Alfândega - Relatos

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais recente para a mais antiga

O objetivo do presente tópico é o de servir de espaço para que possamos postar - relatos - sobre as nossas experiências com a alfândega (exclusivamente). Peço que questionamentos sobre a "cota de isenção" sejam reservados para o seu tópico específico - Alfândega - Cota de Isenção.

leia essas informações

Índice  

?????Res: Cheguei hoje 15/10 GRU

mensagem postada em 16/10/2014 - 04:10:56hs

Marcia, obrigado pela resposta didática rs..

Apenas para esclarecer, pois acredito que possa ser a dúvida de outras pessoas também....

Então se eu for, junto a minha esposa (grávida) fazer o enxoval do bebê, e aproveitar para comprar umas roupinhas para nós, teremos a seguinte situação:

a) nossas roupas, perfumes, cremes, etc, desde que compatíveis com o tempo de viagem, entram na cota de isenção;

b) já todo o enxoval entrará na cota dos U$ 500,00, correto?

Logo, o melhor a fazer seria tentar dividir as malas de forma que cada um ficasse com seus bens pessoais e itens do enxoval que não ultrapassem os U$ 500,00 correto?

Assim, mesmo que fóssemos parados, não caberia a imposição de pagamento de tributos porque, (1) temos roupas e itens pessoais compatíveis com o período de viagem e de uso próprio e (2) o enxoval está no limite de U$ 500,00 para cada um de nós....

Esta correto este entendimento? Lembrando que as notas também seriam aconselháveis serem divididas com cada responsável.

Obrigado.

Mauro,

Itens de uso pessoal não é aquilo que você traz para você, e sim o que usou durante a viagem.

Por exemplo, uma pessoa que passe 30 dias em Orlando indo de malas vazias para lá pode trazer muito mais coisas isentas de impostos na categoria itens pessoais do que uma pessoa que vá de malas vazias mas que passe apenas 3 dias por lá.

Itens pessoais isentos é aquilo que você precisou usar durante a viagem, devendo a quantidade de itens ser compatível com a duração e motivo da viagem.
Assim, hipoteticamente, uma pessoa que passe 15 dias em NY em janeiro pode trazer uns 2-3 casacos de inverno, umas 5 blusas, uns 5 conjuntos de 2ª pele. Tudo isento, sem entrar na cota de U$ 500.
Uma pessoa que viaja a negócios, pode comprar uns 2 ternos no exterior (de qualquer valor) também isento.
Uma pessoa que vai a Orlando no verão e passe uns 10 dias por lá, pode voltar com uns 2 pares de tênis, umas 10 camisas, 5 calças, isentos.
Mas nessa conta entra os itens que você levou do Brasil também. Nesse último caso, 10 dias em Orlando são compatíveis com 2 pares de tênis, se você já está indo com 1 do Brasil, então só 1 que você comprar lá vai ser isento.

Esses números são hipotéticos, cada fiscal tem uma orientação a seguir, sei lá se eles tem uma tabela dias de viagem-motivo-roupas isentas na mala. Mas, o que ele falam é isso. É isento os itens pessoais usados, desde que a quantidade seja compatível com a duração e motivo da viagem. Acima disso, entra na cota de U$ 500.
(mensagem de Marcia 0 oliveira)

?????Res: Cheguei hoje 15/10 GRU

mensagem postada em 16/10/2014 - 05:10:39hs

Mauro,

É isso mesmo.

Se vocês foram pra lá só com a roupa do corpo, o que vocês comprarem para usar lá, compatível com a duração e motivo da viagem, é isento.
No caso de perfumes e cremes, eu já li em alguma reportagem que eles devem estar abertos e com alguma quantidade usada para entrar na isenção, sendo isento apenas 1 ou 2 perfumes. Mais que 3 perfumes já entraria na cota de U$ 500.

Se vocês trouxerem para vocês apenas um número razoável de roupas e perfumaria, compatível com a duração da viagem, vocês estão livres para usarem U$ 500 cada um com o enxoval.
Acima disso, pode ser taxado.

Sim, é bom dividir as coisas de cada um e o enxoval em malas diferentes, caso vocês acabem se separando no desembarque. E se vocês ficarem dentro da cota, tudo certinho, tenha as notas fiscais em mãos caso o fiscal alegue que o enxoval passou da cota.

E vale lembrar que às vezes o que é compatível com a duração da viagem para você não é para o fiscal. Então, na dúvida, tente pensar como o fiscal. rs

Terminal 2 - Vôo Gol - 07/10

mensagem postada em 16/10/2014 - 05:10:02hs

Vou relatar o meu aqui, pois a colega teve problemas, e eu, graças a Deus, não.

Avião chegou de Santo Domingo às 04h30, Origem: Orlando.

Peguei as malas e fui ao Duty Free, mas coisa rápida. Após, eu e minha noiva já juntamos as coisas e fomos passar, e eu desesperado pois estava com um Macbook.
Agora, via de regra, imagino eu, todos passam pelo Raio-X. Antes de colocar as malas na esteira para o Raio-X, havia apenas um fiscal, que parecia estar tranquilo. Ele apenas falou às duas senhoritas que estavam averiguando as malas: Se achar algo diferente, mande para as mesas e avise para aguardar que eu já venho atender". Aí, o Batimento cardíaco que já era de uns 105, foi pra 1,4, ou seja, tive uma mini parada cardíaca. Coloquei as malas, e as sacolas do Duty Free, e a cabeça parecendo um tomate, "cofrinho" á mostra, até porque tem que carregar as malas da noiva também, passou pelo raio-X, ela falou "Tudo ok". Naquele momento, minha vontade era de pegar as malas sem o carrinho e sair correndo, mas não, ainda tinha que fazer um pouco mais de força.
Notei que havia apenas uma família com as malas todas abertas, mas não pareciam estar nervosas nem nada.
Assim, cheguei à conclusão que realmente é uma loteria. E minha sorte, para meu azar, foi toda despejada ali, naquele momento. Trocaria pela Mega acumulada, assim não teria problemas em pagar imposto.. rs

E lembrem-se: O medo de perder tira a vontade de ganhar, embora tudo esteja fora de controle, faça parecer que está tudo ok.

Boa sorte!

Alfandega de Recife - PE

mensagem postada em 23/10/2014 - 12:10:45hs

Gostaria de saber se alguém tem informações acerca da alfândega em Recife, como está a movimentação de fiscalização?

Na ultima vez que viajei (EUA), estava passando todas as malas no Raio X.

Quando vim de Cancun, não tinha nada, passava-se direto.

Obrigado

Res: Alfandega de Recife - PE

mensagem postada em 23/10/2014 - 12:10:47hs

Periodicamente eu me sinto na obrigação de passar por aqui e dizer:

Todas as alfandegas do Brasil são iguais.

Todas taxam quem tem que ser taxado e em determinados momentos eles querem mostrar mais trabalho.

Alguns fiscais são mais caxias que os outros e nunca tente discutir. Dependendo (se estiver errado, e nesse caso SEMPRE estamos) nem argumente.

Principalmente por que o número de voos é enorme, e sabemos pouquíssima informação em relação ao volume de passageiros. Não tirem uma experiencia pessoal como amostragem. É um universo enorme só a Delta tem 42 voos semanais! São 8400 pessoas no mínimo! Imagina juntando todas as outras?
Já chega o IBOPE e o Data Folha e a margem de erro absurda deles.

Abs

Alfandega de Guarulhos - SP

mensagem postada em 23/10/2014 - 01:10:20hs

Ola pessoal,
voltei do Canada via Chicago na quinta feira passada dia 16 de Outubro,
cheguei no vôo da United as 9:40 da manhã, tinha uma fila enorme para passar
na alfandega mas não estavam parando ninguém.

Alfandega BSB

mensagem postada em 23/10/2014 - 01:10:05hs

Passei 6:30 da manhã pelo Aeroporto Internacional de Brasília, vindo do Panamá com minha esposa, levando 2 malas, 2 mochilas e 2 sacolas pela alfandega e pegamos a fila de não declarar, e foi tudo muito tranquilo. O oficial da policia federal só pediu pra irmos seguindo a linha verde e se dirigir a saída e ao DutyFree. Pelo que pude ver, ninguém do meu voo foi parado na fila de não declarar. Porém, tinha agentes a postos tanto no Raio-X quanto na revista de malas, nessa parte.

Qualquer outra dúvida. Pode perguntar.

Abraços.

dúvidas besta

mensagem postada em 23/10/2014 - 02:10:58hs

Pessoal tenho uma dúvida besta...

se eu optar por declarar algo, por exemplo compro um macbook e resolvo declarar, isso é garantia que as malas vão passar no raio-x e/ou abertas pela alfandega?

abs

Res: dúvidas besta

mensagem postada em 23/10/2014 - 03:10:34hs

Uma vez chegando ao RJ fomos declarar uma bicicleta. Foi muito tranquilo, o funcionário preencheu e orientou aonde efetuar o pagamento.

Já em outra ocasião, quando voltamos por SP, fomos declarar 2 ipad. Estávamos em 4. O fiscal perguntou se só aquilo estava além da cota, informamos que sim, mas ele insistiu. Começou a ameaçar que ia verificar e se tivesse acima do permitido pagaríamos multa, que se tivesse algo era melhor declarar logo ...

Fomos firmes, pois realmente não havíamos excedido a cota e falamos que ele poderia revistar as bagagens. Aí ele mandou a gente para uns computadores, preencher o documento e não verificou mala nenhuma.

Engraçado que no nosso vôo tinha muita gente com compras acima da cota e iam todos para o nada a declarar. Quem quer fazer correto ainda se sujeita a isso.

O fiscal olhava e questionava a gente como se estivéssemos fazendo algo errado, querendo burlar alguma coisa. E olha que declarei até o valor da capinha do ipad.

Res: dúvidas besta

mensagem postada em 23/10/2014 - 05:10:50hs

Uma vez chegando ao RJ fomos declarar uma bicicleta. Foi muito tranquilo, o funcionário preencheu e orientou aonde efetuar o pagamento.

Já em outra ocasião, quando voltamos por SP, fomos declarar 2 ipad. Estávamos em 4. O fiscal perguntou se só aquilo estava além da cota, informamos que sim, mas ele insistiu. Começou a ameaçar que ia verificar e se tivesse acima do permitido pagaríamos multa, que se tivesse algo era melhor declarar logo ...

Fomos firmes, pois realmente não havíamos excedido a cota e falamos que ele poderia revistar as bagagens. Aí ele mandou a gente para uns computadores, preencher o documento e não verificou mala nenhuma.

Engraçado que no nosso vôo tinha muita gente com compras acima da cota e iam todos para o nada a declarar. Quem quer fazer correto ainda se sujeita a isso.

O fiscal olhava e questionava a gente como se estivéssemos fazendo algo errado, querendo burlar alguma coisa. E olha que declarei até o valor da capinha do ipad.
(mensagem de Lisandra Soares)

Bem vinda ao Brasil...

Toda a água da atração Splash Mountain do parque Magic Kingdom pode ser drenada em apenas 5 minutos e basta 20 minutos para encher novamente o sistema.