Planejamento - Gorjeta

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais recente para a mais antiga

Índice  

Ricardo de Oliveira

mensagem postada em 03/07/2011 - 08:07:35hs

Ricardo, lá é bem mais comum deixar a gorjeta em dinheiro e a % varia de 15 a 20% do valor da conta, ou seja, 15% é o mínimo, logo para eles você está considerando que o serviço foi satisfatório.
Acredito que você possa em alguns lugares colocar a gorjeta no cartão, já li em algum lugar que algumas notas no final da folha tem uma parte escrito Tips para você escolher o valor e creditar tudo junto no cartão.
Abçs, Francine.

Edimilson

mensagem postada em 15/10/2011 - 06:10:19hs

O valor seria basicamente esse, mais cada um deixa o que acha merecido e o que pode.
Vc pode deixar com um bilhetinho escrito tips, senao elas na vao pegar. Deixe em um lugar visivel como uma comoda que a maioria dos hotes tem.

Gorjetas quando não há um valor do serviço

mensagem postada em 04/12/2011 - 02:12:59hs

Quando o serviço que vamos deixar a gorjeta tem um valor -- ex: corrida do táxi, conta do restaurante, etc -- existe aquela fórmula de 15 a 20%. Mas e quando não há um valor? Ex: manobrista, pessoa da locadora do carro, carregador de malas do hotel, etc? Quais os valores para esses casos?

Dólar para camareira

mensagem postada em 05/10/2012 - 02:10:52hs

Estou na duvidade quanto deixar para camareira, vou ficar num quarto triplo e estava pensando em dar 1 dólar ( pq a ultima vez em NY fiquei num duplo e dei isso) mas como tem a outra pessoa nao sei se ela vai dar o $. Fica ruim 2 dólares num quarto triplo??

Gorjetas - dúvidas

mensagem postada em 05/10/2012 - 09:10:21hs

Esse negocio de gorjeta é muito duvidoso.

No restaurante já ouvi dizer que é quase 20%, achei um absurdo mais tudo bem. no entanto é esse valor mesmo?

Para camareira tenho que deixar todos os dias um valor?

Aonde mais se da gorjetas?

José Ferreira Neto - Gorjetas

mensagem postada em 05/10/2012 - 09:10:41hs

O percentual da gorjeta nos restaurantes é mínimo de 15% ou então 18% e 20% dependendo do tipo de atendimento. Esta é a prática no país e muitos reclamam que Brasileiros não dão. Pessoal, não é tão distinto do que ocorre no Brasil. Há lugares aqui que já cobram 12,5% de gorjeta. Para camareira fica a seu critério. Há relatos aqui no VPO dizendo que as camareiras limpavam/arrumavam os quartos com mais eficiência se deixar uma gorjeta todos os dias.

Mario Martins

mensagem postada em 05/10/2012 - 10:10:49hs

obrigado, pela rápida resposta.

então minimo de 15% máximo de 20%, se quiser dou mais porque o atendente foi gente boa.

para camareira, vc acha que é melhor dar um pouco por dia ou tudo no primeiro dia?

agradeço

Mario Martins

mensagem postada em 05/10/2012 - 08:10:03hs

Oi Mario vc falou para José Ferreira que a gorjeta para as camareiras fica ao critério da pessoa. Mas não quero que me olhem com maus olhos e nem quero agradar demais.

Ano passado eu e minha mãe demos 1 dolar, pq achavamos que era só isso mesmo e que era por quarto. Porem vamos ficar num quarto triplo dividindo com outra pessoa e a outra não deve dar nada (não estou contando com isso nem vou cobrar nada).

1 dólar estou achando pouco, 2 bom e 3 muito. Acha que se eu der 1 vão ficar de cara feia?? pq eu estaria pagando como se fosse num quarto duplo, mesmo dividindo um triplo.

Eu estou levando muitas coisas boas e preservadas pq sou cuidadosa, mas já não gosto mais (mesmo muita gente achando que sou louca de deixar uma bolsa bonita de couro lá) mas como iria doar aqui, quero doar lá pq vou viajar com ela, se eu der para camareira ela já vai me ver com bons olhos? claro que só poderei dar quando comprar 1 para mim lá. Fora outras coisas que estou levando para doar (somente o que tenho de melhor na mala, pq também estou levando coisa velha rs).

Obrigada!

Paulinhaa

mensagem postada em 05/10/2012 - 09:10:24hs

É difícil estabelecer regra válida com um assunto subjetivo como este: gorjeta para camareira. Dê aquilo que voce entenda como sendo justo e dentromde seu orçamento. Quanto a possibilidade da camareira te "olhar com bons olhos" por doar um îten usado acho que não é por aí. Lembre- se que estara em outro país e cultura diferente. Uma amiga quis se desfazer de uma mala pequena em um hotel nos EUA e ofereceu para a camareira e ela não quiz.

Gorjetas

mensagem postada em 12/10/2012 - 05:10:14hs

Estive em setembro em Orlando. Seguindo dicas aqui do fórum e outras que encontrei pela internet:

- nos táxis, sempre 15%, exceto uma vez, que achei o taxista meio estranho, quis cobrar um valor fechado pela corrida, fora do taxímetro, 15 dólares, por uma corrida que eu já tinha feito e sabia que dava 13, então dei só os 15 o que daria no mesmo do valor certo + 15%. E na corrida do hotel para o aeroporto, na partida, uma corrida de 40 dólares, dei 60, porque o cara foi simpatia pura no percurso e eu realmente não estava a fim de pegar trocados.

- restaurantes, 15%, exceto no Hard Rock Cafe, onde o serviço foi tão perfeito que dei 25%.

- para as camareiras do hotel, 1 dólar por dia, deixado no criado mudo, como tinha visto aqui no fórum, mas teve uns 3 dias que não pegaram, não sei por que...

The Enchanted Tiki Room surgiu originalmente de uma idéia de Walt Disney - após comprar um pássaro mecânico - em criar um dinner show com pássaros falantes, mas o projeto tornou-se tão complexo que acabou se transformando na primeira atração com bonecos audio animatrônicos na Disneyland (Califórnia).