar o País ou nele ingressar portando valores em espécie, cheques ou cheques de viagem, em seu total, valor superior a R$ 10.000,00 (dez mil reais) ou equivalente em moeda estrangeira.
Por exemplo: Ao cruzar a fronteira, o viajante portava 3.000 euros em cheques e 1900 reais em espécie. Ao câmbio de 1 euro = 3 reais, ele portava o equivalente a 10.900 reais = <(3 x 3.000) + 1900>, montante superior ao limite de R$10.000 (dez mil reais), logo deverá declarar à autoridade aduaneira.
OBS: para consultar o câmbio atual das moedas, deve-se acessar a página do Bacen no endereço eletrônico: http://www5.bcb.gov.br/?CONVMOEDA

André e Ana,

A duvida do Milton é outra.

A dúvida dele é com relação a taxa de conversão, pois com o aumento do dólar o limite de saída de dólares do Brasil diminuiu.

Segue texto do site da receita (leia o 2 e o 3):

Prezado(a) Contribuinte,

Por favor, leia até o fim as informações direcionadas para o atendimento de sua dúvida:

1 - As pessoas físicas e jurídicas podem comprar e vender moedas estrangeiras ou realizar transferências internacionais em reais sem limitação de valor na forma estabelecida pelo Banco Central do Brasil, observada a legalidade da transação inclusive tributária.

Os pagamentos e os recebimentos do exterior devem ser efetuados, como regra geral, por meio de instituições autorizadas a atuar no mercado de câmbio pelo Banco Central do Brasil.

Devem ser observadas as disposições especificas de cada operação, ressaltando-se que a realização de transferências de e para o exterior está condicionada, ainda, ao cumprimento e à observância da legislação e da regulamentação sobre o assunto, inclusive de outros órgãos governamentais.

Para maiores esclarecimentos consulte o sitio do Banco Central do Brasil.

2 - O viajante que estiver saindo do Brasil portando valores em montante superior a R$10.000,00 (dez mil reais) ou o equivalente em outra moeda, em espécie, cheques ou cheques de viagem, é que está obrigado a apresentar a Declaração Eletrônica de Porte de Valores (e-DPV), por meio da internet, e se apresentar à fiscalização aduaneira do local de saída do País, para fins de conferência.

3 - O viajante que estiver de saída do País com valores em moeda estrangeira em montante superior a R$ 10.000,00 e superior àquele declarado quando do seu ingresso no País, além da e-DPV, ele deverá ainda apresentar: ,

3.1. Comprovante de aquisição da moeda estrangeira em banco autorizado ou instituição credenciada a operar em câmbio no País, em valor igual ou superior ao declarado; ou

3.2. Comprovante do recebimento em espécie ou em cheques de viagem, por ordem de pagamento em moeda estrangeira em seu favor, ou de saque mediante a utilização de cartão crédito internacional, na hipótese de viajante não residente no Brasil, estrangeiro ou brasileiro.

(mensagem de Rafael Nunes gonçalves Barbosa)

EUROS?

mensagem postada em 10/03/2015 - 12:03:09hs

Boa tarde, galera!

Chegando no fórum, espero que não criando muita polêmica. Seguinte, viajo em 17 de abril, e só conseguirei comprar a moeda estrangeira mesmo no início de abril.

Com essa alta do dólar, vi que a diferença entre este e o euro tem estado bem menor do que costuma ser. Me veio a ideia de comprar euro: sei que estaria fazendo dois câmbios (um aqui e um nos EUA), mas parei para pensar um pouco se vale a pena.

Se fosse comprar hoje no banco, pagaria 3,20 no dólar e 3,44 no euro.

Alguém saberia dizer onde conseguiria trocar euros por dólares lá em Orlando? Gostaria de fazer uma pesquisa mínima só pra ver se vale a pena.

Vcs teriam alguma opinião sobre isso?

Grande abraço e é um prazer estar no fórum.

mensagem postada em 10/03/2015 - 12:03:15hs

André e Ana,

A duvida do Milton é outra.

A dúvida dele é com relação a taxa de conversão, pois com o aumento do dólar o limite de saída de dólares do Brasil diminuiu.

Segue texto do site da receita (leia o 2 e o 3):

Prezado(a) Contribuinte,

Por favor, leia até o fim as informações direcionadas para o atendimento de sua dúvida:

1 - As pessoas físicas e jurídicas podem comprar e vender moedas estrangeiras ou realizar transferências internacionais em reais sem limitação de valor na forma estabelecida pelo Banco Central do Brasil, observada a legalidade da transação inclusive tributária.

Os pagamentos e os recebimentos do exterior devem ser efetuados, como regra geral, por meio de instituições autorizadas a atuar no mercado de câmbio pelo Banco Central do Brasil.

Devem ser observadas as disposições especificas de cada operação, ressaltando-se que a realização de transferências de e para o exterior está condicionada, ainda, ao cumprimento e à observância da legislação e da regulamentação sobre o assunto, inclusive de outros órgãos governamentais.

Para maiores esclarecimentos consulte o sitio do Banco Central do Brasil.

2 - O viajante que estiver saindo do Brasil portando valores em montante superior a R$10.000,00 (dez mil reais) ou o equivalente em outra moeda, em espécie, cheques ou cheques de viagem, é que está obrigado a apresentar a Declaração Eletrônica de Porte de Valores (e-DPV), por meio da internet, e se apresentar à fiscalização aduaneira do local de saída do País, para fins de conferência.

3 - O viajante que estiver de saída do País com valores em moeda estrangeira em montante superior a R$ 10.000,00 e superior àquele declarado quando do seu ingresso no País, além da e-DPV, ele deverá ainda apresentar: ,

3.1. Comprovante de aquisição da moeda estrangeira em banco autorizado ou instituição credenciada a operar em câmbio no País, em valor igual ou superior ao declarado; ou

3.2. Comprovante do recebimento em espécie ou em cheques de viagem, por ordem de pagamento em moeda estrangeira em seu favor, ou de saque mediante a utilização de cartão crédito internacional, na hipótese de viajante não residente no Brasil, estrangeiro ou brasileiro.

Dolar para leigos

mensagem postada em 10/03/2015 - 12:03:36hs

Pessoal viajo para Orlando dia 27/03 e estou desesperada como muitos por conta dessa alta do dólar.
Como sou leiga no assunto, fica sempre aquela insegurança, comprar ou esperar mais um pouco.
Hoje liguei na casa de câmbio e eles fizeram o dólar a R$ 3,31 em espécie.
Como a previsão é que ele continue em disparada e minha viagem é agora no final do mês, acho que não vou conseguir até lá uma cotação melhor né? O que vocês acham?

mensagem postada em 10/03/2015 - 12:03:03hs

Wilon,

Como tudo em nosso país isso é meio complexo e falho.

O que é real é que você precisa dos comprovantes de compra, pois nele existe a taxa cambial usada e o IOF pago. A conta deve ser feita a partir dele.

Mas como seria em uma situação onde você teve sobras e utilizou em outra viagem? Ficaria uma confusão só com vários comprovantes para quantias diferentes.

Abs

Dolares - Receita Federal

mensagem postada em 10/03/2015 - 12:03:20hs

Pessoal

O nosso limite de saída é de R$ 10.000,00.

Supondo que eu esteja levando US3500 e tenha comprado a R$ 2,54 que deu R$ 8.890,00

Com esta subida do dólar, supondo que esteja a R$ 3.30 daria R$ 11.550,00

O que vale como limite para a receita, a cotação de compra ou a cotação na data da compra.

Apesar de já ter ido mais de 10 vezes e nunca me perguntaram nada esta sempre foi a minha dúvida.

Tem que preencher o e-DBV? Testando no e-DBV ele considerou hoje a cotação de que US3500 dariam R$ 10.628.10 (R$ 3.0366)

Wilton

A estátua de Walt Disney segurando a mão do Mickey (The Partners Statue - Magic Kingdom) foi criada por Blaine Gibson. O artista ao esculpir o rosto de Walt buscou representá-lo sorrindo observando as pessoas felizes desfrutando o parque.