Planejamento - Menor Desacompanhado e Autorização

 
Tópico Aberto

 
 
ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente
 

Cartilha de Viagem de Menor ao Exterior - link.
Manual de Viagem de Menores Brasileiros ao Exterior - link.
Formulário Padrão de Autorização de Viagem Internacional - link.

leia essas informações
 
Índice  
 
 
Mariana Mattos

 mensagem postada em 02/01/2012 - 07:01:49hs
 
 

Olá.
As autorizações de viajem no Brasil agora são reguladas pela Res. 131, do CNJ que apenas exige, no inciso II, do art. 1, para os casos de crianças viajando com apenas um dos pais a autorização do outro com firma reconhecida. As autorizações devem ser apresentadas em duas vias originais (art. 8), já que uma fica retida na Polícia Federal e o reconhecimento de firma pode ser por autenticidade ou semelhança(pár. 1, do art. 8). A autorização não tem forma definida, mas é da forma como vc. colocou. Te aconselho, de qualquer forma a tirar uma cópia do documento e até imprimir uma cópia da Res. CNJ pois não é raro encontrar pessoas que lidam com isso todos os dias e não conhecem o teor da Resolução. Segue o link: http://www.cnj.jus.br/atos-administrativos/atos-da-presidencia/resolucoespresidencia/14609:resolucao-n-131-de-26-de-maio-de-2011&catid=323:resolucoes

 


 
Autorização para menor desacompanhado de um dos pais

 mensagem postada em 02/01/2012 - 12:01:16hs
 
 

Olá pessoal!
estou viajando semana que vem sozinha com as minhas filhas de 8 anos, meu marido nao vai conosco. A autorização para esse caso, desacompanhadas só do pai, é aquela simples, ex: Eu, fulano de tal..... autorizo minha filha menor...... viajar acompanhada da mãe fulana de tal para os Estados Unidos da América na data tal... com assinatura do pai com firma reconhecida em cartório por autenticidade? Tem que colar a foto da criança na autorização? Tem que ter copia autenticada do documento de identidade do pai? Já li tanta coisa na internet, no fim a gente nao sabe qual informação está valendo. Aguardo uma "luz". Abraços, Mariana

 


 
Carolina

 mensagem postada em 03/02/2011 - 06:02:38hs
 
 

É verdade. Só precisa da autorização do Juizado para menores de 14 anos que não estejam viajando com parentes de primeiro grau. Mas é que no Juizado, pelo menos aqui em Salvador, é bem mais prático: não tem fila, fica pronto na hora e não precisa reconhecer firma. Adoro essa troca de informação aqui do VPO. Antes de participar do forum eu pensava que só podia ser autorização do Juizado. É bom saber que existe outra opção. Obrigada!

 


 
Bia - Menor Desacompanhado

 mensagem postada em 03/02/2011 - 11:02:55hs
 
 

Bia, minha irmã foi ano passado com nossos tios e primos e ela estava com 15 anos. Só foi necessário apresentar a declaração autorizando menor viajar desacompanhado com firma reconhecida POR AUTENTICIDADE por ambos os pais. Apenas para menores de 14 anos é necessário a declaração feita direta no Juizado de Menores. Minha mãe não estava presente no embarque, eles apenas retiveram uma das originais da declaração. Nós fizemos duas somente para garantir.

 


 
Beatriz Catto

 mensagem postada em 03/02/2011 - 10:02:33hs
 
 

Não precisa que os pais estejam presentes na hora do embarque. Em novembro levei minha sobrinha de também 15 anos à Disney e a autorização foi feita pelos pais no Juizado de Menores em um formulário de autorização de viagem do próprio Juizado, sem necessidade de reconhecer firma. Já vi depoimentos aqui de pessoas que fizeram essa autorização com firma reconhecida e não tiveram problema. Apenas faça cópias extras pois, no meu caso, a companhia aérea ficou com uma cópia e a Polícia Federal com outra, e quando passamos pela imigração o agente pediu para ver a autorização.

 


 
Maria e Carlos

 mensagem postada em 28/03/2010 - 09:03:06hs
 
 

Olá,

Tenho 14 anos e estou viajando com mais 9 amigos da minha idade para a Disney em Julho. Como teve aquele lance de uma brasileira q viajou desacompanhada dos pais, com um acompanhante da agencia, para a disney e pegou gripe suína e deu o maior rolao, as grandes agencias não fazem mais viagens com seus representantes de acompanhantes. Mesmo no nosso pacote tendo guia, teremos q levar um adulto, uma professora. Mas apenas para o vôo, como eh seu caso, eu ja não sei

 


 
Adolescentes sozinhos

 mensagem postada em 15/11/2009 - 08:11:34hs
 
 

Carlos e Maria, Olá!!!
Um de meus filhos viajou desacompanhado qdo tinha 13 anos para Chicago. Não houve problema algum. Tomamos o cuidado apenas de embarca-lo em voo direto, sem conexão.
Uma outra alternativa é usar o serviço de acompanhamento das Cias aéreas. A maioria procede da mesma forma: cobra-se uma taxa, no seu caso uma única para os 2 filhos, de aprox USD 50. Eles pedirão informações completas da pessoa que os "entregarão" aos responsáveis na cia aqui no Brasil e da pessoa que os receberão em Orlando, no seu caso, acredito que sejam vcs.

Espero ter ajudado.

abçs...

 


 
Adolescentes sozinhos

 mensagem postada em 15/11/2009 - 06:11:43hs
 
 

Pessoal,

Somos médicos e iremos em um congresso em novembro do ano que vem, em Atlanta. De lá devemos ir para Orlando e estamos querendo que nossos filhos (13 e 14 anos) nos encontrem lá.

Já deixaríamos as autorizações para o embarque deles, mas minha preocupação é na imigração. Eles falam razoavelmente inglês, mas são crianças...

Será que eles podem fazer a imigração?
Será que alguém já enviou os filhos desacompanhados para os USA?

Desde já muito obrigado.

Carlos e Maria Capistrano

 


 
Autorização para Menor

 mensagem postada em 25/12/2007 - 07:12:12hs
 
 

Pessoal,

Acredito que cada Estado tenha um procedimento diferente. Acho melhor ligarem para a Vara da Infância e Adolescência e obter informações detalhadas.
Caso não esteja tudo ok, o menor não embarca. Já imaginou o transtorno?
Minha sobrinha voltou do aeroporto com a avó dela e só conseguiu embarcar 2 dias depois.

No Rio:
1ª Vara da Infância e Adolescência (9h-18h - checar por telefone)
Endereço: Praça Onze de Junho, 403 – Cidade Nova (ao lado do Sambódromo)
Tel: 2293-8697 / 2293-8380 / 25036300
Não sei se todos esses telefones estão oks, mas um certemente vai atender.
Eles tem um prazo de 10 dias para expedir a autorização do juiz. Conversando, talvez menos. Deve-se fazer uma cópia autenticada da autorização para deixar com a Polícia Federal no embarque.
Existe também um posto do Aeroporto Santos Dumont.

 


 
Carla!

 mensagem postada em 25/12/2007 - 04:12:45hs
 
 

Oieee tudo bom, Carla?
Espero que sim... Aproveitando pra desejar-lhe um Feliz Natal; Ano Novo e viagem! ;D
Brigadãããão pelas informações! Ajudou muito, muito mesmo. Valeu por sempre responder tão bem explicado e sempre ter boa vontade pra responder os tópicos! ;D

Beijookas!

 


 
 
Assim que você adentra ao celeiro da atração The Barnstormer at Goofys Wiseacre Farm (Mickeys Toontown) observe a reação das galinhas quando o avião passa zunindo.