Alfândega - Cota de Isenção

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Bens de uso pessoal - Instrução Normativa RFB nº 1.059, de 2 de agosto de 2010 - link - art. 2º., §1º., "Os bens de caráter manifestamente pessoal a que se refere o inciso VII do caput abrangem, entre outros, uma máquina fotográfica, um relógio de pulso e um telefone celular usados que o viajante porte consigo, desde que em compatibilidade com as circunstâncias da viagem."
Além dos produtos enquadrados como de uso pessoal que observa o limite de quantidade, também é concedida a cota de isenção para outros até US$ 500,00.
Naquilo que o valor dos produtos que trouxer da sua viagem exceder a cota incide o imposto no percentual de 50% devendo o viajante preencher a DBA ("Declaração de Bagagem Acompanhada") e entregar na afândega na fila para aqueles que tem "Bens a Declarar".
Aqueles que cientes que os produtos que estão trazendo ultrapassam a cota de isenção e ainda assim optarem por não declará-los (fila "Nada a Declarar") estão sujeitos a multa (50% do valor dos bens que exceder a cota de isenção).
Informações relacionadas:
- Portaria COANA nº. 7.
- Resolução ANAC nº. 255.

leia essas informações

Índice  

Sandra

mensagem postada em 05/08/2008 - 09:08:50hs

Oi Sandra,
Não se preocupe pq funciona no final de semana sim. Cheguei num sábado pela manhã. O banco que tem é o Safra, e fica dentro do aeroporto mesmo, fora da alfândega. As pessoas deixam o carrinho com as malas na alfândega e vão até o banco fazer o pagamento. Depois é só voltar e entregar o pagamento para sair.
Qualquer outra dúvida, pode perguntar!

GUARULHOS

mensagem postada em 05/08/2008 - 08:08:15hs

Lorraine, legal seu depoimento. Estarei voltando por Guarulhos daqui a 2 semanas, gostaria do depoismento de alguem que voltou de Miami/Orlando no ultimo mes e contasse como anda a ALFANDEGA de SAO PAULO.

Alfândega

mensagem postada em 05/08/2008 - 07:08:20hs

Oi gente,
Acabei de voltar dos EUA e agora a bagagem de mão está sendo escaneada aqui no Rio e eles estão bem chatos. Dizem que estão escaneando a bagagem despachada tb.
Trouxe um laptop agora que custou $499,99, ou seja, não passava a cota, e mesmo assim tive que declarar. Claro que não precisei pagar nenhuma taxa.
Tive um amigo viajando comigo que teve que pagar a taxa, e vale a dica: Tenham reais. A taxa de conversão do dólar no banco para pagar a taxa é ridícula R$1,50 por dólar.
Estão parando várias pessoas e intensificando a fiscalização. E não estão facilitando quando a pessoa é pega com ítens acima de 500 dólares sem declarar. Estão cobrando a multa mesmo! Tinha uma menina chorando no aeroporto por isso.

Carrinho de bebe

mensagem postada em 02/08/2008 - 07:08:57hs

Olá!!
vou em março/2009 para orlando e gostaria de trazer um carrinho de bebe e uma cadeirinha para carro.
Alguem sabe se terei problemas com a alfandega?
Como a caixa deve ser grande, terei que declarar de qualquer jeito? (alias... isso é necessario declarar??)

Obrigada

Alfândega

mensagem postada em 29/07/2008 - 03:07:21hs

Oi, gente...
Bom, moro em Manaus e já fui várias vezes à Miami, e realmete alfândega é bem rogorosa mesmo...o conselho é declarar o que de valor você está trazendo, pois se pegarem você terá que pagar 100% do imposto, creio que mesmo com imposto ainda vale a pena nossas compras. Daí é curtir essa terrinha maravilhosa sem medos de voltar.

Boa sorte à todos.

Andrezza

mensagem postada em 28/07/2008 - 11:07:23hs

Pelo q ja andei lendo a alfandega de Manaus eh mais rigorosa que a dos demais aeroportos, principalmente em voos vindo de Miami. Portanto, vale ficar bem atento. Muitos dizem que declarar o notebook eh a melhor saida, pois eles focam muito nos eletronicos principalmente os Notebooks. Como muitos dizem tb que relaxe em relacao a perfumes, roupas, tenis...logico que tb nao deve-se abusar, como trazer 10 pares de tenis, 10 perfumes e por ai vai! Parece que prudencia eh a palavra chave em questao. To indo no fim de agosto e pretendo trazer algumas coisas(pequenas, nao penso agora em notebooks) e tb ando apreensivo com relacao a alfandega.
Bom, boa sorte pra vc e pra todos nós!

mensagem postada em 28/07/2008 - 10:07:38hs

Fico até com medo dessa fiscalização, pois pretendo trazer várias coisinhas como perfumes, roupas, relógis, óculos, etc, e tenho medo que eles resolvam encrencar cmg, até pq moro em Belém e vou por Manaus, e já vi que essa fiscalização é bem rigorosa msm. Ai que medo! Por outro lado devo trazer um notebook, e não sei se eles desviarão a atenção pra ele... o que vcs acham?

ALFANDEGA ENTREGUE AS MOSCAS!

mensagem postada em 28/07/2008 - 07:07:41hs

ALGUEM SABE PQ ACONTECE AS VEZES ESSES RELATOS DE PASSAGEIROS QUE CHEGAM APREENSIVOS NOS AEROPORTOS E TEEM A GRATA SURPRESA DE ENCONTRAR A ALFANDEGA VAZIA? OU APENAS RECOLHENDO OS PAPAEIS DOS NAO-DECLARANTES? TO INDO A MIAMI NO FIM DE AGOSTO E ADORARIA ME DEPARAR COM SITUACAO IGUAL! EXISTE HORARIOS MELHORES? DICAS? QQ COISA TA VALENDO! VALEU GENTE!
ABRAÇO A TODOS

ALFÂNDEGA - MANAUS

mensagem postada em 28/07/2008 - 09:07:02hs

VOAMOS PELA TAM POR MANAUS.O RETORNO TAMBÉM FOI POR MANAUS: PARARAM QUASE TODO MUNDO, MAS A PRIMEIRA PERGUNTA ERA: ESTÁ TRAZENDO NOTEBOOK? SE DISSESSE NÃO, PARAVAM ASSIM MESMO E PEDIAM PARA ABRIR A MALA. UMA MENINA QUE TAVA COM UM MONTE DE PERFUMES E CREMES(VEJA SÓ)FOI "SORTEADA". COMO NÃO DECLAROU, PAGOU TAXA E MULTA, COITADINHA!
EU TAMBÉM TROUXE MUITOS ELETRÔNICOS, MAS O NOTEBOOK Q LEVAMOS DAQUI, ESTAVA COM A DECLARAÇÃO DE SAÍDA TEMPORÁRIA, ELE CONFERIU O NÚMERO DE SÉRIE E MANDOU MEU MARIDO ABRIR UMA MALA QUE TAVA COM UM CADEADÃO.E A OUTRA MOÇA ME MANDOU PASSAR DIRETO. RESULTADO: OS ELETRÔNICOS(Wii, GPS, FILAMADORA HD, CÂMERAS DIGITAIS, ETC) ESTAVAM NAS MALAS Q ESTAVAM COMIGO. E A QUE ELE MANDOU MEU MARIDO ABRIR ESTAVA COM CALÇADOS E ROUPAS SUJAS. FOI ISSO. MAS COMO ESTAVAMOS EM CINCO DA FAMÍLIA, NÃO ALCANÇARÍAMOS A QUOTA, MESMO Q MANDASSE ABRIR.

mensagem postada em 18/07/2008 - 03:07:06hs

Fui para Orlando em Janeiro desse ano e vou para lá novamente agora em dezembro...vou de COPA e gostaria de saber se pelo fato de o voo vir do panamá e não diretamente dos EUA isso influencia na hora de chegar no Brasil e passar pela alfandega pois, dessa ultima vez fui tambem de copa e os voos deles chegam sozinho praticamente no mesmo horário e não sei se é por conta disso que não tinha nenhum funcionário da Receita Federal trabalhando no aeroporto apenas um cara lá recolhendo os papéis de nada a declarar e o balcão para o pessoal que ia declarar estava fechado..
Achei isso otimo pois estava sozinho com um notebook, um PS3, um Itouch e uma caixa de som para o Itouch
Abraços

Em Tomorrowland no Magic Kingdom entre o Mickey's Star Traders e o Cosmic Ray's Starlight Café é possível encontrar uma lata de lixo motorizada que foi batizada como PUSH.