Alfândega - Cota de Isenção

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Bens de uso pessoal - Instrução Normativa RFB nº 1.059, de 2 de agosto de 2010 - link - art. 2º., §1º., "Os bens de caráter manifestamente pessoal a que se refere o inciso VII do caput abrangem, entre outros, uma máquina fotográfica, um relógio de pulso e um telefone celular usados que o viajante porte consigo, desde que em compatibilidade com as circunstâncias da viagem."
Além dos produtos enquadrados como de uso pessoal que observa o limite de quantidade, também é concedida a cota de isenção para outros até US$ 500,00.
Naquilo que o valor dos produtos que trouxer da sua viagem exceder a cota incide o imposto no percentual de 50% devendo o viajante preencher a DBA ("Declaração de Bagagem Acompanhada") e entregar na afândega na fila para aqueles que tem "Bens a Declarar".
Aqueles que cientes que os produtos que estão trazendo ultrapassam a cota de isenção e ainda assim optarem por não declará-los (fila "Nada a Declarar") estão sujeitos a multa (50% do valor dos bens que exceder a cota de isenção).
Informações relacionadas:
- Portaria COANA nº. 7.
- Resolução ANAC nº. 255.

leia essas informações

Índice  

Alfândega

mensagem postada em 29/07/2008 - 03:07:21hs

Oi, gente...
Bom, moro em Manaus e já fui várias vezes à Miami, e realmete alfândega é bem rogorosa mesmo...o conselho é declarar o que de valor você está trazendo, pois se pegarem você terá que pagar 100% do imposto, creio que mesmo com imposto ainda vale a pena nossas compras. Daí é curtir essa terrinha maravilhosa sem medos de voltar.

Boa sorte à todos.

Andrezza

mensagem postada em 28/07/2008 - 11:07:23hs

Pelo q ja andei lendo a alfandega de Manaus eh mais rigorosa que a dos demais aeroportos, principalmente em voos vindo de Miami. Portanto, vale ficar bem atento. Muitos dizem que declarar o notebook eh a melhor saida, pois eles focam muito nos eletronicos principalmente os Notebooks. Como muitos dizem tb que relaxe em relacao a perfumes, roupas, tenis...logico que tb nao deve-se abusar, como trazer 10 pares de tenis, 10 perfumes e por ai vai! Parece que prudencia eh a palavra chave em questao. To indo no fim de agosto e pretendo trazer algumas coisas(pequenas, nao penso agora em notebooks) e tb ando apreensivo com relacao a alfandega.
Bom, boa sorte pra vc e pra todos nós!

Warning: strpos(): Empty needle in /srv/users/serverpilot/apps/viajandoparaorlando/public/includes/bb2html.php on line 40

mensagem postada em 28/07/2008 - 10:07:38hs

Fico até com medo dessa fiscalização, pois pretendo trazer várias coisinhas como perfumes, roupas, relógis, óculos, etc, e tenho medo que eles resolvam encrencar cmg, até pq moro em Belém e vou por Manaus, e já vi que essa fiscalização é bem rigorosa msm. Ai que medo! Por outro lado devo trazer um notebook, e não sei se eles desviarão a atenção pra ele... o que vcs acham?

ALFANDEGA ENTREGUE AS MOSCAS!

mensagem postada em 28/07/2008 - 07:07:41hs

ALGUEM SABE PQ ACONTECE AS VEZES ESSES RELATOS DE PASSAGEIROS QUE CHEGAM APREENSIVOS NOS AEROPORTOS E TEEM A GRATA SURPRESA DE ENCONTRAR A ALFANDEGA VAZIA? OU APENAS RECOLHENDO OS PAPAEIS DOS NAO-DECLARANTES? TO INDO A MIAMI NO FIM DE AGOSTO E ADORARIA ME DEPARAR COM SITUACAO IGUAL! EXISTE HORARIOS MELHORES? DICAS? QQ COISA TA VALENDO! VALEU GENTE!
ABRAÇO A TODOS

ALFÂNDEGA - MANAUS

mensagem postada em 28/07/2008 - 09:07:02hs

VOAMOS PELA TAM POR MANAUS.O RETORNO TAMBÉM FOI POR MANAUS: PARARAM QUASE TODO MUNDO, MAS A PRIMEIRA PERGUNTA ERA: ESTÁ TRAZENDO NOTEBOOK? SE DISSESSE NÃO, PARAVAM ASSIM MESMO E PEDIAM PARA ABRIR A MALA. UMA MENINA QUE TAVA COM UM MONTE DE PERFUMES E CREMES(VEJA SÓ)FOI "SORTEADA". COMO NÃO DECLAROU, PAGOU TAXA E MULTA, COITADINHA!
EU TAMBÉM TROUXE MUITOS ELETRÔNICOS, MAS O NOTEBOOK Q LEVAMOS DAQUI, ESTAVA COM A DECLARAÇÃO DE SAÍDA TEMPORÁRIA, ELE CONFERIU O NÚMERO DE SÉRIE E MANDOU MEU MARIDO ABRIR UMA MALA QUE TAVA COM UM CADEADÃO.E A OUTRA MOÇA ME MANDOU PASSAR DIRETO. RESULTADO: OS ELETRÔNICOS(Wii, GPS, FILAMADORA HD, CÂMERAS DIGITAIS, ETC) ESTAVAM NAS MALAS Q ESTAVAM COMIGO. E A QUE ELE MANDOU MEU MARIDO ABRIR ESTAVA COM CALÇADOS E ROUPAS SUJAS. FOI ISSO. MAS COMO ESTAVAMOS EM CINCO DA FAMÍLIA, NÃO ALCANÇARÍAMOS A QUOTA, MESMO Q MANDASSE ABRIR.

Warning: strpos(): Empty needle in /srv/users/serverpilot/apps/viajandoparaorlando/public/includes/bb2html.php on line 40

mensagem postada em 18/07/2008 - 03:07:06hs

Fui para Orlando em Janeiro desse ano e vou para lá novamente agora em dezembro...vou de COPA e gostaria de saber se pelo fato de o voo vir do panamá e não diretamente dos EUA isso influencia na hora de chegar no Brasil e passar pela alfandega pois, dessa ultima vez fui tambem de copa e os voos deles chegam sozinho praticamente no mesmo horário e não sei se é por conta disso que não tinha nenhum funcionário da Receita Federal trabalhando no aeroporto apenas um cara lá recolhendo os papéis de nada a declarar e o balcão para o pessoal que ia declarar estava fechado..
Achei isso otimo pois estava sozinho com um notebook, um PS3, um Itouch e uma caixa de som para o Itouch
Abraços

Priscilla Diniz

mensagem postada em 04/06/2008 - 11:06:20hs

No Dutty Free é mais caro. Acho que sai por US$ 12 cada. Aliás tudo que vi no dutty free era bem mais caro do que lá. Não comprei nada e não me arrependo. Os creminhos eu comprei na loja mesmo da VS no Florida Mall, mas já soube que abriu uma loja em um dos outlets de orlando, se não me engano no Prime. Quem sabe lá os preços não são ainda menores!

Alfândega - Brasil!

mensagem postada em 04/06/2008 - 01:06:37hs

Voltamos em 31 de maio e não tivemos problema. Voltamos com a cota totalmente estourada e decidimos que declararíamos só os laptop que tínhamos. Declaramos e não tivemos problemas.Nem quiseram ver as outras malas. Muitas pessoas passaram sem problemas. Mas teve 1 único azarado que foi parado enquanto ainda estávamos declarando os nossos laptops e com ele foram revistadas todas as malas. Não sei o que trazia, mas foi chato. Ouvir muitas baboseiras, questionamentos do pessoal da alfandega, ser taxado praticamente como contrabandista.
Então é muito da sorte. Eu não quis arriscar desta vez. Na próxima quem sabe. Tem que ter sorte de não ser parado. Mas se a luz vermelha piscar, e bom não ter muita coisa a declarar.
É bom ficar atento.

Rodrigo

THAIS - CREMINHO VITTORIA

mensagem postada em 16/05/2008 - 09:05:30hs

A Angela, minha esposa, trouxe mais de 30... não declaramos nada, mesmo porque não entra na cota e estava abaixo dos $500. Só recomendo espalhar os mesmos pelas suas malas da bagagem.
Boa viagem!
Sabbag

Socorro pls...

mensagem postada em 16/05/2008 - 08:05:29hs

Estamos em Miami e voltando amanha para o Brasil...alguem sabe se e necessario declarar os creminhos da Vitoria secret..estou trazendo 20 porem para meu proprio uso...

Logo mais estarei postando os relatos...ja to com saudades da terra do Mickey..

A atração Spaceship Earth está para o Epcot, assim como o Cinderella Castle para o Magic Kingdom. A famosa esfera geodésica tem peso superior a três vezes o de uma espaçonave totalmente carregada de combustível para lançamento. Ela é composta por 11.324 peças - triângulos compostos de alumínio e plástico - sendo que a água das chuvas é canalizada ao longo da sua estrutura e conduzida até a World Showcase Lagoon.