Companhias Aéreas

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

O presente tópico se presta para a troca de informações relacionadas as companhias aéreas, mas não para cotação de preços entre agências de viagens (regra "3.1"). Somente é permitido divulgar os preços de passagens praticados pelas próprias companhias, mas peço que informem o link do respectivo site da empresa aérea para que seja possível atestar que não se trata de propaganda (ainda que indireta) de empresa de turismo, o que é vedado pelo regulamento do fórum.
Com relação a disposição dos assentos das aeronaves é recomendado o site SeatGuru - link.

leia essas informações

Índice  

Aumento no valor das Taxas de Embarque

mensagem postada em 03/02/2016 - 12:02:37hs

"Viagens aéreas domésticas e internacionais terão tarifas de embarque mais altas

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou nessa segunda-feira (1º) os novos valores máximos que podem ser aplicados nas tarifas dos aeroportos públicos administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e dos demais aeroportos públicos.

Os novos valores entram em vigor em 30 dias.

Para os aeroportos classificados como categoria 1, os valores máximos para o embarque doméstico passam de R$ 24,64 para R$ 27,68, incluindo o Adicional de Tarifa Aeroportuária (Ataero), que é uma taxa paga junto com a tarifa, destinada ao Fundo Nacional de Aviação Civil.

Para os embarques internacionais, a tarifa máxima vai passar de R$ 85,99 para R$ 91,41, também já incluído o Ataero.

No entanto, a partir do dia 19 de abril, a tarifa máxima internacional vai aumentar para R$ 109,13, por causa da alteração da cotação do adicional em dólar.

A categoria 1 inclui 14 aeroportos: Belém; Boa Vista; Cuiabá; Curitiba; Florianópolis; Fortaleza; Maceió; Manaus; Porto Alegre; Recife; Santos Dumont (Rio de Janeiro); Salvador; São Luís e Congonhas (São Paulo).

Já os 49 aeroportos públicos considerados categoria 2 terão a tarifa de embarque para os voos domésticos reajustada de R$ 19,35 para R$ 21,76."

Link

Res: Greve em janeiro de 2016?

mensagem postada em 30/01/2016 - 03:01:07hs

"29/01/2016 - 20h36

Aeronautas e aeroviários aprovam paralisação nacional na 4a-feira

RIO DE JANEIRO - Assembleias de trabalhadores de companhias aéreas realizadas nesta sexta-feira aprovaram paralisação parcial na manhã da próxima quarta-feira, informou a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), vinculada à central sindical CUT.

A paralisação ocorrerá entre 6h e 8h de 3 de fevereiro nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos, Santos Dumont, Galeão, Viracopos, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza."

Link

Res: Greve em janeiro de 2016?

mensagem postada em 28/01/2016 - 03:01:02hs

"Negociação naufraga: rumo à assembleia e à greve

SNEA rejeita proposta dos sindicatos e greve torna-se única saída para reverter intransigência das aéreas

Os sindicatos de aeroviários e o Sindicato Nacional dos Aeronautas, junto com a Fentac/CUT, defenderam nesta quarta-feira (27/1), em reunião com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), a proposta aprovada em assembleia, de 11% de reajuste sobre salários e demais itens econômicos, visando a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

As aéreas, mais uma vez, não aceitaram a proposta dos trabalhadores e apresentaram uma variação leve daquilo que ofereceram na audiência de mediação no TST, o que já foi rejeitado por ambas categorias, por não contemplar a data-base. (.......)

Diante do impasse, aeroviários e aeronautas,
realizam assembleias nessa sexta-feira (29), em todo país,
visando aprovar o início da greve em 3/2.

A negociação demostrou que esse é o único caminho para sensibilizar as empresas."

Link

Leia mais:

Link

Decisão sobre greve deve sair depois do dia 14/01:

"Os aeroviários e aeroviárias no Aeroporto Internacional de Guarulhos definiram em dois turnos de assembleias da Campanha Salarial nesta quinta-feira (7) a contraproposta salarial que será apresentada às empresas aéreas no próximo dia 14.

Os aeroviários  aprovaram a proposta de reajuste salarial de 12% (10,97% de reposição da inflação da data-base, 1º de dezembro, e 0,93% de aumento real), aumento de 15% nos pisos salariais e demais benefícios econômicos e 20% na cesta básica.

Por unanimidade, os trabalhadores rejeitaram a proposta das empresas, apresentada na última rodada em 17 de dezembro de 2015, que não contempla a reposição da inflação (10,97%), não tem ganho real e ainda impõe perdas no poder de compra dos trabalhadores. Até agora foram realizadas cinco rodadas de negociação, iniciadas em outubro de 2015, e as empresas  insistem no discurso do “reajuste salarial zero”.

As reivindicações serão apresentadas pela FENTAC e Sindigru ao Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA), na rodada de negociação da Campanha Salarial, no dia (14), que acontecerá na sede da entidade patronal, no Ibirapuera, em São Paulo."

(fonte site do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos)
(mensagem de Luiz Eduardo Quartucci)

Res: United Airlines

mensagem postada em 20/01/2016 - 01:01:30hs

Já voei de United. Acho uma ótima Cia.
Atualmente, ela está usando o moderno B787 na rotas saindo de Rio e de SP em direção à Houston.
Mas, em algum momento do ano, ela deve retornar como os B777 e/ou o B767.

Não sei por onde vc fará a conexão, pois há possibilidade de ser em Houston (IAH), Washington (IAD), Newark (EWR).
Acho IAH melhor. Quando fui por IAD, achei o processo de imigração bastante demorado. Vi várias pessoas com dificuldades para pegar a conexão. Se for por ali, coloque, pelo menos, 2,5h de conexão.

Um outro ponto. Como a United tem, agora, codeshare com a Azul, vc pode estar vendo passagens pela United, com numeração de voo da United, mas serão aeronaves operadas pela Azul, saindo de Campinas, com conexões em Fort Lauderdale ou Orlando.
Fique atenta a isso, caso deseje, realmente, voar em aeronave da United.

A Azul tem usado o A330 em suas rotas. Por enquanto, apenas os que voam para FLL são os reformados.

Sds
(mensagem de Fabio Liporace)

Fabio, muito obrigada pela reposta.
O voo que me interessei é o que sai de fortaleza - guarulhos (gol) e Guarulhos - Chicago - Orlando (United). Com conexão de 3h20 Chicago - Orlando. Será que é tranquilo?
e a volta é Orlando - Campinas (United) e Campinas - Fortaleza (Azul)

Tem entretenimento a bordo? sao telas individuais?

o que vc acha?

Obrigada

Vôo interno nos EUA (MIA -> NYC)

mensagem postada em 20/01/2016 - 11:01:09hs

Pessoal,
Já fui aos EUA algumas vezes, mas pela primeira vez (se Deus quiser) terei de pegar um vôo interno, entre Miami (ou Fort Lauderdale) e NY.
Alguma recomendação especial nesse caso (por exemplo, preciso detalhar isso para o oficial no momento que entrar nos EUA)? Qual companhia recomendam? Algo contra a Spirit (é a que está com os melhores preços no momento)? Vocês comprariam online mesmo, direto com a companhia aérea (cartão de crédito), ou alguma outra forma?

Res: Orlando voando Copa Airlines

mensagem postada em 16/01/2016 - 09:01:34hs

Ana,

Já viajei muito de COPA a trabalho... E até já fui para ORlando de COPA também!

De fato, se você está de passagem pelo aeroporto, não é exigida a vacina de febre amarela e nem da gripe.

Mas, já aconteceu comigo, do seu vôo atrasar na origem e chegar no Panamá atrasado e, por consequência, perder a conexão... Daí o COPA vai te acomodar em outro voo no mesmo dia, ou no dia seguinte. Como há essa possibilidade de ser no dia seguinte sugiro tomar a vacina da Febre Amarela. Só dica mesmo. Pq se vc tiver que sair do aeroporto para um hotel eles podem pedir.

Boa sorte,
William e Kamilla

Res: Alterar Retorno de Voo

mensagem postada em 16/01/2016 - 09:01:41hs

Carlos,

Obrigado pela dica amigo.

Comprei a passagem saindo de Fortaleza em Maio do ano passado, foi uma mega promo que não vi mais.

Mas tenho olhado diariamente e avaliando a melhor opção.

Atualmente temos considerado nem reduzir mais a quantidade de dias e investir o dinheiro no hotel mesmo por lá... Esses dias alguns baixaram bastante o preço, sendo assim talvez seja melhor ficar por lá. MELHOR OPÇÃO .... hehe

De toda forma, muito obrigado.
William e Kamilla

Res: Orlando voando Copa Airlines

mensagem postada em 13/01/2016 - 10:01:44hs

Boa noite

Alguém já fez este voo?

Existe alguma exigência de vacina para conexão no Panamá?

Agradeço antecipadamente a quem puder me esclarecer.
(mensagem de Ana Gabriela Guedes)

Ana

Pelo que sei, o Panamá não exige vacinação especifica, e via de regra, se você não sair da área interna do aeroporto, não há restrições de vacinação.

Por precaução, seria melhor consultar a Copa para ter uma resposta oficial.

Caso necessário, lembre-se apenas que esta vacina precisa ser tomada 10 dias antes do embarque.

Abs

Res: Preços das passagens

mensagem postada em 13/01/2016 - 10:01:02hs

Pessoal,

Cotei no site da TAM para agosto.

BH/Orlando e Boston/BH para 2 adultos e 2 crianças (2 e 6 anos) ficou em 7.970,00 O que acham desse valor???

Devo esperar??
(mensagem de Joelma Dias)

Joelma

Se a criança de 2 anos estiver ocupando um assento, ou seja 4 passagens, o preço não esta ruim, principalmente pelo fato de que a rota de Boston não costuma ter muitas promoções.

De qualquer forma, se considerar o grande volume de promoções nos últimos meses, é mais provável abaixar um pouco do que aumentar muito.

Boa sorte

Res: Alterar Retorno de Voo

mensagem postada em 13/01/2016 - 12:01:41hs

Boa noite amigos,

Eu, minha esposa e nosso filho temos nossa próxima viagem (quinta vez) para Orlando marcada para fevereiro, de 9 a 29. Compramos as passagens em Maio/2015.

Enfim, nos primeiros dias da nossa viagem vamos ficar em um ap alugado com um grupo de amigos, de 9 a 21/02. Nos dias seguintes vamos ficar em um hotel, de 21 a 29/02.

Por opção, sempre gostamos de ficar em Orlando o máximo que podemos, mas, na atual conjetura, com o dolar nas alturas temos pensado em reduzir os dias da nossa viagem, voltar no dia 21/02, quando acaba nossa estadia no apartamento.

Sei que para alterar a nossa passagem na TAM agora, teríamos que pagar 150 dolares por passageiro + diferença tarifária, pois a nossa tarifa foi access, mais barata. Isso daria mais de R$ 2000,00 para nós 3.

Gostaria de perguntar se alguém aqui do forum já realizou o trecho de ída da viagem e por algum motivo teve que antecipar o retorno? E se isso gerou uma multa menor, igual ou superior a multa de alteração antes da viagem propriamente dita.

Temos pensado em embarcar dia 09 e só depois ligar pra TAM e tentar antecipar o retorno.

Quando viajo a trabalho muitas vezes tenho que antecipar o meu retorno, mas como não sou eu que pago nunca atentei para o percentual de multa. Enfim...

Desde já agradeço a atenção e ajuda de quem puder colaborar.
Atenciosamente,
William e Kamilla
(mensagem de William & Kamilla Maia)

William e Kamilla

Apesar de nunca ter antecipado o retorno de um voo internacional, uma prima minha que estava de viagem marcada para Orlando o ano passado precisou cancelar tudo as vésperas do embarque, aplicando-se portanto regras de reembolso muito parecidas com uma remarcação.

A passagem dela também era classe tarifaria Acess, e na ocasião, a TAM fez o reembolso muito rapidamente, e em valor até um pouco maior do que ela esperava. Não espere grandes diferenças, acho que será mesmo próximo do informado.

Se me permite uma sugestão, creio que o reembolso pelo cancelamento total do bilhete ( antes do embarque no Brasil ) seja melhor do que a taxa de remarcação. Com isto, talvez seja financeiramente mais interessante comprar passagens novas, e pedir o reembolso das antigas, afinal os preços atuais estão menores do que o ano passado.

Por exemplo, acabei de simular uma compra na data pretendida por vocês, e encontrei passagens pela Delta e pela Copa com preços bem interessantes via Miami e Fort Lauderdale . Talvez seja uma alternativa a considerar.

Boa sorte.

Os imagineiros da Disney utilizam com freqüência uma técnica de construção denominada "Forced Perspective" ("Perspectiva Forçada"). Todos os prédios de dois andares no Magic Kingdom foram construídos com a utilização desta técnica, em Main Street U.S.A., é possível notar que os prédios parecem ter 03 andares, quando na realidade tem apenas 02.