Alfândega - Relatos

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

O objetivo do presente tópico é o de servir de espaço para que possamos postar - relatos - sobre as nossas experiências com a alfândega (exclusivamente). Peço que questionamentos sobre a "cota de isenção" sejam reservados para o seu tópico específico - Alfândega - Cota de Isenção.

leia essas informações

Índice  

Manaus

mensagem postada em 12/07/2011 - 09:07:00hs

Já voltei 3x por Manaus, a última foi em Março desse ano.

Sobre o imposto, o fiscal emite a DARF na hora e vc pode pagar nos caixas eletrônicos do Aeroporto. O fiscal Retém a mercadoria enquanto vc paga a DARF. Independente do dia da semana.

Sobre o Raio X, nem todos são passados pelo Raio X, o Fiscal escolhe (não sei qual o critério), e a pessoa passa as malas no Raio X. Em Novembro estava eu meu filho e marido e mais 4 familiares, nenhum de nós foi escolhido para declarar e estávamos com muitas malas. O meu marido resolver declarar e o fiscal achou até que a gente tinha se confundido de fila, ele disse: "Senhor, essa é a fila do declarar, o senhor tem certeza?"..Meu marido declarou a nota, pediu a nacionalização de um netbook que estava dentro da cota e pronto, nada passou pelo Raio-X, acreditaram em nossa Boa Fé.

Conversei com a fiscal, super simpática, e ela disse que eles tem muito bom senso na taxação e realmente ela estava sendo sensata com todos que paravam no Raio-X, pois fiquei aguardando enquanto meu marido pagava a DARF.

Antes do meu embarque em nossa viagem de novembro, fui perguntar se o GPS e a cadeirinha do meu filho seriam taxados ao retornar, disseram que não porque eram bens destinados ao consumo na viagem , ou seja estritamente de uso pessoal e realmente não foram. Nesse momento aproveitei para dar um espiadinha no setor de declarar e vi uma loira tirando TUDO da mala de um viajante, mas reparei que ele tinha umas 20 caixas de óculos, ela com certeza deve ter visto isso pelo Raio X.

Não esqueçam que o limite de 500 dólares não é cumulativo por pessoas da família e meu filho de 2 anos na época entrou na Cota sim,teve direito a 500 dólares. Coloquei dois videogames na cota dele, não acho que tenha problema, apesar de no momento não condizer com a idade, hoje em dia ele tem 3 anos e vê filmes no netbook e sabe jogar muito bem no wii.

Manaus

mensagem postada em 12/07/2011 - 09:07:00hs

Já voltei 3x por Manaus, a última foi em Março desse ano.

Sobre o imposto, o fiscal emite a DARF na hora e vc pode pagar nos caixas eletrônicos do Aeroporto. O fiscal Retém a mercadoria enquanto vc paga a DARF.

Sobre o Raio X, nem todos são passados pelo Raio X, o Fiscal escolhe (não sei qual o critério), e a pessoa passa as malas no Raio X. Em Novembro estava eu meu filho e marido e mais 4 familiares, nenhum de nós foi escolhido para declarar e estávamos com muitas malas. O meu marido resolver declarar e o fiscal achou até que a gente tinha se confundido de fila, ele disse: "Senhor, essa é a fila do declarar, o senhor tem certeza?"..Meu marido declarou a nota, pediu a nacionalização de um netbook que estava dentro da cota e pronto, nada passou pelo Raio-X, acreditaram em nossa Boa Fé.

Conversei com a fiscal, super simpática, e ela disse que eles tem muito bom senso na taxação e realmente ela estava sendo sensata com todos que paravam no Raio-X, pois fiquei aguardando enquanto meu marido pagava a DARF.

Antes do meu embarque em nossa viagem de novembro, fui perguntar se o GPS e a cadeirinha do meu filho seriam taxados ao retornar, disseram que não porque eram bens destinados ao consumo na viagem , ou seja estritamente de uso pessoal e realmente não foram. Nesse momento aproveitei para dar um espiadinha no setor de declarar e vi uma loira tirando TUDO da mala de um viajante, mas reparei que ele tinha umas 20 caixas de óculos, ela com certeza deve ter visto isso pelo Raio X.

Não esqueçam que o limite de 500 dólares não é cumulativo por pessoas da família e meu filho de 2 anos na época entrou na Cota sim,teve direito a 500 dólares. Coloquei dois videogames na cota dele, não acho que tenha problema, apesar de no momento não condizer com a idade, hoje em dia ele tem 3 anos e vê filmes no netbook e sabe jogar muito bem no wii.

Aline - Manaus

mensagem postada em 12/07/2011 - 08:07:54hs

Olá, Aline, me permita tirar uma dúvida com você se for possível...como você disse que é de Manaus e estaremos chegando num vôo da Tam por esta cidade, gostaria de saber se você sabe do funcionamento do aeroporto, pois o voo chega num domingo e se precisarmos recolher algum imposto para liberar mercadorias porventura comprados, será possível, sendo domingo?espero ter feito entender e antecipadamente agradeço a atenção.abraços.

Sobre cota

mensagem postada em 12/07/2011 - 07:07:49hs

Atenção...se não me engano, é US$500 por pessoa e só. Não rola "usar" a cota alheia pra fechar a conta.

O direito à cota de isenção é pessoal e intransferível, não sendo admitida soma ou transferência de cotas entre os viajantes, ainda que membros da mesma família.

Anfândega Manaus

mensagem postada em 12/07/2011 - 06:07:37hs

Luthane, eu sou de Manaus, e quando vim de Orlando em 2010 não vi ninguem sendo obrigado a passar pelo Raio-X

Não sei se foi pq o vôo era na maioria de excursao de adolescentes. Mas uma amiga que também veio de lá ano passado disse que não teve problemas, e estavam com muitas malas!

Se vc diz que não vai comprar muitos eletronicos, acho que não terá problemas. Se são 4 na família, a cota é de U$2.000.

Mas se prepare pra ter paciência! Tudo no aeroporto daqui é muito devagar, feito com muita má vontade! Ele é muito pequeno e quente! E mal tem onde lanchar, é bem caro. Só tem uma casa do pão de queijo e uma bob's.

Luthane

mensagem postada em 12/07/2011 - 04:07:39hs

Já voltei dos EUA 3x fazendo a alfândega no aeroporto de Manaus. Nunca tive problemas e vi poucas pessoas sendo obrigadas a passar pelo RX.

Só que a minha última viagem foi em outubro de 2010. Pode ser que tenha mudado o rigor desde então.

Abs!!

Julia Holzgrefe

mensagem postada em 12/07/2011 - 04:07:42hs

Julia,
Na realidade, não vou comprar muitos eletronicos, mas claro que sei que vou passar da cota... rsrsrsr.... vou eu, esposo e duas filhas, e são 14 dias de viagem. ACredito que estou sofrendo por antecipação... rsrsrsrs...

Tem que declarar?

mensagem postada em 12/07/2011 - 09:07:38hs

Gente,

Alguem sabe se estrangeiro também tem que declarar se ultrapassar a cota dos US$ 500?? Meu namorado é argentino e vai comigo pra Orlando...e volta comigo pro Brasil....ele também tem que declarar se ultrapassar?
Se alguém souber, agredeço muitissimoooo pela ajuda!!!

Cuidado

mensagem postada em 11/07/2011 - 11:07:39hs

Pessoal, só tenham em mente que esta estratégia de grudar, por exemplo, ipad ao corpo, é de muito risco! Se forem pegos, o fiscal pode aplicar a pena de perdimento por ocultação de bens! Ou seja, não tem multa, não tem imposto, simplesmente... peeerdeeeuuuu !

TANIA CRSITINA

mensagem postada em 10/07/2011 - 08:07:39hs

Tania e loteria no final, mas se jogar loteria em SP parece ser mais provavel q nao pare, pois ha muitos voos chegando ao mesmo tempo.

Li q o brasil tem 60 voos internacionais diarios e GRU recebe 34 deles!!

Em Salvador so chega um de Miami

Brasilia tb chega nao mais q 2 ou 3 por dia

A possibilidade de voce ser pega existe e deve ser considerada, e se pegar, bola para frente tambem ne?

"AXIOMA DO INVESTIMENTO: O q tem pouco risco rende pouco."

Na atração Piratas do Caribe, o Pirtata que fica sentado na ponte, possui pêlos verdadeiros em suas pernas e sujeira no seu pé porque ele é o único pirata que os visitantes podem ver bem de perto e os Imagineiros o fizeram de forma bem realística.