Alfândega - Cota de Isenção

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Bens de uso pessoal - Instrução Normativa RFB nº 1.059, de 2 de agosto de 2010 - link - art. 2º., §1º., "Os bens de caráter manifestamente pessoal a que se refere o inciso VII do caput abrangem, entre outros, uma máquina fotográfica, um relógio de pulso e um telefone celular usados que o viajante porte consigo, desde que em compatibilidade com as circunstâncias da viagem."
Além dos produtos enquadrados como de uso pessoal que observa o limite de quantidade, também é concedida a cota de isenção para outros até US$ 500,00.
Naquilo que o valor dos produtos que trouxer da sua viagem exceder a cota incide o imposto no percentual de 50% devendo o viajante preencher a DBA ("Declaração de Bagagem Acompanhada") e entregar na afândega na fila para aqueles que tem "Bens a Declarar".
Aqueles que cientes que os produtos que estão trazendo ultrapassam a cota de isenção e ainda assim optarem por não declará-los (fila "Nada a Declarar") estão sujeitos a multa (50% do valor dos bens que exceder a cota de isenção).
Informações relacionadas:
- Portaria COANA nº. 7.
- Resolução ANAC nº. 255.

leia essas informações

Índice  

Res: nota fiscal

mensagem postada em 17/02/2014 - 12:02:54hs

vou levar meu tablet na viagem (vou de gol), preciso levar a nota fiscal original de compra aqui do Brasil ou pode ser so uma copia? (mensagem de Alexandraelis)

Olha, eu sugiro que leve a original, ou cópia autenticada em cartório, dependendo do fiscal ele pode implicar com cópia. Outra opção é solicitar uma 2ª via da nota fiscal na loja onde você comprou e, assim, manter uma nota original aqui enquanto viaja.

Abs!

Res: E com relação as refeições a bordo?

mensagem postada em 10/02/2014 - 03:02:52hs

Bom dia amigos!

Antes de tudo obrigado pela boa vontade de vcs!

Além de tudo que vocês disseram, estive vendo em um site "conhecido de voos" e percebi que a GOL é a unica que não possui refeiçoes a bordo... É sério isso? Aproximadamente 10h de Voo sem nada?

Valeu!

Abraços

Mauricio

(mensagem de MauricioPCS)

Se não mudou nada, Tem refeição e não presta! Meu irmão veio para cá em Dezembro e odiou
Eu particularmente nunca utilizo a Gol. Troco datas, mas nao ando de Gol. Por essas e muiiitas outras...

Gaste mais uns dólares e venha de United, AA ou Delta! Ai terá uma experiência de vôo de primeiro mundo.

<>'s

Res: E com relação as refeições a bordo?

mensagem postada em 06/02/2014 - 10:02:36hs

Bom dia amigos!

Além de tudo que vocês disseram, estive vendo em um site "conhecido de voos" e percebi que a GOL é a unica que não possui refeiçoes a bordo... É sério isso? Aproximadamente 10h de Voo sem nada?

Valeu!

Abraços

Mauricio

(mensagem de MauricioPCS)

Maurício,
Tem refeições sim. Infelizmente, eu e minha esposa não gostamos do que serviram. Penne sem gosto misturado com alguns legumes. Minha filha de 9 anos passou mal e vomitou muito logo após comer. E a comissária mais antipática do mundo nem se mexeu...

E com relação as refeições a bordo?

mensagem postada em 06/02/2014 - 10:02:16hs

Bom dia amigos!

Valeu!

Abraços

Mauricio

Res: Maurício

mensagem postada em 06/02/2014 - 08:02:19hs

Esse segundo vôo é TAM (entre GRU e GIG)?
Começa com 3?

Se for (e deve ser, pois acho que a TAM não tem mais pernas internacionais entre GRU e GIG, vôo começando com 8), sua imigração será em GRU.

Entre GRU e GIG, prefiro GIG. Não por conta de ser mais fácil, ou não, ou por ser mais organizado, ou não.
Acho os 2 muitos ruins nesses aspectos.

Mas prefiro GIG pq, após sua imigração / alfândega, vc já sai direto. Acabou. Não precisa ir para nova fila para redespachar malas etc.

O vôo de SDQ, da Gol, chega ao GIG em um bom horário, sem muitos outros vôos competindo (até pq, desembarca no Terminal 1 e não no 2, onde, hoje em dia, chegam United, TAM, AA, Delta, tudo junto).

A Gol usa o mesmo tipo de avião da Copa, mas sem entretenimento (nem o coletivo tem).
A parada em SDQ, tanto na ida quanto na volta, é bem tranquila e funciona no mesmo esquema de PTY, com a Copa. Sem necessidade de imigração / alfândega / pegar mala.

Entretanto, o vôo da TAM entre MCO e GRU costuma ser feito em um A330, muito melhor do que o 737 da Gol.

Sds (mensagem de FabioLiporace)

Maurício,

Como já disse em outro tópico, voar de GOL me surpreendeu e nada tenho a reclamar. Tirando o fato de não ter entretenimento a bordo, o vôo foi ótimo, bem tranquilo, sem muito chacoalhar, o avião é pequeno, novo, com tomadas debaixo do banco (pode levar um IPAD ou NOTE e ficar vendo filmes), mas bem mais espaçoso que os demais (AA e DELTA) e a parada em São Domingo é bem tranquila, não precisamos tirar malas, nem nada. O avião é o mesmo, apenas troca a tripulação e abastece.

Já a irmã da minha amiga retornou de TAM e teve algumas dificuldades, inclusive com pesagem de bagagem de mão .... enfim, cada caso é um caso.

Cheguei dia 31.01, em GIG, com 6 malas grandes e mais três malas de mão, mais minha bolsa, mochila do meu marido, uma bolsa média com filmadora e máquina fotográfica e minha filha ainda veio segurando um saco com uma boneca Monster High, que era presente, para não amassar, passamos direto, sem qualquer problema. Apesar do grupo grande, passamos uma família de cada vez, intercalando com outros passageiros. Passei eu, meu marido e minha filha.

Boa sorte e boa viagem.

Mônica Santoro

Res: Chegada em Guarulhos ou Galeão? Me ajudem pois preciso fechar o pacote!

mensagem postada em 06/02/2014 - 04:02:42hs

Boa noite galera!

Pretendo fechar essa semana o pacote de 14 dias com minha familia (5 pessoas) para Orlando em Outubro, e tenho 2 opções:

´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´

1 OPÇÃO:

Santos Dumont -> Guarulhos -> Orlando (IDA)

Orlando -> Santo Domingo -> Galeão (VOLTA)

2 OPÇÃO:

Orlando -> Guarulhos -> Galeão (VOLTA)

Caso escolha a 2 opção a alfandega será feita em Guarulhos?

Sei que é sorte e tal mas com relação a Alfandega, é melhor chegar no GALEÃO vindo de "Santo Domingo" ou chegar em GUARULHOS vindo direto de ORLANDO?

Em ambas iremos de GOL o que vcs acham? É bom o voo para Orlando da GOL?

Ja fui em 2012 pela COPA com escala no Panama e achei bom!

Desde já agradeço,

Mauricio (mensagem de MauricioPCS)

Maurício, concordo com o que o Fábio falou perfeitamente, mas se serve de dica de alguém que faz essa rota 15 ou mais X por ano, não ande de GOL. Se puder escolher, Voe United(São aerononaves 767 e 777), Delta ou AA. Infelizmente nenhuma nacional presta. TAM e GOL para mim, nem de graça MESMO!!

Abs e conte conosco aqui

Chegada em Guarulhos ou Galeão? Me ajudem pois preciso fechar o pacote!

mensagem postada em 05/02/2014 - 08:02:42hs

Boa noite galera!

Pretendo fechar essa semana o pacote de 14 dias com minha familia (5 pessoas) para Orlando em Outubro, e tenho 2 opções:

1 OPÇÃO:

Orlando -> Santo Domingo -> Galeão (VOLTA)

2 OPÇÃO:

Orlando -> Guarulhos -> Galeão (VOLTA)

Caso escolha a 2 opção a alfandega será feita em Guarulhos?

Sei que é sorte e tal mas com relação a Alfandega, é melhor chegar no GALEÃO vindo de "Santo Domingo" ou chegar em GUARULHOS vindo direto de ORLANDO?

Em ambas iremos de GOL o que vcs acham? É bom o voo para Orlando da GOL?

Ja fui em 2012 pela COPA com escala no Panama e achei bom!

Desde já agradeço,

Mauricio

Tamie - Lentes de câmera

mensagem postada em 28/01/2014 - 02:01:00hs

Tamie,

Me parece que estão aceitando uma lente por câmera na alfândega, mas infelizmente não tenho certeza. Demais lentes são tributáveis, porém comprando o kit e apresentando uma nota só, será cobrado o imposto em cima do que ultrapassar a cota de isenção (baseado no valor da nota)

Acredito que se te pararem, queiram tributar tudo... inclusive a máquina! A sugestão que dou é passar com a câmera e a lente mais cara como isenção. Não sei se é possível de verdade, mas um amigo me disse que em alguns casos as lojas tiram notas separadas e fica mais fácil passar sem ser tributada, só não sei se realmente procede.

Lentes de câmera

mensagem postada em 28/01/2014 - 01:01:05hs

Estou com uma dúvida, vou comprar uma câmera profissional nos Estados Unidos e ela vem com um kit pronto pela Amazon, entre os itens vem duas lentes e gostaria de saber se precisa declarar e como faço, já que o valor final inclui diversos itens e a máquina?

Res: VIDEO GAMES

mensagem postada em 28/01/2014 - 08:01:28hs

Luciana,

Os jogos entram na cota sim!
Não ficou muito claro pela sua mensagem se você sabe, mas a cota é de US$ 500 em produtos, não em cada compra ou nota fiscal.
Assim, mesmo comprando os jogos em outra nota pode ser que você seja convidada a pagar o imposto, pois as notas somariam mais de 500 obamas de qualquer maneira.
Indo em grupo, aí sim, dá pra vc dividir os itens entre cada passageiro para que cada um carregue notas e produtos até o limite da isenção.
Vale lembrar que são isentos: 1 celular, 1 câmera fotográfica e 1 relógio, todos em uso, por pessoa.

No Magic Kingdom, você pode observar que no início da Main Street U.S.A. os lampiões são a gás e conforme você anda na direção do Castelo da Cinderela eles passam a ter lâmpadas elêtricas, com o objetivo de demonstrar o progresso.