Alfândega - Cota de Isenção

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Bens de uso pessoal - Instrução Normativa RFB nº 1.059, de 2 de agosto de 2010 - link - art. 2º., §1º., "Os bens de caráter manifestamente pessoal a que se refere o inciso VII do caput abrangem, entre outros, uma máquina fotográfica, um relógio de pulso e um telefone celular usados que o viajante porte consigo, desde que em compatibilidade com as circunstâncias da viagem."
Além dos produtos enquadrados como de uso pessoal que observa o limite de quantidade, também é concedida a cota de isenção para outros até US$ 500,00.
Naquilo que o valor dos produtos que trouxer da sua viagem exceder a cota incide o imposto no percentual de 50% devendo o viajante preencher a DBA ("Declaração de Bagagem Acompanhada") e entregar na afândega na fila para aqueles que tem "Bens a Declarar".
Aqueles que cientes que os produtos que estão trazendo ultrapassam a cota de isenção e ainda assim optarem por não declará-los (fila "Nada a Declarar") estão sujeitos a multa (50% do valor dos bens que exceder a cota de isenção).
Informações relacionadas:
- Portaria COANA nº. 7.
- Resolução ANAC nº. 255.

leia essas informações

Índice  

Luciana

mensagem postada em 12/08/2008 - 09:08:13hs

Eu sinceramente nao sei...ocorre que TODAS as nossas malas foram passadas no RX, eram aproximadamente 30 malas, estãvamos em nove pessoas! Havia 3 notebooks, dois foram vistos e pegos normalmente e um, o do meu cunhado que passou em pe dentro da bolsa, nao foi visto, passou na boa, mesmo apos o RX. Detalhe, tivemos que abrir 3 malas, pq viram coisas suspeitas, na verdade eram eletronicos, mas naum ultrapassava a cota. Sendo assim, suspeitamos que se passar em pe pode passar desapercebido. E particularmente acho que faz sentido, sou dentista e uso muito RX, existem imagens que ficam sobrepostas e ele pode ser falivel!

Beijos.

Ivo Reis

mensagem postada em 12/08/2008 - 10:08:43hs

Meu cunhado tbém conseguiu passar com note sem ser percebido, mas é um risco!

Se vc conseguir passar ele dentro de uma bolsa de forma que ele fique em pé ao passar pelo RX, o RX não consegue visualizá-lo na bolsa. Esta foi a tática dele e deu certo...

Mas ainda acho um risco...

Abs.

Lilian

mensagem postada em 11/08/2008 - 10:08:17hs

Acho q nao tem outro jeito mesmo...ainda bem q li em uma resposta sua que nao precisa incluir o imposto pago nos EUA...o valor do Note eh $1600 sem taxas, vou economizar $50 no imposto..ja eh alguma coisa

O pior eh pensar que meu chefe ja passou com note de 1300 sem ser incomodado e eu mesmo no ano passado passei sem problemas com bem mais que 500 dolares (sem note)

Dúvida - Notebook

mensagem postada em 11/08/2008 - 09:08:34hs

Vou para Miami/Orlando setembro agora com minha noiva. Gostaria de opiniões... por enquanto de eletronicos vou trazer um notebook (U$1700), um HD externo (U$ 120,00) e um GPS (U$ 200). E ela vai trazer um note de no maximo uns U$ 700. O que fazer ?
Pelo que li no forum, acho q o note dela nem vale a pena declarar...o problema é o meu, q alem de ser caro, eh grande tb (20")

FABIO!!!

mensagem postada em 08/08/2008 - 01:08:26hs

QUER DIZER Q VAMOS PAGAR SÓ US 350,OO? É ACHO Q VALE A PENA ..
TEM Q LEVAR A NOTA? ELE VAI PAGAR AONDE? COMO É O PROCESSO TODO? O PAGTO SERÁ EM REAL OU EM DÓLAR? ELE PAGA EM MANAUS OU EM MIAMI? OU EM BRASÍLI Q É O DESTINO FINAL DELE?
OBRIGADA PELA AJUDA
ABRAÇOS

ALFÂNDEGA MANAUS 1 HR DA MANHÃ

mensagem postada em 08/08/2008 - 10:08:58hs

Meu marido está mandando um lep top por um amigo q vem de Miami e chega em Manauspor volta da 1 hr da manha. O lep top custou US 1200,00, é o caso declarar? Ou esse horário n tem fiscalização?
Bjssssssssss

Fabiana Colombo

mensagem postada em 07/08/2008 - 04:08:39hs

Ano passado trouxe um Lap Top que com as taxas ultrapassavam o valor de U$500,00. Coloquei no formulário o valor exato da nota e o fiscal pediu para ver a mesma e riscou o valor que ultrapassava os U$500,00 e não tive que pagar nada...

Acho que se não ultrapassar muito eles nem mandam agente pagar nada!

Bjos.

Fabiana

mensagem postada em 06/08/2008 - 01:08:18hs

Oi Fabiana,
O meu laptop foi US$499,99 sem imposto. Mas como eu comprei na Louisiana tenho as taxas devolvidas (Tax Free). Assim, a minha nota fiscal estava com o carimbo dizendo que eu tive tax free, por isso só coloquei mesmo o preço do laptop, sem taxas.
Só uma observação: Ng me pediu para ver a nota. O preço declarado foi o preço que eles aceitaram.

Lorraine

mensagem postada em 05/08/2008 - 11:08:23hs

Oi Lorraine!

Eu tenho visto vários notebooks em promoção por 498,00 ou 499,00 dólares e pelo o que leio na configuração me atendem perfeitamente e estou pensando em trazer!
A minha dúvida é quanto às taxas... O valor final, com as taxas, vai exceder 500 dólares.
Você disse que não precisou pagar o imposto, mas o preço final (com as taxas) era 499,00???
Obrigada!
Fabiana

Claudia Dias

mensagem postada em 05/08/2008 - 10:08:12hs

Cada aeroporto age de um jeito...

Ano passado quando cheguei em São Paulo tive todas as minhas malas escaneadas pela alfandega.

Tinha na minha bolsa, filmadora, máquina fotográfica, Walk Talk, celular, relógios, óculos.

Passei nos bolso da minha blusa, 5 MP3...

Nada foi visto pelo scanner!

Lap Top não tem jeito tem que declarar!

Detalhe: Tive duas malas abertas pelo fiscal e estava cheia de coisas, não deu nada...

Beijos e boa sorte! Na alfandega a sorte é necessária...

A água que é lançada nos visitantes que observam a queda do Splash Mountain não é proveniente realmente do impacto da queda do bote na água, mas sim de canhões propositalmente instalados.