Alfândega - Relatos

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

O objetivo do presente tópico é o de servir de espaço para que possamos postar - relatos - sobre as nossas experiências com a alfândega (exclusivamente). Peço que questionamentos sobre a "cota de isenção" sejam reservados para o seu tópico específico - Alfândega - Cota de Isenção.

leia essas informações

Índice  

p/Julia Holzgrefe e Guilherme Augusto

mensagem postada em 30/06/2011 - 10:06:05hs

Julia, no meu caso e as pessoas que estavam no DECLARAR não vi ninguém passando em RAIO X, somente abrindo todas as malas e verificando item a item , porém como citei abaixo dando importância a eletrônicos.

Creio que vai muito de alfandega para alfandega, a minha foi aqui em Brasília creio que aqui são mais rigorosos...

Guilherme , na boa eu ia declarar...talvez se vc estiver portando somente o IPAD e capaz que o fiscal nem te cobre os impostos...ai vai do fator sorte e fiscal...rsrs. Prefiro fazer as coisas mais tranquilo do que ser pego e ter q pagar multas + impostos...

Abraços

Nair - alfandega

mensagem postada em 30/06/2011 - 10:06:11hs

Sobre o notebook, se nele está escrito "made in Brazil" não vai entrar na cota. Caso seja feito em outro país, voce vai precisar apresentar a nota fisca. Dependendo do fiscal, e caso o notebook seja "velho" pode ser que ele deixe passar.

Alfandêga Guarulhos - urgente

mensagem postada em 30/06/2011 - 05:06:49hs

Olá a todos,
Preciso de ajuda para esclarecer algumas dúvidas que tenho. Estou retornando ao Brasil no dia 09/07 após 8 meses aqui, estou levando comigo 4 bagagens + a bagagem de mão. Tenho muitas roupas, acessórios, sapatos, cremes e maquiagem, mas minha maior duvida é com relação ao que comprei aqui para dar de presente: 15 oculos de marcas diferentes (baratos) e relógios, 7 perfumes que totalizando tudo talvez ultrapasse uns $ 100 dólares da cota. Levo tb um aparelho de pressão que precisei utilizar aqui. Devo declarar estes itens? Como eletronico, levo comigo meu laptop que trouxe do Brasil, o que faço com relação a ele?

Alguém pode me auxiliar, sou marinheira de quase primeira viagem...
Ob
rigada a todos...

Fator Sorte

mensagem postada em 29/06/2011 - 05:06:30hs

Voltei em Março e tenho visto que a PF anda mais rigorosa na alfandega...Mas se tiverem coragem dá para arriscar, pois só o valor do Macbook Pro que paguei lá e pelo q é cobrado aqui já pagou a passagem de ida e volta...fora o restante...ipad, jogos, gps...
Eu fico na dúvida se faria de novo, mas a adrenalina e o alívio ao sair do aeroporto são fantásticos...rsrsrs

Ipod..relógio..tragam no bolso/pulso...e nunca esqueçam de trazer em mochilas tudo que for eletrônico e de valor...principalmente se passarem por Guarulhos.

p/Igor

mensagem postada em 29/06/2011 - 04:06:08hs

Igor...cai na sua situação...Eu estava com 3 video games , um psp e quatro camera fotograficas...E trouxe um aparelho eletronico para um amigo que custou 848,00 dolares...Estava eu e minha esposa.
Fui direto para o declarar....pensando somente em declarar o do meu amigo...Porém qdo cheguei lá..o agente pediu pra declarar todos os eletronicos e abriu mala por mala...

Conclusões tremia nas bases...o que eu fiz na hora...PSP , foi direto para meu bolso..uma maquina ficou no meu pescoço e a outra no pescoço da minha esposa...porém tinha 2 dentro da mochila e os 3 games estavam na mala...declarei os 3 games pois não teve como, perguntou se eu estava com note...disse que sim..mas tinha comprado no Brasil...pediu nota e falei que não tinha..porém mostrei que o aparelho era "nacional" dai me taxou os $ 348,00 dolares que já sabia que fiz no meu nome e os 3 games coloquei na cota da minha esposa...passou pouca coisa...Deu 557,00 dolares, Um X-BOX + NITENDO WII e PS3, pagamos desses aparelhos 68 reais..se nao me enganos, ou seja valeu a pena o preço que paguei em 3 lá..e somente um aqui !!! Dai na mochila tinha as 2 outras camera que ao abrir todas as malas fez aquela confusção com roupas, cremes e tenis q passou despercebido...Detalhes trouxe 40 frascos de V.S, estava com 3 tenis sem uso e mtas roupas...mas retirei etiqueta e 3 oculos e bolsas da Guess, mas o fiscal nem falou nda...estava em horario de almoço e tinha chegado outro vôo estava uma confusão, pois ele estava atendendo 2 pessoas ao mesmo tempo...Em resumo penso, vá ao declarar...o q for pessoal coloca no bolso e declara o que é possivel..porém o que acho q eles vao mais atras e Notebook, IPAD e vídeo games.

Abraços...Ahh minha alfandega foi em Brasília.

DÚVIDA

mensagem postada em 29/06/2011 - 03:06:03hs

E aí pessoal, tudo certo??

Então, estou com uma dúvida... pretendo comprar muito na viagem, inclusive eletrônicos, como notebook e tal... Eu sei que posso optar entre declarar ou não, e sei que se não declarar e me pegarem, tenho que declarar e pagar multa... então, tive a ideia de declarar parte dos eletrônicos e outra parte não, levando os 'a declarar' na mala de mão... só que me disseram que quando vou declarar tenho de abrir tudo, ou seja, eles decidem o que declarar... Queria que alguém que já tenha ido e declarado, ou então que tenha certeza da resposta, me responda se isso realmente acontece... senão terei que bolar outro plano... afinal o que faz valer a pena de comprar lá são os preços...

Abraço e boa viagem a todos,

Igor

Luciano

mensagem postada em 28/06/2011 - 11:06:06hs

Obrigado Luciano, iremos trazer essa média de malas e tentar conversar com o agente, mais creio que com uma boa conversa acho muito difícil ele taxar roupas, mesmo por que além de eu passar na fila do declarar por conta dos eletrônicos o amigos aqui do fórum já disseram que eles não se preocupam muito com roupas e sim com os eletrônicos em geral. Mais obrigado pela ajuda ja foi de grande utilidade.

Abrs

Irlan e Carol

mensagem postada em 28/06/2011 - 10:06:37hs

Irlan e Carol,

A subjetividade do agente é um ponto bem complicado nesse processo de alfandega. Sugiro que vocês guardem todas as notas de tudo que comprarem.

Como já falei em posts anteriores, vale muito a pena, é claro, dependendo da bagagem e do que vocês comprarem, entrar na fila do bens a declarar e sem muita cerimônia já ir abrindo as malas e conversando com os fiscais.

Tem gente que passa uma semana e trás, por pessoa, 3 malas. Como é possível ???? Quer dizer, possível é lógico que é, mas fica bem complicado de passar tranquilo.

Abraços.

Luciano Abreu

Obrigado Thiago Teixeira

mensagem postada em 27/06/2011 - 04:06:37hs

Obrigado por sanar as dúvidas, creio que como passaremos 15 dias lá, este numero alto de roupas e cosméticos não acarretara tanto, porém estou receoso como é feita a taxação, se é pelo valor da nota ou no "achismo" do agente. E se o numero não for excessivo, ele pode devido ao mau humor querer taxar? Como argumento em relação a isto? o agente age na forma de " O QUE ELE FALAR É LEI"?

Mais uma vez obrigado

Irlan e Carol

mensagem postada em 27/06/2011 - 03:06:52hs

Acho que na alfândega o fator sorte é o preponderante. E nele incluo o humor do agente da Receita Federal, a maquina de raio-x estar funcionando ou não e também a quantidade de voos internacionais que chegaram naquele dia/hora.

Mas algumas coisas também devem ser ponderadas, para depois não reclamar injustamente da má sorte. Por exemplo, já vi pessoas que ficaram 1 semana nos EUA chegando ao Brasil com 3 ou 4 malas só de roupas, tênis e cosméticos. Por mais que se retire todas as etiquetas e que tudo seja para uso pessoal, não é possível achar que o agente da Receita acreditará que tudo foi comprado no Brasil. Nestes casos, fica na cara que até as roupas serão taxadas.

Portanto, fica a dica: pondere sempre a quantidade de bagagem. Todavia, mesmo pagando o imposto e até mesmo a multa, a maioria das coisas ainda saem mais baratas do que compradas por aqui.

Abs e boa sorte a todos nós nas alfândegas!!

Na atração Carrossel do Progresso você encontra o cão Rover - tão querido por Walt - que também pode ser visto na Mansão Mal-Assombrada, junto do zelador e também nos Piratas do Caribe, com as chaves a boca, próximo a alguns prisioneiros.