Planejamento - Menor Desacompanhado e Autorização

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais recente para a mais antiga

Cartilha de Viagem de Menor ao Exterior - link.
Manual de Viagem de Menores Brasileiros ao Exterior - link.
Formulário Padrão de Autorização de Viagem Internacional - link.

leia essas informações

Índice  

Res: autorização para viagem

mensagem postada em 29/01/2016 - 02:01:40hs

Valeu pessoal,
Essa do RG dos pais e certidão de nascimento -foi ótima dica, eu já tinha lido os links que o Fabio me passou, mas depois disso surgiram mil duvidas. O meu genro foi buscar alguém no aeroporto e perguntou lá e disseram que precisava ir no juizado com mil documentos inclusive os meu e a matricula do colégio das crianças, ele foi no juizado e disseram que só precisava do formulário com firma reconhecida. Confuso, então resolvi levar tudo e mais alguma coisa, pois sou de Curitiba e só vou passar pela policia federal em São Paulo. Com certeza depende da boa (ou má vontade) do agente.
Obrigada mesmo,
Regina

Autorização de viagem para passageiros desacompanhados dos pais

mensagem postada em 03/04/2016 - 10:04:28hs

Olá! Estarei em Orlando este mês e, recentemente, fiquei receoso em relação a um tópico importante: tenho 18 anos e irei viajar desacompanhado dos pais, porém na presença de uma tia. Por não conhecer as regras para viajantes nos Estados Unidos (mas, também, por saber que certas atividades, em território americano, só são permitidas para maiores de 21 anos), gostaria de saber se é necessário preparar algum tipo de autorização, a ser apresentada nos aeroportos, para declarar que estou sob responsabilidade dessa tia com a qual irei viajar. Desde já, agradecido!

Res: Autorização de viagem para passageiros desacompanhados dos pais

mensagem postada em 10/06/2016 - 06:06:12hs

Olá! Estarei em Orlando este mês e, recentemente, fiquei receoso em relação a um tópico importante: tenho 18 anos e irei viajar desacompanhado dos pais, porém na presença de uma tia. Por não conhecer as regras para viajantes nos Estados Unidos (mas, também, por saber que certas atividades, em território americano, só são permitidas para maiores de 21 anos), gostaria de saber se é necessário preparar algum tipo de autorização, a ser apresentada nos aeroportos, para declarar que estou sob responsabilidade dessa tia com a qual irei viajar. Desde já, agradecido!
(mensagem de Pedro Eduardo Andrade de Carvalho Gomes)

Olá Pedro

Não haverá maiores restrições quanto a sua saída do país.

Na imigração nos EUA, por serem de famílias diferentes ( apesar do grau de parentesco ), teoricamente fariam o processo em separado. Entretanto já observei muitos relatos no qual o oficial agrupou pessoas em casos similares ao seu.

Muito provavelmente o oficial irá lhe questionar sobre quantos dólares e cartões de crédito você esta trazendo. Sem dúvida alguma será importante você também informar neste momento que esta acompanhado de sua tia.

Desta forma, se não me engano, não será necessário você levar qualquer documento que comprove que sua tia será também responsável por você.

E como você bem observou, a maioridade nos EUA é aos 21 anos, portanto você terá restrições em determinados locais e no consumo de bebidas alcoólicas, mas não creio que seja algo que prejudique o prazer da viagem.

No mais, aproveite bastante.

Boa viagem a você e sua família

Duvida

mensagem postada em 26/12/2016 - 03:12:48hs

Nossa familia ia viajar completa para orlando porém devido a um vestibular adiado minha irmã menor de idade vai viajar depois desacompanhada e se juntar a nós lá. Queria saber se fora a autorização com firma reconhecida precisa de mais algum documento, estava preocupado com a imigração pois vi que algumas menores desacompanhadas foram para abrigos mas como nós estaremos lá o que garantiria a entrada da minha irmã? Desde já agradeço

Res: Duvida

mensagem postada em 26/12/2016 - 04:12:54hs

Prezado René,

Peço encarecidamente que confirme com a companhia aérea que elegeu para o transporte da vossa irmã menor.

Todavia, pelo que eu saiba, em se tratando de menores que viajam desacompanhados (crianças ou adolescentes) além da autorização escrita de ambos os pais (ou responsáveis) com firma reconhecida em cartório por autenticidade, em duas vias, também se faz necessário o passaporte válido e o visto.

Além disso, é necessário de acordo com idade e política da empresa aérea eleita - contratar o serviço de acompanhamento de menor desacompanhado recolhendo a respectiva taxa.

De toda forma, peço a algum amigo do fórum que já tenha passado por essa experiência que melhor nos oriente.

Um forte abraço,
Luiz Carlos ºoº

Nossa familia ia viajar completa para orlando porém devido a um vestibular adiado minha irmã menor de idade vai viajar depois desacompanhada e se juntar a nós lá. Queria saber se fora a autorização com firma reconhecida precisa de mais algum documento, estava preocupado com a imigração pois vi que algumas menores desacompanhadas foram para abrigos mas como nós estaremos lá o que garantiria a entrada da minha irmã? Desde já agradeço
(mensagem de René Lucena)

viajando com a sobrinha desacompanhada dos pais.

mensagem postada em 18/04/2017 - 03:04:00hs

Olá a todos!
Peço desculpas antecipadamente caso esteja sendo repetitiva. Gostaria de pedir que me informassem o procedimento para embarcar com menor desacompanhado de ambos os pais. Estarei viajando com minha sobrinha e pelo que li os pais devem preencher o formulário padrão da PF com firma reconhecida em cartório, (ela não possui autorização no passaporte)
Existe a necessidDe de documentos adicionais? dos pais e meus .
chegando ao aeroporto devemos nos dirigir até a PF antes de realizar os procedimentos na companhia aerea(check in, despachar bagagem...)?
Ambos os responsáveis devem estar presentes?
Eu como acompanhante devo levar algum documento adicional alem da autorização preenchida pelos pais?

Res: viajando com a sobrinha desacompanhada dos pais.

mensagem postada em 18/04/2017 - 04:04:37hs

Prezada VivianeRJ,

Crianças que viajam desacompanhadas dos pais devem levar autorização escrita "por ambos".

Um modelo de formulário "padrão" você encontra no site do Conselho Nacional de Justiça - link.

É necessário reconhecer firma em cartório - por autenticidade. Nem mesmo a presença dos pais no aeroporto se presta para suprir tal exigência.

Se o formulário não indicar o seu prazo de validade, valerá então por 02 (dois) anos, conforme aponta o art. 10 da Resolução nº. 131/2011 do Conselho Nacional de Justiça - "Art. 10. Os documentos de autorizações dadas pelos genitores, tutores ou guardiões definitivos deverão fazer constar o prazo de validade, compreendendo-se, em caso de omissão, que a autorização é válida por dois anos."

Faça tudo em 02 (duas) vias sendo que 01 (uma) delas ficará na Polícia Federal. Detalhe: A autorização também será exigida quando do check-in da empresa aérea (antes de passar pela Polícia Federal), mas no caso, somente irão fazer uma verificação, não irão reter via alguma.

E não esqueça também de anexar à autorização uma cópia do passaporte do menor.

Não acredito que seja uma exigência - vamos aguardar os orientações de outros amigos que porventura já tiveram essa experiência - mas como precaução acredito que você também deva levar:
- Certidão de Nascimento do menor.
- RG e CPF dos pais.

Um forte abraço,
Luiz Carlos ºoº

Olá a todos!
Peço desculpas antecipadamente caso esteja sendo repetitiva. Gostaria de pedir que me informassem o procedimento para embarcar com menor desacompanhado de ambos os pais. Estarei viajando com minha sobrinha e pelo que li os pais devem preencher o formulário padrão da PF com firma reconhecida em cartório, (ela não possui autorização no passaporte)
Existe a necessidDe de documentos adicionais? dos pais e meus .
chegando ao aeroporto devemos nos dirigir até a PF antes de realizar os procedimentos na companhia aerea(check in, despachar bagagem...)?
Ambos os responsáveis devem estar presentes?
Eu como acompanhante devo levar algum documento adicional alem da autorização preenchida pelos pais?

(mensagem de VivianeRJ)

Res: viajando com a sobrinha desacompanhada dos pais.

mensagem postada em 24/04/2017 - 06:04:22hs

Muito obrigada pelo esclarecimento

Cinderella Castle foi inaugurado concomitantemente com o Magic Kingdom em 01 de outubro de 1971, após 18 (dezoito) meses despendidos para sua construção, foi concebido para resistir até mesmo a furacões, graças a sua estrutura interna de aço, fundação de concreto e parte externa em fibra de vidro.