Alfândega - Cota de Isenção

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Bens de uso pessoal - Instrução Normativa RFB nº 1.059, de 2 de agosto de 2010 - link - art. 2º., §1º., "Os bens de caráter manifestamente pessoal a que se refere o inciso VII do caput abrangem, entre outros, uma máquina fotográfica, um relógio de pulso e um telefone celular usados que o viajante porte consigo, desde que em compatibilidade com as circunstâncias da viagem."
Além dos produtos enquadrados como de uso pessoal que observa o limite de quantidade, também é concedida a cota de isenção para outros até US$ 500,00.
Naquilo que o valor dos produtos que trouxer da sua viagem exceder a cota incide o imposto no percentual de 50% devendo o viajante preencher a DBA ("Declaração de Bagagem Acompanhada") e entregar na afândega na fila para aqueles que tem "Bens a Declarar".
Aqueles que cientes que os produtos que estão trazendo ultrapassam a cota de isenção e ainda assim optarem por não declará-los (fila "Nada a Declarar") estão sujeitos a multa (50% do valor dos bens que exceder a cota de isenção).
Informações relacionadas:
- Portaria COANA nº. 7.
- Resolução ANAC nº. 255.

leia essas informações

Índice  

Res: Novidades para 2015 - agencia de viagens.

mensagem postada em 13/03/2015 - 12:03:22hs

Infelizmente acho que não vamos precisar fazer isso, do jeito que o dolar esta subindo, as nossa malas vão voltar quase iguais foram, meio vazias, mas realmente é muita criatividade, kkkkkkk

Maysa

Rubens,

Já tem gente aqui no Forum falando que vai levar diversas garrafas de água ou tijolos na babagem, de forma que o peso da ida fique parecido com o da volta ! rsrs
Brasileiro tem saída para tudo né ?
E ainda vai economizar com a compra de água mineral nos EUA !!
SDS,
Roberval.

(mensagem de roberval taylor)

mensagem postada em 12/03/2015 - 08:03:39hs

Oi Roberval,
Obrigada pela resposta. A norma eu já sabia, mas fico na duvida se eles realmente estão aplicando. Acho que é preciso muita organização para fazerem essa checagem, gostaria mesmo que nossa "gestão político-econômica" fosse tão eficiente. Eu tinha pensado em levar roupas e sapatos que vou doar para me desfazer deles lá, mas aqui em casa me chamaram de neurótica, desisti, mas agora vou reconsiderar, embora não dá para levar 64kg na ida rsss.
Obrigada mais uma vez.
abç
Regina

mensagem postada em 12/03/2015 - 09:03:23hs

Oi Roberval,
Você sabe, ou alguém sabe, se eles estão mesmo aplicando essa medida de comparar os pesos das malas na ida e na volta?
O pior dessa opção de garrafão de água e tijolos, vai ser explicar lá na alfandega se abrirem sua mala. Se alguém souber me avisem que vou pensar em algo mais plausível rss abçs Regina (mensagem de reew)

Regina,

SIM, já existem normas da Receita Federal obrigando as empresas aéreas a fornecerem dados sobre seus passageiros (nome, numero do passaporte, peso da bagagem tanto na ida como na volta) para que eles cruzem esses dados com o que possuem (inclusive sobre o numero de viagens ao exterior feitos pelo passageiro nos últimos anos) para que eles possam "escolher" enquanto o passageiro ainda estiver em vôo, aqueles que passarão pelo pente fino, ao chegar.
Não é proibido levar garrafas de água na bagagem despachada (eu mesmo já levei) desde que convenientemente acondicionadas.
Isso se deu porque eu estava levando malas vazias, e como nos EUA dificilmente você encontra água mineral (só aquela re-filtrada ou de neve derretida) essas garrafas quebraram um galhão para matar nossa sede lá, e ainda economizamos uns trocados para não ter que comprá-las lá ! rsrs Agora sobre os tijolos, acho que isso é brincadeira !!
SDS,
Roberval.

mensagem postada em 11/03/2015 - 02:03:47hs

Oi Roberval,
Você sabe, ou alguém sabe, se eles estão mesmo aplicando essa medida de comparar os pesos das malas na ida e na volta?
O pior dessa opção de garrafão de agua e tijolos, vai ser explicar lá na alfandega se abrirem sua mala. Se alguém souber me avisem que vou pensar em algo mais plausível rss
abçs
Regina

Novidades para 2015 - agencia de viagens.

mensagem postada em 11/03/2015 - 12:03:12hs

Rubens,

Já tem gente aqui no Forum falando que vai levar diversas garrafas de água ou tijolos na babagem, de forma que o peso da ida fique parecido com o da volta ! rsrs
Brasileiro tem saída para tudo né ?
E ainda vai economizar com a compra de água mineral nos EUA !!
SDS,
Roberval.

Vejam as novidades para 2015 que li em um site de agencia de viagens.

mensagem postada em 11/03/2015 - 11:03:56hs

A nova fiscalização dos aeroportos brasileiros em 2015:

Mas o que de fato irá mudar em 2015? A partir do primeiro semestre do ano que vem os fiscais terão acesso a informações de diferentes fontes sobre o viajante de vôos internacionais. O peso da bagagem, local de origem do vôo e tempo de duração da viagem serão algumas informações que passarão a ser analisadas no retorno do viajantes. Essas informações sobre os passageiros serão transmitidas pelas próprias companhias aéreas e depois cruzadas com os sistemas da Receita e da Polícia Federal. Antes do avião pousar no Brasil o Fisco já realizará a análise desses dados e decidirá quais contribuintes terão as malas verificadas.

Uma outra ação mais rigorosa serão as câmeras que farão o reconhecimento facial dos viajantes (comparando com a foto do passaporte) para selecionar potenciais sonegadores e suspeitos de lavagem de dinheiro.

Segundo a Receita Federal tudo será feito com muita agilidade, o que facilitará a vida do viajante “sem suspeitas” no desembarque, deixando a demora apenas para os que caiam na “rede” do Fisco. A promessa das mudanças é de uma fiscalização mais precisa e eficiente.

Obs : aqui na europa este procedimento jà é usado ha uns 2 anos...
abs

Res: Obrigado

mensagem postada em 01/03/2015 - 12:03:18hs

Obrigado pessoal

A necessidade é o seguinte. Minha esposa passa com iPhone 6, sogra com iPhone 6, filho de 5 anos com iPhone 5c usado (rsrs) e eu passo com 2 samsung brazucas com aquele adesivo igual da foto... Ou seja, 2 nacionais escrito Manaus etc.

Assim consigo trazer tudo sendo eu com 2 nacionais igual da foto

Abraços
(mensagem de Juliano)

Posso/devo ser criticado mas......o que penso que pode acontecer:
Se toda sua familia for pro R-X e o fiscal fizer um pente-fino, ele pode querer tributar pelo menos um iPhone (sim iPhone porque é o mais caro)...porque teoricamente voces tem um celular a mais (independente se é nacional ou não) por pessoa e falar que o seu filho de 5anos já usa um celular pode não colar. - de novo, é o que eu penso que pode acontecer! Não deve ser o que vai acontecer...

Como segurança eu deixaria um celular (Samsung) no Brasil...eu não arriscaria pois como falamos, não é bem uma situação comum. Tem um monte de "se"aí (se o fiscal entender, se ele estiver de bom humor, se voce não for pro R-X...)

Obrigado

mensagem postada em 28/02/2015 - 01:02:52hs

Obrigado pessoal

A necessidade é o seguinte. Minha esposa passa com iPhone 6, sogra com iPhone 6, filho de 5 anos com iPhone 5c usado (rsrs) e eu passo com 2 samsung brazucas com aquele adesivo igual da foto... Ou seja, 2 nacionais escrito Manaus etc.

Assim consigo trazer tudo sendo eu com 2 nacionais igual da foto

Abraços

Res: Receita

mensagem postada em 27/02/2015 - 06:02:48hs

Juliano,

A verdade é que isso é meio confuso. O que prova onde você comprou é a nota fiscal, mas os fiscais aceitam o selo.

Porém aqui mesmo no VPO alguns anos atrás eu li casos de quem disse ter sido taxado com Ipads com selo Anatel e eu vi no face histórias parecidas também.

Eu nunca vi o selo da Anatel do Iphone que eu tinha, nem se era possível retirar ou falsificar.

Abs
(mensagem de Rafael Nunes gonçalves Barbosa)

Dos iPhone (4=> o selo é gravado na "caixa" do aparelho mas no meu Samsung é uma etiqueta dentro do aparelho.

Lendo um pouco o link que o Roberval citou lá diz que:
Seção I
Da Não-Incidência

Art. 30. Não haverá incidência de tributos no retorno ao País de bens nacionais ou nacionalizados de viajantes residentes no Brasil.

Mas como não parece ter relação com quantidade, fica em aberto. E nesse caso acho que vai depender da decisão final do fiscal.
O que é bem claro é que somente um celular é liberado.

Agora, o fato de voce querer trazer estes 2 celulares é alguma necessidade sua?

A gente sempre fala: trazer (2 celulares) voce pode trazer, se vai ou não ser taxado é outra história. Porque as experiencias tem sido muito diferente para muitas pessoas.
Existe a norma mas também existe o fiscal. Se passar na norma tudo bem, se ficar na dúvida na norma pode não passar pelo fiscal.
Eu mesmo já fui pro R-X e pediram pra ver meu MacBook (que eu legalizei uma viagem antes) MAS não quiseram saber da filmadora de quase US$1mil na mesma mochila (que foi pro R-X).

Res: Receita

mensagem postada em 27/02/2015 - 12:02:58hs

Juliano,

A verdade é que isso é meio confuso. O que prova onde você comprou é a nota fiscal, mas os fiscais aceitam o selo.

Porém aqui mesmo no VPO alguns anos atrás eu li casos de quem disse ter sido taxado com Ipads com selo Anatel e eu vi no face histórias parecidas também.

Eu nunca vi o selo da Anatel do Iphone que eu tinha, nem se era possível retirar ou falsificar.

Abs

Em Tom Sawyer Island, no moinho - Harper's Mill - observe a engrenagem horizontal e verá um ninho de "bluebird" ("pássaro azul").