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Res: Fernando e Rafael - numeros deste forum

 mensagem postada em 17/03/2015 - 01:03:19hs
 
 

Concordo em partes. Trabalho no mercado financeiro a 12 anos, sou economista e apaixonado por aviação. Só um breve resumo para não estender demais assunto:
- Fabricar prejuízo é crime. Existem algumas artimanhas dentro da Lei para diminuir o lucro contábil e não o lucro real. Mas fabricar prejuízo de R$ 2 Bilhões por ano, não tem a mínima possibilidade disso existir;
- 90% do lucro da família não vem de resultados da empresa (lucro) e sem da venda de parte da empresa e da posse de parte das ações da empresa que possui (por exemplo: Eike tinha 30 Bilhões de Reais, sendo 98% em ações de suas empresas. Quando as empresas foram por buraco, a riqueza dele foi junto, pois estava atrelada ao preço das ações);
- entrar no ramo de transporte público terrestre é bom. Mas eh extremamente caro e difícil. Antes de 1988 ninguém queria entrar, porque só dava prejuízo. Depois que os patrões foram obrigados a pagar passagem para os funcionários, virou uma mina;
- qualquer um pode analisar se a empresa dá lucro ou prejuizo. Não precisar se especialista. Basta pegar o bottom line da DRE (demonstrativo de resultado) e ver o lucro antes do imposto de Renda (LAIR, ou Ebtida)...

Enfim...o que importa eh viajar pra Disney! kkkkkkkkk!

Abçs!


Rafael
não creio que as cias áreas tenham ganhado muito dinheiro, afinal de contas, todas as cias aéreas no Brasil tiveram prejuízos multimilionários (a TAM teve mais de R$ 2 Bilhões de prejuízo nos últimos 2 anos), a Gol teve cerca de R$ 300 milhões. Os dados estão no site de relação com investidores e no site da Bovespa. (...)
O cerne da questão refere-se ao custo do querosene de aviação, que faz parte de mais de 50% dos custos operacionais de uma companhia aérea.
O querosene no mundo todo baixou, com a queda do preço do petróleo. Sendo assim, as empresas aéreas internacionais estão margens para fazer promoção. Outra coisas que as cias aéreas fazem é fazer promoção quando o voo alcança o breaking even: é melhor ganhar R$ 1,00 do que não ganhar nada e ir com o voo vazio.
As companhias aéreas internacionais também tiveram prejuízos bilionários. Por isso dizem que o pior negocio do mundo é uma empresa aérea com má gestão, e o segundo pior negocio do mundo é uma empresa aérea com boa gestão.
Tanto é, que boa parte das empresas já focam em negócios secundários como fonte de renda para diminuir o buraco: abertura de capital dos programas de milhagens (como o Smiles).
Abçs! (mensagem de Fernando Pio dos Santos)


Prezados Fernando e Rafael,

Gostaria de fazer apenas uma pequena observação acerca dos resultados financeiros das empresas aéreas ...
Entrar no sistema de transporte público é sempre um excelente negócio !
Quem tem utilizado das linhas aéreas que servem ao Brasil, nos últimos anos, pode constatar vôos sempre lotados ...
Apesar da competição ter se acirrado, nos últimos anos, a introdução do sistema de LOW COST nos vôos (praticamente sem serviço de bordo ou comida muito ruim e barata, diminuição do número de comissários de bordo, pilotos pouco treinados ou com baixa qualificação ... isso pra dizer o mínimo, fora a economia na manutenção das aeronaves - quem não viu a última noticia sobre aquele vôo da Malasya Airlines que não foi encontrado após a queda porque a empresa, para economizar, não trocou as baterias das caixas pretas ... ) etc.
A antiga Varig tinha no Brasil um dos maiores centros de Treinamento e de Manutenção de aeronaves, e só quebrou em função da ganância de seus dirigentes que ganhavam salários exorbitantes quando comparados aos outros CEOs das demais empresas aéreas do mundo...
A mesma coisa a TAM - enquanto o Comandante ROLIM Amaro era seu proprietário e CEO, a coisa funcionava e crescia ... quando ele morreu, a briga pelo poder na empresa foi tanta que acabou com sua venda para a LAN chile.
Outro macete que as empresas fazem é fabricar um prejuízo para não pagar Imposto de Renda sobre o lucro, e entrar na justiça contra o governo, cobrando diferenças e indenizações sobre tudo (inclusive reajustes de combustíveis).

Mas ainda creio que é um excelente negócio. A GOL por exemplo, que pertence a uma família tradicional de Brasilia e Londrina, que era proprietária de linhas de transporte de Ônibus, está de vento em popa !!! Em 2008 a revista Forbes divulgou que a fortuna de Nenê Constantino e sua família eram de mais de 5 bilhões de dólares !!!

Então eu concluo que é preciso muito cuidado ao analisar os resultados financeiros de uma empresa do ramo de transporte aéreo, pois só mesmo os profissionais do ramo seriam capazes de analisá-los e dar um veredito sobre sua real situação econômico-financeira !! Outra coisa é a gestão, que deve ter pessoas profissionais, que conheçam o mercado, e não parentes do dono ou do fundador, que além da ganancia por salários multi milionários acabam por fazer besteira na administração que pode resultar na quebra ou venda dessas empresas ! Concordam ??
Abraços.
(mensagem de Ayrton Horikawa)


 


 
Fernando e Rafael - numeros deste forum

 mensagem postada em 16/03/2015 - 10:03:03hs
 
 

Rafael
não creio que as cias áreas tenham ganhado muito dinheiro, afinal de contas, todas as cias aéreas no Brasil tiveram prejuízos multimilionários (a TAM teve mais de R$ 2 Bilhões de prejuízo nos últimos 2 anos), a Gol teve cerca de R$ 300 milhões. Os dados estão no site de relação com investidores e no site da Bovespa. (...)
O cerne da questão refere-se ao custo do querosene de aviação, que faz parte de mais de 50% dos custos operacionais de uma companhia aérea.
O querosene no mundo todo baixou, com a queda do preço do petróleo. Sendo assim, as empresas aéreas internacionais estão margens para fazer promoção. Outra coisas que as cias aéreas fazem é fazer promoção quando o voo alcança o breaking even: é melhor ganhar R$ 1,00 do que não ganhar nada e ir com o voo vazio.
As companhias aéreas internacionais também tiveram prejuízos bilionários. Por isso dizem que o pior negocio do mundo é uma empresa aérea com má gestão, e o segundo pior negocio do mundo é uma empresa aérea com boa gestão.
Tanto é, que boa parte das empresas já focam em negócios secundários como fonte de renda para diminuir o buraco: abertura de capital dos programas de milhagens (como o Smiles).
Abçs! (mensagem de Fernando Pio dos Santos)


Prezados Fernando e Rafael,

Gostaria de fazer apenas uma pequena observação acerca dos resultados financeiros das empresas aéreas ...
Entrar no sistema de transporte público é sempre um excelente negócio !
Quem tem utilizado das linhas aéreas que servem ao Brasil, nos últimos anos, pode constatar vôos sempre lotados ...
Apesar da competição ter se acirrado, nos últimos anos, a introdução do sistema de LOW COST nos vôos (praticamente sem serviço de bordo ou comida muito ruim e barata, diminuição do número de comissários de bordo, pilotos pouco treinados ou com baixa qualificação ... isso pra dizer o mínimo, fora a economia na manutenção das aeronaves - quem não viu a última noticia sobre aquele vôo da Malasya Airlines que não foi encontrado após a queda porque a empresa, para economizar, não trocou as baterias das caixas pretas ... ) etc.
A antiga Varig tinha no Brasil um dos maiores centros de Treinamento e de Manutenção de aeronaves, e só quebrou em função da ganância de seus dirigentes que ganhavam salários exorbitantes quando comparados aos outros CEOs das demais empresas aéreas do mundo...
A mesma coisa a TAM - enquanto o Comandante ROLIM Amaro era seu proprietário e CEO, a coisa funcionava e crescia ... quando ele morreu, a briga pelo poder na empresa foi tanta que acabou com sua venda para a LAN chile.
Outro macete que as empresas fazem é fabricar um prejuízo para não pagar Imposto de Renda sobre o lucro, e entrar na justiça contra o governo, cobrando diferenças e indenizações sobre tudo (inclusive reajustes de combustíveis).

Mas ainda creio que é um excelente negócio. A GOL por exemplo, que pertence a uma família tradicional de Brasilia e Londrina, que era proprietária de linhas de transporte de Ônibus, está de vento em popa !!! Em 2008 a revista Forbes divulgou que a fortuna de Nenê Constantino e sua família eram de mais de 5 bilhões de dólares !!!

Então eu concluo que é preciso muito cuidado ao analisar os resultados financeiros de uma empresa do ramo de transporte aéreo, pois só mesmo os profissionais do ramo seriam capazes de analisá-los e dar um veredito sobre sua real situação econômico-financeira !! Outra coisa é a gestão, que deve ter pessoas profissionais, que conheçam o mercado, e não parentes do dono ou do fundador, que além da ganancia por salários multi milionários acabam por fazer besteira na administração que pode resultar na quebra ou venda dessas empresas ! Concordam ??
Abraços.

 


 
Res: Fernando - dos numeros deste forum

 mensagem postada em 16/03/2015 - 09:03:12hs
 
 

Fernando,

Concordo contigo, porém temos que separar duas coisas:

Voos nacionais e Voos internacionais.

Os prejuízos que as cias aéreas brasileiras têm são nos voos nacionais, pois pagam taxas altíssimas aqui, muitos atrasos, multas processos e etc. A aviação comercial no Brasil é tratada como política, as cias precisam manter voos deficitários para então ganhar trechos interessantes(esse foi um dos motivos da falência da Varig). Além disso as taxas brasileiras aeroportuárias são as mais caras do mundo, isso inviabiliza muita coisa.

As cias aéreas internacionais se fortaleceram para diminuir seus prejuízos porém até o momento nenhuma teve problemas na operação do Brasil, tanto que a cada dia possuem mais trechos e não reclamam com relação a isso, muito pelo contrário estão nesse momento investindo em aviões novos e melhorando sua operação). A Continental se juntou com a United e a US se juntou com a American fazendo a maior cia aérea do mundo, assim como a TAM se "juntou" com a LAN (digo entre " " pois o controle da empresa formada é da LAN).

Aqui no Brasil os voos internacionais para os EUA por exemplo ficaram cheios nos últimos 4 anos e com preços absurdos. Certo tempo atrás mostrou-se que a TAM praticava um preço muito menor para quem vinha ao Brasil em relação a quem ia para os EUA, onde na verdade os preços deveriam ser iguais.

Desde a época das grandes navegações, desde antes das grandes navegações tem uma lei que nunca mudou: Oferta e Procura.

Antes o preço era exorbitante porque vendia, agora começa a ter uma diminuição por vários motivos.

Abs

 


 
Res: Previsão - fim do ano?

 mensagem postada em 16/03/2015 - 09:03:06hs
 
 


Tentando simplificar a questão do dólar:
O dólar é a moeda do comércio mundial, então caso uma pessoa(ou empresa) deseja investir em outro país, ela necessita de dólar para fazê-lo.
A expectativa do PIB brasileiro é negativo para este ano e para alguns também para o próximo. Ao mesmo tempo a expectativa é de aumento do PIB mundial para o mesmo período. As empresas, em teoria são um espelho do PIB, se o país cresce as empresas crescem, se ele retrai, sinal que as empresas devem retrair. Assim fica fácil entender o aumento do dólar, os investidores estão vendendo suas ações brasileiras (expectativa de retração das receitas e lucros) para comprar em outro país (com expectativa de melhores ganhos), com isso o dinheiro(dólar) sai daqui; mais gente querendo comprar e menos gente tendo para vender.....
O governo pode lançar mão principalmente de 2 mecanismos para tentar conter esta fuga: 1- aumenta os juros da economia, na expectativa que o dinheiro antes investido nas empresas por meio de compra de participações (ações), seja usados para empréstimos privados ou públicos (como o tesouro direto por exemplo, onde o indivíduo empresta dinheiro para o governo que pagará em determinada data –longo prazo- uma taxa X de juros);e/ou 2 – coloca os dólares de sua reserva a venda em valores um pouco abaixo do mercado forçando uma baixa do dólar (maior oferta = menor preço).
O governo continua aumentando os juros, mas a venda de dólares no mercado se não me engano está suspensa (ou no mínimo diminuiu muito) para alcançar a meta de superávit primário (ponto final, não vou me delongar nisto senão complica). Esta venda segurava o dólar com preços artificialmente mais baixos, daí este rally se subida tão rápido.
A idéia (não consenso) dos economistas, hoje, é que o preço justo(real sem intervenção do governo), seria algo em torno de 3,50 e a tendência é que este valor seja “testado” de agora até por volta de julho, isto é o mais “previsível”, depois disto depende de vários fatores: se a expectativa em relação ao PIB/país vai melhorar, se o Brasil não vai ter a nota de risco de investimento rebaixada, se os Estados Unidos vão aumentar os juros de sua economia, se o governo vai intervir mais energicamente ou não, se a China vai continuar crescendo com está, crise de Grécia, etc...
Ao governo interessaria um dólar mais caro para estimular a exportação; e mais barato para conter a inflação (dólar caro = importados caros) e para não prejudicar as empresas (e governos federal, estaduais e municipais) que tem dívida em dólar. Na minha modesta opinião o governo não vai intervir pesado não; a meu ver eles mandaram a meta de inflação deste e do próximo ano “pras cucuias”. Um parêntese para um desabafo (todos os governos brasileiros, não importa o partido, tem projeto de poder e não de país). Então inflação corre solta nestes dois anos e seguram nos outros dois para chegar na próxima eleição com a impressão que está tudo sobre controle, afinal brasileiro tem memória curta.
Resumindo se aposta na percepção de melhora do país a médio prazo, aposte na queda do dólar; mas, se aposta em piora da percepção, aposte que o dólar vai subir. Vejam que eu coloquei a palavra percepção, porque o mercado precifica não a realidade atual, mas o que ele projeta que vá acontecer. Hoje o mercado já projeta uma piora, então está precificando o dólar já com esta previsão, então você deve pensar é: se piora mais do que as pessoas estão pensando ou menos. Isto sobre um patamar de 3,50.
Agora um puxão de orelha pros desesperados de última hora. Estas informações estão aí na internet para todo, é só acompanhar o noticiário econômico. Quem acompanha teve certa previsão sobre isto tudo. Se programou o roteiro, mas não programou o financeiro paciência..... Fui a Orlando em maio e como o noticiário falava em aumento do dólar a médio e longo prazos comprei muito (tenho uma mala de roupas compradas e não usadas ainda). Vou voltar em outubro, desde dezembro o dólar pras despesas de lá estão comprados, o hotel e os ingressos pagos; as passagens comprei mês passado numa promoção. Bobiei com o aluguel do carro que só paguei o sinal (ainda falta 600usd para pagar). Até comprei um “excedente” de dólar para compras, mas só vou gastá-lo se a conversão da época compensar, caso contrário ou os vendo na volta ou guardo como investimento. Se uma camisa custa 40usd e eu comprei o dólar por 2,50 e ele está em 3,50, eu conto que estou comprando a camisa por 140reais e não 100.....
Tentei ser claro. Tem muitos detalhes nisto mas que acho que só iriam complicar a cabeça de todos, afinal não é fórum econômico. Agora, mercado é especulativo, pra essas previsões passarem a não valer nada amanhã não custa nada.
Um grande abraço a todos e boas viagens.......

 


 
Res: Astrid - dos numeros deste forum

 mensagem postada em 16/03/2015 - 09:03:02hs
 
 

Rafael
não creio que as cias areas tenham ganhado muito dinheiro, afinal de contas, todas as cias aereas no Brasil tiveram prejuízos multimilionarios (a TAM teve mais de R$ 2 Bilhoes de prejuízo nos últimos 2 anos), a Gol teve cerca de R$ 300 milhões. Os dados estão no site de relação com investidores e no site da Bovespa.

O cerne da questão refere-se ao custo do querosene de aviação, que faz parte de mais de 50% dos custos operacionais de uma companhia aerea.

O querosene no mundo todo baixou, com a queda do preço do petróleo. Sendo assim, as empresas aéreas internacionais estão margens para fazer promoção. Outra coisas que as cias aereas fazem é fazer promoção quando o voo alcanca o breaking even: é melhor ganhar R$ 1,00 do que não ganhar nada e ir com o voo vazio.

As companhias aereas internacionais também tiveram prejuizos bilionários. Por isso dizem que o pior negocio do mundo é uma empresa aerea com má gestão, e o segundo pior negocio do mundo é uma empresa aerea com boa gestão.

Tanto é, que boa parte das empresas já focam em negócios secundários como fonte de renda para diminuir o buraco: abertura de capital dos programas de milhagens (como o Smiles).

Abçs!

Olá Astrid,

Tudo bom?

Espero que você tenha visto minha resposta lá atrás quando você lembrou da minha afirmação que os EUA ou as empresas podem fazer algo com relação a alta do dólar.

Eu tenho acompanhado as promoções que vêm surgindo nesses dias e descobri que as cias aéreas ganharam muito dinheiro as nossas custas nos último 4 anos.
Se agora com o dólar a 3,26 surgem promoções de voos para o México e Caribe por R$1,000.00 e para Los Angeles por R$1,300.00 vejo que antes esses preços poderiam ser bem menores, afinal considerávamos promoção esses preços com o dólar a 2,50 por exemplo. O que importa é que hoje em dia as cias aéreas vão em pouquíssimo tempo começar a fazer promoções para diversos destinos pelo mundo, pois tudo é negociado em dólar, não importa para onde você vá, como o Roberval mesmo disse o dólar é a moeda mundial, por isso que os EUA " brincam" as vezes com sua valorização ou desvalorização.

Apenas para completar o post, os EUA possuem 50 estados mais o DF. O Brasil lidera a visitação, compras e mercado imobiliário na Flórida e lidera as compras em NY. Além disso, mesmo não sendo o o maior visitante dos EUA atualmente, após a China o Brasil é o país que emite visto para os EUA, tanto que nossa estrutura no Brasil é simplesmente fantástica, é mais rápido emitir um visto para os EUA do que tirar um passaporte.

Neste momento agora os EUA irão fazer um aumento de juros e isso não é bom para a cotação do dólar, principalmente quando nossa economia está completamente fragilizada, por outro lado há quem comente que os EUA podem fazer uma ação para que os Brasileiros não parem de ir, afinal somos os maiores esbanjadores do mundo. Aqui no Brasil temos o Brazilian Pass para os estrangeiros, não sei que tipo eles poderiam fazer lá.

O que eu sei é que para pagar e sustentar o Orlando EYE, e o novo shopping da Brickell que será o maior da Flórida (apenas como exemplo, tem outros lugares também) eles vão precisar muito dos Brasileiros.

Uma coisa é certa, precisamos ver o que vai acontecer e esperar que o dólar em um primeiro momento se estabilize, e após isso ele caia gradativamente.
(mensagem de Rafael Nunes gonçalves Barbosa)


 


 
Res: Astrid - dos numeros deste forum

 mensagem postada em 16/03/2015 - 08:03:35hs
 
 

Olá Astrid,

Tudo bom?

Espero que você tenha visto minha resposta lá atrás quando você lembrou da minha afirmação que os EUA ou as empresas podem fazer algo com relação a alta do dólar.

Eu tenho acompanhado as promoções que vêm surgindo nesses dias e descobri que as cias aéreas ganharam muito dinheiro as nossas custas nos último 4 anos.
Se agora com o dólar a 3,26 surgem promoções de voos para o México e Caribe por R$1,000.00 e para Los Angeles por R$1,300.00 vejo que antes esses preços poderiam ser bem menores, afinal considerávamos promoção esses preços com o dólar a 2,50 por exemplo. O que importa é que hoje em dia as cias aéreas vão em pouquíssimo tempo começar a fazer promoções para diversos destinos pelo mundo, pois tudo é negociado em dólar, não importa para onde você vá, como o Roberval mesmo disse o dólar é a moeda mundial, por isso que os EUA " brincam" as vezes com sua valorização ou desvalorização.

Apenas para completar o post, os EUA possuem 50 estados mais o DF. O Brasil lidera a visitação, compras e mercado imobiliário na Flórida e lidera as compras em NY. Além disso, mesmo não sendo o o maior visitante dos EUA atualmente, após a China o Brasil é o país que emite visto para os EUA, tanto que nossa estrutura no Brasil é simplesmente fantástica, é mais rápido emitir um visto para os EUA do que tirar um passaporte.

Neste momento agora os EUA irão fazer um aumento de juros e isso não é bom para a cotação do dólar, principalmente quando nossa economia está completamente fragilizada, por outro lado há quem comente que os EUA podem fazer uma ação para que os Brasileiros não parem de ir, afinal somos os maiores esbanjadores do mundo. Aqui no Brasil temos o Brazilian Pass para os estrangeiros, não sei que tipo eles poderiam fazer lá.

O que eu sei é que para pagar e sustentar o Orlando EYE, e o novo shopping da Brickell que será o maior da Flórida (apenas como exemplo, tem outros lugares também) eles vão precisar muito dos Brasileiros.

Uma coisa é certa, precisamos ver o que vai acontecer e esperar que o dólar em um primeiro momento se estabilize, e após isso ele caia gradativamente.

 


 
Dolar vs Compras

 mensagem postada em 15/03/2015 - 10:03:13hs
 
 

Com a alta do Dolar algumas pessoas estao comprando menos numa expectativa que venha baixar, porem ele continua aumentando gradativamente e as previsoes sao as mais diversas. E muito importante considerar que mesmo com o dolar a mais de R$ 3,00 a diferenca dos precos ainda continua sendo muita atrativa, Para facilitar aos nossos clientes, nao estamos cobrando a taxa adicional sobre o tempo de estocagem. Podem iniciar suas compras e enviar ao nosso endereco sem se preocupar com o tempo de estocagem. Tambem abolimos a Taxa de U$ 20.00 correspondente a entrega das encomendas no Hotel.
Abraco e boas compras
Antonio

 


 
Previsão - fim do ano?

 mensagem postada em 15/03/2015 - 10:03:23hs
 
 

Pessoal do VPO,

Estou bem chateada com essa alta constante do dólar.
Comecei meu planejamento mês passado. Na verdade, comprei a passagem aérea no final de janeiro quando o dólar ainda estava R$ 2,78.
Mas realmente não imaginava que subiria tanto, em tão pouco tempo.
Eu sei que essas coisas são impossíveis de prever com precisão, mas como será que ficará a cotação do dólar até o fim do ano (minha viagem será em novembro). Alguém tem algum palpite???? Será que vai melhorar alguma coisa???

Agradeço a quem puder me dar uma luz...

Abraço a todos!

 


 
Não desista de sua viagem devido ao valor do dólar

 mensagem postada em 14/03/2015 - 08:03:22hs
 
 

Pessoal,

Não adianta desistir da viagem agora, apenas, pelo motivo da subida do dólar, pois, quem viaja para o exterior, necessita se programar e se planejar e, se a menos de u mês, ainda não comprou a moeda, foi por pura falta de planejamento.

Sei que é difícil aceitar isso, mas é a realidade.

Quando eu viajei, em novembro do ano passado, eu dividi as compras da moeda desde o início do planejamento até um dia antes de embarcar e, assim, consegui diluir um pouco a variação da moeda.

Tive amigos que decidiram comprar tudo de uma só vez quando viram o preço interessante, sendo que, nesse planejamento, conseguiram economizar, mas também poderia ter gasto um valor maior. Outros já decidiram esperar e pegaram um valor alto da moeda, perdendo dinheiro.

O que sugiro: independente do valor do dólar, dilua essa cotação realizando a compra de dólares desde o início da viagem até a data final.

Faça o planejamento e coloque um dia do mês como limite para a compra e, dentro desse planejamento, faça a aquisição da moeda. Exemplo: coloque até o dia 15 como limite e deixe planejado R$1000 para converter em dólar e, do dia 1 até o dia 15, acompanhe os valores. Pode ser que até o dia 15 haja uma diminuição do valor, assim como pode chegar no dia 15 o e valor esteja alto, mas, como é a data limite, compre-o, ou seja, se no dia 7 o dólar caiu em relação aos dias anteriores, compre a moeda, mas se ele estiver subindo, aguarde até uma queda ou compre na data limite.

Um dos maiores erros na compra do dólar é esperarmos chegar a um valor ideal e, assim, perdemos "promoções" ou somos obrigados a pagar um valor alto, pois, com medo, não compramos logo a moeda.

 


 
Res: Dólar

 mensagem postada em 14/03/2015 - 04:03:52hs
 
 

Infelizmente sou obrigada a concordar!
Nunca fui para orlando e não fiz compras, mas dessa vez vai ser diferente...
Os dolares que eu tenho serão suficientes para alimentação, estacionamentos e gasolina. Se até eu viajar (02/05) não abaixar, vai ficar por isso mesmo! Ainda mais que os parques já estão todos pagos...
O jeito é curtir a magia disney e esquecer as compras!
(mensagem de Marina Soubhia)


Ir à Orlando e não fazer compras é triste.
Estava planejando retornar agora em abril, mas o dólar começou a subir. Subir e subir :
adiei para o Black Friday, pois com o descontos as compras irá compensar um pouco a alta do dólar. (Eu acho).

 


 
 
O cavalo da Cinderela na atração Cinderella's Golden Carrousel é o segundo, que tem um laço dourado em seu rabo.