Alfândega - Relatos

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

O objetivo do presente tópico é o de servir de espaço para que possamos postar - relatos - sobre as nossas experiências com a alfândega (exclusivamente). Peço que questionamentos sobre a "cota de isenção" sejam reservados para o seu tópico específico - Alfândega - Cota de Isenção.

leia essas informações

Índice  

*mi*nunes

mensagem postada em 24/08/2011 - 05:08:48hs

A cota é de $500,00.

Notebook maior que a cota, tem duas opções:
1 - Declarar, pagar imposto e poder levar em futuras viagens ao exterior.
2 - Não declarar, passa batido ou ser descoberta e pagar multa + imposto.

Celular + Chip do Brasil e Câmera Fotográfica estão isentos segundo resolução dos posts anteriores.

Máquina de Café, está dentro da cota, mas como vai trazer o Notebook e se for declará-lo, obviamente terá que declarar a cafeteira junto.

Acho que é isso....

Abraços!

Eliana

mensagem postada em 24/08/2011 - 05:08:29hs

Que legal.
Eu estou despreocupado, pois já levarei o meu daqui, quando chegar lá (daqui a 40 dias) vou me preocupar em correr atrás de um chip.

Então voltamos ao estado inicial:

iPhone Desbloqueado comprado lá
+
Chip do Brasil
+
iPhone em uso no desembarque
=
Fora da cota!

Abraços!

Dúvidas - 1º vez em Orlando

mensagem postada em 24/08/2011 - 05:08:47hs

Olá pessoal....é a primeira vez que viajo pra fora e sei muito pouco sobre alfandega, a qeustao das cotas, etc.
Pretendo adquirir 1 notebook de 578$ ....1 celular que não é iphone de 380$, 1 necafé dolce gusto 100$ e talvez uma camera digital 140$ que vou trazer de presente, mas vou viajar com a minha pra Orlando então na volta serão 2 cameras.
Quero algumas roupas e pretendo trazer uns 8 pares de calçados, uns 3 para presente e o restante deles ja vai estar sendo usado lá.
O que sria legal eu declarar ou não? quanto eu iria ter que pagar por ultrapassar o velor? tento me arriscar e ir sem declarar mesmo? Gostaria de sugestões e dicas....muito obrigada pela atenção!

Eliana - iPhone Desbloqueado

mensagem postada em 24/08/2011 - 05:08:45hs

Na própria loja da Apple já vende o famigerado iPhone desbloqueado.
http://store.apple.com/us/product/MC603LL/A?mco=MjI4NTM2NTM

Amiga, note que não estou descordando do seu ponto de vista, apenas estou prestando as informações corretas, segundo os sites oficiais.

Abraços!

Juliano

mensagem postada em 24/08/2011 - 05:08:49hs

O dificil vai ser comprar um Iphne desbloqueado para colocar um chip brasileiro,como já foi dito várias vezes aqui,me parece que só os fabricados no Canadá tem esta possibilidade,ou se comprar em loja de brasielros que dão jeitinho pra tudo.

Trazer iPhone

mensagem postada em 24/08/2011 - 05:08:06hs

Prezada Eliana,
Creio que estaja equivocada pois existe uma nova resolução da Receita Federal que libera a entrada de celulares comprados no exterior, mas em uso com um chip do Brasil!

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE COMPRAS NO EXTERIOR
Pergunta: Quando as novas regras passam a valer?
Resposta: A partir de 1º de outubro.

Pergunta: A mudança permite que se compre um aparelho eletrônico (fora computador e filmadora) no exterior e o traga sem incluir na cota de US$ 500?
Resposta: Sim, as regras mudaram. Quem viajar para fora do país, poderá trazer uma unidade de telefone celular (inclusive smartphones), máquina fotográfica e relógio sem pagar imposto. Eles não entram na cota de US$ 500. Isso porque esses objetos são considerados de uso pessoal. Para ficar livre da cobrança de impostos, o aparelho precisa estar sendo utilizado. Caso esteja dentro da caixa, sem uso, será incluído no limite de US$ 500. Se o limite for estourado, paga-se imposto sobre o excedente.

Pergunta: Para os equipamentos serem beneficiados pela mudança, eles devem ser usados ou podem ser novos?
Resposta: Precisam estar em funcionamento, fora da caixa.

Pergunta: Se o viajante trouxer um equipamento novo, mas fora da embalagem (um relógio no pulso ou um celular no bolso, por exemplo), isso é irregular?
Resposta: Não, desde que esteja sendo utilizado.

Pergunta: Tenho que pagar imposto se o telefone celular estiver fora da embalagem, porém desabilitado?
Resposta: Sim, o celular precisa estar funcionando e ter uma linha. De acordo com operadoras de telefonia, o aparelho comprado no exterior deve ser do tipo desbloqueado. Além disso, ele deve funcionar na mesma frequência em que trabalha a operadora brasileira. Telefones do tipo quadriband são indicados nesse caso, pois conseguem operar em até quatro frequências diferentes e têm maior chance de compatibilidade.

Pergunta: O produto é considerado usado se estiver fora da embalagem?
Resposta: O produto precisa estar sendo utilizado.

FONTE: UOL TECH

XXXXXXXXXX

Isto também pode ser visto no site da Recita Federal

§ 1o Os bens de caráter manifestamente pessoal a que se refere o inciso VII do caput abrangem, entre outros, uma máquina fotográfica, um relógio de pulso e um telefone celular usados que o viajante porte consigo, desde que em compatibilidade com as circunstâncias da viagem.

Normativa Completa:
http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/Ins/2010/in10592010.htm

Iphone pode sim

mensagem postada em 24/08/2011 - 04:08:04hs

O Iphone comprado fora, desde que entre no Brasil já habilitado está isento sim.

Não sou eu que estou dizendo, mas a Receita Federal, veja: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:eQ7B4C0Y-zoJ:www.receita.fazenda.gov.br/aduana/viajantes/PerguntasRespostas/Default.htm+portaria+440+2010+celular&cd=5&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&source=www.google.com.br

Juliana

mensagem postada em 24/08/2011 - 04:08:45hs

Notebook e IPhone,não são considerados ítens pessoais, entram na cota sim.
Agora vc tem direito de trazer 1 máquina fotográfica,1 relógio,1 óculos e roupas sem etiquetas,que eles considerem compatíveis com o seu tempo de viagem,além lógico das suas maquiagens e afins.
O restante tudo é taxado.
Em relação a ter problema ou não isto é muito relativo,vai depender da sua sorte em passar no verde ou não e se não de pegar um agente bonzinho ou não também.

Dúvida

mensagem postada em 24/08/2011 - 04:08:23hs

Oii Pessoal... eu li li e li as respostas e fiquei mais confusa... uns falam que se for uso pessoal não precisa declarar outros dizem que passando os U$500,00 tem que declarar de qualquer jeito...
Alguém me responde corretamente por favor..
Posso trazer um notebook e iphone e não declarar? São para uso pessoal e com certea ultrapassará a cota...

Meu noivo por exemplo tem a intensão de trazer um playstation, jogos, um relógio para ele e outro para o Pai dele... será que encontraremos problemas?

Relatos

mensagem postada em 18/08/2011 - 08:08:46hs

Pessoal não é melhor nos apegarmos mais aos relatos do que a aplicação da lei neste tópico? Todos sabemos que não declarar pode gerar consequências e que é um risco assumido por quem decide proceder assim.
Estou em Orlando agora, com 2 Macbooks e 1 IPad na mala. Vou voltar por GUA e quero muito saber como os fiscais estão se portando. Vou passar um MacBook e o IPad na cota da minha mulher e filha, o outro MacBook vou declarar (estou levando pra uma amiga minha). Gostaria de saber como estão as coisas. Estamos com 4 malas mais duas de mão para 3 pessoas. Acho que é pouco, não?

A atual narração da atração - Spaceship Earth foi gravada pela atriz Judi Dench. Anteriormente foram narradores: Jeremy Irons (1994-2008), Walter Cronkite (1986-1994) e Vic Perrin (1982-1986).