Planejamento - Menor Desacompanhado e Autorização

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Cartilha de Viagem de Menor ao Exterior - link.
Manual de Viagem de Menores Brasileiros ao Exterior - link.
Formulário Padrão de Autorização de Viagem Internacional - link.

leia essas informações

Índice  

duvida

mensagem postada em 23/12/2007 - 05:12:23hs

Vou com meu pequeno de 10 anos sem o pai dele estou levando a autorização reconhecida do pai dele e a identidade e a cópia do rg do pai dele. Vcs acham que eu devo levar mais alguma coisa??? bjksss

Débora

mensagem postada em 23/12/2007 - 05:12:47hs

Débora, vou contar como foi com a minha irmã. Meus pais fizeram a autorização com a assinatura reconhecida pelo cartório dizendo que ela ia viajar comigo. Depois de passar pela porta onde quem não vai viajar não entra, ou seja, onde seus pais vão lhe deixar, a Polícia Federal pede para mostrar o passaporte na página da foto e a autorização (mas para minha irmã nem pediram, não sei porque). Não precisa de mais nenhum documento além do passaporte e desta autorização.
Não precisa da autorização do juiz para embarque em SP, segundo o site da própria Policia Federal e que postei logo abaixo.

Espero ter ajudado

beijinhos

Débora

mensagem postada em 23/12/2007 - 05:12:47hs

Débora, vou contar como foi com a minha irmã. Meus pais fizeram a autorização com a assinatura reconhecida pelo cartório dizendo que ela ia viajar comigo. Depois de passar pela porta onde quem não vai viajar não entra, ou seja, onde seus pais vão lhe deixar, a Polícia Federal pede para mostrar o passaporte na página da foto e a autorização (mas para minha irmã nem pediram, não sei porque). Não precisa de mais nenhum documento além do passaporte e desta autorização.
Não precisa da autorização do juiz para embarque em SP, segundo o site da própria Policia Federal e que postei logo abaixo.

Espero ter ajudado

beijinhos

Menor em excursão desacompanhada de genitores

mensagem postada em 23/12/2007 - 03:12:10hs

Olá pessoal!
Estou procurando há tempos mas não encontro informações objetivas (ou já as encontrei mas não entendi o0 ). Bom, tenho 15 anos e viajarei dia 07 de Janeiro de 2008 para Orlando em excursão, desacompanhada dos meus pais. A agência me mandou a autorização dos pais para viagem, e os mesmos a assinaram e fizeram aquele reconhecimento de firma por autenticidade no cartório... Até aí tudo certo, mas gostaria de saber se na hora do embarque (hora em que, por sinal, meus pais me acompanharão até onde puderem - coruujas =P ) eu (ou meus pais) temos que levar alguma cópia de documento, ou que documentos temos que levar além da autorização (já assinada e reconhecida pelos dois) para eu receber a autorização do juíz lá no aeroporto? Se só levando os RG'S e CPF'S originais dos meus pais, os meus e essa autorização já é o suficiente pro juíz me dar (ou carimbar - não sei como funciona) a autorização. ;>
Ah! Embarcarei no Aeroporto Internacional de SP em Guarulhos. E sou de SP, também.
Obrigada desde já!

P.S.: acho que está meio confuso o texto, mas qualquer coisa é só perguntar ;D

Viagem de Menor desacompanhado...

mensagem postada em 22/12/2007 - 12:12:35hs

Vamos la, alguns daqui ja me conhecem, mas pros que não me conhecem, sou supervisor do departamento Disney de uma das maiores agência do Nordeste.
Como alguns ja falaram, o procedimentos não são os mesmos em todos os Estados. Aqui no Rio Grande do Norte, para viagem de menores desacompanhado dos pais, eh necessário que: preencher formulário ( http://www.tjrn.gov.br/S%5FVaraInfancia/ ), os pais devem assinar o formulário e reconhecer firma, copia autenticada da identidade do passageiro (ou copia autenticada da certidão de nascimento), copia autenticada da identidade do pai e da mãe (ou copia autenticada da certidão de casamento). após ter feito isso tem que levar o formulario, junto com as cópias para a vara da infancia e juventude, e o juiz vai dar o alvará autorizando a viagem do menor. este alvará deverá ser apresentado no dia do embarque.

Identidade de Menores

mensagem postada em 22/12/2007 - 12:12:47hs

Pode parecer ridículo, mas em se tratnado de burocracia brasileira é bom se prevenir:
Menores de 12 anos que já tiraram a carteira de identidade precisam apresentar também a Certidão de Nascimento no momento do embarque?
Acho que não. Estou correto?
Leonidas

AUTORIZAÇÃO PARA VIAGEM DE MENOR

mensagem postada em 20/12/2007 - 04:12:09hs

Pessoal, a informação da Carla está correta...lá diz que só precisa ser a autorização (conforme modelo constante no proprio site) com firma reconhecida de "quem não vai viajar".
Entretanto, mais no fim da pagina, existe um linque que abre uma nova pagina indicando particularidades de cada estado...Ou seja, a regra não é a mesma para todos os estados.

abcs

Paulo

Autorização

mensagem postada em 20/12/2007 - 04:12:55hs

Pessoal, boa tarde!

Vou embarcar com as minhas irmãs pra Orlando em Janeiro e as duas são menores de idade. Por isso, resolvi ligar na PF do Aeroporto de Guarulhos e me disseram que para embarcar aqui em São Paulo, basta a autorização de ambos os pais com firma reconhecida. O modelo está no endereço que a Carla colocou aqui em baixo.

Não sei como funciona em outros estados, pode ser que seja diferente.

Abraços.

Autoriazção menor de idade

mensagem postada em 20/12/2007 - 03:12:56hs

Pessoal vim aqui dar um palpite.....
Mandei um email para a Polícia Federal perguntando sobre a viagem do menor de idade e mandaram um email mostrando a página do site. No site diz que precisa somente da autorização autenticada em cartório.
http://www.dpf.gov.br/web/servicos/passaporte_menores_novo.htm

Em princípio o site diz sobre passaporte, mas no tópico 3.0 eles até colocam um modelo de autorização.
Espero ter colaborado .

Carla Gonçalves

Novo Passaporte

mensagem postada em 20/12/2007 - 02:12:20hs

Não sei se isso já foi comentado aqui, porém, crianças que já possuem o novo passaporte brasileiro (capa azul) precisam levar a certidão de nascimento (ou RG se tiverem) no momento do embarque. Isso em razão do novo passaporte não apresentar o nome dos pais. Um abraço a todos, Fábio

Em Tomorrowland no Magic Kingdom entre o Mickey's Star Traders e o Cosmic Ray's Starlight Café é possível encontrar uma lata de lixo motorizada que foi batizada como PUSH.