Planejamento - Dinheiro - Limite - e-DPV

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Este tópico se presta para que possamos trocar informações relacionadas ao limite de numerário que podemos levar na viagem sem a necessidade de fazer competente declaração. A Declaração Eletrônica de Porte de Valores (e-DPV) deverá ser apresentada pelo viajante, por meio da internet, no endereço eletrônico - link. Não para a troca de informações relacionadas a cotação do dólar, nem para declinar o nome de empresas.

leia essas informações

Índice  

Dolar - 2,38

mensagem postada em 21/06/2013 - 08:06:50hs

Amigos, comprei hoje meu Global Travel e a cotação do dolar foi 2,38. De acordo com o consultor financeiro do meu banco, a tendência do dolar é chegar aos 2,50 !
Fiquei em pânico, já que minha viagem é em agosto.
Me informaram que o limite para compra por CPF é de U$ 10.000,00 e de U$ 30.000,00 em 12 meses !!!

Limite para compra de moeda estrangeira

mensagem postada em 20/06/2013 - 08:06:51hs

Não há limite para compra de moeda estrangeira, mas em transações acima de U$ 3000,00, a operadora deve verificar a origem dos recursos utilizados na operação para evitar atividades ilícitas como lavagem de dinheiro.
Fontes:
Portal Brasil http://www.brasil.gov.br/sobre/turismo/transacoes-comerciais/moeda-estrangeira
Banco Central http://www.bcb.gov.br/?OPTURISTASFAQ

Res: Pedro - : Limite

mensagem postada em 20/06/2013 - 12:06:50hs

Roberval, mais uma vez obrigado pela sua ajuda.

Perguntei pois em Maio fui viajar com meu pai e ele pediu para eu comprar os dólares que iríamos levar na viagem pois ele não tinha conseguido comprar mais, disse que informaram ter atingido o limite anual, pois na semana santa ele viajou com o restante da família e comprou o dinheiro que todos usaram na viagem.

Como comprei o dinheiro que usamos na última viagem e irei viajar em Janeiro, estava com receio de não poder comprar por esse limite que ele disse ter atingido. Provavelmente deve ser da casa de câmbio mesmo.

Um abraço.

Pedro,
sobre a sua pergunta:

Há limite para solicitações de moeda estrangeira para turismo?

Resposta: Não há limite legal para a compra ou venda desde que exista origem dos recursos negociados. Você poderá comprar ou vender a quantidade que desejar, embora quem estiver lhe vendendo estará avaliando cada caso.

Apesar de não existir um limite para compra e venda de moeda estrangeira, a Receita Federal, através de sua Normativa 619 de Fevereiro de 2006, estabeleceu:

"Art. 1o: Fica instituída a Declaração Eletrônica de Porte de Valores (e-DPV), cuja apresentação é obrigatória pelo viajante que deixe o país ou nele ingresse portando valores em espécie, cheques ou cheques de viagem acima de R$ 10.000,00 (dez mil reais) ou equivalente, quando em moeda estrangeira."

Também cada Banco ou Casas de Câmbio estabelecem um limite por cliente, para compra de moedas em espécie, e todas as informações sobre o cambio realizado são encaminhados para o BACEN (Banco Central), para a Receita Federal do Brasil e para a Comissão do Ministério da Fazenda que faz a prevenção à lavagem de dinheiro. (PCLD).

SDS.

Qual o limite de compra de dólares por CPF/ano? (mensagem de Pedro Josino) (mensagem de roberval taylor)

Saulo: -DPV

mensagem postada em 19/06/2013 - 08:06:51hs

Saulo,
A declaração de porte de valores (DPV) somente sera necessária se a pessoa tiver portando o equivalente a R$ 10 mil, (ou mais), quando sair do País.
Como no caso vc vai estar portando somente US$ 2500 (R$ 5000) não será necessário efetuar a decantada declaração. (aqui é por pessoa / cpf, e não por família).

SDS.

QUER DIZER QUE EU SO PRECISO DECLARAR O E-DPV POR CADA CPF E ISSO??
EXEMPLO EU TENHO CPF E MINHA MAE E MEU IRMAO EU LEVO 2500 QUE DA 5000 E POUQUINHO AI EU NAO PRECISARIA DECLARAR OU EU PRECISARIA INDEPENDO DO NUMERO DE CPF MINHA MAE TERIA QUE DECLARAR NO CASO É POR FAMILIA OU POR N DE CPFS ?? (mensagem de saulofragaaa123)

-DPV

mensagem postada em 19/06/2013 - 06:06:23hs

QUER DIZER QUE EU SO PRECISO DECLARAR O E-DPV POR CADA CPF E ISSO??
EXEMPLO EU TENHO CPF E MINHA MAE E MEU IRMAO EU LEVO 2500 QUE DA 5000 E POUQUINHO AI EU NAO PRECISARIA DECLARAR OU EU PRECISARIA INDEPENDO DO NUMERO DE CPF MINHA MAE TERIA QUE DECLARAR NO CASO É POR FAMILIA OU POR N DE CPFS ??

Pedro - : Limite

mensagem postada em 19/06/2013 - 04:06:30hs

Pedro,
sobre a sua pergunta:

Há limite para solicitações de moeda estrangeira para turismo?

Resposta: Não há limite legal para a compra ou venda desde que exista origem dos recursos negociados. Você poderá comprar ou vender a quantidade que desejar, embora quem estiver lhe vendendo estará avaliando cada caso.

Apesar de não existir um limite para compra e venda de moeda estrangeira, a Receita Federal, através de sua Normativa 619 de Fevereiro de 2006, estabeleceu:

"Art. 1o: Fica instituída a Declaração Eletrônica de Porte de Valores (e-DPV), cuja apresentação é obrigatória pelo viajante que deixe o país ou nele ingresse portando valores em espécie, cheques ou cheques de viagem acima de R$ 10.000,00 (dez mil reais) ou equivalente, quando em moeda estrangeira."

Também cada Banco ou Casas de Câmbio estabelecem um limite por cliente, para compra de moedas em espécie, e todas as informações sobre o cambio realizado são encaminhados para o BACEN (Banco Central), para a Receita Federal do Brasil e para a Comissão do Ministério da Fazenda que faz a prevenção à lavagem de dinheiro. (PCLD).

SDS.

Qual o limite de compra de dólares por CPF/ano? (mensagem de Pedro Josino)

Res: dinheiro limite

mensagem postada em 16/06/2013 - 05:06:48hs

gente eu sei que eu posso levar ate 10 mil sem declarar mas pelo que tenho lido se eu levar uma quantia alta em dinheiro vivo isso poderia ter algum tipo de problema
ex: eu levo 2500 dolares e minha mae tbm e meu irmao 1500 em dinheiro vivo isso teria algum tipo de reaçao na alfandega o que voces podem em dizer e me dar sugestoes sobre isso (mensagem de saulofragaaa123)

Saulo,
Desde que vocês não ultrapassem os 10.000 ou se declararem se ultrapassarem, não há problema. Para uma família de 4 ou 5 pessoas que pretendem passar 15 dias por lá, 10.000 dólares é perfeitamente justificável. Pelo que você comentou, vocês não vão levar mais de 10.000, então nem precisa declarar.

Saulo Fraga - dinheiro limite US$

mensagem postada em 16/06/2013 - 05:06:59hs

Você pode levar até 10mil dolares em espécie, sem ter que declarar (e-dpv)
Acima disso, basta declarar na alfândega de lá.

No exempli citado abaixo: 2.500 + 2500 + 1500, dariam no total US$ 6.500 dolares, portanto abaixo do limite em que vc estaria obrigado a fazer a e-dpv.

Valores portados em cartão de credito (limite) e cartões do tipo VTM e GTC, por enquanto, não estão alcançados pelas normas da CBP dos EUA.

Bjs.

gente eu sei que eu posso levar ate 10 mil sem declarar mas pelo que tenho lido se eu levar uma quantia alta em dinheiro vivo isso poderia ter algum tipo de problema
ex: eu levo 2500 dolares e minha mae tbm e meu irmao 1500 em dinheiro vivo isso teria algum tipo de reaçao na alfandega o que voces podem em dizer e me dar sugestoes sobre isso (mensagem de saulofragaaa123)

dinheiro limite

mensagem postada em 16/06/2013 - 05:06:50hs

ex: eu levo 2500 dolares e minha mae tbm e meu irmao 1500 em dinheiro vivo isso teria algum tipo de reaçao na alfandega o que voces podem em dizer e me dar sugestoes sobre isso

Res: Dólar comercial/turismo

mensagem postada em 16/06/2013 - 04:06:33hs

BOA TARDE,

DÓLAR TURISMO ONTEM DIA 15.06, EM SP:

- R$ 2,29

GRATO

Geralmente o dólar para a compra/turismo (que é o que nos interessa..hehe) costuma ser uns 0,10 centavos mais alto que o dólar comercial. Então, se ontem fechou a R$2,12, o dólar turismo devia estar valendo uns R$2,22 (mensagem de Patrícia Parra)

O patriotismo de Walt sempre foi evidente em sua obra. Assim, no Magic Kingdom, existem inúmeras bandeiras asteadas nas lojas em Town Square e ao longo da Main Street U.S.A., mas elas foram impressas de maneira a - propositalmente - não terem o número correto de estrelas e listas, com o objetivo de assim não terem que ser retiradas toda noite, como é obrigatório para as bandeiras oficiais.