Voltei - Relato da minha viagem!

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais recente para a mais antiga

Índice  

Dia 21/10 - Sea World

mensagem postada em 02/11/2007 - 11:11:54hs

O dia continuava nublado, mas não dava pra trocar.
Assistimos o show da Clide and Seamore, muito legal. Depois fomos a Kraken e naquele brinquedo tipo splash mountain.
E lá fui eu começar a estudar os horários dos shows pra conseguir assistir tudo.
Fomos almoçar Depois assistimos o show dos golfinhos e, sinceramente, ele está muito cheio de dançarinos "colorido", marabarismos, ...mas golfinho que é bom... dos 25 minutos do show, acho que eles não aparecem nem 10 minutos.
Depois o show da Shamu, esse sim, muito legal. E a chuva despencou. E parou. Fomos pegar doces no Halloween Spoktecular.
E a chuva voltou. E parou. Resolvemos voltar na Kraken e qdo chegou a nossa vez, voltou a chuva. Meu medo era de trovoada. Mas, lá fomos nós, com a chuva na nossa cara. Apesar do medo, foi bom.
No Sea World também dão cerveja de graça da budweiser. Esqueci o nome do local, mas vou procurar e coloco aqui.
Compramos um sanduba de almôndega e sentamos para assistir o Shamu Rocks. Caraca, maneiríssimo.
E debaixo de chuva, voltamos para o hotel.

Dia 22/10 - IOA e jantar no Olive Garden

mensagem postada em 02/11/2007 - 11:11:56hs

Fomos ao IOA. De início, o Hulk estava fechado. Meu marido e meus vizinhos foram no Fear fall. Eu tenho medo e não vou mesmo. Depois, Spider man e logo após, colocamos nossas capas e fomos ao Popeye. A capa não adiantou nadinha. Saímos ensopados. E depois ao Ripsaw fall. Capa de novo e ensopados de novo.
Continuamos os brinquedos, almoçamos e (burramente) logo depois fomos ao Dueling Dragons. Devia ter feito a ordem inversa, mas estava morrendo de fome. Devo ter uma lombriga dentro de mim. Fomos na montanha russa azul e na vermelha. Adoro.
Seguimos para o Poseidons Fury, que nunca tinha ido. Bem legal, mas uma vez só tá bom.

Depois, Dr Seuzz land e o Hulk, que já havia aberto. Bom, na nossa vez, o brinquedo deu uma parada na subida, mas foi. Qdo estava lá em cima, quase no fim, numa reta (graças a Deus), ele parou de novo. Ai que medo. Voltou a funcionar, mas foi devagar até o final. Eu que não ia repetir.
Fomos embora, passamos no hotel e às 19h30 estávamos no Olive Garden de Lake Buena Vista. Jantamos com amigos. A comida estava ótima, o papo também e eu ainda tomei o vinho da casa. Ninguém quis tomar, só eu, mas eu tinha ido a pé, não ia dirigir, então não podia deixar passar a oportunidade. E o vinho era gostoso. O restaurante era bem pertinho do hotel.

Dia 23/10 - Animal Kingdom e Halloween no MK

mensagem postada em 02/11/2007 - 11:11:46hs

Fomos bem cedinho para o Animal Kingdom e direto pra montanha russa do Everest. Peguei um fastpass para repetir depois. Estava absurdamente abafado nesse dia e fomos assistir o musical do Nemo. É muito bonito, mas tenho que confessar que eu fui mais pra aproveitar o ar condicionado. E não pude me controlar... tirei um cochilo. Foi maior que eu.

Assistimos ao Flights of wonder, show de pássaros bem simpático, fizemos o safari, assistimos ao desfile e fomos embora para chegar cedo no Magic Kingdom. Era o dia da tão esperada Mickey's not so scary halloween party. Colocamos nossas pulseiras e pegamos as sacolinhas para os doces. O pessoal leva a sério as fantasias. Tinha uma senhora e um senhor já velhinhos, vestidos de cinderella e príncipe, com uma plaquinha "40 years later".

Fomos atrás dos doces. Alguns cast members enchiam a mão, mas outros colocavam só uns dois pirulitos. Eu queria mesmo era chocolate.
Entrei na fila pra tirar foto com a Minnie fantasiada, o que me levou 40 minutos. Nem cogitei de tirar foto com os outros.
Saímos atrás de mais doces. Fora alguns twix e crunch, realmente tem umas balas horrorosas.

Sentamos para esperar o hallowishes, que acho mais bonito que o wishes, enquanto meu marido e meu vizinho foram ao Splash Mountain. E logo depois veio o desfile, que eu acho lindíssimo.

Fiquei esgotada, mas muito feliz. Chegando no hotel, tive que fazer a "seleção" dos doces. Minhas malas estavam muito cheias, tive que deixar as balas "Eca" e trazer só os chocolates e as passas. Adoro passas.

Dia 24 e 25

mensagem postada em 02/11/2007 - 11:11:51hs

Dia 24/10
Tiramos a manhã para descansar e arrumar as malas. Eu não podia comprar nem mais uma agulha. Sentei em todas as malas para que elas fechassem. Que dureza.
Almoçamos nosso congelado e à tarde fomos novamente à MGM, para repetir a rock roller coaster e assistir o Fantasmic. Lindo, lindo, lindo. Compramos o cd do photopass. Eu não ia comprar, mas não resisti. Como dividi com meus vizinhos, não saiu tão caro.

Dia 25/10
Esse era nosso último dia. Fomos à Universal, repetimos alguns brinquedos e até tiramos foto com o Home e a Margie. Depois trocamos para o IOA e repetimos as montanhas russas. Andamos no City walk e voltamos ao hotel para pegar as malas.
E rumo ao aeroporto. Tive que devolver "meu" carro na Alamo. Mais uma vez não deixaram eu trazer pro Brasil.
E é nessa hora que a ficha cai e eu acho que o tempo passou rápido demais e que, por mais cansada que eu estivesse e com bolhas nos pés, eu tinha que ter brincado ainda mais.
O avião atrasou um pouquinho, tanto em Orlando qto em Miami, por causa da chuva eu acho, mas foi tudo bem.
Já estou com saudades!

E pra finalizar!

mensagem postada em 02/11/2007 - 11:11:19hs

obs1. Adorei o hotel (Country Inn LBV). Foi muito agradável, os funcionários também e o café era ótimo. O único defeito foi não ter cofre nos apartamentos, mas isso eu dei meu jeito.

obs2. Nesse ano a temperatura foi completamente diferente ao mesmo período do ano passado. Estava muito quente, o que achei que me deixou mais cansada. Os parques estavam um pouco mais cheios, mas não deixei de ir a nenhum brinquedo por causa disso.

obs3. Esqueci de escrever que no primeiro dia nós almoçamos no Dennys, que eu recomendo.

obs4. Cedendo a pressões, comprei uma croc. Uma que os buraquinhos são a cabeça do Mickey. Resolvi testar no dia seguinte e no trajeto quarto - café - quarto, eu tropecei umas 5 vezes. Sem brincadeira. Continuo com a tese de que ela não é super confortável. Não satisfeita, no aeroporto de Orlando tem uma loja só de crocs, comprei outra croc modelo mary jane. Essa é menorzinha, mas delicada e parece melhor. Estou testando aqui em casa mesmo.

E essa foi nossa viagem!

Capítulo I - A viagem

mensagem postada em 09/11/2007 - 04:11:27hs

Oi pessoal! A partir de hoje e até Deus sabe quando vou terminar, começarei a relatar a minha aventura na terra do Mickey!
Viajei no dia 14/10 com meu marido para a Disney em um vôo pela Copa às 03:55h da manhã (é isso aí, na madruga!). Bom, esta era uma viagem que eu queria muito, mas muuuuito mesmo fazer com meu marido, pois eu fui para a Disney em 94, quando estava, com então, 17 anos (bons tempos) e nunca mais me esqueci deste lugar mágico e encantado que é Orlando. Então, enchi o saco de meu marido durante seis anos, até que, enfim ele realizou meu sonho de voltar à Disney e que pretendo fazer muito mais. Afinal, já estou com muitas saudades do Mickey...
Continuando, saí da casa dos meus pais, onde deixei meu pequenino filho de 1 ano e meio com a minha mãe (chorando é claro...não, não ele, EU CHORANDO...) por volta das 22hs e fui para o famigerado GRU (para os íntimos), aeroporto de Guarulhos, pô! Entendeu?!!! Bom, lá chegando, o GRU estava às moscas, ainda bem, e lembramos que precisavámos preencher a declaração de saída temporária de bens, por causa da máquina fotográfica na Receita Federal. Lá chegando, 22:45hs não havia santa alma sentada nos esperando para tal mister (gostou dessa, hein!). Conclusão, a Receita fecha às 23hs, mas como era sabadinho, sabe como é, né, a galera resolveu sair mais cedo para a balada. A solução foi tirar uma foto com a máquina que deveria ser cadastrada e levar a imagem da REceita vazia para a nossa viagem, assim, quando retornássemos e se houvesse qualquer problema com excesso de compras, nós teríamos como provar que: NÓS FOMOS ATÉ LÁ, MAS O POVO NÃO QUERIA SABER DE TRABALHAR E FORAM PARA CASA MAIS CEDO...
Legal, voltamos para próximo do local onde possivelmente seria aberto check-in da Copa e pasmem! Eu disse possivelmente, pois não havia indicação, já havia uma fila formada. Genten! Como pode isso, vamos gostar de fila assim lá no raio que o parta, pelo amor de Deus. Conclusão: tivemos, ou seja, fomos obrigados a nos juntar na fila, de um vôo que sequer tinha sido aberto, num lugar onde possivelmente poderia ser a Copa e aguardar por, mais ou menos, uma hora até que os funcionários chegassem. O legal, foi ver os tiozinhos montando o check-in, tipo, colocando tapetinho no chão, mudando as plaquinhas, etc, essas coisas super legais de se ver numa madrugada de sábado.
Cirquinho montado, abre o check in, quase uma hora para chegar a nossa vez de despachar as malas. Feito isso, o povo sai correndo para formar outra fila no embarque internacional que ainda não estava aberto. Mas como diz Féres Sabbag: "tá no inferno, abraça o capeta".
Abriram o embarque, entramos, o cara viu nosso passaporte, visto, etc, passadinha no free shop sem comprar nada, e mais um chazinho de cadeira até o embarque. Aí começam a chamar a gente, pontualmente. A Copa prá isso é muito boa, mas o avião, Jesus, olha... Eu sou magra (relativamente, diz meu marido) e ele também, e mal coube nossa -- palavra censurada -- no assento. Ainda bem que na primeira parte da viagem até o Panamá (06:55 minutos de viagem), fomos só nós dois nos três assentos, porém depois conto o retorno... Voltando, os tripulantes falam com você no que deveria ser espanhol, mas não consegui identificar o idioma até agora, principalmente quando é o comandante que fala, male má dá prá enteder um pouquinho quando eles falam em Inglês, mas é tão arrastado que é mais fácil entender um jegue falando do que eles.
Blz, todo mundo pronto, e vamos pro céu, tentar dormir, desce uma telinha do teto, passa filminho e lá vem o café da manhã. Vixe, que tristeza, escolhi panquecas americanas e suco de "naranja". Quando abri o pratinho tinha um pedaço de bacon e uma mini linguiça em cima das minhas panquecas, regadas a um molhinho doce. Eca. Prá não morrer de fome, tirei a linguiçinha e o bacon e dá-lhe nas paquequitas! Já estava com azia, depois disso então, ficou cada vez melhor. O almoço ou café da manhã (é isso? sei lá), sinceramente, não me lembro da iguaria, mas pode ter certeza de que não era um manjar dos deuses. E apertadinhos, apertadinhos, chegamos no Panamá (quase 09 da manhã)e o pessoal que iria para Orlando, embarcaria no mesmo avião e no mesmo portão que saiu, portanto foi super fácil! Aproveitamos para esticar as pernas, ir ao banheiro, dar uma voltinha no aeroporto e pumba, já tava na hora de embarcar de novo. Aí é aquela -- palavra censurada -- , afinal vc está indo para os States, então eles abrem todas as suas malas de mão, conferem passaporte (lá mesmo, no portão de embarque, facinho, facinho, não se assuste) e embarcamos de novo, no mesmo avião, poltronas diferentes e agora com uma passageira (um tanto quanto volumosa) do nosso lado e apertadinhos, mais três horas de vôo até Orlando. Tá cansando né? Deixa eu parar para continuar depois, pois quando me empolgo...

Viagem 1

mensagem postada em 09/11/2007 - 06:11:13hs

Voltamos ontem à tarde, ai segue um pouquinho da nossa viagem:
29/10/07 Chegamos no aeroporto estava vazio fizemos o check in e aguardamos o embarque as 22:50h, entramos no avião, taxiamos e o piloto falou: Vamos voltar, não temos autorização do Cindacta para -- palavra censurada -- .Tudo bem duas horas dentro do avião...
Minha filha “super discreta” falou alto: Poxa mãe, Vc disse q a gente não podia se atrasar e esse Seu Cindacta, ta atrasando todo mundo!
Chegamos em Miami, fizemos conexão para Orlando e chegamos com 1 hora de atraso.No aeroporto de Orlando fomos despejados, sem nenhuma informação de onde pegar as bagagens, mas deu certo, pegamos o carro q alugamos na Avis e seguimos para o hotel.
Disney Pop Century, como já eram quase 12h, aproveitamos e fizemos um lanchinho no hotel, bem na realidade nos chegamos às 10h, mas meu marido resolveu q GPS era desnecessário e andar por Orlando não tinha erro, só q ele nunca havia estado lá, só eu estive, mas há muito tempo, com isso vcs podem imaginar o tour q fizemos ate encontrar.Estávamos super cansados, mas mesmo assim fomos “procurar” o Wal Mart, etc. Nem preciso dizer nos perdemos legal, acabamos conhecendo metade de Orlando, parei na Walgreens e comprei o q precisa lá mesmo.Voltamos para o Hotel claro q se perdemos mais um pouco e chuva na cabeça.
No final da tarde fomos a Downtown Disney, com muita chuva, aproveitei e marquei na Bibbidi Bobbidi Boutique para minha filha se vestir de princesa no sábado dia 03/11, aniversario dela, às 18h, já q às 21h tínhamos o Cirque Du Soleil.
Voltamos para o hotel para descansar e conhecer Epcot, no dia seguinte.
Obs: A foto da minha filha de princesa já esta na galeria de fotos, aguardem pq vou descrever a emoção dela e nossa, mergulhamos de cabeça nesse sonho.

31/10/07 Ida ao Epcot Center

mensagem postada em 11/11/2007 - 01:11:06hs

31/10/07 Acordamos meio atrapalhados, aquele stress de característico de paulistano quando entra em férias, de car o nextell do meu marido tocou umas dez vezes, ele deu uma trabalhadinha básica e irritante perdemos meia hora...Saímos do quarto e fomos para a fila do bus, para garantir que chegaríamos ao Epcot sem nos perder.
Tudo tranqüilo o serviço de transporte para os parques é excelente, chegamos ao Epcot, não tinha fila, já abri a mochila para a revista, inseri os passaportes e começamos nossa longa caminhada.Guia na mão começamos tirando fotos com personagens, todos que estavam ali, seguimos para The Land, Soarin de cara, no painel de espera estava 10 minutes, mas a gente foi entrando e em cinco minutos já estávamos dentro, muito legal, seguimos para The seas with Nemo & Friends, sem filas, paramos para um lanchinho no electric umbrella, tiramos fastpass para o test track que só podia entrar com fastpass o horário foi para as 17h, eram 12h...Fomos para a parte do imagination, às 13h, já cansados, ate que minha filha agüentou super bem, fomos alugar um carrinho para ela, o sol estava muito forte e a cada pouco chovia muito, carrinho alugado fomos para World Showcase.
Conseguimos ver tudo, pois estava super vazio e precisa fazer hora para poder assistir o show do Jon Secada às 17h, então experimentamos algumas comidinhas, vimos um show bem legal de um palhaço na Itália, tiramos fotos lindas “photopass”, rodamos muito, encontramos todos os personagens possíveis para autógrafos e fotos ainda bem, minha filha estava de saco cheio de tanta coisa sem emoção!Fim de tarde e voltamos para fazer o test track, esperamos um pouco e entramos...Bom quase 6h, comemos muito mal, voltamos para o pavilhão da Inglaterra e comemos um peixe empanado, com fritas, nada de especial, seguimos para o show do Jon Secada, paramos em frente e muito estranho faltavam 15 minutos para começar e quase ninguém, compramos pipoca, entramos sentamos na terceira fileira, minutos depois o show começou, praticamente para nos, uma super estrutura, devo comentar que o Jon Secada esta em ótima forma, ele fez muito sucesso nos anos 90,depois sumiu,mas é muito bom,realmente valeu a pena,um show destes aqui no Brasil,no lugar em que ficamos,seria muito caro.
Saímos do show fomos para o outro lado do epcot, fiz umas comprinhas básicas e logo começou o Illuminations, ficamos do outro lado, cansados com minha filha de cavalinho no meu marido não foi tão maravilhoso quanto da primeira vez que estive lá.Antes do final saímos rápido e tentamos se dirigir para o ônibus, mas claro que todos pensaram igual.Esperamos uns cinco ônibus, chegamos no hotel fizemos um lanchinho e fomos dormir acabados!
No dia seguinte seria a grande ida ao Magic Kingdom,sair bem cedo para aproveitar as magic hours.

VOLTEI - Fotos e Videos

mensagem postada em 11/11/2007 - 09:11:15hs

Galera,
Eu voltei faz tempoooooo, mas estava realmente enrolado demais com trabalho... agora, seguem os links para as fotos e videos da viagem. Assim quem já foi fica com saudade e quem ainda não foi fica pensando.

Os Links das Fotos

MGM
http://andrejbr.multiply.com/photos/album/57

Magic Kingdomhttp://andrejbr.multiply.com/photos/album/56

EPCOT
http://andrejbr.multiply.com/photos/album/55

Island of Adventure
http://andrejbr.multiply.com/photos/album/54

Busch Gardens
http://andrejbr.multiply.com/photos/album/53

Animal Kingdom
http://andrejbr.multiply.com/photos/album/52

Os Links dos Videos

Backstage Studio Tour - Disney MGM
http://andrejbr.multiply.com/video/item/23/Backstage_Studio_Tour_-_Disney_MGM_-_OrlandoFL

Lights, Motors, Action! Extreme Stunt Show - Disney MGM
http://andrejbr.multiply.com/video/item/22

IllumiNations: Reflections of Earth - EPCOT
http://andrejbr.multiply.com/video/item/21

Montanha-Russa Incredible Hulk Coaster no Universal Island of Adventure
http://andrejbr.multiply.com/video/item/20

Bom, acho que é isso ai... tenho mais fotos e videos, mas ainda não coloquei na internet. Eu adorei o MGM e detestei o Busch Gardens (rs)... ano que vem? Bom, estou na dúvida... mas diria que tenho grande chance de voltar.

Abs a todos!!!!

01/11/07 Ida ao Magic Kingdom

mensagem postada em 16/11/2007 - 12:11:58hs

01/11/07 Magic Kingdom
Acordamos as 6:30h, afinal tinha Extra Magic Hours pela manhã. Fomos para a fila do bus,
Ele já estava lá e rapidamente chegamos.
Tenho que confessar, mas ate o momento de chegar ao MK, não sentia aquele friozinho de estar em Orlando, meu marido e minha filha ainda não estavam entendendo porque o mundo ama a Disney, depois da ida ao Epcot Center fiquei um pouco decepcionada, acho que falei muito da grandeza e não foi tudo isso que encontrei.
Mas voltando ao que interessa, entramos no MK, Ah...,Aquele friozinho veio...
Faltavam dez para as 8h o parque era nosso! De cara encontramos personagens corremos para a foto e autógrafos, alias acreditem tiramos fotos da minha filha e ate de nos com pelo menos 50 personagens desde Mickey ate Capitão América que é um gato, continuando... Fomos para o Crystal Palace para o breakfast, não tinha reservado, mas na hora conseguimos entrar, muito legal, comemos muito e curtimos a turma do Pooh, saímos de lá e estava começando o show “Dream Along With Mickey...” assistimos de frente, penetramos no mundo dos sonhos e da fantasia.
Seguimos para Peter Pan Flight adorável,pero no mucho, em frente já estava Íts a small world”,também vazio,entramos,um pouco antiguinho,com aquele ar de programa de Silvio Santos, mas valeu,seguimos para Liberty Square,vimos tudo,a mansão mau assombrada esta um pouco ultrapassada os fantasmas estão meio caidos, na saida tiramos uma foto que bem legal com o PhotoPass que aparece um fantasma vou enviar,seguimos para Frontierland,Splash Mountain sem fila,direto pro carrinho,esqueci de dizer que chovia e parava a todo momento,concluímos tudo depois pegamos o Walt Disney World Railroad e descemos em Mickey Toontown nesse momento com um sol super ardido,visitamos a casa do Mickey e da Minnie,fomos encontrar o Mickey e a turma no Judges Tent,fotos e autógrafos,saindo entramos em uma lojinha,passagem para encontrar outros personagens,ai marcamos bobeira como tudo estava super tranqüilo ficamos em uma fila para fotos e autógrafos com as princesas,perdemos meia hora,mas conseguimos os rabisquinhos...Voltamos para aquela lojinha e compramos algumas tranqueiras para comer,como uma bolachinha de 8 dólares,horrível,mas minha filha comeu.Enquanto estava no caixa só ouvi um homem brigando com a mulher”Para De Gastar,P.Q.P”,super discreta eu Olhei para trás na hora e minha filha disse:- São brasileiros,bem alto claro, eles ficaram super sem graça e não fizeram nenhuma brincadeirinha.Tudo bem!
Lanchinho feito nós fomos para Tomorrowland e chuva na cabeça , na seqüência entramos no Stitchs, Buzz e Monsters, chegou a hora da Space Mountain, ai o bicho pegou para o meu lado, sou muito medrosa, então sentei atrás, minha filha no meio e meu marido na frente, fiquei tão tensa, minha filha tem altura, mas não tem peso e minha impressão é de que ela iria voar longe.Fui segurando na camiseta dela e perguntando se ela estava bem o tempo todo, ela estava ótima com os braços para cima, fui ridícula sai ate rouca, ela tem cinco anos, mas QI de 15, alias por isso que decidimos que ela completaria seis anos lá, já que lê muito bem e entende varias “coisinhas em inglês”.Passado meu trauma, paramos para comer Turkey, de tanto ver eles comendo deu vontade, para quem não sabe Turkey legs é perna de peru defumada, comida que eles adoram...Uma turkey deu para nos três,uma perninha muito delicada.
Já eram quase 3h e logo iria começar a parada.
Fomos próximo do Castelo para ver a parada, ah, nesse meio tempo choveu e parou umas três vezes, bom a parada já ia começar e como o parque estava super tranqüilo, sentamos na calçada bem na frente, que sonho, todos passando dando as mãos, beijinhos e sustos.
Quando a parada estava terminando fomos atrás e meu bebe foi segurando a faixa,claro que dei um empurrão e coloquei ela bem na frente do lado de algumas loirinhas vestidas de princesa.
Demos a volta e seguimos para Adventureland, estavamos super cansados, mas conseguimos fazer quase tudo, Aladim, Piratas do Caribe, Jungle Cruise; ate que enfim resolvi comprar capas de chuva,tres dias que estavamos molhados, entrei em uma lojinha dei uma olhadinha e encontrei alguns brasileiros, conversamos sobre onde estávamos hospedados, qdo chegamos e no momento que começamos a falar de compras imaginem a lista da Waldete surgiu, éramos amigas de site, sou péssima para guardar nomes, mas acho que ela deve ler meu relato e pode me corrigir,conversamos mais um pouco e cada uma foi para um lado,aproveitei que eram umas 6h e voltamos para Fantasyland,assistimos a mais uma apresentação do Mickey,mais fotos com personagens,a essa altura nem o capitão gancho escapou dos autógrafos,completamos assistindo "o maravilhoso" Mickeys Philharmagic,saindo, uma andadinha no carrossel da Cinderela e terminamos o nosso magic day esperando “Disney Dreams Come True Parade”,seguido “Wishes”. Que sonho!!!
Os três juntinhos sentados na calçada admirando aquele espetáculo que só de pensar arrepia!! Os fogos então, aquele castelo iluminado, a musica, INEXPLICAVEL!!!
Fácil explicar porque todos amam a Disney!!!
Saímos flutuando por estarmos emocionados e de tanta fome... Para guardar lugar na frente ficamos sem comer.Fomos para o hotel,compramos comida e comemos no quarto,mortos de cansaço.
Dia seguinte Sea World e "MAGIC OUTLET".

Compete a uma equipe especial de cast members polir a atração atração Prince Charming Regal Carousel (anteriormente denominada Cinderella's Golden Carrousel) todas as noites.