Alfândega - Relatos

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

O objetivo do presente tópico é o de servir de espaço para que possamos postar - relatos - sobre as nossas experiências com a alfândega (exclusivamente). Peço que questionamentos sobre a "cota de isenção" sejam reservados para o seu tópico específico - Alfândega - Cota de Isenção.

leia essas informações

Índice  

Res: Tributação na Alfãndeca

mensagem postada em 23/07/2014 - 09:07:43hs

Pessoal,

estou com uma dúvida em relação a tributação de imposto sobre equipamentos quando trazidos de fora.
Viajarei em novembro para Orlando e quero trazer um notbook para mim, mas preciso entender como será feita a tributação na RF, pois pretendo declarar.
Me será corado 50% ou 100% do valor do bem comprado?
Alguém poderia me explicar como é isso?

Agradecida
(mensagem de Machado)

Se o resto das coisas q vc estiver trazendo se enquadrarem como uso pessoal e o notebook for o único produto com o qual vc vai usar a cota, vc pagará 50% de imposto sobre o valor que exceder os U$ 500 da cota. Se sua cota já estiver comprometida com outros produtos aí sim, vc pagara 50% sobre o valor do notebook pois todo o valor dele excederá a cota.

Tributação na Alfãndeca

mensagem postada em 23/07/2014 - 09:07:10hs

Pessoal,

estou com uma dúvida em relação a tributação de imposto sobre equipamentos quando trazidos de fora.
Viajarei em novembro para Orlando e quero trazer um notbook para mim, mas preciso entender como será feita a tributação na RF, pois pretendo declarar.
Me será corado 50% ou 100% do valor do bem comprado?
Alguém poderia me explicar como é isso?

Agradecida

Res: Alfandega no retorno de Orlando

mensagem postada em 22/07/2014 - 11:07:24hs

Retornarei de Orlando para o Rio de Janeiro(GIG) em voo da GOL com conexão em Guarulhos. A conexão será de apenas 1:35hs, alguém saberia dizer onde é feita a alfândega e o free shop, se na conexão em Guarulhos ou no destino final no RJ (GIG)?
(mensagem de TitoRibeiro)

A alfândega é feita no aeroporto de entrada no Brasil, assim como o Free Shop.

(mensagem de Andre Luis Dantas)

PessoALL,

Não necessariamente. No seu caso a alfândega será em SP por causa do tempo de conexão. United, GOL, Delta, só realizam alfândega no destino final do vôo.

Portanto, no SEU CASO em específico (e na maioria), será em SP....POis seu destino final é SP e suas malas para lá irão direto.

Abs

Marco

Res: Cota via Terrestre

mensagem postada em 22/07/2014 - 10:07:51hs

O nosso querido Ministro da Fazenda Guido Mantega, o responsável pela estabilidade econômica deste país, o melhor ministro que já tivemos, lendo ontem o post deste hulmide forista, RESOLVEU, voltar atrás, por 01 ano, na diminuição da taxa de inserção por vias terrestre.
Vamos lá , podemos resolver esse problema em Outubro, só depende de nós!!!!

Res: Alfandega no retorno de Orlando

mensagem postada em 22/07/2014 - 06:07:06hs

Retornarei de Orlando para o Rio de Janeiro(GIG) em voo da GOL com conexão em Guarulhos. A conexão será de apenas 1:35hs, alguém saberia dizer onde é feita a alfândega e o free shop, se na conexão em Guarulhos ou no destino final no RJ (GIG)?
(mensagem de TitoRibeiro)

A alfândega é feita no aeroporto de entrada no Brasil, assim como o Free Shop.

Alfandega no retorno de Orlando

mensagem postada em 22/07/2014 - 05:07:23hs

Prezados Amigos do VPO,

Obrigado a todos pela ajuda.

Tito

Res: Dúvida

mensagem postada em 14/07/2014 - 11:07:06hs

Amigos, obrigada por todos os esclarecimentos. A filmadora comprei nos EUA ($700,00), na oportunidade, embora tenha passado pelo raio-X não nos cobraram taxas. Depois de analisar todas estas informações acho que o melhor será declarar o PC; carrinho e bebê conforto. Vou fazer as contas para ver se realmente vai compensar.
Quanto ao seu casal de amigos, eles vieram com malas extras? Por qual alfândega passaram?

Carrinho de bebê e bebê conforto são itens grandes e com certeza chamarão atenção na alfândega, ou vc declara tudo ou tenta passar sem declarar, inclusive o MacBook, nada correndo risco de ser parado, taxado e multado! Um casal de amigos voltou agora depois de fazer enxoval e foram taxados em tudo, até nas roupinhas de bebê já que tiveram que abrir as malas, vai de muita sorte mesmo.

Quanto a filmadora, vc comprou aqui? Veja de tem algum selo de indústria brasileira, ai vc não terá problemas na volta se for parado, caso contrário tbm correrá riscos.

Amigos, em dezembro de 2013 passei pela alfândega de BSB. Eles estavam mandando todos para o Raio -x e, eu e minha esposa também fomos, é claro. De eletrônico, comprado na viagem tínhamos 1 filmadora e 1 x-box (com tudo o que tinha direito), além de 1 câmera e um laptop acor...rs! Ficamos preocupados, mas eles nos liberaram e não precisamos pagar nada.
Estaremos viajando em novembro, novamente. Vamos ter que voltar por BSB, mas desta vez a viagem tem o foco de compras, já que faremos o enxoval do nosso filho. Pretendo comprar um macbook, além de todas as coisas do bebê e, aqui os itens que nos preocupam são carrinho e bebê conforto. A minha dúvida é: o que devo declarar? Sei que é muito relativo, pois eu mesmo deveria ter sido taxado ano passado, mas eles mesmo vendo tudo no raio-X, nos liberaram. Estava pensando em declarar apenas o macbook? O que vcs acham? Conviemos que se eu declarar tudo o que tiver trazendo não valerá a pena a viagem. Estou querendo levar tb a minha filmadora, já que faremos um cruzeiro, existe algo que eu possa fazer para comprovar que levei ela do Brasil?

Aguardo a opinião e experiência de vcs!

Farage
(mensagem de CalosFarage)

(mensagem de krisley Dobilas Moroni Pradella)

mensagem postada em 12/07/2014 - 05:07:01hs

Carrinho de Bebe e Bebe-conforto vindo ou não nas caixas chamam atenção. Se estiverem nas caixas e se estiver sem a criança, grande chance de ir para o R-x. Se estiver sem as caixas e sem a criança, pode ser questionado sobre a presença da criança e até ir para o r-x.

Resumindo: carrinho e bebe-conforto vão chamar a atenção da RF mesmo que dentro da cota de US$500 portanto esteja preparado caso esteja pensando em trazer o MBP sem declarar.

E mesmo que declare o MBP, cuidado com o enxoval. Produtos para uso pessoal são somente para quem está viajando...alegar que o enxoval é de uso pessoal do seu bebe por exemplo, não cola...

Amigos, em dezembro de 2013 passei pela alfândega de BSB. Eles estavam mandando todos para o Raio -x e, eu e minha esposa também fomos, é claro. De eletrônico, comprado na viagem tínhamos 1 filmadora e 1 x-box (com tudo o que tinha direito), além de 1 câmera e um laptop acor...rs! Ficamos preocupados, mas eles nos liberaram e não precisamos pagar nada.
Estaremos viajando em novembro, novamente. Vamos ter que voltar por BSB, mas desta vez a viagem tem o foco de compras, já que faremos o enxoval do nosso filho. Pretendo comprar um macbook, além de todas as coisas do bebê e, aqui os itens que nos preocupam são carrinho e bebê conforto. A minha dúvida é: o que devo declarar? Sei que é muito relativo, pois eu mesmo deveria ter sido taxado ano passado, mas eles mesmo vendo tudo no raio-X, nos liberaram. Estava pensando em declarar apenas o macbook? O que vcs acham? Conviemos que se eu declarar tudo o que tiver trazendo não valerá a pena a viagem. Estou querendo levar tb a minha filmadora, já que faremos um cruzeiro, existe algo que eu possa fazer para comprovar que levei ela do Brasil?

Farage

mensagem postada em 12/07/2014 - 09:07:16hs

Carrinho de bebê e bebê conforto são itens grandes e com certeza chamarão atenção na alfândega, ou vc declara tudo ou tenta passar sem declarar, inclusive o MacBook, nada correndo risco de ser parado, taxado e multado! Um casal de amigos voltou agora depois de fazer enxoval e foram taxados em tudo, até nas roupinhas de bebê já que tiveram que abrir as malas, vai de muita sorte mesmo.

Quanto a filmadora, vc comprou aqui? Veja de tem algum selo de indústria brasileira, ai vc não terá problemas na volta se for parado, caso contrário tbm correrá riscos.

Farage

Dúvida

mensagem postada em 11/07/2014 - 02:07:43hs

Farage

Assim que você adentra ao Magic Kingdom perceba que o chão é avermelhado, trata-se de uma idéia de Walt Disney visando dar a impressão aos visitantes do Reino Mágico que um tapete vermelho está estendido para eles, mostrando a importância da sua presença.