Visto - Programa de Isenção (Visa Waiver Program)

 
Tópico Aberto

 
 
ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente
 
Índice  
 
 
Joaquim

 mensagem postada em 06/10/2009 - 01:10:56hs
 
 

Isto só confirma o que eu acho. Todo o problema é criado na Cias aéreas. Agora me diga uma coisa. O qua a AA tem com isso? Vamos supor que você fosse só português e morasse aqui. Você não teria o passaporte brasileiro. E então? Não poderia voltar?
Os meus pais eram espanhóis e moravam no Brasil. Não tinham o passaporte brasileiro. Se fosse pela AA então não poderiam ir ao EUA? Teriam que ir para a Espanha? Concordo com você e acho que as Cias precisam de pessoal mais qualificado.
Só não penso em colocar visto no brasileiro. Toda a minha família é espanhola, até tatatatataravó dos dois lados . Nasci aqui mas considero que tenho todo direito de usar minha cidadania. Mas isso é bem pessoal...
De qualquer forma obrigada pelo seu relato. Acredito que será útil.
Abs
Rosa

 


 

 mensagem postada em 06/10/2009 - 11:10:53hs
 
 

O que eu vou falar aqui já deu confusão em outro tópico..

Eu tenho passaporte português e ano passado fui com ele para os EUA. Na PF Brasileira mostramos o Brasileiro e na imigração americana o Portuga, nenhum problema para entrar, me deram 3 meses e tudo tranquilo.

Só me perguntaram se eu tinha visto válido no passaporte brasileiro, como não tinha ficou no Português mesmo.

Na hora do check-in de volta na AA, a atendente queria minha passagem de volta para os EUA. Ora, estou voltando e não "indo"... confusão total, até que eu tive que mostrar meu passaporte Brasileiro para que ela me "liberasse".

Desde esse dia voltei decidido a tirar meu visto americano, que tinha vencido em 2005, pois não tenho a menor paciência para explicar a pessoas burras a minha situação sem precisar.

Voltei, agendei a entrevista, na hora da entrevista o cara la olhando meus papeis falou.. "Seu ultimo visto valido venceu em 2005, e sua ultima entrada foi em......... Agosto de 2008" e fez aquela cara de que algo está errado!

Eu me antecipei e disse: "Nessa ultima viagem eu fui com meu passaporte português", o cara fechou meus papeis na hora, olhou nos meus olhos e perguntou: "Se você tem um passaporte que não precisa de visto, para que voce quer visto?"

Eu respondi: "Eu tenho esse passaporte por causa do meu pai que é português e se eu morasse lá com ele acho que teria todo o direito de usa-lo, mas eu sou Brasileiro, nascido e criado aqui, e acho que devo usar o passaporte Brasileiro."

Ele sorriu e disse "gostei muito da sua resposta, vá pagar a taxa do sedex e você receberá seu passaporte em breve. Bom dia"

E a partir desse dia só utilizo 1 passaporte e sinceramente não vi a menor diferença de tratamento na imigração americana.

Se você tem passaporte europeu eles não vão lhe negar o visto, pois você entraria com o outro de todo jeito..

 


 
Rosa

 mensagem postada em 05/10/2009 - 11:10:28hs
 
 

Rosa fique tranquila que assim que retornar vou postar aqui o que de fato ocorreu. Viajo dia 06 de novembro e já fiz minhas reservas com o nome em espanhol. Quanto ao passaporte não se preocupe. É mesmo um E-Passaport. Tem o símbolo internacional na capa e foi confirmado pelo consuladio espanhol. Para sanar qualquer dúvida que lhe reste, vá até o site da embaixada americana aqui do Brasil. Está tudo super explicado lá. Qualquer novidade posto aqui!
Abraços

 


 
Carla/Daniel

 mensagem postada em 02/10/2009 - 05:10:26hs
 
 

Eu também liguei para a policia federal e eles também me falaram (como para você da primeira vez) que não era necessário o passaporte brasileiro. Engraçado , sempre soube que era necessário....Não que eu não vá mostrar o passaporte na policia mas, na Delta (também comprei lá), eu evitarei ao maximo. Afinal eles não tem o poder de policia rsrsrs. Se a policia federal não está fazendo questão , não sei porque eles tem quem fazer.
O problema é justamente quando eles cadastram os viajantes do voo.Essa lista vai parar na imigração americana , e é lá que tem que "bater" com o passaporte apresentado. Como eu já disse antes, aqui é mais fácil conversar do que lá...

Carla , eu tive as maiores dúvidas sobre o e-passport.Você acredita que eu liguei para o consulado daqui do Rio várias vezes. Chegaram a dizer que não era e-passport; que não sabiam se tinha chip ou não; que os EUA estavam fazendo novas exigências e era melhor ir ao consulado americano (como se fosse fácil)etc...
Que bom que aí em SP eles são mais solícitos e bem informados.
Quando você vai?
Por favor , não se esqueça de postar aqui , neste tópico mesmo, as sua experiência. Acredito que será bem útil para espanhóis ou pessoas de outra nacionalidade que "troque os sobrenomes" rsrsrsr

Abs Rosa

 


 
Rosa / Daniel

 mensagem postada em 02/10/2009 - 01:10:06hs
 
 

Amigos obrigada pela ajuda! Hoje pela manhã consegui falar com a polícia federal no aeroporto de guarulhos, e desta vez muita bem atendida... Com certeza temos sim que apresentar o passaporte brasileiro ao sair, mas perguntei ao agente se teria problema o fato do boarding pass e passagem estarem com nome diferente, o espanhol ( que no meu caso acrescenta nome e da minha irmã por ser casada altera...), e ele me respondeu que não. Me falou com segurança. Ele disse para mostrarmos aqui no Brasil os dois e não teremos problema. Vou agir assim... passagem aerea com o nome em espanhol, mesmo não tendo a Delta airlines me dado essa segurança. Liguei inúmeras vezes e tive todas as respostas possíveis...rsrsrs.
Bem quanto ao passaporte, o que está sendo expedido é realmente o E-Passaporte. Me informei esta semana pessoalmente no Consulado Espanhol quando fui retirar o meu. Possui todas exigências do governo americano. Estou tranquila quanto a isso. O chip, segundo me explicaram, é finissimo e fica inserido na capa do passaporte(não se pode ver), e há na capa externa o simbolo internacional de que se trata de um E-Passaporte(uma espécie de quadradinho com uma bola no meio...rsrs... na interntet se pode achar uma foto sobre e-passaporte) Inclusive já obtive a autorização on line para viajar (ESTA), como bem explicado nos relatos deste tópico. Assim que passar, e espero que "ilesa", por essa situação vou relatar tudo aqui para que outras pessoas possam ficar mais tranquilas do que eu... Abraços

 


 
Carla / Rosa

 mensagem postada em 02/10/2009 - 10:10:56hs
 
 

Olá Carla / Rosa, tudo bem?

Vou expressar minha opinião, ok? Pra quem tem dupla cidadania (o que é o nosso caso), pra sair do país nós apresentamos o passaporte brasileiro pois deve também constar na PF que estamos saindo do país. Quando chegamos nos EUA, entramos com o europeu pois temos o VWP e não necessitamos do visto para entrada.
Ao retornar ao Brasil, apresentamos o brasileiro para não darmos entrada como estrangeiro.

Mas pelo fato do caso do passaporte espanhol ter o sobrenome do meio como o último e no Brasil ser o contrário, gera essa "confusão".

Abraço!

 


 
Carla

 mensagem postada em 02/10/2009 - 10:10:25hs
 
 

Sinceramente não lembro porque mostramos o passaporte brasileiro. Tenho certeza que o mostramos pois o nome que constava da lista de passageiros só existe no passaporte brasileiro. Até entendo o cara da imigração... ele disse:" aqui na lista consta o sobrenome Paiva e ele não aparece neste passaporte".
Da primeira quemeu filho foi, não havia essa checagem mas eles foram incorporando novos procedimentos...
Dessa vez pretendo mostrar só o espanhol na cia aérea. Imagina só : um estrangeiro sai do Brasil para os EUA. Ele vai mostrar o passaporte da nacionalidade dele. Ele não possui o brasileiro. Com meus pais era assim...
Aliás, quando você for , depois posta aqui a sua experiência.
Outra coisa, eles te disseram no consulado que este nosso passaporte já é o e-passport?
Aqui no Rio eu não consegui essa informação.Ninguém sabia de nada... se tem chip se não tem, é mole. Acho que o consulado de São Paulo é mais organizado.

Abs
Rosa

 


 

 mensagem postada em 01/10/2009 - 11:10:35hs
 
 

Rosa
Muito Obrigada! Creio que comprar a passagem com o nome em espanhol será a melhor saída. Espero não ter problema para embarcar aqui no Brasil. Mais uma dúvida. Seu filho ao fazer o check in no Brasil apresentou o passaporte espanhol para sair do país? Mais uma vez, obrigada!

 


 
Carla

 mensagem postada em 01/10/2009 - 10:10:51hs
 
 

Meu filho tem o passaporte espanhol e o nome dele é diferente no Brasi e na Espanha. Da primeira vez que fomos com ele (2003) foi sem problemas. Da segunda vez (2005) foi cadatrado também pelo ultimo sobrenome brasileiro. Quando chegamos na imigração americana e mostramos o passaporte espanhol , foram conferir com a lista de passageiros. E claro que o sobrenome não constava... Foi um problema . O cara chegou a dizer que meu filho só ia passar porque era criança.Desta vez eu comprei a passagem dele de acordo com o passaporte espanhol. Eu liguei para a policia federal no galeão , e eles também me disseram que eu poderia mostrar o passaporte brasileiro ou o espanhol.Também estranhei. De qualquer forma eu compraria pelo espanhol.Aqui no Brasil é mais fácil você se virar. Ontem mesmo eu postei dúvida sobre esse assunto no tópico "cias aéreas"
Eu não tenho esse problema porque meu sobrenome é igual nos dois passaportes e quando casei não mudei meu nome.
Qualquer dúvida volte a perguntar

Abs
Rosa

 


 
Passaporte Espanhol - Nome e Sobrenome na passagem

 mensagem postada em 01/10/2009 - 09:10:42hs
 
 

Boa Noite. Tenho a cidadania espanhola e ontem fui buscar no consulado meu novo passaporte, que já é um
E-passaport, e completamente aceito segundo as exigências americanas, bastando apenas preencher on line o ESTA. Entretanto não consegui ninguém que pudesse me ajudar com relação ao nome que deve constar da passagem...Irei em novembro para Orlando e ainda não consegui emitir meu bilhete pois ninguém sabe ao certo qual nome deve constar, se o brasileiro ou o espanhol (tenho nomes diferentes, pois a espanha inverte os sobrenomes e quando casada não se acrescenta o nome do marido). Não sei o que fazer? Liguei na Policia Federal do Aeroporto e fui muito mal atendida e me disseram que posso usar qualquer um dos dois passaportes para sair do país (??achei estranho), mas que a passagem deve ter o mesmo nome do documento apresentado. Algum espanhol/brasileiro que já viajou usando o passaporte espanhol para ingressar nos estados unidos poderia me auxiliar? Se eu demorar mais alguns dias vou perder a minha reserva... Obrigada!!

 


 
 
A ilumininação do interior do pavilhão do México é propositalmente baixa para simular o anoitecer. Pois, segundo a cultura mexicana, é neste período do dia, que amigos e familiares se reunem na plaza para se divertirem.