Alfândega - Cota de Isenção

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais recente para a mais antiga

Bens de uso pessoal - Instrução Normativa RFB nº 1.059, de 2 de agosto de 2010 - link - art. 2º., §1º., "Os bens de caráter manifestamente pessoal a que se refere o inciso VII do caput abrangem, entre outros, uma máquina fotográfica, um relógio de pulso e um telefone celular usados que o viajante porte consigo, desde que em compatibilidade com as circunstâncias da viagem."
Além dos produtos enquadrados como de uso pessoal que observa o limite de quantidade, também é concedida a cota de isenção para outros até US$ 500,00.
Naquilo que o valor dos produtos que trouxer da sua viagem exceder a cota incide o imposto no percentual de 50% devendo o viajante preencher a DBA ("Declaração de Bagagem Acompanhada") e entregar na afândega na fila para aqueles que tem "Bens a Declarar".
Aqueles que cientes que os produtos que estão trazendo ultrapassam a cota de isenção e ainda assim optarem por não declará-los (fila "Nada a Declarar") estão sujeitos a multa (50% do valor dos bens que exceder a cota de isenção).
Informações relacionadas:
- Portaria COANA nº. 7.
- Resolução ANAC nº. 255.

leia essas informações

Índice  

Fabricio

mensagem postada em 29/07/2009 - 08:07:16hs

Desculpa a demora em responder, estava viajando.
Vc paga 50% de imposto dos bens declarados e mais 50% de multa caso "esqueça" de declarar algo e a receita descobrir.
A pessoa que passou a informação pode ter se confundido.

abs e boa viagem

Casaco no Raio-x?

mensagem postada em 30/07/2009 - 09:07:47hs

Oi Pessoal,

Uma pergunta, se for parado pela alfandega na volta, eles passam minhas malas no raio-x, porém, se eu estiver vestindo um casaco, eles vao me fazer passar o casaco tb?

Digo isso pois vou comprar um gps e um ipod, se trouxer comigo no casaco ou bolsos, não tem como eles pegarem, certo?

Já fui parado 2 vezes, mas nunca estive usando um casaco.

Valew!

dúvidas .....

mensagem postada em 01/08/2009 - 01:08:47hs

Olá, alguém sabe me dizer se crianças com menos de 12 anos tem cota tbm.Sabe pq meu marido tem um amigo q trablha aki na alfandega e ele disse q crianças não tem cota?

por favor agradeço as respostas

Crislene

mensagem postada em 01/08/2009 - 05:08:35hs

Oi,

Meu filho foi com 10 e 11 anos, este ano ele está com 12 anos, mas sempre contei como se ele tivesse a cota de U$500,00.

Acho que isto não procede, mas caso alguém tenha esta informação fundamentada, também agradeço.

Beijos

Crislene

mensagem postada em 01/08/2009 - 08:08:01hs

Olha o que encontrei:

http://viajeaqui.abril.com.br/vt/materias/vt_materia_487504.shtml

O que diz a lei
COTA MÁXIMA
(estas cotas só podem ser usadas uma vez por mês)

US$ 500 (compras) + US$ 500 (free shop)
Total: US$ 1 000

A multa é de 50% sobre o valor excedente mais o imposto devido

A COTA EXCLUI produtos de uso pessoal, como vestuário (peças usadas), produtos de higiene pessoal, livros e instrumentos de trabalho

CRIANÇAS TAMBÉM TÊM DIREITO AO LIMITE de US$ 500, desde que as mercadorias condigam com sua idade. Não dá para colocar aquele tênis 43 na cota de seu sobrinho de 9 anos

O LIMITE DE BAGAGEM são duas malas de até 32 quilos cada uma + bagagem de mão

Por: Júlia Gouveia e Marcelo Zorzanelli | Foto: Bia Parreiras

Publicado em 08/2009

P/ Feres!!!

mensagem postada em 01/08/2009 - 11:08:42hs

Que bom que vcs fizeram uma boa viagem!!!
Todos os dias ficavamos curiosos para saber as suas novidades do dia, nos ajudou muito!
Apenas gostariamos de saber como foi a sua passagem pela Alfândega?
Vcs trouxeram tudo dentro das cotas? Ou declararam algo?
Todos vocês tiveram sorte da luz verde?
Revistaram as suas bagagens?

Abraços

Fabricio e Fabiane

FABRICIO E FABIANE

mensagem postada em 02/08/2009 - 02:08:12hs

Chegamos carregados com 8 malas grandes e mais 4 malas de mão além do notebook que compramos pela Amazon. Um Sony Vaio no valor de $660. Nosso voo chegou por volta das 6hs da manhã e esse horário sabemos que é uma muvuca total na alfândega, pois chegam vários voos internacionais juntos. De Paris, Miami, Frankfurt, entre outros. Nossa intenção era de declarar o notebook porque os fiscais realmente ficam de olho nesse tipo de produto. Depois de uma passadinha pelo Duty Free, fomos enfrentar a alfândega no corredor bens a declarar. Trouxemos os seguintes produtos eletrônicos: PS3, Wii, jogos, GPS, telefone, porta retrato digital, rádio.
Todas as bagagens passam pelo Raio X, inclusive bolsas e pochetes. Pelo aparelho o fiscal identificou todos esses produtos e perguntava para nós para confirmar a descoberta, mas como estavamos em 04 pessoas não tivemos problemas.
Declaramos somente o notebook, pagamos o equivalente a $80 (50% do que excedeu a cota) no câmbio oficial do dia e voltamos para pegar o equipamento em 5 minutos. O fiscal emite o boleto na hora com o valor a pagar.
Detalhe: inclusive as caixas do Duty Free passam no RX.
Estavam abrindo sim algumas malas na fila nada a declarar. As nossas não pediram para abrir nenhuma. Acho que se abrisse não fechava mais...
Bom, se tiver outras dúvidas ou perguntas estamos a disposição.
Abs.,
Familia Sabbag

MARCIO LIMA

mensagem postada em 02/08/2009 - 05:08:05hs

O valor é convertido em reais ao câmbio do dia. O boleto emitido já sai em reais. O fiscal emite na hora baseado no valor da sua nota fiscal. Se tiver intenção de declarar, já deixe a nota fiscal em separado. Vc paga numa agência do Safra em frente as esteiras de bagagem 15 e 16. É rapidinho.
Abs.,
Féres

Féres

mensagem postada em 02/08/2009 - 05:08:44hs

Obrigado pela resposta Féres.

Mais uma pergunta:

Por favor este boleto é pago apenas em dinheiro ou posso pagar com cheque, cartão de crédito internacional ou cartão de débito?

Desculpe tantas perguntas.

Márcio

MICHELLE

mensagem postada em 02/08/2009 - 06:08:33hs

Até onde sei, as malas de quem está na fila de NADA A DECLARAR podem passar no RAIO X a critério do Fiscal, ou seja, normalmente não passa, se ele desconfiar pode mandar passar e pedir para você abrir a mala. Se encontrar algo que estrapole a cota será necessário pagar os 50% de imposto mais 50% de multa.
Um amigo meu que voltou recentemente de Miami comentou que eles estavam passando as malas de todos no Raio X antes de entregar na esteira e já estavam separando as malas "suspeitas" para que os donos passassem pela devida verificação. Não sei se esse é um procedimento padrão para qualquer vôo e qualquer dia.

A atração Expedition Everest do parque Disney’s Animal Kingdom (61 metros de altura) é a mais alta do Walt Disney World Resort, seguida pelo The Twilight Zone Tower of Terror do Disney’s Hollywood Studios (60 metros de altura), Cinderella Castle do Magic Kingdom (57 metros de altura), Spaceship Earth do Epcot (55 metros), Space Mountain do Magic Kingdom (54 metros de altura) e The Tree of Life do Disney’s Animal Kingdom (44 metros de altura).