Alfândega - Relatos

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

O objetivo do presente tópico é o de servir de espaço para que possamos postar - relatos - sobre as nossas experiências com a alfândega (exclusivamente). Peço que questionamentos sobre a "cota de isenção" sejam reservados para o seu tópico específico - Alfândega - Cota de Isenção.

leia essas informações

Índice  

Isabella - iPad

mensagem postada em 04/07/2011 - 02:07:00hs

Olá Isabella,

Eu comprei o modelo WiFi + 3G de 32GB na cor branca. Como existe muita procura, pode ser que nem todos os modelos estejam disponíveis no momento em que você vá comprar.

A única coisa que você deve tomar cuidado é comprar o modelo da AT&T, pois o outro modelo (Verizon) não aceita chip e não irá funcionar no Brasil).

Quanto a capacidade, existem de 16, 32 e 64 GB.
Se você for colocar muitas e muitas músicas, fotos e principalmente vídeos, compre o de 64GB ou pelo menos o de 32GB. Não tem como expandir isso depois, a Apple não permite nenhum tipo de upgrade no equipamento.

Eu julgo que a grande maioria das pessoas não usa mais do que 32GB mesmo. Achei que este modelo tem o melhor custo benefício.

Abraço

Fabi & Dani

mensagem postada em 04/07/2011 - 02:07:42hs

Oi Fabi e Dani, que bom que meu relato ajudou!! ;-)

Eu havia lido na web que era necessário tomar a vacina para febre amarela, que sem o comprovante internacional de vacinação eu não poderia deixar o aeroporto no Panamá. Daí eu tomei a vacina, mas peguei o posto da ANVISA fechado no dia da minha viagem e fiquei bem desanimado pois imaginei que não poderia sair para conhecer a Cidade do Panamá nas minhas 12 horas de conexão.

Mas ao chegar em Porto Alegre (eu sou de Curitiba) perguntei para a funcionária da COPA e ela me disse para não se preocupar que somente 2 países estão exigindo a vacinação para febre amarela (ela até mencionou quais, mas não me recordo) e que o Panamá não era um deles. Ou seja, se você não tomou a vacina ou não tem o certificado internacional de vacinação, não será um problema.
Mas eu recomendo fazer tudo isso, porque nunca se sabe né, vai que eles resolvem exigir a vacina, daí falta nos postos de saúde e aí já viu né. Como é válida por 10 anos, acho melhor ficar livre de qualquer preocupação e tomar agora mesmo.

Não fiz checkin via web não, mas voos para os EUA somente 24h antes. Para outros destinos pode se fazer ainda com maior antecedência. Pela web é possível remarcar os assentos quantas vezes desejar.

Abraço e espero que dê tudo certo pra vcs tb!! ;-)

Fillipe

mensagem postada em 04/07/2011 - 09:07:44hs

Muito obrigado por seu relato! Bem completo mesmo, nos ajudou a esclarecer várias dúvidas!
Mas, não resistimos e vamos perguntar só mais umas coisinhas... pra vc sair do Aeroporto vc teve que tomar vacina pra febre amarela? Alguém te pediu comprovante? Pelo que lemos aqui, se não sair do aeroporto não precisa tomar...
Também pegamos os assentos da saída de emergência, reservamos com muita antecedência... vc fez check-in web? Se fez, pode ser feito com quanto tempo de antecedência?
Ficamos felizes que deu tudo certo com vc, pois ultimamente tinhamos lido alguns relatos preocupantes em relação à COPA, mas claro, nenhuma notícia dos vôos de Porto Alegre.
Agradecemos muito sua atenção em nos fornecer detalhes tão importantes.
Abraço!

Chegando em Porto Alegre via COPA Airlines

mensagem postada em 04/07/2011 - 01:07:32hs

Olá Fabi e Dani e todos mais...

Eu estava sozinho, fui pra NY e fiquei lá apenas 6 dias. Voltei com 2 malas médias/grandes e minha mochila (bagagem de mão).

A COPA Airlines utiliza o aeroporto de Tocumen no Panamá como \"Hub de las Américas\" (é assim que eles chamam), então haviam pessoas de Orlando, Miami, Punta Cana, Los Angeles, NY, enfim, vários destinos diferentes, voltando no mesmo voo que eu.

O voo pousou em Porto Alegre meia-noite e vinte, uns 10 minutos antes do horário previsto. Era o único voo internacional naquele momento. O voo veio com 80 passageiros dos 122 que cabem na classe econômica, então deu pra mudar de lugar e pegar 3 assentos só pra mim ;-) Várias pessoas fizeram o mesmo. As minhas 2 bagagens despachadas chegaram junto comigo certinho. Acho que eles só mandam depois quando o voo vem lotado e acontece de realmente não caber todas as malas no avião, tanto que eles marcaram uma delas como prioritária no ato do checkin.

Ao chegar, se formou uma fila com os passageiros do meu voo na Imigração, sendo que das 5 ou 6 cabines que existem, 3 delas estavam funcionando. A imigração levou uma meia hora, até que foi rápido. Eu era um dos últimos da fila e ainda passei no Free Shop (Duty Free) que estava aberto.

Diferente de Guarulhos, a Anfândega de Porto Alegre não fica toda escondida, então é fácil de ver tudo que acontece.

A princípio achei que a Alfândega estaria fechada, mas engano meu, percebi que pessoas com muitas malas estavam sendo encaminhadas ao raio X. Acho que o critério principal era a quantidade de bagagem.

Deve ser mais difícil para eles controlar quem parar pois se fosse como em outras capitais com voos que vem direto de Miami, Orlando, NY, onde os brasileiros vão pra fazer compras, eles teriam certeza que muita gente está além da cota. Mas como o voo vem do Panamá, cheio de gente de diversos outros destinos, creio que eles adotam o critério da quantidade de bagagem porque é o mais óbvio para eles detectarem quem passou da cota.

Fiquei contente por não haver perguntas, simplesmente o fiscal pegou o formulário e me apontou a porta de saída, sem perguntar nada.

Meu medo era perguntarem se eu tinha trazido iPad, pois comprei um em NY. Sei que isto tem acontecido muito em outros aeroportos, mas não vi acontecer em Porto Alegre.

A sensação de passar direto pra saída é ótima, mesmo quando você só trouxe roupas e passou um iPad da cota. Afinal, depois de muitas horas de viagem, nada melhor do que a liberdade de esticar as pernas e deitar numa cama quentinha né!

O aeroporto no Panamá é muito bom, mas não tem WiFi fácil como eu havia lido na web. Somente no portão 23 é possível conectar em uma rede aberta e mesmo assim muito ruim.

Na ida, minha conexão tinha um intervalo de 12 horas, então eu saí do aeroporto e fui conhecer a Cidade do Panamá, outras pessoas do mesmo voo fizeram isso tb. Ao sair da imigração e chegar no saguão de desembarque, tem um posto de informações turísticas e ali ficam taxistas que oferecem corridas por 80 dólares (independente do número de pessoas) com 2 horas de passeio pela cidade. Mas a melhor opção foi pegar um micro-onibus por 30 dólares que fez um passeio de 4 horas e depois deixou todos num shopping super bacana que levava pro aeroporto depois com hora marcada e na faixa.

Nas aeronaves do Brasil para o Panamá, os assentos 14A e 14F são os melhores, pois não tem assento na frente deles devido à saída de emergência. Do Panamá para os EUA a configuração da aeronave não era igual, então foi mais apertado. Posso estar enganado, mas achei o espaço bom, ligeiramente maior do que as aeronaves da GOL e TAM que fazem voos aqui no Brasil. Sou gordinho e tenho quase 1,80, então imagine que pra mim qualquer voo é infernal, mas me senti muito bem nos aviões da COPA Airlines. Sempre procuro pegar a saída de emergência ou corredor, pois me esparramo melhor e não atrapalho quem senta do meu lado…risos

O serviço de bordo achei muito bom, fiquei até surpreso. Na volta do Panamá para o Brasil tinha até whisky e vinho. As refeições foram da média pra cima, até que muito gostosas para comida de avião…hehe Os comissários e comissárias de bordo sempre foram muito atenciosos e educados.

Eu voaria, aliás, vou voar de COPA novamente sem a menor dúvida.

Fillipe - mais detalhes please!!!

mensagem postada em 03/07/2011 - 04:07:51hs

Oi Fillipe! Estávamos ansiosos por alguma notícia da Copa aqui em Porto Alegre... e principalmente da alfandega! Por favor nos conte mais detalhes! Você voltou com um grupo de pessoas ou sozinho? E quantas malas vc trazia? Era aleatório mesmo, tipo, não fui com a cara deste e escolhi, ou será que tem relação com o número de malas? E vc chegou de madrugada mesmo? Deu tudo certo com sua bagagem (não entregaram malas em sua casa)? O vôo é realmente muito apertado? Vc gostou?
Desculpe tantas perguntas, mas estávamos muito ansiosos com notícias de alguém que voltasse diretamente em Porto Alegre. Obrigado pela ajuda!

Alfândega - Rio de Janeiro

mensagem postada em 03/07/2011 - 09:07:56hs

Olá amigos,
Meu nome é Leandro e gostaria de deixar meu relato.

Eu e minha namorada voltamos em novembro/2010 de Orlando e passamos tranquilamente pelos fiscais.

Eu acredito que o que fez a diferença foi o fato de estarmos cada um com duas malas apenas (mais a mala / mochila de mão).
Percebi que os fiscais estavam preocupados com as pessoas com excesso de bagagem.

Trouxe um laptop, um Wii, mais de 20 Victoria Secret, perfumes e muita roupa.

Tinha viajado com uma mala com 6kg e voltei com duas de 32 kgs.

COPA Airlines em Porto Alegre

mensagem postada em 02/07/2011 - 06:07:53hs

Pra quem saber como está em Porto Alegre com os novos voos da Copa Airlines:

Voltei esta semana num voo novo da COPA Airlines NY-PANAMÁ-POA e estavam "sorteando" quem ia pro raio x na alfândega. Havia somente nosso voo naquele momento.

Eu me dei bem e não fui parado.

Abraço

p/Julia Holzgrefe e Guilherme Augusto

mensagem postada em 30/06/2011 - 10:06:05hs

Julia, no meu caso e as pessoas que estavam no DECLARAR não vi ninguém passando em RAIO X, somente abrindo todas as malas e verificando item a item , porém como citei abaixo dando importância a eletrônicos.

Creio que vai muito de alfandega para alfandega, a minha foi aqui em Brasília creio que aqui são mais rigorosos...

Guilherme , na boa eu ia declarar...talvez se vc estiver portando somente o IPAD e capaz que o fiscal nem te cobre os impostos...ai vai do fator sorte e fiscal...rsrs. Prefiro fazer as coisas mais tranquilo do que ser pego e ter q pagar multas + impostos...

Abraços

Nair - alfandega

mensagem postada em 30/06/2011 - 10:06:11hs

Sobre o notebook, se nele está escrito "made in Brazil" não vai entrar na cota. Caso seja feito em outro país, voce vai precisar apresentar a nota fisca. Dependendo do fiscal, e caso o notebook seja "velho" pode ser que ele deixe passar.

Alfandêga Guarulhos - urgente

mensagem postada em 30/06/2011 - 05:06:49hs

Olá a todos,
Preciso de ajuda para esclarecer algumas dúvidas que tenho. Estou retornando ao Brasil no dia 09/07 após 8 meses aqui, estou levando comigo 4 bagagens + a bagagem de mão. Tenho muitas roupas, acessórios, sapatos, cremes e maquiagem, mas minha maior duvida é com relação ao que comprei aqui para dar de presente: 15 oculos de marcas diferentes (baratos) e relógios, 7 perfumes que totalizando tudo talvez ultrapasse uns $ 100 dólares da cota. Levo tb um aparelho de pressão que precisei utilizar aqui. Devo declarar estes itens? Como eletronico, levo comigo meu laptop que trouxe do Brasil, o que faço com relação a ele?

Alguém pode me auxiliar, sou marinheira de quase primeira viagem...
Ob
rigada a todos...

Os imagineiros da Disney utilizam com freqüência uma técnica de construção denominada "Forced Perspective" ("Perspectiva Forçada"). Todos os prédios de dois andares no Magic Kingdom foram construídos com a utilização desta técnica, em Main Street U.S.A., é possível notar que os prédios parecem ter 03 andares, quando na realidade tem apenas 02.