Alfândega - Relatos

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais recente para a mais antiga

O objetivo do presente tópico é o de servir de espaço para que possamos postar - relatos - sobre as nossas experiências com a alfândega (exclusivamente). Peço que questionamentos sobre a "cota de isenção" sejam reservados para o seu tópico específico - Alfândega - Cota de Isenção.

leia essas informações

Índice  

Alfândega São Paulo

mensagem postada em 10/05/2011 - 11:05:52hs

Passei pela alfândega agora as 6:30 da manhã. Minha cota tinha esgotado em 100 doláres, então iria declarar o meu HD externo que era exatamente neste valor.

Fui para a fila dos bens a declarar. Coloquei as malas na esteira, as peguei de volta e qd estava saindo perguntei ao fiscal se ele não iria pegar o meu papel da declaração, e simplesmente ele me disse: Ahh esqueci de pegar, dá aqui que depois eu entrego lá.

Ou seja, declarei que tinha um eletrônico de 100 doláres a mais da cota, mas não paguei nenhum imposto pois eles nem olharam nada.

Espero que eles não me enviem uma continha em casa para pagar imposto.

Matéria da Globo

mensagem postada em 10/05/2011 - 01:05:33hs

Muito útil esse link que vc postou Alessandro.

Só lamento que agora a fiscalização vai aumentar para tentar barrar esses "muambeiros" e que as pessoas que trazem bens para uso pessoal ou para presentear alguém, poderão pagar por tal feito também. Já que o critério para a tributação é subjetivo do fiscal.

Portanto,se um homem, adulto, viajando sozinho, estiver trazendo cremes para mãe, primas, etc, ou ainda, trazendo brinquedos para presentear sobrinhos ou o filho de algum amigo, pode correr o risco de ser taxado e considerado como sendo um muambeiro rs, já que com esses produtos citados no exemplo, fica descaracterizado que serão de consumo pessoal.

E é claro que isso vai depender da quantidade dos bens também, mas como o critério é do fiscal e a lei em determinados aspectos é omissa, fica um pouco mais complicado em fazer o fiscal acreditar que você não está trazendo esses produtos para revenda.

Seria legal que os outros membros também exponham suas opiniões sobre isso. E também os relatos de sua experiência na alfandega, para sabermos como está a aplicação da fiscalização na prática.

Abraços

Matéria da Globo

mensagem postada em 10/05/2011 - 03:05:40hs

Informalmente, os fiscais da alfandega sempre ficaram atentos a pessoas que chegam de miami, orlando e nova iorque. A fiscalização que dizem que ocorrerá, na verdade sempre ocorreu e a palavra muamba é muito subjetiva. Você pode trazer um I mac e revender para pagar a sua viagem toda, ou pode trazer um monte de \"muambas\" de valor agregado menor e revende-los para pagar a viagem, ou seja, dá na mesma no final você está ganhando com as compras que fez. Ou aquela famosa situação em que seu amigo pede aquele óculos, ou aquele jogo eletronico que aqui é uma nota e você acaba trazendo para ele e só cobra o valor do produto, apesar de não estar ganhando nada em cima, o resultado fim para a lei é o mesma de um muambeiro de carteirinha...Portanto, acho que o melhor é estar de conciência tranquila, mesmo que você esteja trazendo um cremezinho para a esposa ou uns presentinhos para os filhos e amigos e não esteja declarando. Ficar contando as unidades de dezena para saber se estorou a cota ou não é o cumulo, daqui a pouco vai precisar de caixas de supermercado na saída da alfandega para ficar passando item a item...

Ricardo - Alfândega de Brasília.

mensagem postada em 10/05/2011 - 08:05:25hs

Ricardo e estimados amigos,
Passei pela alfândega de Brasília hoje.
O meu relato da experiência é o seguinte: tudo muito tranquilo. Em 40 minutos (fiquei no freeshop à frente da fiscalização) não vi ninguém passando no raio-x, não vi malas sendo abertas, nada. A pergunta clássica na maioria das vezes foi apenas essa: "Quais eletrônicos você está trazendo? Ipod? IPad?"
Boa sorte, um abraço.

procedimento para pgto imposto

mensagem postada em 10/05/2011 - 10:05:42hs

Valeu pelas informações Radix.
Alguém sabe explicar como é o procedimento para pagamento do imposto? Estarei chegando 21 horas por Brasília. De que forma posso pagar o que passar da cota?
Mais uma vez, um abraço a todos.

Ricardo - Sobre o pagamento de imposto.

mensagem postada em 11/05/2011 - 01:05:26hs

Ricardo,
Confira este link:
http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/viajantes/ViajanteChegBrasilSaber.htm
Este também:
http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/viajantes/IsenTribBagagem.htm
Lá você acessará outros links interessantes.
Há muita coisa subjetiva e que na prática não acontece exatamente como dizem, mas é bom estar prevenido.
Acho que tem a ver com sorte também.
Um abraço.

Radix

mensagem postada em 11/05/2011 - 11:05:40hs

Sobre o que devo ou não incluir na cota eu já tenho uma noção. Na verdade, o que eu quero saber é como é o procedimento para pagar o imposto. Na minha próxima viagem eu vou declarar que tenha uns 150 dólares fora da cota, ou seja, 75 a pagar de imposto.
Sei que eles expedem o darf, mas e depois? Posso pagar de que forma? Soube que não aceitam dinheiro nem cheque e que a gente tem que ficar procurando um caixa eletrônico para pagar.
O problema é que eu chego pela noite e o limite de pagamento que o banco aceita é baixo, para pgto em caixa de autoatendimento.
Soube que eles disponibilizam um computador pra vc acessar seu banco pra pagar. Mas aceessar minha conta em computador de terceiros não é um problema?

Relatos

mensagem postada em 12/05/2011 - 04:05:27hs

Pessoal,

Acredito que não existe nenhuma manobra para passar desapercebido pelos fiscais da Receita. Existe SORTE e apenas alguns conselhos. Eu mesmo sempre volto por SP porque o fluxo de vôos é muito maior do que qualquer outro aeroporto no Brasil. Mesmo assim, fui parado uma única vez quando voltei da Austrália. Minhas malas foram abertas, fui questionado e não paguei nada mesmo estando acima da cota. Também acho que a conversa que se tem com o fiscal é muito relevante para ser taxado. Trazer 2o itens do mesmo produto já caracteriza comércio, CLARO!! Das vezes que voltei de NY, Orlando e Miami eu nunca fui parado e sempre trouxe produtos acima da cota.
Enfim, Brasília, Manaus e Confins devem ser os aeroportos mais rigorosos... Galeão e Guarulhos são mais tranquilos.
Voltar com 2 malas gigantes, 1 bolsa, 1 mochila, relógio do FAUSTÃO, óculos na cabeça e etc caracterizam o típico "muambeiro"... E, se você voltar desse jeito, suas chances de serem parado por um fiscal só aumentam.
Um amigo retornou recentemente e quis declarar um iPAD... Acho que os fiscais ficaram tão chocados com a sua honestidade que nem quiseram olhar os outros itens da sua mala... É um risco, claro... Mas quem sabe...

Abraços

Ricardo Andrade - Pagamento de DARF.

mensagem postada em 14/05/2011 - 12:05:12hs

Ricardo, boa noite,
No caso de ter que pagar o DARF, você receberá também um documento chamado Termo de Retenção e Guarda de Bens.
Ao pagar o DARF (no mesmo dia ou no dia seguinte, em banco ou caixa eletrônico, ou InternetBanking, etc), você volta à alfândega com o comprovante de pagamento e o termo e, assim, retira os seus bens.
Dependendo do aeroporto, do banco do cliente e do horário da ocorrência, é possível resolver tudo rapidamente ali mesmo no aeroporto (sem precisar de InternetBanking).
Via InternetBanking, de fato há esse risco que você comentou mas creio que seja rotina por ali. Acho que teria ainda que imprimir o comprovante.
Um abraço, boa sorte.

Relato em Manaus

mensagem postada em 16/05/2011 - 11:05:12hs

Galera, segue meu relato referente ao desembarque em Manaus. Este relato fiz no tópico de Cota de Isenção em Novembro do ano passado, mas vou deixa-lo aqui tb:

Fala galera, chegou minha hora de contribuir com vocês minha experiência na Receita Federal em Manaus. Cheguei dia 21/11/10 domingo por volta das 11 da manhã, onde somente o voo de Miami estava desembarcando. Havia 04 auditores fazendo a checagem para a revista pessoal, onde duas filas são feitas, bens a declarar (50%) e a fila dos desesperados (revista pessoal 100% multa)

Na fila da porta da esperança (nada a declarar) havia somente um funcionário, com idade aproximada de 30 anos, muito receptivo e atencioso com os passageiros. Ele quem decide se vai pra revista ou vai embora... Como passei muito tempo ao lado dele, resolvi puxar papo e ai consegui algumas informações como: Jovens adolescentes são os preferidos para ir para a revista pessoal, pois a probabilidade de estar excedendo a cota é enorme. Já as outras pessoas, com aparencia tranquila e pouca bagagem passam direto. Ele disse que no maximo 10% do voo é parado para checagem.

No meu caso comprei laptop, PS3 e uma porrada de coisas dentro de uma única mala. Disse a ele que ia declarar pois o laptop foi 349,00 dolares e ps3 299,00, entao excedeu 148 dolares (imposto de 74 doletas) isso é o que eu estava imaginando...

Quem vai declarar ou vai para a revista TODOS VÃO PARA O RAIO-X, MASS quem tem a intenção de declarar tem maior boa vontade dos auditores. Foi o que percebi... O auditor anotou o serial dos equipamentos na declaração e passou minha mala no raio-x. Suspense... Ele com calma de monge me pergunta:

Auditor: O que vc comprou nas férias??
EU: Comprei roupas, perfumes, laptop, vídeo game e besteiras.
Auditor: Cara, eu sei tudo que voce comprou, e sei que você tem dois relógios dentro dos tênis. – A tensão aumenta...
EU: Sim claro, esta no meio das besteiras que falei anteriormente.
Auditor: Tudo bem amigo, tens nota fiscal?
EU: Claro! – relógios baratos de 80,00 e 50,00 dolares.
Auditor: Vou colocar na sua declaração porque a nova regulamentação não permite você trazer mais de 01 relogio. Ok? – Ele falou com tanta educação e disposto a esclarecer que só falei ok.

Você não passa por revista pessoal, somente a bagagem.

Em relação as outras coisas na mala como: jogos, dvds, 06 pares de tênis, 05 bolsas femininas, varias coisas ele desconsiderou... Acho que porque estava declarando.

Após calcular o DARF e me entregar vem outro problema, para algumas pessoas... No aeroporto de Manaus (fraco, minha opnião, parece uma rodoviária, Manaus merece coisa muito melhor com certeza) só existe caixa rápido ou Auto atendimento, como queiram, para fazer o bendito pagamento. Bancos: Banco do Brasil, Itaú, Real/Santander e HSBC. Esses foram o que ele me informou... paguei no BB e voltei. Peguei meus equipamentos e fui embora.

Minha opnião é: seja muito educado com os auditores, pois eles serão com você. Se excedeu em eletrônicos, declare! É bem mais confortável pagar uma diferença do que passar por um stress.

Bom pessoal, espero ter ajudado pelo menos um de vocês, pois o fórum do VPO já me ajudou bastante.

Assim que você adentra ao celeiro da atração The Barnstormer at Goofys Wiseacre Farm (Mickeys Toontown) observe a reação das galinhas quando o avião passa zunindo.