Embarque - Declaração de Bens

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Índice  

Fábio - Declaração

mensagem postada em 07/12/2011 - 01:12:41hs

Olá, eu tenho um macbook comprado no brasil sem nota fiscal
mas ele tem simbolo da anatel, que mostra que foi adquirido aqui...
mesmo assim tem risco de pagar multa?

teria algum outro tipo de procedimento que eu poderia fazeR?
eu li os topicos e vi sobre carta registrada em cartorio com numero de série, mas não achei ninguém que tenha falado que realmente funcionou.

(maldita hora de perder a nota fiscal!)

grata,

clara

Cleiton

mensagem postada em 23/11/2011 - 04:11:14hs

Segundo o site da receita, a única forma é com a nota fiscal. Vai muito do fiscal que você pegar.

A minha filmadora e máquina fotográfica eu gostaria muito de levar, mas nem tenho as notas então ainda estou com receio.

Já vi pessoas relatando de fazer declaração de bem em cartório com número de série do produto e etc, só não sei dizer se dá certo.

Cleiton

mensagem postada em 23/11/2011 - 04:11:04hs

Cleiton, uma ideia que eu li em um site e que achei bem interessante foi a de tirar uma foto do aparelho ainda no aeroporto aqui do Brasil, antes de embarcar, em algum lugar que caracterize o local onde vc está, por exemplo, uma placa onde esteja escrito Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (ou da localidade onde vc esteja). Acho que se vc mostrar esta foto para o agente da alfândega ele não terá como dizer que vc trouxe esta filmadora agora nesta próxima viagem. Não sei se existe algum carater de defesa legal nisso, mas que é um excelente argumento, isso é.

É necessário nota fiscal para declarar?

mensagem postada em 23/11/2011 - 04:11:58hs

Vou viajar daqui a 4 dias, quero saber se é necessário a apresentação da nota fiscal para declarar o meu iPad, que comprei na minha última viagem à NY, pois perdi a nota e quero muito levar para Orlando.

Saída do Brasil com Filmadora HD

mensagem postada em 17/09/2011 - 11:09:13hs

Caros companheiros,
gostaria de saber como posso proceder de forma segura para levar uma filmadora digital HD para a Viagem a Orlando e não ter dor de cabeça com a receita federal no retorno. Esta filmadora HD foi adquirida no ano passado em viagem porém não tenho nota de compra nos EUA e nem nota fiscal brasileira (não declarada). O que posso fazer? Registrar uma ocorrencia policial de extravio de perda de comprovante de compra ou nota fiscal americana?

declaração de bens

mensagem postada em 14/09/2011 - 09:09:25hs

Oi Fabio,
Iremos eu, meu marido e nossa filha para Orlando nesta 6ªfeira,e vamos levar máquina fotográfica, filmadora, nintendo Ds, e celular...Temos a nota de todos os produtos que foram adquiridos no Brasil.Como devo proceder? É preciso declará-los naquele formulário azul da alfândega?Ou só devo mostrar as notas se for solicitada na alfândega? Estou meio confusa...Vi no link o formulário azul, mas não ficou claro se devo discriminar esses bens lá...Por favor me oriente...
Obrigada,
Kely

Michellinha

mensagem postada em 30/08/2011 - 05:08:40hs

Se ele foi comprado no Brasil e fabricado lá fora tem que levar a nota fiscal. Se ele foi fabricado e comprado no Brasil não precisa levar nada pois atrás dele tem um selo da industria brasileira. Se comprou lá fora ai sim vc pode ter problema na volta, a não ser que vc nacionalizou ele (pagou imposto). Não existe mais DST (Declaração Temporaria de Saída de Bens).

Fábio e Renato

mensagem postada em 26/07/2011 - 01:07:22hs

Muito obrigada pela atenção de vocês. Vou pensar direitinho e decidir o que fazer. Mas realmente ficamos a mercê de uma interpretação que pode ou não ser a nosso favor. Mas é um risco quando não se tem a nota fiscal nem a DBA. Mas valeu mesmo. Um grande abraço
alessandra

Alessandra

mensagem postada em 25/07/2011 - 06:07:34hs

Como bem disse o Fábio

A comprovação de que um bem não foi adquirido durante a viagem pode ser feita utilizado qualquer meio idôneo.

Uma declaração em cartório é um meio idôneo.

Mas muitas das vezes a situação é sujeita a uma discricionariedade da autoridade fiscal que está fazendo a fiscalização.

Olha como a discricionariedade é dificil nesse aspecto

Ipod para mim, se enquadra perfeitamente no conceito de aparelho reprodutor de audio e video.

Mas DS e Play station, para mim não considero como estando abrangido por esse conceito, o uso é muito mais abrangente.

Por exemplo :

Ele pedir para você ligar o aparelho e ver se existem fotos anteriores a viagem a orlando.(Câmeras)

Pedir para ligar os aparelhos, para ver se existem alguns registros anteriores a viagem. Notebook - Net book

Isso nada mais é do que comprovação, nao é?

Mesmo que você não tenha a nota fiscal, existem casos em que o bom senso prevalece, mas cabe a cada autoridade fiscal essa tarefa no momento.

Espero ter ajudado

Renato

Fábio - Declaração de bens

mensagem postada em 25/07/2011 - 03:07:02hs

Prezado Fábio, vou viajar em outubro e me inteirando de alguns assuntos surgiu uma dúvida e, se possível, gostaria de saber sua opinião. Pelo que pude perceber, você tem uma vasta experiência e é sempre muito prestativo com todos aqui do VPO. Minha dúvida é a seguinte: na nossa última viagem para Disney em 2009 compramos um DS e um PSP para os meninos. Agora, queremos levar os dois aparelhos na viagem. Você acha que devo fazer a declaração em cartório? Não tenho as notas fiscais e nem a DBA. O que você faria?
Muito obrigada, desde já,
Alessandra

No Magic Kingdom, você pode observar que no início da Main Street U.S.A. os lampiões são a gás e conforme você anda na direção do Castelo da Cinderela eles passam a ter lâmpadas elêtricas, com o objetivo de demonstrar o progresso.