Alfândega - Cota de Isenção

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Bens de uso pessoal - Instrução Normativa RFB nº 1.059, de 2 de agosto de 2010 - link - art. 2º., §1º., "Os bens de caráter manifestamente pessoal a que se refere o inciso VII do caput abrangem, entre outros, uma máquina fotográfica, um relógio de pulso e um telefone celular usados que o viajante porte consigo, desde que em compatibilidade com as circunstâncias da viagem."
Além dos produtos enquadrados como de uso pessoal que observa o limite de quantidade, também é concedida a cota de isenção para outros até US$ 500,00.
Naquilo que o valor dos produtos que trouxer da sua viagem exceder a cota incide o imposto no percentual de 50% devendo o viajante preencher a DBA ("Declaração de Bagagem Acompanhada") e entregar na afândega na fila para aqueles que tem "Bens a Declarar".
Aqueles que cientes que os produtos que estão trazendo ultrapassam a cota de isenção e ainda assim optarem por não declará-los (fila "Nada a Declarar") estão sujeitos a multa (50% do valor dos bens que exceder a cota de isenção).
Informações relacionadas:
- Portaria COANA nº. 7.
- Resolução ANAC nº. 255.

leia essas informações

Índice  

Gizella e Edson...mais uma ajudinha

mensagem postada em 22/07/2009 - 09:07:53hs

Esse link tem modelo da declaração alfandegaria:
http://jbonline.terra.com.br/blogs/slot/form/brasil2.pdf

Este é o formulario de imigraçao:
http://jbonline.terra.com.br/blogs/slot/form/eua_visto.pdf

EdSon

mensagem postada em 22/07/2009 - 08:07:12hs

Edson, quanto a declaracao é isso mesmo!
Quanto a colocar tudo na caixa do PS3, foi o que fiz quando trouxe dos meus meninos e foi tranquilo.....rsrsrs..tem q ser assim ne, senao da-lhe imposto!!!
Este forum e otimo, me inscrevi no ano passado e apesar de na epoca ja ter ido 3 vezes em Orlando, so passei verdadeiramente a tirar o maximo do proveito depois de entrar no forum, dicas de hoteis, alimentacao, compras, lojas, enfim....depois de junho fui mais 4 vezes...rsrs....isso mesmo, duas foram trabalho, mas nao ha nada melhor q trabalhar em orlando...rsrsr
Enfim, aqui nao ha quem nao responda com boa vontade e paixao pelo lugar!!!
Quanto ao raio x, como disse é uma loteria.....
Benvindo!!

Flávia e amigos

mensagem postada em 22/07/2009 - 02:07:00hs

Obrigado pela atenção. Só para ver se entendi direito: Trago PS3, note e câmera. Tudo soma US$ 800 e quero declarar. Então preencho no formulário o PS3, o note e a câmera, ou preencho só o note e a câmera, já que foram estes dois que fizeram eu passar da cota de US$ 500??
Mais uma. Se eu comprar um PS3 (Obviamente pretendo declarar o PS3) e outros acessórios para ele (controle adicional, jogos, cabo HDMI, etc)será arriscado colocar estes acessórios dentro da caixa do PS3 e trazer como se fizessem parte do Kit?? Assim evitaria de pagar imposto sobre estes acessórios.
Mais uma (hehehe): Na fila para declarar eles sempre passam as malas no raio x ou só quando dá na telha?

Obrigado. Vocês são ótimos.

Warning: strpos(): Empty needle in /srv/users/serverpilot/apps/viajandoparaorlando/public/includes/bb2html.php on line 40

mensagem postada em 22/07/2009 - 01:07:03hs

Gizella, A DECLARACAO DE ELETRONICOS LEVADOS DAQUI PARA EUA SAO DECLARADOS NO AEROPORTO ANTES DO EMBARQUE EM UM GUICHE DA PF. ESTE PAPEL SERA PROVA DE QUE ESSES BENS JA ERAM SEUS E ASSIM NAO PAGARA, OBVIAMENTE IMPOSTO SOBRE ELES QUANDO VOLTAR.
JA NA VOLTA, AINDA NO VOO VC RECEBERA UM PAPEL PARA DECLARAR OS BENS QUE EXCEDEREM SUA COTA DE 500,00 PARA APRESENTAR NA ALFANDEGA E PAGAR OS IMPOSTOS DEVIDOS.
COM RELACAO A CAMERA DE 100,00, COMO EDSON NAO VAI EXTRAPOLAR MUITO SUA COTA, ESSES BENS PEQUENOS NAO CHAMARAM ATENCAO, A NAO SER QUE VC TRAGA MUITOS ELETRONICOS, AI VALE A PENA REGISTRA TUDO, POIS COMO DISSE E UMA LOTERIA, ELES PODEM TE LIBERAR COMO PODEM FAZER UM PENTE FINO NA SUA MALA E SE ACAHRAEM PRODUTOS NAO DECLARADOS, ESTES SERAO TAXADOS EM MAIS 50%, SE NAO ME ENGANO COMO MULTA.
qQ DUVIDA E SO PERGUNTAR,

ABS

fLAVIA

Flávia / Marcelo e Evelin

mensagem postada em 22/07/2009 - 12:07:20hs

Uma dúvida: passamos pela alfândega duas vezes, uma no primeiro aeroporto internacional que descermos (no meu caso, Atlanta) e a outra quando desembarcamos no Brasil. Preenchemos um formulário da alfândega no vôo de ida, declarando o que estamos levando (nootebook, câmera digita, etc) e preenchemos outro formulário no vôo de volta, declarando o que foi comprado lá de eletrônicos. É isso? Não entendi a situação do policial dizer que não precisa declarar máquina pequena. Essa declaração é feita por nós ao preencher o formulário durante o vôo ou é feita ao embarcar e desembarcar no aeroporto?
Gizella

Edson

mensagem postada em 21/07/2009 - 10:07:48hs

Vc só declara o que exceder sua cota de 500,00.
Sobre o comentario da Evelyn, vc excederá +/_ 300,00.
Eu declararia, pq passar na alfandega e uma loteria..vou tentar colocar de forma mais clara:
Na fila de “nada à declarar”, um agente da polícia federal pegará o formulário que você preencheu no aviao e dirá se você pode passar direto ou se irá para o raio-x. Caso passe direto você vai embora. Caso vá para a fila de raio-x, precisará passar todas as suas malas por um aparelho de raios-x, que analisa o conteúdo de cada mala à procura de eletrônicos, notebooks, computadores, etc. Caso os policiais ou fiscais da receita suspeitem de algo eles abrirão a sua mala. Caso resolvam taxar algo, o processo é o seguinte: Se você tiver a nota do produto, apresente-a. Caso contrário eles pesquisarão o preço e colocarão o que acharem (que pode ser maior do que você pagou). Então cobrarão 50% do valor do produto na forma de impostos. E mais 50% do valor do produto como multa por você tentar enganar a receita. Ou seja, caso seja pego, você pagará 100% do valor do produto!

Caso queira declarar algo, você entrará na outra fila. Lá existe também um aparelho de raios-x que verificará as malas. Você apresentará o formulário que preencheu, juntamente com as notas (invoices) das mercadorias, eles descontarão o valor de US$ 500 (referente a sua cota), do total da mercadoria, e aplicarão uma alíquota de 50% de imposto de importação.

Quanto ao pagamento do imposto devido, caso aconteça o agente preenche os documentos e o darf com valor a ser pago, ficaam com suas malas enquanto vc paga os impostos em um banco Safra que tem localizado no lado de fora do desembarque, e que fica aberto 24 horas e pode pagar com cheque de outro banco. Volta com Darf pago e liberam as malas.

Vale mais uma dica que é a de nao comprar nada no freeshop na ida, pq esses produtos entrarão na cota na volta, portanto deixe freeshop para volta quando tera mais 500 U$ de cota.
Eletronicos como laptops, cameras levados daqui do brasil para uso la, devem ser declarados na ida preenchendo modelo, numero de serie, vc ficara com esse documento assinado e carimbado por um agente da receita para o caso de comprovar a origem dos mesmos.
Itens no bolso, considero tambem uma loteria, ja passei pelo raio-x tendo q tirar relogio, cinto e etc, como tambem passaram as malas e minha bolsa pessoal passou pendurada em mim fora do raio x.
A primeira vez da um friozinha na barriga, depois acostuma..
Qq duvida e so perguntar, embaixo do meu nome, ha meu e-mail, fique a vontade parea enviar por ele suas duvidas,

abs

Dúvida notebook

mensagem postada em 21/07/2009 - 05:07:16hs

Sempre dizem que notebook de uso pessoal não é necessário declarar.
O que consideram de uso pessoal? Só o que levamos daqui na viagem ou note comprado nos EUA, com meus arquivos de trabalho, etc... é tido como uso pessoal também.
Alguém já teve essa experiência???

BOLSO

mensagem postada em 21/07/2009 - 05:07:17hs

Quando trouxe meu iPhone, comprei uma capinha de pendurar no cinto como qualquer celular. Como qualquer celular, não pediram que colocasse no Rx, somente malas. Eu até perguntei se colocava relógio e celular etc... e falaram que só malas.

Abç

Declarar itens no bolso?

mensagem postada em 21/07/2009 - 05:07:25hs

oLA..

Estou com a mesma duvida de muitos....caso vc for escolhido na alfandega apenas as malas e mochilas sao revistadas ou vc tb?

Quero dizer posso trazer um Ipod Touch ou Iphone no bolso e ele nao entra na cota?

obrigado desde ja.

Declarar?

mensagem postada em 21/07/2009 - 04:07:55hs

Surgiu uma dúvida: se trago um Wii que custa $250, por exemplo, devo declará-lo, embora não seja necessário pagar taxa ou vou para fila de nada a declarar? Ou só é necessário declarar se o valor dos eletrônicos passar dos $500?
Gizella

Geralmente a Disney emprega a técnica conhecida como "perspectiva forçada" para fazer com que os edifícios pareçam maiores do que são realmente. Contudo, no pavilhão americano (Epcot), ocorreu o inverso, o prédio de 05 andares aparenta ter apenas 02, com o objetivo de manter o estilo da época colonial.