Alfândega - Cota de Isenção

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Bens de uso pessoal - Instrução Normativa RFB nº 1.059, de 2 de agosto de 2010 - link - art. 2º., §1º., "Os bens de caráter manifestamente pessoal a que se refere o inciso VII do caput abrangem, entre outros, uma máquina fotográfica, um relógio de pulso e um telefone celular usados que o viajante porte consigo, desde que em compatibilidade com as circunstâncias da viagem."
Além dos produtos enquadrados como de uso pessoal que observa o limite de quantidade, também é concedida a cota de isenção para outros até US$ 500,00.
Naquilo que o valor dos produtos que trouxer da sua viagem exceder a cota incide o imposto no percentual de 50% devendo o viajante preencher a DBA ("Declaração de Bagagem Acompanhada") e entregar na afândega na fila para aqueles que tem "Bens a Declarar".
Aqueles que cientes que os produtos que estão trazendo ultrapassam a cota de isenção e ainda assim optarem por não declará-los (fila "Nada a Declarar") estão sujeitos a multa (50% do valor dos bens que exceder a cota de isenção).
Informações relacionadas:
- Portaria COANA nº. 7.
- Resolução ANAC nº. 255.

leia essas informações

Índice  

mensagem postada em 01/09/2009 - 12:09:55hs

Olá Esio. A alfandega é meio incerta. Não sei se funciona, mas qdo vc chegar ao Brasil, fiqque no free shop durante alguns minutos até a alfandega lotar. "Pode ser" que qdo vc passar não te chamem.Boa sorte!!!

Rio

mensagem postada em 31/08/2009 - 10:08:14hs

Ola pessoal, tô voltando em novembro pelo Rio de Janeiro. Alguem pode me informar como é a alfandega lá? Se é muito rígida? O vôo chega as 9 da manhã. Esse horário é pior ou melhor pra passar sem ser fiscalizado?
Antecipadamente Obrigado

dúvida pagamento impostos

mensagem postada em 15/08/2009 - 07:08:36hs

Quando somos pegos na alfândega com itens que excedem a cota de isenção, qual é o procedimento para pagamento da multa, tipo:
pagamento só em espécie?
Onde esse pagamento é feito (fora ou dentro) do aeroporto?

Nunca fui parada em alfândega...

Felipe

mensagem postada em 13/08/2009 - 01:08:14hs

Pelo jeito você passou com muitos itens pequenos e bem mais que U$300 do que eu vou passar né?

Estou levando uma câmera Digital Sony H-50 e vou declarar. Então se tivermos problemas vou falar que é da câmera.

Valeu mesmo pelas dicas!!

Abraços
Fabricio

Fabrício - Itens pequenos

mensagem postada em 13/08/2009 - 10:08:42hs

Fabrício, aqui em SP acho que não tem problema, desde que você tenha declarado sua câmera... Tipo...joga tudo quanto é embalagem fora de bateria e memory sticks e nem vão encrencar com isso, pois é só dizer que já tinha e era da filmadora e quando declarou a filmadora, nem falaram nada.

Outra coisa, na alfândega não precisa declarar o que não tem número de série, ok? Então verifique se tem, pois se não tiver, nem precisaria declarar.

Eu passei com wii, wii fit, mais uma porrada de jogo, bateria recarregável, comida, virgi, se nem sabe... passei lá no raio-x e o cara nem se manifestou... E olha que preenchi a ficha de nada a declarar e como minha segunda mala veio só no dia seguinte (no voo da Jacqueline Ruas), fui obrigado a passar no raio-x... num deu nada.

**AJUDA URGENTE**

mensagem postada em 13/08/2009 - 09:08:23hs

Amigos VPO,

Vou estar trazendo eletrônicos dentro da cota, mas vou comprar 03 Memory Stick Pro DUO™ de 16Gb e 01 bateria extra da filmadora que comprei em Orlando.
Gostaria de saber se o risco de passar é o mesmo ou por ser um eletrônico bem pequeno eles podem não esquentar?
Somando as 04 unidades:

03 Memory Stick Pro DUO = U$ 210
01 Bateria filmadora = U$ 99

Estaria passando da cota com U$ 309
Estou tirando essa duvidas, pq se for para declarar esses itens não iria valer a pena, sairia pelo mesmo preço eu comprando no Brasil.

Aguardo ajuda com urgência, pq estou viajando amanhã.

Obrigado a todos.

Fabricio e Fabiane

p/ Henrique

mensagem postada em 12/08/2009 - 07:08:57hs

Olá,
vamos de United, com conexão em Chicago....ehhh longe né? Mas é que no dia que fechamos o preço estava muito bom...
Saímos no vôo noturno e tenho esperança que meu filho durma a maior parte da viagem. E vocês? Como vão?

Abraços
Alfa

Cota para crianças

mensagem postada em 12/08/2009 - 08:08:08hs

Olá pessoal,bom dia

Também vamos para Orlando no dia 12/09. Estamos com dúvidas em relação à cota destinada à crianças.É a primeira viagem internacional do meu filho e gostaríamos de saber se criança também tem direito à cota de U$500,00 ou se é outro valor.

obrigada
Alfa

duvias

mensagem postada em 12/08/2009 - 12:08:32hs

obrigado marcelo

• outra duvida: eu pretendo trazer tbm um airport( roteador wireless) e ele custa $179
  • queria saber se tenho q declarar o airport ou nao junto com o iMac
  • dsd ja obrigado a todos
  •  

Tempo na alfandega

mensagem postada em 10/08/2009 - 11:08:48hs

Olá!

Por favor, quanto tempo em média gasta-se para o desembarque e passar na alfândega. Temos um outro vôo marcado para 02:00 após a previsão de chegada do vôo da TAM. Será muito apertado? Tenho medo de perder...

Aguardo retorno, obrigada

Na Splash Mountain, quando o barquinho começar a subir a montanha, antes de fechar os olhos e se agarrar no barquinho, perceba um esquilinho que coloca a sua cabeça para fora e grita: "F.S.U.". Esta foi uma forma dos Imagineiros homenagiarem a Florida State University.